457kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Episódios

Ideias Feitas

Um jornalista declara-se em público ao Pedro Nuno

Alberto Gonçalves comenta um texto do jornalista Luís Osório
Noticiário

18h. Saúde. Bloco de partos fechado em Portimão

O bloco de partos de Portimão fechou esta tarde e só reabre às 9 da manhã de segunda-feira. Ainda neste jornal, aumentou o número de queixas apresentadas à provedora de Justiça no ano passado.
Comentário

ADSE. "Os grupos privados vão recorrer"

Grupos privados multados em 190 milhões por concertação no fornecimento à ADSE. Alexandra Machado, editora de economia, diz que a Autoridade da Concorrência está a investigar casos desde 2019. 
E o Campeão é...

Mercado aberto. "Agora é que eles vão cair"

Arranca oficialmente o mercado de transferencias e já se confirmam vários negócios. Do adeus de Mbemba no FC Porto à chegada de Morita ao Sporting e ainda Vitinha no PSG.
Porque Sim Não é Resposta

As relações começam com encantamentos?

Há namoricos que ao inicio não passavam disso. Nem sempre nos encantamos, muitas vezes apaixonamo-nos pelo "embirramento". E quando a paixoneta de um é o amor do outro? 
Noticiário

17h. Multa de 190 milhões para privados na saúde

Associação de Hospitalização Privada, que foi alvo da multa mais baixa, avisa que vai recorrer. Investigação começou em 2019. Culmina agora com esta decisão da Concorrência.
Gabinete de Guerra

"Hungria vai ter dificuldades em se manter neutra"

"Quando a guerra chegar às portas da Hungria vai ser difícil manter neutralidade". A ilha das Serpentes: "inferno" para a Rússia e um "bálsamo" para a Ucrânia. Análise do Major-General Arnaut Moreira
Vichyssoise

“Costa vale mais do que o PS", diz Marques Mendes

No dia do arranque do 40º Congresso do PSD, o antigo líder e comentador político, Luís Marques Mendes, foi o convidado do programa em que se celebram os três anos da Vichyssoise, da Rádio Observador.
Cassete 60

E se fosse possível ouvir música em andamento?

Passou a ser há 43 anos com o primeiro walkman. O fundador da Sony queria ouvir música nos voos de longa duração. Foi um sucesso instantâneo e o início de uma revolução voltada para o consumidor
O Lado Bom da Vida

Depois da tempestade chega a "Bonança" de Beato

Depois dos singles "À Beira-mar" e "Com Justa Causa", Beato apresenta "Assim na terra, como no céu", um avanço para o álbum Bonança que chega em Setembro. 
Noticiário

16h. Joe Berardo já pode viajar para o estrangeiro

Empresário fica livre da maior parte das medidas de coação. Ainda na justiça, José Sócrates garante que vai continuar a viajar para o Brasil. Marques Mendes fala num governo de "caos e casos".
A Guerra Traduzida

Homem morre em fila de 5km para entrar na Ucrânia

No último dia em que é possível importar carros sem impostos formaram-se filas de 5 km para entrar na Ucrânia. Ainda a sondagem que revela que 90% dos ucranianos quer entrar na UE.
A Guerra Traduzida

Putin fala em unificação da Rússia com Bielorússia

Putin considera que a pressão ocidental sobre a Rússia e a Bielorrússia está a forçar os países a “acelerar o processo de unificação”. Ainda a deputada que garante que a Rússia continua na ilha da serpente
Vichyssoise

Marques Mendes: “É um Governo de caos e de casos”

Na Vichyssoise desta semana a crise interna no Governo e o Congresso do PSD foram os temas à mesa. Nos 3 anos do programa, o convidado foi o ex-líder do PSD, Luís Marques Mendes.
Noticiário

15h. Greve na saúde com adesão de 90%

A paralisação de hoje foi motivada por reivindicações antigas que, segundo o sindicato, continuam sem resposta. Ainda neste jornal, o Chega vai avançar com uma moção de censura contra o Governo.
Only The Best

A arte dos tecidos e dos tapetes

Gulbenkian era um homem de vários interesses. Com a ajuda do historiador Rui Ramos e João Carvalho Dias descobrimos qual a ligação das origens de Gulbenkian à arte dos tapetes e tapeçaria. 
Noticiário

14h. Governo. Chega apresenta moção de censura

André Ventura explica que esta moção se deve a vários fatores, principalmente a polémica sobre o despacho do novo aeroporto. Ainda neste jornal, José Sócrates diz que vai manter viagens ao Brasil.
E o Resto é História

Vídeo. 90 anos da chegada de Salazar ao governo

A imparável ascensão de Salazar até ser nomeado chefe de governo, a 5 de Julho de 1932. E ainda: a morte de Carlos I há 100 anos, no exílio da Madeira, o último imperador da casa de Habsburgo.
Noticiário

13h. Saúde. Continuam os problemas nas urgências

No hospital de Braga, as urgências de cirurgia pediátrica vão encerrar durante a noite, por tempo indeterminado. Ainda neste jornal, Subiu para 19 o número de mortos do ataque na cidade de Odessa.
Fora do Baralho

“Tramóia” do Costa ou "cartada" para Pedro Nuno?

“Isto é mau de qualquer maneira”, parece que construir aeroporto é o mesmo que um parque infantil. O que mudou de um dia para o outro? E ainda Marta Temido, que roubou slogan do Marco do Big Brother.
Noticiário

12h. José Sócrates tem de ir à GNR a cada 15 dias

O Tribunal deu assim como provado que Sócrates violou as regras do Termo de Identidade e Residência. Ainda neste jornal, o fecho das urgências de cirurgia pediátrica no Hospital de Braga.
Contra-Corrente

Costa não quis resolver uma crise, quis sobreviver

Não tenhamos ilusões: se Pedro Nuno Santos não se demitiu nem foi demitido isso não se deve a um juízo sobre o melhor para o Governo e para o país, mas a um cálculo de sobrevivência política de Costa.
Resposta Pronta

Ciberataques. "A tendência é aumentar"

Luís Sousa, especialista em Ciber Risco da Marsh Portugal, explica que as empresas têm menos confiança na capacidade de resposta, mas têm vindo a apostar mais na prevenção.
Resposta Pronta

Demissão de PNS? "PM sente que não tem esse poder"

Ex-dirigente do CDS lembra que o tema "fez esquecer o caos no SNS". Adolfo Mesquita Nunes acrescenta que o país "não merece um ministro que use instrumentos de governação para guerras de poder".
Gabinete de Guerra

O que tem de tão importante a Ilha da Serpente?

Ilha importante para "bloquear o acesso a Odessa". O facto de ter sido vulnerável a ataques "não significa que a reocupação ucraniana seja fácil". Análise de Bruno Cardoso Reis e de Carlos Mendes Dias
Explicador

Desculpas de PNS. "Acto de humilhação deprimente"

Eduardo Marçal Grilo refere que Pedro Nuno Santos "deixou de merecer a confiança do país e do PM". "Costa sai fragilizado e vai negociar com o PSD numa situação de quase inferioridade", refere.
Noticiário

10h. Marçal Grilo defende demissão de Pedro Nuno

Antigo ministro Marçal Grilo acredita que Pedro Nuno Santos devia ter pedido a demissão. José Sócrates tem se apresentar na GNR de 15 em 15 dias. 80% na adesão da greve dos trabalhadores da saúde.
Noticiário

9h. Funcionários administrativos da saúde em greve

Um protesto convocado pela Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais para exigir a abertura de negociações, com vista a melhores condições de trabalho no setor.
E o vencedor é...

Novo aeroporto de Lisboa é a fotografia do país

Incapacidade de decisão, 50 estudos, trapalhada política, avanços e recuos: o espelho deste país. PR reagiu bem e Montenegro já deve ter atirado ao ar os papéis daquilo que preparou para o Congresso.
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Pedro Nuno Santos e uma demissão revogável?

Depois da irrevogável demissão de Paulo Portas, temos agora uma demissão perfeitamente revogável. E tudo se revogou: a demissão, a crise e o despacho.
Três Toques

Campeonato de futsal entre padres

Arranca na segunda-feira em Chaves o "Clérigos Cup" com cerca de 100 padres. Há superstições? Cartões amarelos e vermelhos? O padre Ivo da Diocese de Vila Real respondeu-nos a algumas questões.
Noticiário

8h. Ucrânia. "Única a combater oligarcas russos"

Von der Leyen aplaude o "marco histórico" da candidatura da Ucrânia à UE, mas avisa que são precisas reformas. Duas crianças morreram em ataque a Odessa. Governo renova medidas nos combustíveis.
Conferência de Imprensa

Cuidado com os emojis que envia nas mensagens

Hoje falamos-lhe de um artigo do The Times sobre os tribunais chineses que aprovaram os emojis como prova de investigação. O conceito de "primeira-dama" faz sentido no século XXI? Para ler no El País.
Fact Check

OMS ameaça "soberania dos Estados"?

Publicação nas redes sociais assegura que Organização Mundial de Saúde tem objetivo de pôr fim à "soberania dos Estados" com o futuro tratado sobre pandemias. Não é verdade.
Noticiário

7h. Demissão de Pedro Nuno discutida três vezes

Demissão do ministro das Infraestruturas só deixou de ser opção depois do encontro em São Bento. Quem fica de fora das listas ao Conselho Nacional do PSD. E ainda, os gastos do Estado em ventiladores.
A História do Dia

Pedro Nuno Santos tem futuro no Governo e no PS?

Em menos de 24 horas, o ministro das Infraestruturas anunciou uma solução para o novo aeroporto, foi travado pelo primeiro-ministro, esteve “demitido”, mas permanece no Governo, porquê? 
Noticiário

6h. Termina hoje a Conferência dos Oceanos da ONU

Organização vai assinar a Declaração de Lisboa, onde que é precisa mais ambição para salvar os oceanos. E Costa diz que confia em Pedro Nuno Santos, mas o ministro foi quase demitido.
Noticiário

5h. Xi Jinping elogia democracia em Hong Kong

Presidente chinês não vê motivos para alterar o modelo "Um País, Dois Sistemas". Marcelo Rebelo de Sousa responsabiliza António Costa pela polémica do novo aeroporto de Lisboa.
Noticiário

4h. Estado pode perder 10 milhões em ventiladores

Tribunal de Contas dá conta de problemas na celebração de contratos e em materiais estragados. E os trabalhadores da saúde estão em greve nesta sexta-feira por melhores condições de trabalho.
Noticiário

3h. Kiev admite que Ilha da Serpente está livre

Presidente ucraniano ressalva que a partida do inimigo não implica que o mesmo não volte. Ouvimos ainda as reações no Montijo e em Alcochete depois da revogação da construção dos dois aeroportos.
Noticiário

2h. Polónia condenada por recusar asilo

Tribunal Europeu dos Direitos Humanos definiu uma coima de 60 mil euros a pagar por Varsóvia. E Marcelo Rebelo de Sousa responsabiliza António Costa pela polémica do novo aeroporto.
Noticiário

1h. PS surpreso com Pedro Nuno Santos

Militantes contactados pelo Observador falam num ministro fragilizado, mas há quem ainda considere a sucessão a Costa. E depois da retirada russa da Ilha da Serpente, Zelensky fala numa ilha livre.
Convidado Extra

Provar formigas da Amazónia e caviar de beringela

Ana Músico e Paulo Barata, a CEO e o diretor criativo da Amuse Bouche, são o casal fundador do Foodtopia, o 1.º Festival Internacional de comida na rua de Lisboa: 2 dias, 55 chefs, mil razões para ir
Noticiário

00h. TEDH aprecia queixa de ativistas portugueses

Ativistas procuram responsabilizar governos europeus por esforços inadequados para cortarem as emissões de gases com efeito de estufa. E, Zelensky diz que ilha da Serpente foi "libertada" dos russos.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.