Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Este liveblog fica por aqui. Pode continuar a acompanhar os principais desenvolvimentos relativos à pandemia de Covid-19 aqui:

    Covid-19. Argentina regista mais de dez mil casos diários pela primeira vez

  • Covid-19. Hospital de Vila Franca de Xira pede encaminhamento de doentes para outras urgências

    O Hospital de Vila Franca de Xira pediu o encaminhamento temporário de doentes que chegam às urgências desta unidade através do Centro de Orientação de Doentes Urgentes para outros hospitais.

    Covid-19. Hospital de Vila Franca de Xira pede encaminhamento de doentes para outras urgências

  • Brasil totaliza 117.665 mortos e ultrapassa os 3.7 milhões de infetados

    O Brasil totaliza 117.665 mortos devido à Covid-19 e ultrapassou hoje os 3,7 milhões de infetados (3.717.156) pelo novo coronavírus, informou o Ministério da Saúde do país.

    Desse total, 1.085 óbitos e 47.161 novos casos de infeção foram registados nas últimas 24 horas, estando o governo ainda a investigar a possibilidade de 2.889 mortes estarem relacionadas com a doença.

    Dos 1.085 óbitos notificados em 24 horas, 377 ocorreram nos últimos três dias, de acordo com a tutela.

    O Brasil, segundo país do mundo mais afetado pela pandemia, é também a segunda nação com maior número de pacientes recuperados: 2.908.848. Por outro lado, 690.642 infetados continuam sob acompanhamento médico.

    A taxa de incidência da doença em território brasileiro é de 56 óbitos e de 1.768,8 casos por cada 100 mil habitantes, sendo que a taxa de letalidade está fixada em 3,2%.

    O estado de São Paulo (sudeste) é o foco da pandemia no país, totalizando 776.135 pessoas diagnosticadas e 29.194 vítimas mortais devido ao novo coronavírus.

    Seguem-se a Bahia (nordeste), que concentra 245.021 casos confirmados e 5.116 mortes, e o Rio de Janeiro (sudeste), que totaliza 216.675 pacientes infetados e 15.700 óbitos desde o início da pandemia, que foi registada oficialmente no país em 26 de fevereiro.

  • Sonae regista prejuízos de 75 milhões de euros no 1.º semestre com impacto da pandemia

    A Sonae registou prejuízos de 75 milhões de euros no primeiro semestre, contra lucros de 38 milhões de euros em igual período de 2019, explicados em exclusivo com a pandemia de Covid-19.

    Sonae regista prejuízos de 75 milhões de euros no 1.º semestre com impacto da pandemia

  • Covid-19. Madeira com seis novos casos, três dos quais confirmados no Porto Santo

    Três dos seis casos confirmados na Madeira foram registados no Porto Santo, onde decorre uma investigação epidemiológica envolvendo 17 pessoas originada numa visitante que passou férias na ilha.

    Covid-19. Madeira com seis novos casos, três dos quais confirmados no Porto Santo

  • Covid-19. Ucrânia volta a encerrar fronteiras a estrangeiros

    O Governo vai voltar a encerrar as fronteiras aos cidadãos estrangeiros por um período de 30 dias, devido ao aumento de novos casos da Covid-19. Medida entrará em vigor às 00h de quinta-feira.

    Covid-19. Ucrânia volta a encerrar fronteiras a estrangeiros

  • Noruega impõe quarentena a alemães que cheguem ao país

    A Noruega anunciou hoje que desaconselha as viagens não essenciais à Alemanha devido ao ressurgimento de novos casos do novo coronavírus no país, que até agora tinha sido considerado um modelo na gestão da pandemia de Covid-19.

    Para além da recomendação oficial feita pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros deste país nórdico, a Noruega vai também, a partir de sábado, obrigar os viajantes da Alemanha e do Liechtenstein a ficarem em quarentena durante dez dias quando entrarem no país.

    Para além da Noruega, também a Finlândia impôs restrições às viagens de cidadãos provenientes da maioria dos países da União Europeia, como a Alemanha, cujos cidadãos têm de ficar 14 dias em quarentena ao entrarem neste país nórdico, que isentou deste procedimento os cidadãos da Itália, Hungria, Eslováquia, Estónia e Lituânia, segundo a agência de notícias AFP.

    Hoje, a Alemanha registou mais de 1500 casos nas últimas 24 horas, elevando o total de óbitos para 9.280. A Noruega, por seu turno, registou até agora 10.454 casos de Covid-19 no seu território, que resultaram em 264 mortes.

  • UE prevê vacinar 40% da população numa primeira fase

    União Europeia calcula que 40% da população dos estados-membros seja vacinada numa primeira fase, o que inclui cerca de 200 milhões de pessoas de grupos de risco.

    UE prevê vacinar 40% da população numa primeira fase

  • Covid-19. PSD quer esclarecimentos sobre regras para crianças e jovens em risco

    O PSD exigiu ao Governo que esclareça quais as regras aplicadas às crianças e jovens em risco institucionalizadas, considerando “preocupante” que tenham de cumprir 14 dias de isolamento.

    Covid-19. PSD quer esclarecimentos sobre regras para crianças e jovens em risco

  • Covid-19. Estados Unidos da América deixam de testar pessoas sem sintomas

    As recentes diretrizes do Centro de Controlo de Doenças indicam que pessoas que estiveram em contacto com um caso positivo “não precisam necessariamente de fazer um teste” se não tiverem sintomas.

    Covid-19. Estados Unidos da América deixam de testar pessoas sem sintomas

  • Angola registou 49 novas infeções e mais um óbito

    Angola registou hoje 49 casos positivos e um óbito devido ao novo coronavírus, atingindo o cumulativo de 2.332 infeções e 103 mortes, informaram as autoridades sanitárias do país.

    Segundo o secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda, seis do total de casos registados nas últimas 24 horas foram notificados no município do Soyo, província do Zaire, e os restantes na capital do país, Luanda.

    O secretário de Estado para a Saúde Pública destacou também a recuperação de 35 pessoas, totalizando agora 946 pacientes recuperados, estando ainda ativos 1.283 casos.

  • França ultrapassa 5.000 novos casos nas últimas 24 horas, o número mais alto desde o fim do confinamento

    A França registou 5.429 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, o número mais alto desde o fim do confinamento, segundo as autoridades francesas.

    No total, desde o início da pandemia, já foram identificados 253.587 casos positivos em França.

    Nas últimas 24 horas foram registadas 22 mortes em meio hospitalar, elevando o total de óbitos para 30.544.

    Os focos de contaminação no país continuam também a aumentar, com 27 novos focos identificados desde terça-feira, havendo agora 340 focos de contaminação a serem investigados em todo o território francês. Estes focos de contaminação não incluem os lares de idosos.

    O uso de máscara vai passar esta quarta-feira a ser obrigatório em todas as ruas de Marselha e os restaurantes da cidade vão passar a fechar às 23 horas.

    O primeiro-ministro francês Jean Castex, esclareceu ainda hoje que o uso de máscara é obrigatório enquanto as pessoas assistem a espetáculos ou cinema.

  • Avante!. PCP rejeita “quaisquer decisões discricionárias e arbitrárias” da DGS

    O PCP rejeitou “quaisquer atitudes e decisões discricionárias e arbitrárias” quanto à Festa do Avante!, depois de a diretora-geral da Saúde ter considerado um “evento complexo”.

    Avante!. PCP rejeita “quaisquer decisões discricionárias e arbitrárias” da DGS

  • Cabo Verde com mais 62 infetados e um morto em 24 horas

    Cabo Verde registou mais 62 infetados pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, bem como a primeira morte na ilha do Fogo, elevando o total acumulado a 3.630 casos da doença, revelou hoje o Ministério da Saúde.

    Na ilha de Santiago, foram registados casos positivos de Covid-19 nos concelhos de São Domingos (5), Tarrafal (4) e Santa Cruz (2).

    Foram igualmente confirmados cinco novos casos da doença na ilha do Sal, outro dos focos ativos de transmissão da Covid-19 no arquipélago, e quatro na ilha da Boa Vista.

    Na ilha do Fogo foram confirmados mais seis casos positivos no concelho de Mosteiros (total de 22 desde que surgiu o primeiro caso, há uma semana), sendo este o mais recente foco de transmissão de Covid-19 em Cabo Verde.

    Na mesma ilha foram igualmente confirmados dois casos de Covid-19 no vizinho concelho de São Filipe.

    Cabo Verde passa assim a contar com um acumulado de 3.630 casos da doença desde 19 de março, quando foi diagnosticado o primeiro doente com Covid-19, distribuídos por oito das nove ilhas habitadas.

    Desse total, 877 casos permanecem ativos, 38 morreram e 2.713 foram dados como recuperados, enquanto dois cidadãos estrangeiros infetados foram transferidos para os países de origem, segundo os dados do Ministério da Saúde.

  • Covid-19. Apoio português reforça capacidade na ilha cabo-verdiana do Fogo

    Portugal doou dois equipamentos para a realização de testes de diagnóstico PCR à Covid-19 e material de laboratório, que servirão para apoiar a ilha do Fogo, o novo fogo de contágio em Cabo-Verde.

    Covid-19. Apoio português reforça capacidade na ilha cabo-verdiana do Fogo

  • Adeus, zaragatoa? Novas técnicas permitem detetar o vírus com um único teste à saliva

    Equipas de investigadores espalhadas pelo mundo, incluindo em Portugal, estão a desenvolver novos métodos que permitam detetar o novo coronavírus com apenas um teste indolor e não invasivo à saliva.

    Adeus, zaragatoa? Novas técnicas permitem detetar o vírus com um único teste à saliva

  • Covid-19. Banco de Portugal flexibiliza cumprimento de rácios na banca até ao final de 2022

    Os bancos têm até final de 2021 para cumprir com o requisito de cobertura de liquidez LCR e até final de 2022 para cumprir com o requisito da reposição da reserva combinada de fundos próprios.

    Covid-19. Banco de Portugal flexibiliza cumprimento de rácios na banca até ao final de 2022

  • Reino Unido registou 16 mortes pelo segundo dia consecutivo

    O Reino Unido registou 16 mortes pelo segundo dia consecutivo e 1.048 novas infeções de Covid-19 nas últimas 24 horas, anunciou o Ministério da Saúde britânico.

    O número acumulado passa assim para 41.465 mortes e 328.846 casos de contágio desde o início da pandemia de Covid-19.

    Na terça-feira, tinham sido registadas 16 mortes e 1.184 casos de infeção confirmados por teste.

    De acordo com os dados oficiais, estão atualmente hospitalizados 782 pacientes devido ao coronavírus.

  • Covid-19. Morreu mais um utente de um lar de Setúbal

    Entre os casos ativos, 54 são utentes do MHAS Centro Geriátrico e 22 são funcionários. Nove residentes do lar de Setúbal estão internados. Na segunda-feira tinha morrido outro utente.

    Covid-19. Morreu mais um utente de um lar de Setúbal

  • Mais 82 casos em Moçambique elevam total para 3.590

    Moçambique registou, nas últimas 24 horas, mais 82 casos positivos de Covid-19, elevando o total para 3.590 e mantendo-se com 21 óbitos, informou hoje em comunicado o Ministério da Saúde.

    Os novos casos estão distribuídos entre as províncias de Maputo (3), Nampula (1), Tete (1), Sofala (15), Gaza (1) e cidade de Maputo (61).

    Os casos hoje reportados encontram-se em isolamento domiciliar. Neste momento decorre o processo de mapeamento dos seus contactos”, acrescenta o comunicado.

    Das 3.590 infeções que o país já registou, 3.332 casos são de transmissão local e 258 casos são importados.

    O Ministério da Saúde contabiliza 1.927 indivíduos (53%) totalmente recuperados, havendo também o registo de 21 óbitos.

    A cidade de Maputo regista o maior número de infeções ativas, com 938, seguida da província de Nampula, com 210, e Cabo Delgado, com 184, sendo que as restantes regiões seguem com menos de 150 casos ativos.

1 de 4