829kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Episódios

Emissão Especial

RAP: "Quanto mais tabus houver, melhor."

O lançamento do segundo volume de "Coisa que não edifica nem destrói" foi o mote para uma conversa com editor de Cultura do Observador Tiago Pereira. Uma conversa sobre Deus, política e humor.
Noticiário

14h. Gaza. Novo ataque faz 70 mortos

De acordo com a agência Reuters o principal alvo do ataque era Mohamed Deif, chefe militar do Hamas. Contudo até ao momento já se registaram 70 mortos. Neste jornal, a 14ª etapa da volta à França.
Causa Própria

Faz sentido encerrar o comércio ao domingo?

A Confederação do Comércio e Serviços de Portugal defende que é importante ouvir os consumidores. Do lado do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, há a garantia de que não haverá impacto económico.
Noticiário

13h. Inglaterra. PM quer apostar mais na defesa

O novo primeiro-ministro britânico diz estar comprometido com um maior investimento na defesa e garante apoio incondicional à NATO. Ainda neste jornal, o fecho do comércio ao domingo.
Resposta Pronta

Só Biden pode bater Trump? "É exagero"

O especialista em política norte-americana, Nuno Gouveia, acredita que a candidatura de Biden está "frágil" e que Kamala Harris poderia conseguir melhores resultados
E o Campeão é...

Francisco Conceição está de partida para Itália?

A Juventus parece ser a solução "mais viável" de Chico, enquanto Sérgio Conceição deve ter uns meses sabáticos para esperar pela melhor oportunidade. Já o Sporting está preocupado em manter Gyökeres.
5 Continentes

Sobrevive a NATO a uma nova presidência de Trump?

Bruno Cardoso Reis defende que Donald Trump não vai querer que os EUA abandonem a NATO. No entanto, o historiador diz que o candidato republicano acredita cada vez menos na Aliança Atlântica.  50 cara
Noticiário

12h. Cerca de 600 médicos recusam horas extra

Numa iniciativa promovida pelo Movimento Médicos em Luta, clínicos afirmam que não têm de trabalhar mais horas do que as estabelecidas por lei. Associação fala em pouca abertura por parte do Governo.
Resposta Pronta

"Classes médias estão a pedir mais ajuda"

A vice-presidente da Cruz Vermelha Portuguesa, Madalena Ramalho sublinha que os pedidos de ajuda "continuam a aumentar", nomeadamente na classe média.
E o vencedor é...

Cores partidárias diferentes, vícios iguais

Há coisas que não mudam e o Governo continua a "razia" aos dirigentes da Administração Pública. Na Justiça, Lucília Gago parece dividir o MP e permanecem as dúvidas sobre a reforma do setor. 
Noticiário

11h. Bastonária da Ordem. "Não há recusa nenhuma"

Fernanda Almeida Pinheiro, Bastonária da Ordem dos Advogados diz que "não há recusa nenhuma" por parte dos gabinetes a estagiários. Neste jornal, o novo PM britânico aumenta investimento da defesa.
Noticiário

10h. Cruz Vermelha. Classe Média pede mais ajuda

A vice-presidente da Cruz Vermelha, Madalena Ramalho destaca o novo cartão social do Governo e diz que os pedidos de ajuda da classe média "estão a aumentar". Ainda, Israel em protesto.
Noticiário

9h. INEM. Leitão Amaro atira culpas ao ex-Governo

O Ministro da Presidência acusa o Governo liderado por Costa de deixar o Instituto Nacional de Emergência Médica num estado lastimável. António Leitão Amaro fala numa "ausência total de recursos".
Noticiário

8h. Advogados. Escritórios rejeitam estagiários 

Os estagiários recém-licenciados estão a ser rejeitados nos escritórios de advogados.A solução pode passar pelo "financiamento público", de acordo com a Bastonária.Neste jornal, Joe Biden não desiste.
Noticiário

7h. Problemas no INEM? "A culpa é do PS

Confrontado com a saída de Vitor Almeida, apenas uma semana depois de ter sido nomeado, o Ministro da Presidência, António Leitão Amaro, atira as culpas para o executivo anterior: "Foi uma lástima".
Noticiário

6h. Biden não desiste da Casa Branca.

Joe Biden garante que não desiste da corrida à Casa Branca. Ainda, termina hoje o festival Alive, no Passeio Marítimo de Algés.
Noticiário

4h. INEM. Governo diz que está em mau estado

Ministro da Presidência acusa antigo governo de deixar INEM num estado lastimoso. Ainda, governo tem em curso a recuperação de mais de 300 quilómetros de rios.
Noticiário

3h. Israel palco de nova manifestação

Tel Aviv vai ser palco de nova manifestação a exigir resgate dos reféns, em Gaza. Ainda, IL quer uma audição parlamentar urgente da presidente dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.
Noticiário

2h. Ucrânia. F-16 podem não chegar a tempo

F-16 prometidos à Ucrânia pode não chegar durante o verão. Ainda, Alec Barldwin viu julgamento por homicídio ser anulado.
Noticiário

1h. Trump lança desafio a Biden

Donald Trump desafia Joe Biden a fazer um teste cognitivo para provar que pode continuar na corrida presidencial. Ainda, a princesa das Astúrias esteve de visita a Portugal.
Noticiário

00h. Caso contra Alec Baldwin foi arquivado

O tribunal considerou que o estado do Novo México reteve provas que poderiam ser importantes para o julgamento do ator. Alec Baldwin estava acusado de homicídio involuntário.
Noticiário

23h. Confirmada a morte de um português na Suiça

O Governo corrigiu a informação dada inicialmente de que teriam morrido dois portugueses com a queda de andaimes junto a um edifício na cidade suiça de Lausana. Há um português em estado grave.
Noticiário

22h. Octapharma. MP acusa ex-presidente de fraude

Paulo Lalanda e Castro, antigo presidente da Octapharma, e a empresa Convida são acusados de fraude fiscal qualificada. O Estado terá sido lesado em mais de 7,5 milhões de euros.
Reportagem Observador

"Os meus pais falam de Portugal com saudade"

De cerimónias em Belém às lontras do Oceanário, a princesa das Astúrias passou o dia em Lisboa "muito feliz" na primeira visita oficial sozinha. "Os meus pais falam de Portugal com saudade".
Geração V

A entrevista da PGR e as eleições em França e RU

Esta semana comentámos a tão aguardada entrevista da Procuradora Geral da República à RTP e também o resultado das eleições francesas e do Reino Unido.
Noticiário

21h. EUA. Financiadores de Biden suspendem apoios

Segundo o jornal New York Times, esta suspensão tem como objetivo forçar a desistência de Joe Biden à corrida eleitoral. Foram congelados 90 milhões de dólares em fundos.
Fora do Baralho

A PGR, uma entrevista, um trunfo. Ou talvez não?

Os democratas que deixaram Biden concorrer a novo mandato, o pedido de Boaventura Sousa Santos para ser arguido, o destrato de Fernando Medina ao presidente da  AdP e o elogio a Joana Marques Vidal.
Convidado Extra

“Com 12 anos sem falar, percebi o valor do olhar”

Depois de 25 anos na Moda de Luxo, Lu Mourelle dedicou-se à sua paixão se sempre pelas artes plásticas, radicou-se no Cascais Art District e apresenta a exposição “RIBILD!” nos Armazéns do Chiado
Noticiário

20h. PS quer ouvir Vítor Almeida no parlamento

O deputado João Paulo Correia, do Partido Socialista, afirma que antes vai ainda ser ouvido Luís Meira, o presidente do INEM. Adianta ainda que Vitor Almeida não foi formalmente nomeado para o cargo.
Direto ao Assunto

PS: "Luís Meira ainda é o presidente do INEM"

O coordenador do PS na comissão parlamentar de Saúde, João Paulo Correia, diz que Vítor Almeida não foi formalmente nomeado pelo que o presidente em exercício ainda é Luís Meira. 
Direto ao Assunto

Paulo Lona: "Há críticas que são injustificadas"

O presidente do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público nega qualquer resposta direta ao Manifesto dos 50. Paulo Lona defende ainda que determinadas críticas são injustificadas.
Ideias Feitas

Fechar as lojas, os domingos, a vida

Alberto Gonçalves comenta a petição para encerrar o comércio aos domingos e feriados.
Semáforo Político

Organização militar pode pôr ordem no INEM?

As mudanças repentinas na liderança do INEM e a escolha por um militar em análise numa semana marcada pela entrevista da PGR e a "não resposta" da ministra da Justiça. 
Comentário

França. "Resultados que desafiam teorias"

Mafalda Pratas Fernandes realça a descoberta do teto eleitoral, "derrotável", da UN. Ainda assim, a colunista reflete: "Se o embate for com a esquerda radical o resultado é imprevisível".
Gabinete de Guerra

Afinal, quais são os critérios da NATO?

Bruno Cardoso Reis sublinha que a adesão da Ucrânia à NATO protegerá o país, mas quais são, afinal, os critérios? No Médio Oriente, um acordo só é tido como tal quando implementado no terreno.
Porque Sim Não é Resposta

Alteração do calendário escolar: sim ou não?

Eduardo Sá explica que o tempo de férias é "tão fundamental" para as crianças e jovens, como para os familiares cuidadores. O psicólogo sublinha: "Não esqueçamos que brincar também é essencial". 
Noticiário

As notícias das 16h

As notícias na Rádio Observador. Aconteça o que acontecer.
Ao Volante do Futuro

O carro enquanto gadget

Mais do que um meio de transporte, os automóveis são hoje o “derradeiro” gadget, incluindo tanto sistemas de entretenimento, como sistemas que auxiliam a condução, graças à transformação tecnológica.
A Guerra Traduzida

Putin ficou ofendido com Biden: "É inadmissível!"

Ministro da Saúde ucraniano afirma que não há condições para a reparação de várias alas do hospital depois do bombardeamento da passada segunda-feira. Obras de reconstrução arrancam em breve.
A Guerra Traduzida

Hospital pediátrico de Kiev alvo de demolição

Ministro da Saúde ucraniano afirma que não há condições para a reparação de várias alas do hospital depois do bombardeamento da passada segunda-feira. Obras de reconstrução arrancam em breve.
Noticiário

As notícias das 15h

As notícias na Rádio Observador. Aconteça o que acontecer.
Sob Escuta

"Estamos muito atentos a manifestações radicais"

A ministra da Administração Interna fala pela primeira vez sobre a negociação do subsídio de risco, dizendo que todas as partes estiveram de boa-fé. E diz que não vai admitir extremismos nas polícias.
Noticiário

14h. INEM. Ministra remete para comunicado

No documento, Ministério da Saúde aponta que recusa de Vítor Almeida se prende com motivos pessoais e com o estado atual do INEM. Ainda, Ministra da Justiça nega tensão com PGR.
Shots de 5G

MEO 5G Challenge: os vencedores

Estivemos presentes no evento que selecionou os vencedores da 2.ª edição do MEO 5G. Neste episódio, fique a saber tudo.
Resposta Pronta

Sindicato do INEM. "Fomos apanhados de surpresa".

O Presidente do Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar, Rui Lázaro diz que ficou surpreendido com a "reviravolta" no INEM e nomeação de um novo presidente.
Noticiário

13h. Justiça. Ministra rejeita tensão com PGR

A ministra da Justiça, Rita Júdice, garante que não há qualquer clima de tensão com a PGR, Lucília Gago. Ainda neste jornal, Ana Paula Martins recusa comentar a saída de Vítor Almeida do INEM.
E o Campeão é...

Beste é bom negócio para o Benfica?

Com as águias ainda a recuperarem da perda de Grimaldo, o novo reforço dos encarnados pode colmatar o fantasma que o lateral-esquerdo deixou. Beste é "fora de série", mas vale os oito milhões?
Dicas Reais

Como arrefecer a casa de forma eficiente?

O calor é, muitas vezes, sinónimo de preocupação com gastos em energia. Conheça as vantagens dos principais sistemas de arrefecimento, investimentos que valem a pena e dicas simples, mas com impacto.
Noticiário

12h. Colisão na Linha do Algarve faz seis feridos

A colisão aconteceu na Linha do Algarve, no concelho de Silves. Há seis feridos, dois dos quais em estado grave. Ainda neste jornal, a ministra da Justiça diz não haver clima de tensão com a PGR.
Contra-Corrente

Rankings e a eterna discussão: público ou privado?

Foram hoje publicados os rankings das escolas. As privadas voltam a ser as mais bem classificadas, mas a discussão é muito mais complicada. Para que servem afinal estas listas que já ninguém dispensa?
Boa moeda, má moeda

IRS lidera queixas à Provedoria de Justiça

Cerca de dois terços das queixas relacionadas com impostos que chegam à Provedoria de Justiça têm a ver com o IRS. Mais-valias imobiliárias, liquidações, benefícios fiscais e dupla tributação internacional são os temas que mais dúvidas l...
O Domínio da Guerra

Eleições na Europa traduzem-se em apoio à Ucrânia?

A derrota da extrema-direita em França e a mudança de poder no Reino Unido vai traduzir-se no reforço do apoio à Ucrânia. A NATO quer reforçar a dissuasão e a defesa e a cimeira foi trabalho hercúleo.
Noticiário

10h. Diretores criticam ranking das escolas

Em reação ao ranking das escolas, diretores consideram que usar o ranking das escolas é comparar o incomparável. E ainda, Sindicato dos Professores diz que servem para promover o ensino privado.
Explicador

A estabilidade dos professores está garantida?

Pedro Alves, PSD, fala numa melhor motivação para que a escola pública aumente a qualidade. Isabel Ferreira, PS, quer conhecer o diploma em profundidade para garantir que permite uma progressão justa.
Noticiário

9h. Sérgio Dias Janeiro é novo Presidente do INEM

Ministério da Saúde nomeou Sérgio Dias Janeiro como novo Presidente do INEM. Ainda este jornal, Confederação Nacional das Associações de Pais desvaloriza os rankings das escolas.
E o vencedor é...

Pedro Nuno Santos não aprendeu nada com Costa?

Apesar dos erros de quem o rodeia, o líder do PS mantém as pessoas por perto, tal como o antecessor. Tem razões para se preocupar: os primeiros 100 dias de governo não foram desastrosos para o PSD.
O Bom, o Mau e o Vilão

Novo PGR? Parece que tenho um dedinho que adivinha

O nosso sistema bancário (que se livrou de Isabel dos Santos), Fernando Medina (que também pediu dividendos à Casa da Moeda) e Rui Rio (que quer um novo PGR de fora do MP) são o Bom, o Mau e o Vilão.
Noticiário

8h. Medica acusa Lucília Gago de erros no MP

Em reação à entrevista PGR, ex-ministro das Finanças acusa Lucília Gago de inventar uma campanha para denegrir a imagem do Ministério Público. Ainda este jornal, Governo defende rankings escolares.
Diário do Euro

Portugal lidera a posse de bola do Euro 2024

Na última edição, recordamos os momentos mais caricatos deste campeonato. O adepto alemão que animou o público com o saxofone, a celebração de Mikel Merino e o banho de Messi a Lamine Yamal.
Conferência de Imprensa

Casamento mais extravagante do ano? Temos!

O homem mais rico da Ásia não poupou cêntimos para casar o filho mais novo - a última grande festa nos próximos tempos. E a música faz-nos mexer? Estudos apontam que nos ajuda a prever como irá fluir.
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Porque governo de Costa quis baixar a dívida?

Os governos de António Costa equilibraram o orçamento e contriubuíram para uma descida da aceleração do rácio da dívida pública. Na Justiça, Rui Rio estará a confundir a árvore com a floresta?
Noticiário

7h. INEM continua sem presidente

Vítor Almeida tinha sido nomeado para presidente do INEM, mas terá imposto condições ao Ministério da Saúde que não foram acolhidas. Ainda este jornal, Princesa Leonor de Espanha viaja até Portugal.
A História do Dia

O que é que aprendemos com os rankings?

Há mais de 20 anos que o Ministério da Educação divulga as médias dos exames das escolas. O que é que aprendemos com estes dados? Uma conversa com Nuno Crato, antigo ministro da Educação.
Noticiário

6h. Governo defende rankings escolares

Governo defende que os rankings escolares revelam pistas sobre os problemas que possam existir no ensino. Ainda, Dua Lipa estreia-se hoje no Festival Alive.
Noticiário

4h. Escolas privadas superam as públicas

As notícias na Rádio Observador. Aconteça o que acontecer.
Noticiário

3h. EUA. Biden diz que Kamala seria boa candidata

Joe Biden não recua na corrida à Casa Branca, mas admite que Kamala Harris seria boa candidata. Ainda, escolas privadas mantém melhores resultados do que escolas públicas
Noticiário

2h. Biden não desiste da corrida à Casa Branca

Joe Biden garante estar apto para continuar na corrida à Casa Branca. Ainda, quase 50 mil professores conheceram a colocação para o próximo ano letivo.
Noticiário

1h. NATO. Biden faz balanço positivo 

Joe Biden faz neste momento balanço positivo sobre a Cimeira da NATO, em Washington. Ainda, Benfica apresenta mais um reforço para a defesa.
Noticiário

00h. PM: NATO continua a apoiar a Ucrânia

Luís Montenegro garante que a Ucrânia vai continuar a receber apoio até que vença a guerra sobre a Rússia. O primeiro-ministro reconhece que a defesa de Kiev é o desafio mais imediato da NATO.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Desde 0,18€/dia
Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Desde 0,18€/dia
Em tempos de incerteza e mudanças rápidas, é essencial estar bem informado. Não deixe que as notícias passem ao seu lado – assine agora e tenha acesso ilimitado às histórias que moldam o nosso País.
Ver ofertas