Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Bom dia,

    Este liveblog fica por aqui, mas já temos outra ligação onde poderá acompanhar a atualidade da Covid-19 ao longo deste sábado.

    EUA aproximam-se dos 10 milhões de casos. Número de mortes na Europa acima das 300 mil

    Até já!

  • Chefe de Gabinete da Casa Branca com teste positivo ao coronavírus

    O Chefe de Gabinete da Casa Branca, Mark Meadows, teve um teste de diagnóstico positivo à infeção com o novo coronavírus.

    A informação foi avançada pela Bloomberg e foi corroborada por outros meios de comunicação, como a estação CNN e o jornal The New York Times.

  • Covid-19. Médicos de família dizem que desigualdades no acesso à saúde aumentaram

    Os médicos de família consideram que a pandemia de Covid-19 aumentou as dificuldades no acesso aos cuidados de saúde, principalmente em alguns grupos, como os idosos, divulga um estudo internacional.

    Covid-19. Médicos de família dizem que desigualdades no acesso à saúde aumentaram

  • Córnea pode resistir ao novo coronavírus

    Há uma parte do nosso olho que pode não permitir a multiplicação do vírus, embora o contágio possa ocorrer pela via ocular. Apesar disso, nem todas as córneas reagirão da mesma maneira.

    Córnea pode resistir ao novo coronavírus

  • Estoril Praia-Cova da Piedade da II Liga reagendado para 14 de novembro

    Uma deliberação da FPF determina que o surto de Covid-19 que assola o Estoril Praia é motivo de “força maior” que “justifica” a sua falta de comparência ao encontro.

    Estoril Praia-Cova da Piedade da II Liga reagendado para 14 de novembro

  • Brasil com 162.015 mortos e mais de 5,6 milhões de casos confirmados

    O Brasil registou 162.015 óbitos provocados pelo novo coroanvírus e um total de 5.631.181 casos de Covid-19 desde fevereiro, quando o primeiro doente foi identificado no país, informou esta sexta-feira o Ministério da Saúde.

    O Governo local também confirmou a notificação de 279 mortes e 18.862 casos de covid-19 em 24 horas. No entanto, como o sistema informático do Ministério da Saúde brasileiro apresenta problemas desde a última quinta-feira, os números são parciais e não incluem dados referentes aos estados de São Paulo, Santa Catarina, Amapá, Amazonas e Tocantins.

    O Governo brasileiro também não atualizou os números sobre pessoas já recuperadas e os dados sobre doentes em acompanhamento.

    Em comunicado, a pasta explicou que “está revisando todas as camadas de segurança dos sistemas de Informação do Sistema Único de Saúde (SUS), o que pode ocasionar intermitência nos sistemas e na disseminação de informações da saúde durante o fim de semana, com previsão de término até o próximo domingo (08/11)”.

    “A questão está sendo tratada pela equipa do DataSUS, e as páginas [na internet com dados oficiais] estão sendo restabelecidas. Não foram afetados os dados nem os servidores da pasta, que estão preservados pelas medidas de segurança adotadas”, acrescentou.

  • Argentina anuncia fim da “quarentena eterna” em Buenos Aires e aposta na vacina russa

    O Presidente argentino anunciou o fim da chamada “quarentena eterna” na região de Buenos Aires, mas manteve o isolamento em outras dez províncias, apostando na “epopeia do fim do vírus”, a partir de dezembro, com a vacina russa.

    “É hora da área metropolitana de Buenos Aires, que está em isolamento obrigatório desde o primeiro dia, agora passe a uma fase de distanciamento social”, anunciou o presidente Alberto Fernández a partir da residência oficial.

    “Na área metropolitana de Buenos Aires, estamos com oito semanas consecutivas de queda nos contágios. A quantidade de casos é menos da metade do que era há oito semanas”, explicou Fernández para justificar o fim da “quarentena eterna” a partir de segunda-feira, depois de 233 dias de isolamento (desde 20 de março), naquela que é considerada a mais prolongada quarentena do mundo.

    No entanto, o Presidente deixou claro que “o problema não está superado” e que o fim do isolamento na região mais importante do país, que envolve a capital argentina e mais dez municípios vizinhos, num total de 16 milhões de pessoas, não significa que tenham acabado todas as restrições.

  • Covid-19. FPF e Liga de Clubes estudam eventuais alterações regulamentares

    A FPF e a Liga de Clubes anunciaram que “vão estudar em conjunto eventuais alterações regulamentares”. Em causa, está o decretar do novo estado de emergência e a recente aumento de casos de Covid-19.

    Covid-19. FPF e Liga de Clubes estudam eventuais alterações regulamentares

  • Covid-19. Testes de antigénio, uma das promessas de diagnóstico rápido não isenta de riscos

    Um estudo Nature conclui que os testes rápidos ao novo coronavírus não estão isentos de riscos. Portugal vai começar este tipo de testagem na próxima semana. Marta Temido diz “têm fiabilidade”.

    Covid-19. Testes de antigénio, uma das promessas de diagnóstico rápido não isenta de riscos

  • Surto com 23 casos positivos em lar de idosos em Mirandela

    O responsável admite que os números poderão aumentar, já que nos próximos dias as autoridades de saúde irão repetir os testes, e tendo em conta o que tem acontecido noutros lares.

    Surto com 23 casos positivos em lar de idosos em Mirandela

  • Vacina da gripe. Quase 800 mil idosos já se vacinaram

    Quase 800 mil idosos já vacinaram contra a gripe, o que corresponde a 38,1% das pessoas entre os 65 ou mais anos. A maioria das pessoas recebeu a vacina gratuitamente no centro de saúde

    Vacina da gripe. Quase 800 mil idosos já se vacinaram

  • Covid-19. Estruturas de Apoio de Retaguarda estão já a funcionar em Lisboa e Porto

    As duas Estruturas de Apoio de Retaguarda, em Lisboa e no Porto, para acolher pessoas com Covid-19 sem necessidade de internamento hospitalar e utentes de lares já estão em funcionamento.

    Covid-19. Estruturas de Apoio de Retaguarda estão já a funcionar em Lisboa e Porto

  • Ordem dos Enfermeiros acusa Hospital de Braga de despedir este mês enfermeiros com contratos de 4 meses

    A Ordem dos Enfermeiros considera “inadmissível” a atuação do Hospital de Braga num momento de crise sanitária. O Sindicato dos enfermeiros também já se pronunciou sobre o caso.

    Ordem dos Enfermeiros acusa Hospital de Braga de despedir este mês enfermeiros com contratos de 4 meses

  • Covid-19. Morreram três utentes de casa de saúde mental de Barcelos

    A Casa de Saúde de S. João de Deus tem 160 colaboradores e 300 utentes internados. Foram registados 81 infetados, entre 66 utentes e 15 colaboradores, a maioria assintomáticos.

    Covid-19. Morreram três utentes de casa de saúde mental de Barcelos

  • Surto em lar de Coruche sobe para 86 infetados

    O número de infetados com o novo coronavírus no lar do Monte da Barca da Misericórdia de Coruche subiu esta sexta-feira para 86, entre utentes e funcionários, informou o município.

    Francisco Oliveira, presidente da Câmara Municipal de Coruche (no distrito de Santarém), disse à agência Lusa que os resultados dos testes realizados na quinta-feira aos funcionários e utentes que não estavam infetados revelaram mais 52 casos ativos, 40 utentes e 12 trabalhadores, a somar aos 28 idosos e oito funcionários detetados nos testes realizados há uma semana, sendo que ocorreu a morte de dois idosos por Covid-19 desde o início do foco.

  • Covid-19. Governo cria rede nacional de estruturas de apoio de retaguarda para casos de Covid-19

    Caberá às comissões distritais de Proteção Civil identificar e propor as infraestruturas aptas a acolher rede de apoio. Já a disponibilização de médicos e enfermeiros deve ser feita pelas ARS.

    Covid-19. Governo cria rede nacional de estruturas de apoio de retaguarda para casos de Covid-19

  • Covid-19. Moreirense pede ação da DGS se jogo com Paços de Ferreira não for adiado

    Há 30 casos positivos no Moreirense. Clube já comunicou o impedimento à Liga Portuguesa de Futebol Profissional e solicitou o adiamento do jogo de sábado contra o Paços de Ferreira.

    Covid-19. Moreirense pede ação da DGS se jogo com Paços de Ferreira não for adiado

  • Covid-19. Quase 200 pessoas detidas em Londres por protestos anti-confinamento

    Cerca de 200 pessoas poderão ser multadas por desrespeito das regras que determinam que só devem sair de casa para trabalhar, fazer exercício, compras essenciais ou consultas médicas.

    Covid-19. Quase 200 pessoas detidas em Londres por protestos anti-confinamento

  • A Madeira registou oito novos casos

    A Madeira registou hoje oito novos casos de Covid-19 – seis importados e dois de transmissão local – e 23 recuperações, indicou o Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE), adiantando que o total de infeções ativas é agora de 187.

    O instituto esclarece que os casos importados foram identificados no aeroporto, tratando-se de dois viajantes provenientes do Reino Unido, dois da Alemanha, um de Espanha e um da região norte de Portugal.

    “Os dois casos de transmissão local confirmados hoje dizem respeito a um profissional do Serviço de Saúde da Madeira (Sesaram), que se encontrava em estudo, e a um profissional de saúde afeto a uma unidade privada da área farmacêutica”, refere, sublinhando que foram identificados “potenciais contactos de risco” com viajantes.

  • Mais sete casos na Universidade de Aveiro

    As autoridades de saúde registaram hoje mais sete infeções pelo novo coronavírus na Universidade de Aveiro (UA), elevando para 65 o número de casos ativos na instituição, informou fonte académica.

    Desde o início do surto na UA, a instituição de ensino registou 181 casos positivos de Covid-19, entre alunos, professores e funcionários, tendo havido 116 pessoas que já recuperaram da doença.

    Até ao momento nenhum dos elementos infetados da comunidade UA teve de ser hospitalizado.

1 de 6