O surto que afetou todos os utentes e quase a totalidade dos funcionários do lar de Agrochão, em Vinhais, “está resolvido”, com um balanço de seis óbitos entre o total de 52 infetados com o novo Coronavírus.

O responsável pela instituição, o padre Paulo Pimparel, confirmou à Lusa que “está resolvido” o surto detetado a 19 de janeiro, depois de testados todos os idosos e funcionários por a diretora-técnica ter sido contagiada.Todos os 32 idosos do lar ficaram infetados, assim como 20 dos 22 funcionários. Entre os idosos, seis acabaram por morrer, “todos com mais de 80 anos”, segundo ainda o responsável por este lar do distrito de Bragança.

Paulo Pimparel disse à Lusa que a preocupação da instituição é agora avançar com o processo de vacinação contra a Covid-19 e que vai solicitar a realização da mesma à entidade responsável, a Saúde Pública. A Estrutura Residencial para Idosos (ERPI) faz parte do Centro Social Paroquial São Mamede de Agrochão, que dá ainda resposta de apoio domiciliário a 37 pessoas, que não foram afetadas. Nos beneficiários de apoio domiciliário estão incluídos os utentes de centro de dia, encerrado desde o início da pandemia.

O centro social conseguiu continuar a dar as respostas sociais em parceria com outros centros parceiros do concelho e autarquias, como indicou a direção. O concelho de Vinhais tinha no último relatório oficial, emitido na terça-feira, 29 casos ativos de infeção pelo novo Coronavírus.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 2.341.496 mortos no mundo, resultantes de mais de 106,8 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP. Em Portugal, morreram 14.718 pessoas dos 774.889 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo Coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR