A vacinação nos lares de idosos da Mealhada irá arrancar no dia 19 de janeiro [terça-feira], tendo a autarquia já adquirido mais de 20 mil vacinas – número superior ao da população do concelho – e uma viatura de apoio aos serviços de saúde, que será entregue pela Comunidade Intermunicipal (CIM) — Região de Coimbra.

O município “vai distribuir mais 30 mil máscaras cirúrgicas por funcionários municipais, instituições particulares de solidariedade social (IPSS), bombeiros, GNR e serviços de saúde do concelho e onze mil folhetos de sensibilização à população”, assinala o comunicado.

O mesmo documento remete para a última reunião da Comissão Municipal da Proteção Civil, em que o anúncio foi feito pelo presidente da autarquia, Rui Marqueiro (PS).

A comissão de Proteção Civil entendeu também “permitir, nas feiras, mercados e venda ambulante, a aquisição de bens essenciais, por considerar que quanto maior for a oferta de produtos agro-alimentares, menor será o aglomerado de pessoas nos mesmos locais”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Segundo a autarquia, “durante o atual período de confinamento, vão manter-se as regras estabelecidas para o funcionamento das feiras”, como a lotação máxima de quatro pessoas nas bancas de maiores dimensões, duas pessoas nas mais pequenas, e uso de máscaras e desinfetantes.

Mantêm-se ainda as regras relativamente aos cemitérios, com lotação máxima de cinco pessoas por 100 metros quadrados, e uso obrigatório de máscara, sendo desaconselhada a partilha de utensílios, e o atendimento para serviços será feito por marcação.

Relativamente às eleições presidenciais marcadas para domingo, 24 de janeiro, na reunião da Proteção Civil, o presidente da câmara assegurou “apoio no rastreamento das pessoas que constituirão as mesas de voto e a desinfeção dos espaços onde decorrerão os atos eleitorais”.

“Uma comissão será também constituída, com o objetivo de levar a urna a casa dos munícipes que estiverem impedidos de sair de casa nesse dia”, pode também ler-se no comunicado hoje emitido pela autarquia.

Segundo a delegada de saúde local, Anunciação Costa, citada pelo município, “os contágios ocorrem maioritariamente nos convívios em casas particulares”.