Momentos-chave
- Acabou! O FC Porto vence a Taça de Portugal (2-1)
- Recomeça a partida!
- Golo do FC Porto!
- Penálti para o FC Porto
- Começa o prolongamento!
- Termina o tempo regulamentar! A final segue para o prolongamento (1-1)
- Recomeça o jogo no Estádio Nacional
- Intervalo! FC Porto e Sporting empatados (1-1)
- Árbitro muda a decisão para livre direto
- St. Juste expulso e penálti para o FC Porto!
- Golo do FC Porto!
- Golo do Sporting!
- Começa a partida no Jamor!
- O onze inicial do Sporting
- O onze inicial do FC Porto
Histórico de atualizações
-
E por hoje é tudo! FC Porto venceu Sporting por 2-1 após prolongamento e conquistou a 20.ª Taça de Portugal do seu historial. Voltamos na próxima semana, não apenas com as últimas notícias sobre a fase final do Campeonato da Europa mas também com a final da Liga dos Campeões entre B. Dortmund e Real Madrid. Até lá, boa noite!
-
St. Juste bem expulso? Penáltis para o Sporting por marcar? Os dez casos da final da Taça de Portugal, em vídeo
Fábio Veríssimo não teve uma estreia fácil em finais da Taça, num encontro com dez amarelos e dois vermelhos (um a Sérgio Conceição) durante 120 minutos que provocou protestos de FC Porto e Sporting.
-
A decisão de Sérgio Conceição está tomada e tudo aponta para a saída. Para onde? E quem pode chegar?
Sérgio Conceição criou uma espécie de tabu sobre futuro mas saída do FC Porto sete anos depois é o cenário mais provável. Marselha surge como possível destino. Sucessor no Dragão não está escolhido.
A decisão de Sérgio Conceição está tomada e tudo aponta para a saída. Para onde? E quem pode chegar?
-
Tudo começou ali, tudo acabou ali: Pinto da Costa diz adeus em lágrimas no Estádio Nacional (que ainda hoje trata por Estádio de Oeiras)
Foi no Jamor que saiu um rutura antes de voltar como presidente, foi no Jamor que ganhou o primeiro troféu na liderança, foi no Jamor que fez a despedida da presidência 42 anos depois – e a ganhar.
-
"Somos campeões nacionais, que é o mais importante." Coates só promete "trabalho" para a próxima temporada
O capitão dos leões não escondeu a desilusão, mas prometeu “trabalho” para a próxima temporada. Sporting não conquista Taça de Portugal desde 2019 e leva 22 anos sem dobradinha.
-
"Futuro? Já tenho a decisão tomada, sim. Nos próximos dias saberão": o tabu de Sérgio Conceição no título de todos os recordes
Sérgio Conceição falou de uma vitória difícil no dia em que se tornou o técnico com mais títulos por um só clube em Portugal. Sobre futuro, tudo adiado – mas com um discurso que parecia de despedida.
-
"Falar de uma época só boa sem ser extraordinária já muda o paradigma": Rúben Amorim e uma derrota para converter em mais vitórias
Rúben Amorim admitiu peso de alguns erros na derrota frente ao FC Porto na Taça, assumiu que a época não chegou ao que podia ser com desaire mas projetou futuro à luz da vontade de ganhar mais vezes.
-
Da romaria ao Jamor à 20.ª Taça de Portugal do FC Porto: veja as melhores imagens da final da prova rainha
Com os adeptos em festa desde as horas que antecederam a partida, o FC Porto venceu o Sporting no Jamor e conquistou a Taça de Portugal pela 20.ª vez. Veja as melhores imagens na fotogaleria.
-
Sérgio Conceição e o futuro: "Nos próximos dias saberão a decisão"
Sérgio Conceição pode ter conquistado este domingo o último troféu como treinador do FC Porto. No final da partida, o técnico foi questionado sobre a continuidade, mas remeteu a resposta para os próximos dias.
Conceição começou por falar sobre o lance da sua expulsão: “Estava a chamar o Danny [Namaso], porque senti que o Evanilson estava lesionado, a justificação [que me deram] foi porque saí da área técnica. Ficar sem a equipa neste minutos finais foi doloroso para mim. Fiz coisas em função daquilo que foi uma ou outra expulsão que era merecida. Mas fui eu que criei isso, tenho de me penitenciar de mim. Não é agora que vou mudar, mas vou tentar. Não digo que não tenha errado. Errei muitas vezes, mas hoje não… e muitas vezes pago essa fatura. Vou tentar mudar”.
“Eu já disse e fiz questão de dizer na antevisão que essa situação está muito definida na minha cabeça. Nos próximos dias saberão. Decisão? Já tomei a decisão, sim”, acrescentou, referindo-se ao seu futuro como treinador dos dragões.
-
Taremi, um golo, sete troféus, quatro anos e uma despedida perfeita para quem nunca vai esquecer ou ser esquecido
O iraniano entrou ao intervalo, converteu o penálti que deu a Taça de Portugal ao FC Porto e despediu-se do clube com sete troféus ao fim de 4 anos. Dragões levam 21 vitórias seguidas na competição.
-
Rúben Amorim: "Perder a Taça torna a época numa boa época"
Rúben Amorim continua sem conquistar a Taça de Portugal, depois de ter perdido frente ao FC Porto no prolongamento (2-1). No final do encontro, o técnico leonino afirmou que a partida ficou mais difícil depois da expulsão de St. Juste.
“A expulsão tornou tudo mais difícil. Levámos o jogo até ao fim, sofremos um penálti e… foi assim. O jogo é sempre difícil. Contra qualquer equipa é assim, quanto mais com o FC Porto com mais um. Sabíamos que isto podia acontecer, a expulsão e o penálti, e foi por aí que se resolveu o jogo. Mesmo com dez defendemos bem. [Lance do penálti] foi uma má receção e uma bola mal batida pelo Diogo Pinto – que fez uma boa exibição. Não perdemos pela forma como nos atacaram”, começou por dizer Amorim.
“Perder a Taça torna a época numa boa época. Foi importante vivermos esta final, ainda para mais com estas incidências, para não nos esquecermos de onde viemos. Hoje foi assim, é menos uma Taça mas a longo prazo vai ser muito melhor”, acrescentou o treinador do Sporting.
Por fim, Rúben Amorim comentou o momento de fair-play mostrado pela equipa do Sporting aquando da ida do FC Porto à tribunal presidencial. “Quisemos dar o exemplo e temos muita fé de que vamos ser os próximos e vão ter de fazer-nos isto”, completou.
-
André Villas-Boas: "Os adeptos podem esperar um FC Porto organizado"
Depois de ver o seu clube conquistar a Taça de Portugal pela 20.ª vez, André Villas-Boas, o novo presidente, deslocou-se ao relvado do Jamor para felicitar a equipa e não esqueceu Pinto da Costa.
“Aproveito para felicitar toda a equipa e Pinto da Costa por esta vitória. O FC Porto ganhou com muito mérito. Lá em cima sofre-se de maneira diferente, mas o mais importante foi conseguida. Os adeptos podem esperar um FC Porto organizado”, afirmou Villas-Boas.
Questionado sobre a eventual saída de Sérgio Conceição após esta partida, o presidente foi perentório: “Hoje é de dia festejar”.
-
Francisco Conceição: "Somos os justos vencedores da Taça de Portugal
Em declarações aos jornalistas no relvado do Jamor, Francisco Conceição assumiu que o triunfo do FC Porto foi “muito merecido”.
“Mostrámos que somos uma grande equipa e uns justos vencedores da Taça de Portugal. Este clube vive de troféus, tem uma grande história e vive disso. Seleção? É fruto do trabalho e da ajuda de todos os colegas”, partilhou o avançado portista.
-
Famalicão dá os parabéns ao FC Porto
Através de um comentário feito na rede social X (antigo Twitter), o Famalicão parabenizou o FC Porto pela conquista da terceira Taça de Portugal consecutiva.
“O Futebol Clube de Famalicão felicita o FC Porto pela conquista da Taça de Portugal”, escreveram os famalicenses.
-
Coates: "Somos campeões nacionais e isso é o mais importante"
Em declarações à SportTV, o capitão do Sporting assumiu que os erros defensivos acabaram por ditar a derrota frente ao FC Porto.
“Entrámos bem no jogo, mas depois dois erros custaram caro. Por vezes parece que é sempre contra nós. Há que levantar a cabeça. Somos campeões nacionais e isso é o mais importante”, começou por dizer.
Questionado sobre a temporada, Coates afirmou que, nesta altura “é difícil fazer um balanço”. “Queríamos terminar da melhor maneira, mas a verdade é que somos Campeões Nacionais e há que ter isso em conta. Prometo aos adeptos que vamos continuar a trabalhar. Foi dessa forma que conseguimos ser campeões”, completou.
-
St. Juste, o trunfo de Amorim que foi de herói a vilão em nove minutos
O central neerlandês foi a surpresa no onze de Rúben Amorim, abriu o marcador na primeira parte e foi expulso nove minutos depois, tornando-se o elemento crucial para o desfecho da final da Taça.
St. Juste, o trunfo de Amorim que foi de herói a vilão em nove minutos
-
Dragões levantam a Taça na tribuna do Jamor
O FC Porto, pelas mãos do capitão Pepe e do treinador Sérgio Conceição, acaba de erguer a 20.ª Taça de Portugal da sua história. É com a festa azul e branca que se fecha o pano de mais uma temporada.
-
Foi o nervosismo de um miúdo que rebentou com eles (a crónica da final da Taça de Portugal)
Ansiedade condicionou equipa, risco após ganhar confiança “matou” equipa: inexperiência de Diogo Pinto pesou nas decisões da final da Taça e FC Porto aproveitou para fazer um “ajuste de contas” (2-1).
Foi o nervosismo de um miúdo que rebentou com eles (a crónica da final da Taça de Portugal)
-
Evanilson: "Na próxima época queremos fazer uma grande temporada"
Evanilson é o primeiro jogador a marcar presença na flash-interview do Jamor e, à RTP, confidencia que a conquista da Taça de Portugal tem um sabor especial por ter sido frente ao Sporting.
“Podemos tirar muitas coisas boas desta época. Na Liga dos Campeões tivemos jogos excelentes e fizemos uma grande Taça de Portugal. Na próxima época queremos fazer uma grande temporada”, começou por dizer o avançado.
“Clássico é sempre melhor. Fico feliz por isso, por ter marcado e pelo troféu. O Sporting é uma grande equipa. Os adeptos encheram o Estádio, apoiram-nos até ao fim e isso ajuda bastante. Dedicamos a vitória ao nosso presidente. É um título muito importante para os dois [André Villas-Boas e Pinto da Costa]”, apontou.
“Fico feliz por ter sido convocado pela primeira vez para a seleção. Vou aproveitar ao máximo”, concluiu Evanilson, que fez o primeiro golo do FC Porto.
-
Hjulmand expulso no final do jogo
Os jogadores do Sporting estão de cabeça perdida e Hjulmand é expulso. Rúben Amorim tenta afastar os seus atletas da proximidade de Fábio Veríssimo.