Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Obrigada por nos ter acompanhado. Este liveblog fica por aqui, as notícias sobre a pandemia vão continuar a chegar até si ao minuto, neste novo endereço:

    Marcelo admite fecho de universidades e reavaliar secundário conforme dados: “Vamos esperar para ver”

  • Covid-19. Reclusos palestinianos vão ser vacinados - autoridades israelitas

    Autoridades prisionais israelitas anunciaram este domingo que a vacinação rápida contra a covid-19 que vai ser feita a reclusos, incluirá os palestinianos que cumprem penas.

    Covid-19. Reclusos palestinianos vão ser vacinados – autoridades israelitas

  • Escolas amadoras de dança e música têm mesmo de fechar, esclarece o governo

    As escolas amadoras de dança e música têm de encerrar durante o período de confinamento, em vigor desde as 00:00 de sexta-feira, informaram os ministérios da Cultura e da Educação.

    Escolas amadoras de dança e música têm mesmo de fechar, esclarece o governo

  • Covid-19. Surto em lar de Castelo de Vide com 24 infetados

    Um surto de covid-19 num lar da Santa Casa da Misericórdia de Castelo de Vide (SCMCV), no distrito de Portalegre, já infetou, pelo menos, 24 utentes e funcionários.

    Covid-19. Surto em lar de Castelo de Vide com 24 infetados

  • Covid-19. Madeira com mais 156 casos e um total de 1.600 infeções ativas

    Entre os novos positivos, oito são importados – dois provenientes da Região de Lisboa e Vale do Tejo, um da Região Norte e um da Região Centro, um da Polónia, um do Luxemburgo e dois dos EUA.

    Covid-19. Madeira com mais 156 casos e um total de 1.600 infeções ativas

  • Covid-19. Comissão de Proteção Civil de Moura apresenta proposta para encerrar escolas

    A comissão municipal de Proteção Civil de Moura, Beja, aprovou, por unanimidade, uma proposta de recomendação às autoridades de saúde pelo encerramento de algumas escolas por um período de 15 dias.

    Covid-19. Comissão de Proteção Civil de Moura apresenta proposta para encerrar escolas

  • Covid-19. Governo brasileiro promete "maior campanha de vacinação" mundial a partir de quarta-feira

    Ministro da Saúde brasileiro afirmou este domingo que na quarta-feira arrancará no país a “maior campanha de imunização” contra a covid-19 em todo o mundo. Regulador brasileiro aprovou duas vacinas.

    Covid-19. Governo brasileiro promete “maior campanha de vacinação” mundial a partir de quarta-feira

  • Covid-19: Cem detidos durante uma manifestação anti-restrições em Amesterdão

    Cerca de 100 manifestantes foram presos durante uma manifestação em Amesterdão, onde perto de duas mil pessoas protestavam contra as restrições ligadas à pandemia de covid-19.

    Covid-19: Cem detidos durante uma manifestação anti-restrições em Amesterdão

  • Covid-19: Banco de Fomento abre segunda-feira duas linhas de crédito de

    O Banco Português de Fomento abre na segunda-feira as candidaturas para duas linhas de crédito de apoio à economia de 1.100 milhões de euros para apoiar a indústria, turismo e eventos.

    Covid-19: Banco de Fomento abre segunda-feira duas linhas de crédito de 1.100 milhões de euros

  • Covid-19. França com 16.642 novos casos e 141 mortes hospitalares nas últimas 24 horas

    França já registou um total superior a 2,91 milhões de casos e 70.283 mortes desde o início da pandemia. País iniciou este domingo uma nova fase de restrições.

    Covid-19. França com 16.642 novos casos e 141 mortes hospitalares nas últimas 24 horas

  • PSP deteve apenas 3 pessoas este fim-de-semana por desrespeito das regras de confinamento

    A PSP deteve 438 pessoas desde março, em Portugal, no âmbito da fiscalização das medidas restritivas impostas pelo Governo, três das quais este fim-de-semana. Os dois últimos dias ficaram marcados por imagens de muitas pessoas a desrespeitar o confinamento obrigatório, aglomerando-se em vários locais de lazer de Lisboa e outras cidades, muitas sem máscara ou sem respeitar o distanciamento social.

    Passeios, uma manifestação e pessoas sem máscara. As imagens de Lisboa no 1º sábado de confinamento

    “Desde o início da pandemia [em Portugal], [foram feitas] 438 detenções, das quais 118 por desobediência ao confinamento a que estavam obrigados por estarem infetados”, afirmou hoje o diretor do departamento de operações da direção nacional da PSP, Luís Elias, numa conferência de imprensa no Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, em Moscavide, Loures.

    Luís Elias recordou que “os cidadãos a quem é decretado o confinamento obrigatório não podem sair das residências”.

    De acordo com aquele responsável, no sábado e hoje, a PSP registou “três detenções” e “58 contraordenações, das quais 21 por consumo de álcool na via pública, 13 por falta de máscara na via pública e 10 por atividades realizadas não permitidas no regime em vigor”.

  • Governo reúne-se esta segunda-feira para reavaliar medidas. Proibição de venda ao postigo ponderada

    O Conselho de Ministros vai reunir-se, de forma extraordinária, esta segunda-feira para a avaliação da situação e acertar algumas medidas, apurou o Observador.

    Em cima da mesa estão, nesta altura, decisões como proibir as vendas ao postigo, para evitar ajuntamentos à porta das lojas a quem foi dada essa possibilidade — os cafés e uma pastelaria são dois dos exemplos adiantados ao Observador como locais onde tem havido ajuntamentos que não são permitidos nesta altura. Além disso também está em ponderação permitir que os ATL’s abram para crianças até aos 10 ou 12 anos — na semana passada, quando determinou as medidas do novo confinamento, o Governo determinou o fecho destes espaços de tempos livres por não serem parte do ambiente escolar.

  • Coimbra regista taxa de ocupação de 95%. Leiria tem cinco vagas. "Se ficar tudo em cima dos hospitais, eles não vão aguentar"

    Na região Centro, a situação é menos grave do em LVT, mas em Coimbra a ocupação já é de 95%. Nuno Devesa, diretor clínico do CHUC, antecipa colapso dos hospitais.

    Coimbra tem 12 vagas e Leiria outras 11. “Se ficar tudo em cima dos hospitais, eles não vão aguentar”

  • França: mais 16.642 infeções e 141 mortes

    Em França, o boletim deste domingo dá conta de 16.642 novos casos de infeção. Foram ainda registados 141 óbitos hospitalares nas últimas 24 horas. No total, 70.283 pessoas já perderam a vida com Covid-19 no país, desde o início da pandemia.

  • Governo vai reunir-se em conselho de ministros extraordinário na segunda-feira, avança a RTP

    O governo vai reunir-se em conselho de ministros extraordinário na segunda-feira. De acordo com a RTP, o executivo deverá decidir amanhã “proibir a venda de bebidas ao postigo”.

    O Público entretanto detalhou algumas das medidas que podem estar em cima da mesa: “restrição de vendas ao postigo, desde logo bebidas – incluíndo café”.

    “Os ministros também irão avaliar a questão do encerramento dos ATL”, neste caso admitindo que possam reabrir, escreve o diário, acrescentando, porém, que “esta decisão não está totalmente fechada”.

  • Brasil aplica primeira dose de vacina minutos depois de autorizar duas vacinas

    O Brasil, um dos países mais afetados pela pandemia de covid-19, aplicou hoje a primeira dose da vacina contra a doença a uma enfermeira, em São Paulo, após a aprovação de duas vacinas pela entidade reguladora brasileira.

    A primeira dose da vacina ‘Coronavac’, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac e pelo Instituto Butantan, brasileiro, foi aplicada poucos minutos depois de a sua utilização de emergência ter sido aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

    A primeira inoculação foi aplicada a Mônica Calazans, 54 anos, enfermeira no Hospital das Clínicas na capital paulista, durante uma cerimónia presidida pelo governador de São Paulo, João Doria, o principal rival político do Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro.

  • Coimbra: ocupação ronda os 95%. Não há doentes a ser transferidos

    No Centro Hospitalar Universitário de Coimbra (CHUC), o último balanço dá conta de uma taxa de ocupação a rondar os 95% nos serviços reservados a doentes Covid-19. A UCI tem neste momento 48 camas ocupadas, de um total de 55. Quanto aos internamentos em enfermaria, são 297, deixando apenas cinco camas livres.

    Nuno Devesa, diretor clínico do CHUC, classifica a atual situação como “perto do limite da capacidade instalada neste momento”.

    “É uma ginástica que fazemos diariamente”, afirmou o mesmo responsável, este domingo à tarde, em entrevista à SIC. “Já houve orientações do Ministério da Saúde que estamos a cumprir, como reduzir a atividade cirúrgica. Neste momento, estamos a fazer apenas cirurgias urgentes e prioritárias e isso permite libertar enfermeiros e anestesistas para dar assistência aos doentes Covid”, adicionou.

    “Ainda temos alguma margem — pouca — de espaço e temos alguma de recursos humanos, e aí é que estamos mais limitados”, referiu.

  • Covid-19: Vacinação nos lares da Mealhada arranca na terça-feira

    Câmara Municipal da Mealhada, no distrito de Aveiro, anunciou que a vacinação vai arrancar nos lares do concelho, na terça-feira. Estão reservadas 20 mil vacinas e uma viatura de apoio.

    Covid-19: Vacinação nos lares da Mealhada arranca na terça-feira

  • Covid-19: Brasil autoriza uso de emergência das vacinas Sinovac e AstraZeneca

    Agência reguladora sanitária brasileira autorizou o uso de emergência das vacinas contra a covid-19 produzidas pelo laboratório chinês Sinovac e pela farmacêutica anglo-sueca AstraZeneca.

    Covid-19: Brasil autoriza uso de emergência das vacinas Sinovac e AstraZeneca

  • Centro Hospitalar de Leiria: restam cinco camas mas situação "nem está muito mal"

    Restam cinco camas para doentes Covid-19 no Centro Hospitalar de Leiria (CLH), entre enfermaria e Unidade de Cuidados Intensivos, segundo confirmou fonte hospitalar ao Observador. Existem atualmente 120 camas em enfermaria destinadas a receber estes pacientes, resultado das novas ativações no Plano de Contingência deliberadas no início da última semana.

    Entre UCI e UCAP (Unidade de Cuidados Agudos Polivalente), o Hospital de Santo André dispõe desde a referida ativação (neste momento o plano encontra-se no noivei três de cinco) de 30 camas para doentes Covid-19.

    Segundo a mesma fonte hospitalar, não há registo de transferência de doentes para outras unidades do país, nem da ocorrência de situações críticas no serviço de urgência hospitalar, como as verificadas em Santa Maria e Torres Vedras, na última sexta-feira. Atualmente, a situação “nem está muito mal”, segundo confirmou o Observador, tendo em conta o “o cenário verificado na região de Lisboa e Vale do Tejo”.

    O crescimento da afluência de utentes Covid-19 levou ainda o conselho de administração a “contratar a Santa Casa da Misericórdia da Marinha Grande para a utilização de camas de nível I, para alocar doentes positivos sem alta clínica oriundos do CHL “

    De acordo com os dados divulgados, este domingo, pela DGS, a região Centro ultrapassou pela primeira vez o Norte no número de novos óbitos pelo novo coronavírus.

1 de 4