Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Obrigada por nos ter acompanhado. Este liveblog termina aqui, mas o Observador vai continuar a acompanhar todas as notícias sobre a pandemia neste novo endereço:

    Crianças que contactem com caso positivo na escola não ficam em isolamento

  • Costa mantém que a intenção é reabrir escolas segunda-feira

    O primeiro-ministro, António Costa, garantiu que as escolas vão reabrir na segunda-feira.

    Num debate frente a Jerónimo de Sousa, António Costa reitera que o dia 10 será aquele em que as escolas reabrirão. “É essa a nossa intenção e é o que está previsto que aconteça.”

    “Vamos ouvir especialistas e a perspetiva que fazem da evolução da pandemia”, disse ainda, acrescentando que o Governo está “a fazer esforço grande para assegurar as doses de reforço aos docentes que não a têm ainda”.

    António Costa apelou ainda a que os pais inscrevam as crianças para serem vacinadas.

  • Quase 500 empresas pediram "lay-off" simplificado em dezembro

    Desde o início da pandemia, mais de 121 mil empresas e 943 mil pessoas singulares aderiram ao “lay-off” simplificado. Em dezembro, foram quase 500 as empresas que voltaram a recorrer ao regime.

    Quase 500 empresas pediram “lay-off” simplificado em dezembro

  • Portugal regista 584 surtos ativos, mais de metade em escolas

    Os dados da DGS indicam que a grande maioria dos surtos ativos se situam na área geográfica da ARS de Lisboa e Vale do Tejo, 48 na ARS Norte, 43 na ARS Centro, 35 na ARS Algarve e 18 na ARS Alentejo.

    Portugal regista 584 surtos ativos, mais de metade em escolas

  • Guarda-redes sérvio Svilar do Benfica com teste positivo

    O guardião de 22 anos já tinha testado positivo em 2020, voltando a ser infetado, agora numa época em que, para já, apenas alinhou na Segunda Liga pela equipa B.

    Guarda-redes sérvio Svilar do Benfica com teste positivo

  • Apesar de vacinados, Rei e rainha da Suécia testam positivo para Covid-19

    Inoculados com três doses de vacina, o rei e rainha do país escandinavo testaram positivo na segunda-feira à noite, estão isolados em casa, com “sintomas ligeiros”.

    Apesar de vacinados, Rei e rainha da Suécia testam positivo para Covid-19

  • 70 a 80% dos doentes Covid-19 graves no Santa Maria não estão vacinados. Hospital tem 8 dos 46 casos complexos de Lisboa e Vale do Tejo

    O Hospital de Santa Maria tem tido 8 a 10 doentes em UCI, dos quais 70 a 80% não estão vacinados. No Hospital de Leiria, nenhum dos doentes em cuidados intermédios e UCI tem vacinação completa.

    70 a 80% dos doentes Covid-19 graves no Santa Maria não estão vacinados. Hospital tem 8 dos 46 casos complexos de Lisboa e Vale do Tejo

  • Presidente do FC Barcelona testa positivo à Covid-19

    O presidente do FC Barcelona, Joan Laporta, testou positivo à Covid-19, informou o clube catalão em nota publicada no site oficial.

    Joan Laporta teve um contacto de risco e fez um teste antigénio, que deu negativo. No teste PCR, no entanto, o resultado foi diferente, tendo desta vez testado positivo. O presidente do clube encontra-se bem e sem sintomas.

    Devido a estar em isolamento profilático, Joan Laporta não vai acompanhar a equipa a Linares, onde o Barcelona vai jogar esta quarta-feira para a Copa del Rey, nem vai estar presente na partida em Granada no sábado.

    Já o vice-presidente Rafael Yuste, que esteve em contacto com Joan Laporta, fez um teste PCR que deu negativo à Covid-19, mas não vai acompanhar a equipa a Linares.

  • Madeira com mais 1.476 casos e 65 doentes hospitalizados

    As autoridades de saúde da Madeira reportaram 1.476 novos casos de infeção por SAR-CoV-2 e 7.292 situações ativas nas últimas 24 horas nesta região, estando 65 doentes hospitalizados, dois nos cuidados intensivos, foi hoje anunciado.

    A informação sobre a situação epidemiológica neste arquipélago distribuída pela Direção Regional de Saúde (DRS) indica que a Madeira contabiliza um total de 25.141 infetados com Covid-19 desde o início da pandemia.

    Sobre os novos casos, refere que 1.431 são de transmissão local e 45 importados.

    A DRS complementa que os casos ativos estão a cumprir isolamento, encontrando-se 65 pessoas internadas no Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal, duas das quais nos cuidados intensivos.

    Outras 71 pessoas estão confinadas numa unidade hoteleira e as restantes em alojamento próprio.

  • Vacinar e pedalar a toda a velocidade em França

    Dentro do Velódromo Nacional, no meio da pista circular que serve de treino à nata do ciclismo francês, está o centro de vacinação contra a Covid-19, que vacina três a cinco mil pessoas por dia.

    Vacinar e pedalar a toda a velocidade em França

  • Confederação Africana recusa pedido da Gâmbia para substituir jogadores com Covid-19 

    A Confederação Africana de Futebol (CAF) rejeitou hoje o pedido da seleção da Gâmbia para substituir vários dos seus jogadores infetados com Covid-19, para disputar a Taça das Nações Africanas (CAN), revelou hoje o selecionador daquele país.

    “Pedimos à CAF que substituísse alguns dos nossos jogadores afetados pelo Covid-19, mas a resposta foi não. Responderam-nos que tínhamos um leque de 28 jogadores e que teríamos de contar com os que estão disponíveis”, disse o selecionador dos ‘escorpiões’, o belga Tom Saintfiet, em declarações na conta da federação gambiana nas redes sociais.

    A seleção da Gâmbia, que se encontra atualmente a preparar a CAN no Qatar e que regressará na quinta-feira ao seu país antes de rumar aos Camarões, cancelou os dois jogos de preparação que tinha programado, frente à Argélia, no sábado, e à Síria, na quarta-feira, devido à indisponibilidade de 16 dos seus 28 jogadores.

    O selecionador da Gâmbia justificou esse cancelamento não só com o elevado número de jogadores infetados com Covid-19, mas também com o impedimento de outros devido a lesões e com restrições de viagens.

  • Centro Hospitalar de Leiria renova apelo para doentes não irem à urgência fazer testes 

    O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) renovou hoje o apelo para que os doentes não se dirijam ao Serviço de Urgência para fazer testes à Covid-19, pedindo que procurem locais específicos na região para efetuarem a testagem.

    “O CHL apela a todos os utentes que não se dirijam ao Serviço de Urgência com o objetivo de realizar testes à Covid-19 e que procurem locais específicos na região para o efeito, como farmácias, laboratórios e postos de colheita, que efetuam testes rápidos antigénio comparticipados”, pede o CHL.

    Segundo o CHL, “durante a última semana tem-se verificado no CHL um acréscimo de afluência ao Serviço de Urgência, especificamente à ADR-SU (Área Dedicada a Doentes com suspeita de Infeção Respiratória)”, no Hospital de Santo André, em Leiria, “com esta motivação, quer por referenciação da linha SNS24, quer por iniciativa própria dos utentes, para confirmar resultados de autotestes, ou com sintomas ligeiros de Covid-19”.

  • Variante francesa? "É necessário manter vigilância, mas sem alarmismos"

    França identifica nova variante de Covid. João Manuel Braz Gonçalves, diretor do Instituto de Investigação do Medicamento, diz que “esta é apenas mais uma variante entre muitas outras que aparecerão”

    Variante francesa? “É necessário manter vigilância, mas não há razão para ansiedade”

  • Deputados franceses ameaçados por movimentos anti-vacinas

    As ameaças têm vindo a multiplicar-se nas últimas semanas contra os deputados da maioria, especialmente desde que o governo anunciou a transformação do passe sanitário em passe vacinal.

    Deputados franceses ameaçados por movimentos anti-vacinas

  • Associação da Hotelaria de Portugal denuncia que apoio "vital" de 150 milhões ainda não chegou ao setor

    Governo prometeu 150 milhões de euros, o apoio ainda não chegou ao setor. Raul Martins, da Associação da Hotelaria de Portugal, diz que linha é “vital” para manter negócios, alguns já fecharam portas.

    Associação da Hotelaria de Portugal denuncia que apoio “vital” de 150 milhões ainda não chegou ao setor

  • "Tem sido um ritmo alucinante". Câmara de Gondomar reforça equipas para inquéritos epidemiológicos

    Aumento de casos de Covid-19 está a dificultar a resposta das autoridades de saúde na realização dos inquéritos epidemiológicos. Câmara de Gondomar disponibilizou oito técnicos para ajudar na tarefa.

    “Tem sido um ritmo alucinante”. Câmara de Gondomar reforça equipas para inquéritos epidemiológicos

  • Baixas disparam 160% nos primeiros 21 dias de dezembro para 23.100

    As baixas por Covid-19 dispararam 160% nos primeiros 21 dias de dezembro face a novembro, para 23.100, ainda antes de Portugal ter atingido os níveis mais elevados de sempre de novos infetados, segundo dados oficiais.

    Os dados do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social referentes a dezembro, disponibilizados à Lusa, não abrangem ainda a semana entre o Natal e o Ano Novo, quando se registaram picos no número de novos infetados pelo novo coronavírus.

    Ainda assim, os subsídios por doença Covid-19 totalizaram 23.100 nos primeiros 21 dias de dezembro, face a 8.900 em todo o mês de novembro e 6.700 em outubro.

    Segundo fonte oficial do gabinete da ministra Ana Mendes Godinho, foram pagos 6,6 milhões de euros em baixas por covid-19 nos primeiros 21 dias de dezembro, o que compara com 2,5 milhões de euros em novembro e 2,0 milhões de euros em outubro.

  • França identifica nova variante do coronavírus, designada IHU, com 40 mutações (mais do que a Ómicron)

    A nova variante IHU, da qual pouco ainda se sabe, foi detetada em finais de setembro de 2021 na República do Congo e já foram detetados casos no sul de França.

    Instituto francês identifica nova variante do coronavírus. “Não há motivo para ansiedade”

  • Novo centro de rastreio gratuito em Penafiel abre quarta-feira

    A Câmara de Penafiel informou hoje que a partir de quarta-feira começará a funcionar no centro da cidade um centro gratuito de rastreio à Covid-19, no âmbito de um acordo celebrado entre a autarquia e um laboratório de análises.

    Segundo aquele município do distrito do Porto, o equipamento vai funcionar no Campo da Feira, estando preparado para realizar testes rápidos de antigénio.

    Cada munícipe tem direito a quatro testes gratuitos.

    Nos dias úteis, o horário de funcionamento a vigorar será das 9h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h30. Ao sábado funcionará das 9h00 às 13h00 e ao domingo das 10h00 às 13h00.

    Quem pretender ser testado, não necessitará de marcação prévia, basta deslocar-se a pé até às instalações e aguardar a sua vez, assinala a autarquia, indicando que o atendimento será feito por ordem de chegada, mas limitado ao horário disponível.

  • Grupo de Apoio às Políticas de Saúde pede mudança “fundamental” para libertar médicos

    O coordenador do Grupo de Apoio técnico à implementação das Políticas de Saúde (GAPS) nos cuidados de saúde primários alerta para a importância de alterar a gestão da Covid-19 para libertar os médicos de família do trabalho burocrático.

    Em declarações à Lusa, João Rodrigues destaca o impacto que as medidas propostas no dia 30 de dezembro à Direção-Geral da Saúde (DGS) podem ter no acompanhamento da pandemia, enfatizando “a possibilidade de os médicos de família poderem libertar tempo burocrático para ocuparem a agenda com outras atividades fundamentais”, como vigiar diabéticos, hipertensos ou grávidas, e libertar pessoas vacinadas de isolamentos tidos desnecessários.

    “Isso é fundamental, porque temos uma carga burocrática muito pesada, nomeadamente com os certificados de incapacidade para o trabalho e com a necessidade de telefonar a doentes assintomáticos, o que não faz qualquer tipo de sentido, roubando tempo a outras atividades”, explicou o coordenador do GAPS, um grupo constituído no último verão para aconselhar o Governo na área dos cuidados de saúde primários.

1 de 4