Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Este liveblog fica por aqui.

    Pode acompanhar todos os desenvolvimentos da pandemia em Portugal e no mundo aqui.

    Covid-19. Publicada norma da DGS que alarga testagem a contactos de baixo risco

  • Covid-19. EUA recomendam uso de duas máscaras em simultâneo para conter novas estirpes

    O Centro de Controlo e Prevenção de Doenças dos EUA recomendou a utilização em simultâneo de duas máscaras para evitar o contágio pelas estirpes do SARS-CoV-2 detetadas no Reino Unido, Brasil e África do Sul, mais contagiosas.

    De acordo com as diretrizes anunciadas pelo Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos da América (EUA), é recomendada a utilização de uma máscara reutilizável por cima de uma cirúrgica (que é descartável).

    Em alternativa, é recomendável a utilização de uma máscara considerada de alta proteção, como, por exemplo, as máscaras FFP2, com um reforço para que fique bem fixada, de modo a bloquear a entrada do SARS-CoV-2 de qualquer maneira.

  • Covid-19. Sesimbra dá tolerância de ponto na terça-feira de Carnaval

    O presidente do município de Sesimbra confirma a tolerância de ponto na próxima terça-feira de Carnaval, mas apela “aos municípes que se mantenham em casa e respeitem o confinamento”.

    Covid-19. Sesimbra dá tolerância de ponto na terça-feira de Carnaval

  • Covid-19. Hotelaria quer "prorrogação urgente" de moratórias e reembolsos das linhas de apoio

    A Associação da Hotelaria de Portugal defendeu uma “urgente preocupação” para que as moratórias bancárias sejam prorrogadas, bem como o reembolso das linhas de financiamento Covid-19.

    Covid-19. Hotelaria quer “prorrogação urgente” de moratórias e reembolsos das linhas de apoio

  • Covid-19. Nazaré aprova fundo de emergência e medidas de apoio a famílias e empresas

    Foi criado pela Câmara da Nazaré um fundo que integra um conjunto de medidas aprovadas pelo executivo camarário para “reduzir os impactos financeiros da pandemia sobre os munícipes e as empresas”.

    Covid-19. Nazaré aprova fundo de emergência e medidas de apoio a famílias e empresas

  • Covid-19. No primeiro confinamento as crianças dormiram mais, mexeram-se menos e irritaram-se muito

    O sedentarismo, a ansiedade e irritabilidade, assim como as horas de sono, aumentaram entre as crianças e jovens no primeiro confinamento. Não ter irmãos para brincar provoca mudanças de humor.

    Covid-19. No primeiro confinamento as crianças dormiram mais, mexeram-se menos e irritaram-se muito

  • Covid-19. Estudo revela "grande acréscimo" de problemas clínicos em doentes com diabetes

    Os resultados de uma Investigação da Federação Europeia dos Enfermeiros em Diabetes observaram aumentos expressivos de problemas físicos e psicológicos na população com diabetes.

    Covid-19. Estudo revela “grande acréscimo” de problemas clínicos em doentes com diabetes

  • Insa confirma que vai analisar casos suspeitos. DGS vai reforçar identificação dos contactos

    O Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (Insa) confirmou que recebeu duas amostras suspeitas de estarem associados à variante do coronavírus SARS-CoV-2 detetada originalmente no Brasil, conforme comunicado enviado às redações.

    “As amostras serão agora analisadas através da sequenciação genómica [leitura dos genes], de forma a poder concluir se se tratam de facto de casos de Covid-19 associados a esta variante”, lê-se no comunicado conjunto entre o Insa e a Direção-Geral da Saúde.

    Do lado da DGS, “assim que são identificadas variantes que suscitam reforço de monitorização são contactadas as autoridades de saúde, de forma a confirmar que o caso está isolado e que todos os contactos estão identificados e em isolamento profilático”.

    Laboratório diz ter detetado dois casos da variante brasileira em Portugal. Insa ainda tem de confirmar

  • PR propõe ao parlamento renovar estado de emergência até 1 de março

    O Presidente da República propôs hoje ao parlamento a renovação do estado de emergência por mais quinze dias, até 1 de março, para permitir medidas de contenção da Covid-19.

    Depois de ouvido o Governo, que se pronunciou esta noite em sentido favorável, o Presidente da República acabou de enviar à Assembleia da República, para autorização desta, o projeto de diploma que renova o estado de emergência por quinze dias, até 1 de março de 2021, permitindo adotar medidas necessárias à contenção da propagação da doença Covid-19”, lê-se numa nota divulgada no portal da Presidência da República na Internet.

    Na exposição de motivos do diploma enviado para a Assembleia da República, Marcelo Rebelo de Sousa realça que “não é recomendado pelos peritos reduzir ou suspender, de forma significativa, as medidas de confinamento, sem que os números desçam abaixo de patamares geríveis pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS), que sejam aumentadas as taxas de testagem, ou que a vacinação possa cobrir uma parte significativa da população mais vulnerável”.

  • Covid-19: Angola regista máximo diário com mais nove mortes

    Angola registou um máximo diário de mortes por Covid-19 desde o início da pandemia, tendo registado nove óbitos nas últimas 24 horas devido à doença provocada pelo novo Coronavírus, anunciou secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda. Além disso, foram identificados 47 novos casos de infeção.

    Dos novos casos, 31 foram registados na província de Luanda, sete em Cabinda, cinco no Huambo, um em Benguela, um em Huíla, um no Moxico e um em Bié, com idades entre 6 e os 79 anos, sendo 26 do sexo masculino e 21 do sexo feminino, detalhou Franco Mufinda.

  • Covid-19: França regista mais de 25 mil novos casos em 24 horas

    Nas últimas 24 horas foram registados em França 25.387 novos casos de Covid-19, elevando assim o número total de casos detetados no país para 3.385.622, segundo divulgaram as autoridades francesas.

    Há atualmente 27.461 pessoas hospitalizadas e 3.319 desses pacientes estão internados nos cuidados intensivos. Desde terça-feira foram admitidas no hospital 1.525 pessoas devido ao vírus, uma diminuição face à véspera.

    Até agora, mais de 2 milhões de pessoas em França já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 e quase 500 mil já receberam também a segunda dose.

  • Covid-19: Guiné-Bissau regista mais 16 casos de infeção

    A Guiné-Bissau registou mais 16 infetados pelo novo Coronavírus, para um total acumulado de 2.826 casos, segundo os dados divulgados pelo Alto Comissariado para a Covid-19.

    No boletim, o Alto Comissariado para a Covid-19 ressalva que a greve dos técnicos de saúde está a ter impacto nos números divulgados, salientando que há um elevado número de amostras à espera de serem analisadas.

    Os mesmos dados indicam que há 342 casos ativos no país e 2.432 doentes considerados recuperados.

  • Covid-19: Açores com nove novos casos em São Miguel e mais dois óbitos na região

    Os Açores registaram, nas últimas 24 horas, nove novos casos de Covid-19, todos na ilha de São Miguel, e 70 recuperações no arquipélago, segundo informou a Autoridade de Saúde Regional.

    No comunicado diário, a entidade adianta que foram realizadas, nas últimas 24 horas, 1.829 análises e detetados nove casos positivos, em contexto de transmissão comunitária, na vila de Rabo de Peixe (concelho da Ribeira Grande), que está em cerca sanitária agora circunscrita à parte norte.

    O número de vítimas mortais devido à Covid-19 nos Açores subiu para 29, tendo a Autoridade de Saúde Regional comunicado o falecimento de um homem com 77 anos, “residente em Rabo de Peixe, concelho da Ribeira Grande, e que estava internado desde 23 de janeiro no Hospital do Divino Espírito Santo em Ponta Delgada”.

  • Covid-19. Empresa de Santarém que adaptou produção à área hospitalar está a crescer

    A empresa de Santarém converteu, em 2020, algumas linhas de produção de têxteis destinados à indústria automóvel para fabrico de não-tecido para batas hospitalares e quer avançar para exportação.

    Covid-19. Empresa de Santarém que adaptou produção à área hospitalar está a crescer

  • Covid-19. Resolvido surto que afetou todos os utentes em lar de Vinhais

    O surto do lar de Agrochão “está resolvido”, com um balanço de seis óbitos entre o total de 52 infetados. Todos os 32 idosos do lar ficaram infetados, assim como 20 dos 22 funcionários.

    Covid-19. Resolvido surto que afetou todos os utentes em lar de Vinhais

  • Alemanha prolonga confinamento até 7 de março, mas escolas devem reabrir no início do mês

    A Alemanha vai prolongar o confinamento até 7 de março, na sequência de um acordo entre a chanceler Angela Merkel os líderes regionais, apesar de estar previsto um regresso gradual desde o início desse mês ao ensino presencial.

    O prolongamento acordado resultou de um consenso entre a intenção de Merkel de manter as restrições até 14 de março e o de diversos estados federados (Länder) que pretendiam reabrir as escolas e creches em 1 de março, como também poderão fazer os salões de cabeleireiro.

    “Os esforços dos cidadãos para garantir um recuo dos contágios deu frutos, e agradeço-lhes desde aqui”, indicou Merkel após a reunião. A deteção de casos na Alemanha da variante britânica “que é mais agressiva” obriga a manter as restrições a um nível elevado, sublinhou a chanceler.

    A incidência acumulada em sete dias no conjunto do país baixou hoje para 68 infeções por 100.000 habitantes. Terça-feira, pela primeira vez em três meses, ficou abaixo dos 75 positivos (72,8 casos).

  • Dois casos da variante brasileira na região da Grande Lisboa. Insa não confirma

    Foram detetados dois casos da variante P.1, que teve origem em Manaus (Brasil) e que é responsável por um novo surto naquela região, confirmou o laboratório Unilabs que detetou os casos. Os casos terão sido identificados na região de Lisboa e Vale do Tejo.

    Os mistérios de Manaus. Tem mesmo uma variante mais agressiva do vírus, perdeu a imunidade de grupo ou nunca a teve?

    O laboratório já terá informado a Direção-Geral da Saúde (DGS) e enviado as amostras para confirmação no Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (Insa), confirmou fonte da Unilabs à rádio Observador.

    Contactado pelo Observador, o Insa não nega ter recebido as amostras, mas não confirma, neste momento, se se trata da variante P.1. A DGS também não tinha, neste momento, informação que pudesse disponibilizar ao Observador.

    Há uma variante nova, prima da californiana, a crescer em Portugal. Como foi descoberta e que perigos representa?

    Além da variante P.1, já foi identificada no Brasil a variante P.2, associada a casos de reinfeção. Em Portugal, já foram detetados pelo menos cinco casos da variante P.2.

    As duas variantes, P.1 e P.2, têm uma mutação em comum com a variante da África do Sul, a mutação E484K, que poderá, alegadamente, ajudar o vírus a escapar aos anticorpos neutralizantes produzidos como parte da resposta imunitária tanto de pessoas que já estiveram infetadas como de pessoas vacinas.

    Reino Unido, África do Sul e Brasil. Erik e Nelly, as mutações que fazem temer as três novas variantes do coronavírus

    Os especialistas alertam, no entanto, que: por um lado, os anticorpos não são a única linha de defesa do organismo; por outro, a resposta do vírus — neste caso, destas variantes que se estão a propagar rapidamente — pode não ser exclusivamente motivadas pelas alterações no vírus, mas por características específicas das populações humanas onde ocorreram os surtos.

  • Testes Covid para todos os contactos, testes rápidos no SNS e rastreios regulares em escolas — as novas regras da DGS

    A Direção-Geral de Saúde decidiu “reforçar e alargar as indicações para a realização de testes laboratoriais” de forma a “antecipar um desconfinamento controlado e otimizar a capacidade laboratorial do país”.

    A mudança na estratégia de testagem passa nomeadamente por um “alargamento da utilização de testes laboratoriais a todos os contactos (de alto e de baixo risco)”; pela “disponibilização generalizada de testes rápidos de antigénio nas unidades de saúde do SNS”; e pela “implementação de rastreios regulares com testes rápidos de antigénio em contextos particulares como nas escolas e setores de atividade com elevada exposição social (trabalhadores de fábricas, trabalhadores da construção civil, entre outros)”.

    A DGS recorda ainda que a utilização de testes rápidos de antigénio (TRAg) “tem sido progressivamente alargada, quer ao nível dos locais onde os TRAg podem ser realizados, quer ao nível dos profissionais que os podem realizar”.

  • Covid-19. Espanha com 18.114 novos casos e regista mais 643 mortes em 24 horas

    A Espanha registou hoje 18.114 novos casos de Covid-19, elevando para 3.023.601 o total de infetados até agora no país, segundo números divulgados pelo Ministério da Saúde espanhol.

    As autoridades sanitárias também contabilizaram mais 643 mortes nas últimas 24 horas atribuídas à Covid-19, passando o total de óbitos para 63.704.

    O número de novos casos subiu de terça para quarta-feira de 16.402 para 18.114 e o de mortes baixou de 766 para 643.

  • Covid-19. ASAE apreende quase 3 milhões de máscaras irregulares em Aveiro

    A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu quase três milhões de máscaras de proteção contra a Covid-19 com diversas irregularidades, avaliadas em cerca de 100 mil euros, num armazém em Aveiro, informou hoje aquele organismo.

    Em comunicado, a ASAE refere que as máscaras encontradas num armazém do distrito foram apreendidas durante uma ação de fiscalização para verificação do cumprimento das regras respeitantes à segurança geral de produtos utilizados para proteção da pandemia de Covid-19, designadamente quanto a equipamentos de proteção individual (EPI’s) e a máscaras de uso comunitário ou sociais.

1 de 5