Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Bom dia,

    A nossa cobertura das cerimónias fúnebres da Rainha Isabel II fica por aqui. Vamos continuar a acompanhar as principais notícias sobre o Reino Unido no nosso site e na Rádio Observador.

  • 96 badaladas, 100 voos cancelados e 2 mil convidados. O dia em que o mundo parou para se despedir de Isabel II

    Um funeral de Estado, um serviço religioso intimista e uma cerimónia fora do alcance das câmaras. Três cortejos, convidados de todo o mundo e a despedida dos Corgis e da égua da Rainha.

    96 badaladas, 100 voos cancelados e 2 mil convidados. O dia em que o mundo parou para se despedir de Isabel II

  • Justin Trudeau criticado por vídeo a cantar "Bohemian Rhapsody" em hotel em Londres

    O vídeo que mostra o primeiro-ministro canadiano sentado num piano de um hotel em Londres a cantar a famosa canção dos Queen foi gravado apenas alguns dias antes do funeral de Isabel II.

    Justin Trudeau criticado por vídeo a cantar “Bohemian Rhapsody” em hotel em Londres

  • Meghan Markle emociona-se em homenagem a Isabel II

    Imagens divulgadas através das redes sociais mostram Meghan Markle visivelmente emocionada durante a primeira parte das cerimónias fúnebres de Isabel II, na Abadia de Westminster.

    Uma fotografia partilhada pelo The Times mostra a duquesa de Sussex a limpar uma lágrima.

  • Quase 70 pessoas detidas durante cerimónias fúnebres de Isabel II

    A Polícia Metropolitana deteve 67 pessoas durante as cerimónias fúnebres de Isabel II, foi divulgado esta segunda-feira, segundo a Sky News.

    A força policial não divulgou os motivos que levaram às detenções.

  • 100 mil pessoas em Windsor para o último adeus à Rainha

    Cerca de 100 mil pessoas reuniram-se perto do Castelo de Windsor para o último adeus à Rainha.

    O número foi avançado em comunicado pela força policial do Vale do Tamisa, que participou na operação de segurança juntamente com 28 outras forças policiais britânicas.

  • Família Real divulga fotografia inédita da Rainha "em memória de Sua Majestade"

    A Família Real britânica divulgou uma fotografia inédita de Isabel II após o anúncio de que as cerimónias fúnebres da Rainha tinham terminado.

    “Em memória de Sua Majestade, a Rainha. 1926-2022”, refere a legenda que a acompanha.

  • Rainha foi sepultada ao lado do marido

    O site oficial da família real britânica anunciou que terminou o enterro privado de Isabel II, ao qual assistiu apenas a família.

    A monarca, tal como desejava, foi sepultada ao lado do marido, Filipe, duque de Edimburgo, na Capela de São Jorge, Castelo de Windsor.

    “A rainha foi sepultada ao lado do duque de Edimburgo no memorial da capela Jorge VI”, lê-se.

  • Milhares saíram à rua para o último adeus à Rainha Isabel II

    O longo cortejo fúnebre de Isabel II foi seguido por milhares de pessoas, que quiseram prestar uma última homenagem. A Rainha ficará sepultada na Capela Memorial do Rei Jorge VI, em Windsor.

  • Funeral privado de Isabel II atrai pessoas de novo a Windsor

    Um grupo significativo de pessoas reuniu-se junto ao Castelo de Windsor por altura do início do funeral privado da Rainha, na Capela de São Jorge, refere o The Guardian.

    Como foi noticiado, Isabel II será sepultada ao final desta tarde na capela em memória do seu pai, Jorge VI, numa cerimónia privada, apenas com a comparência da família mais próxima.

    Uma publicação feita pela Família Real recorda que a Rainha será sepultada junto aos pais e o marido, o duque de Edimburgo.

    A cerimónia será conduzida pelo deão de Windsor, David Connor, que foi responsável pela celebração pública realizada no mesmo local ao início da tarde.

  • O que esperar da coroação do Rei Carlos III em 8 pontos chave

    O novo Rei será coroado com uma peça feita em 1661 para Carlos II. Ainda não há data nem confirmações sobre os pormenores, mas podemos relembrar o que sabemos até agora, respondendo a oito perguntas.

    O que esperar da coroação do Rei Carlos III em 8 pontos chave

  • Elton John recorda momento em que dançou com Isabel II ao som de "Rock Around the Clock"

    Elton John voltou a recordar a Rainha, desta vez numa publicação no Instagram.

    Referindo-se ao funeral de Isabel II, esta segunda-feira, o músico inglês confessou que as suas próprias memórias “estão cheias de alegria e admiração”, recordando que foi condecorado e armado cavaleiro pela monarca e que teve a “sorte” de atuar em três dos seus jubileus.

    “Mas será pelos momentos passados longe dos olhos do público que a vou lembrar com mais carinho; dançarmos juntos ‘Rock Around the Clock’ [de Bill Haley & His Comets] no Castelo de Windsor ou experienciar a sua grande inteligência, afetuosidade e humor em primeira mão”, escreveu Elton John.

    “Ela serviu com graça e dedicação, e a sua falta será verdadeiramente sentida.”

  • O final da cerimónia religiosa na Capela de São Jorge, no Castelo de Windsor, incluiu um lamento tocado pelo Gaiteiro da Rainha no corredor do Coro Norte.

    Reveja o momento:

  • Isabel II é a 11.ª monarca a ser sepultada na Capela de São Jorge

    O caixão com o corpo da Rainha foi baixado para o interior do panteão real, onde ficará até à cerimónia ao final desta tarde, durante a cerimónia religiosa na Capela de São Jorge.

    A capela é, desde 1820, o local preferencial de sepultura dos reis britânicos. Alguns membros da família real têm também as suas sepulturas no interior da igreja.

    Isabel II é a 11.ª monarca a ser sepultada na Capela de São Jorge. Que outros reis estão em Windsor?

    Pelo menos dez reis e rainhas foram sepultados no interior da igreja (cinco em dois jazigos localizados debaixo do coro e cinco em sepulturas no interior da capela).

    Estes incluem o rei Henrique VIII, que reinou entre 1509 e 1547, e a sua terceira mulher, Jane Seymour, mãe do seu único filho, Eduardo VI. O casal está enterrado na zona do coro, juntamente com Carlos I.

    Isabel II será, portanto, a 11.ª monarca a ser sepultada na capela de Windsor.

    Os familiares diretos da Rainha — o seu pai, mãe e irmã — estão sepultados na capela de Jorge VI, uma pequena capela anexa ao edifício principal, para onde os restos mortais de Filipe, duque de Edimburgo, serão transferidos para se juntarem aos de Isabel.

  • Terminaram as cerimónias públicas em honra de Isabel II. Funeral será apenas para a família

    Com o final da cerimónia religiosa na Capela de São Jorge, terminam as cerimónias públicas em honra de Isabel II.

    O funeral, que decorrerá pelas 19h30 no interior da mesma capela, será assistido apenas pela família próxima (as câmaras não têm autorização para entrar).

    A Rainha será sepultada junto ao Príncipe Filipe, duque de Edimburgo, que morreu em abril do ano passado, na capela em memória de Jorge VI, seu pai.

  • Família real deixa Capela de São Jorge. Terminou a cerimónia religiosa

    Coube ao Arcebispo da Cantuária concluir a cerimónia religiosa na Capela de São Jorge, lendo a bênção final.

    Ao som do órgão, a família real abandona o interior da capela. A BBC mostra Carlos III no exterior, a cumprimentar o Arcebispo.

  • Família, realeza, Presidentes e amigos. De Biden a Juan Carlos, as imagens dos convidados do funeral de Isabel II

    A Abadia de Westminster recebeu na manhã desta segunda-feira dois mil ilustres convidados. À família de Isabel II em peso juntaram-se membros de outras famílias reais e políticos de todo o mundo.

    Família, realeza, Presidentes e amigos. De Biden a Juan Carlos, as imagens dos convidados do funeral de Isabel II

  • Símbolos da Coroa britânica são retirados do caixão e colocados no altar

    A congregação levanta-se em silêncio e os símbolos do poder — o cetro, a esfera armilar e a coroa — são retirados de cima do caixão e colocados no altar da Capela de São Jorge pelo deão de Windsor.

    Os símbolos da Coroa britânica, recebidos por Isabel II na coroação, são-lhe agora retirados após a morte. Estes serão posteriormente entregues a Carlos III quando for coroado Rei do Reino Unido.

  • Depois de o deão de Windsor ter lido o capítulo 12 do Evangelho Segundo São João, o capelão da Capela Real disse uma oração por Isabel II.

    O reitor de Sandringham e o pastor de Crathie Kirk, a capela perto de Balmoral, leram também orações.

  • Deão de Windsor: "A sua presença calma e digna deu-nos confiança para enfrentar o futuro"

    O deão de Windsor começa por lembrar a fé de Isabel II e o seu compromisso inabalável para com o Reino Unido e os países que compõem a Commonwealth, mas também para com a sua família, amigos e vizinhos.

    “No nosso mundo em rápida mudança e muitas vezes conturbado, a sua presença calma e digna deu-nos confiança para enfrentar o futuro, tal como ela fez, com coragem e esperança”, afirmou o deão.

1 de 5