Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Este liveblog fica por aqui, mas já temos uma nova ligação onde poderá continuar a acompanhar toda a atualidade sobre a Covid-19 ao longo deste sábado.

    Boris Johnson convoca cimeira do G7 para discutir distribuição de vacinas contra a Covid-19

  • Covid-19. Segurança Social já recebeu 40.685 pedidos para novo apoio social

    Em cinco dias, a Segurança Social recebeu 40.685 pedidos para o novo Apoio Extraordinário ao Rendimento dos Trabalhadores, alargado até dia 19 de fevereiro.

    Covid-19. Segurança Social já recebeu 40.685 pedidos para novo apoio social

  • Covid-19. Prazo para pedir novo apoio social prolongado até dia 19 de fevereiro

    Foi prolongado até ao dia 19 de fevereiro o prazo para que os trabalhadores sem proteção social possam pedir o novo Apoio Extraordinário dos Trabalhadores.

    Covid-19. Prazo para pedir novo apoio social prolongado até dia 19 de fevereiro

  • Unilabs identificou mais casos suspeitos de variante brasileira

    A Unilabs Portugal diz ter identificado mais amostras suspeitas da variante brasileira de Covid-19, tendo já informado as autoridades de saúde.

    Luís Menezes, diretor-geral do laboratório, avançou com esta informação em entrevista ao Jornal 2 da RTP, embora não tenha adiantado quantos casos são.

    Já na quarta-feira, este mesmo laboratório identificou dois casos dessa variante na região de Lisboa e Vale do Tejo, que, neste momento, aguardam confirmação por parte do Instituto Nacional Doutor Ricardo Jorge.

  • Covid-19. Mais 1.288 mortes e 51.546 infeções no Brasil em 24 horas

    O Brasil reportou 1.288 mortes e 51.546 casos de Covid-19, totalizando 237.489 óbitos e 9.765.455 infeções desde o início da pandemia, números que tornam o país num dos mais afetados no mundo.

    Os dados fazem parte do último boletim epidemiológico difundido pelo Ministério da Saúde brasileiro, que dá ainda conta de mais de 8,6 milhões de pacientes recuperados e de 849.639 infetados sob acompanhamento médico.

    No país sul-americano, com cerca de 212 milhões de habitantes, a taxa de letalidade da doença está fixada em 2,4% e a taxa de incidência aumentou para 113 mortes e 4.647 casos por 100 mil habitantes.

  • Covid-19. OMS avisa que "não é hora de nenhum país abrandar as medidas" de controlo da pandemia

    O diretor-geral da OMS defendeu que os países devem continuar com as medidas de controlo da pandemia, apesar de realçar a diminuição do número de infeções pela quarta semana consecutiva.

    Covid-19. OMS avisa que “não é hora de nenhum país abrandar as medidas” de controlo da pandemia

  • Covid-19. França regista hoje menos novos casos e mortes

    França registou esta sexta-feira 20.701 novos casos de infeção provocados pela Covid-19, um número abaixo dos 21.063 contabilizados ontem.

    Em relação ao número de mortes diárias, as autoridades francesas registaram nas últimas 24 horas 320 óbitos, um número inferior aos 360 registados na véspera.

    O país eleva por esta altura o número de casos para 3,4 milhões e o de mortes para 81.448.

  • Covid-19. GNR fecha associação e multa quatro pessoas em Vimioso

    A Associação Recreativa e Cultural do Vimioso, em Bragança, foi encerrada e quatro pessoas foram identificadas por desrespeito às medidas impostas pelo estado de emergência.

    Covid-19. GNR fecha associação e multa quatro pessoas em Vimioso

  • Covid-19. Madeira já vacinou mais de 14.000 pessoas desde dezembro

    Mais de 14.000 mil pessoas já foram vacinadas contra a Covid-19 na Madeira, mas o processo de imunização vai ser “muito duradouro” e adequado à disponibilidade de vacinas, disse hoje o diretor regional de Saúde, Herberto Jesus.

    Estas vacinas foram administradas aos chamados grupos prioritários da primeira fase, nomeadamente ao sistema de saúde, à área social, aos serviços e forças de segurança, aos serviços críticos e também a pessoas com mais de 80 anos ou com mais de 50 [anos] e patologias associadas”, disse o diretor regional de Saúde, em conferência de imprensa, no Funchal.

    Das 14.124 vacinas aplicadas no arquipélago desde o início da operação, em 31 de dezembro de 2020, 9.603 correspondem à primeira dose e 4.521 à segunda dose.

  • Covid-19. Ordem lança petição para exigir vacinação imediata de todos os médicos

    Ordem dos Médicos exige a “vacinação imediata” de todos os clínicos, numa petição que tinha cerca de 9 mil assinaturas até ao final da tarde desta sexta-feira.

    Covid-19. Ordem lança petição para exigir vacinação imediata de todos os médicos

  • Portugal foi o país com mais mortos e infetados por 100 mil habitantes da União Europeia

    Portugal foi o país com mais mortos por Covid-19 e mais novos casos de infeção com SARS-CoV-2 na União Europeia e Espaço Económico Europeu, entre 25 de janeiro e 7 de fevereiro, segundo os dados divulgados, esta quinta-feira, pelo Centro Europeu para a Prevenção e Controlo de Doenças.

    O número total de infeções até dia 7 de fevereiro (765.414) colocam Portugal em oitavo lugar entre os Estados-membros, mas nas duas semanas consideradas foram registados 1.190 novos casos por 100 mil habitantes. A seguir a Portugal, surgem a República Checa, com 914 novos casos por 100 mil habitantes em 14 dias, e Espanha com 843 novos casos. Islândia, Noruega e Finlândia são os únicos países com menos de 100 novos casos por 100 mil habitantes em 14 dias.

    Em relação ao número total de mortes até dia 7 de fevereiro, Portugal está em décimo lugar, com 14.158. Entre a última semana de janeiro e primeira de fevereiro, morreram 334,45 por 100 mil habitantes. Depois de Portugal, a Eslováquia (220,72 mortes por 100 mil habitantes em 14 dias) e República Checa (176,53 mortes) apresentam os piores registos. A Islândia e o Liechtenstein não registaram mortes nesse período.

  • Covid-19. Ordem afirma que médicos reformados que se voluntariaram mereciam "mais respeito"

    Cirurgião Gentil Martins recebeu um e-mail a questionar se teria interesse em colaborar com o SNS 24 em serviços de telessaúde. Ordem dos Médicos lamenta que o processo esteja a ser conduzido assim.

    Covid-19. Ordem afirma que médicos reformados que se voluntariaram mereciam “mais respeito”

  • Covid-19. Crianças de Porto de Mós obrigadas a ir para a escola por falta de internet

    Há alunos das freguesias de Serro Ventoso e São Bento, Porto de Mós, que continuam a ter aulas presenciais porque não têm rede de internet. Município disponibilizou 160 tablets.

    Covid-19. Crianças de Porto de Mós obrigadas a ir para a escola por falta de internet

  • Covid-19. PSP multa homem apanhado a comer na casa de banho de padaria em Espinho

    Um homem foi multado em 200 euros pela PSP por estar a comer e a consumir bebidas alcoólicas numa casa de banho de uma padaria, em Espinho. Proprietário teve de pagar 2 mil euros.

    Covid-19. PSP multa homem apanhado a comer na casa de banho de padaria em Espinho

  • GNR e PSP começam a ser vacinados no sábado

    Dez mil militares da Guarda Nacional Republicana (GNR) e dez mil agentes da Polícia de Segurança Pública (PSP) vão começar a ser vacinados no sábado. A vacinação decorrerá ao longo das próximas 3 semanas, anunciou hoje o Ministério da Administração Interna.

    A ordem de vacinação é com base em critérios operacionais, “priorizando militares e agentes na linha da frente e mais expostos aos riscos do Coronavírus ” e em critérios de saúde “com prioridade a elementos que sofrem das comorbilidades/patologias listadas pela Direção Geral de Saúde”.

    Foi ainda montado “um centro de vacinação conjunto para os guardas e polícias” na região de Lisboa e Vale do Tejo. O centro funcionará nas instalações do Quartel de Conde de Lippe, na Ajuda, com 6 elementos do Centro Clínico da GNR e 3 elementos da Cruz Vermelha Portuguesa por cada turno de vacinação.

  • Covid-19. OMS diz que continuam em aberto todas as hipóteses sobre origem do vírus

    Depois da missão de especialistas na China, o diretor da OMS, Thedros Ghebreyesus, adiantou que “todas as hipóteses permanecem em aberto” sobre a origem da Covid-19 “e requerem mais análise”.

    Covid-19. OMS diz que continuam em aberto todas as hipóteses sobre origem do vírus

  • OMS mantém toma de duas doses das vacinas apesar de recomendação francesa

    A Organização Mundial da Saúde (OMS) mantém a orientação da toma de duas doses das vacinas para a Covid-19, apesar de a autoridade sanitária francesa ter recomendado hoje a administração de uma às pessoas que já estiveram infetadas.

    Na habitual videoconferência de imprensa sobre a evolução da pandemia da Covid-19, a cientista-chefe da OMS, Soumya Swaminathan, disse, respondendo a uma pergunta sobre a recomendação francesa, que “as diretrizes” da organização continuam a ser o uso de duas doses, apesar de os países procurarem “otimizar” a inoculação perante a “escassez de vacinas”.

    Soumya Swaminathan assinalou que são necessários “mais estudos” para se perceber se a primeira dose pode atuar como “um reforço” da imunidade à Covid-19 para as pessoas infetadas, que desenvolveram naturalmente anticorpos contra o novo coronavírus, o SARS-CoV-2.

  • Covid-19. Centeno defende que moratórias "têm de ser adaptadas" em função da crise

    O governador do Banco de Portugal considera que as moratórias de crédito “têm que ser adaptadas” em função dos diferentes momentos da pandemia.

    Covid-19. Centeno defende que moratórias “têm de ser adaptadas” em função da crise

  • Covid-19. Albuquerque recorda que teste é obrigatório para viagens entre Madeira e Porto Santo

    Miguel Albuquerque, presidente do Governo Regional, relembra que todos os passageiros que viajem entre a ilhas da Madeira e de Porto Santo devem ser ter um teste PCR feito até 72 horas antes.

    Covid-19. Albuquerque recorda que teste é obrigatório para viagens entre Madeira e Porto Santo

  • Covid-19. Espanha regista 14.581 novos casos e 530 mortes nas últimas 24 horas

    Espanha registou hoje 14.581 novos casos de Covid-19, elevando para 3.056.035 o total de infetados até agora no país, segundo números divulgados pelo Ministério da Saúde espanhol.

    As autoridades sanitárias também contabilizaram 530 mortes nas últimas 24 horas atribuídas à Covid-19, passando o total de óbitos para 64.747.

    O número de novos casos desceu de quinta-feira para hoje, de 17.853 para 14.581, e o de mortes subiu de 513 para 530.

1 de 4