O diretor da Organização Mundial de Saúde (OMS), Thedros Ghebreyesus, disse, após a missão de especialistas na China, que todas as opções estão em aberto para explicar a origem do novo coronavírus.

“Quero confirmar que todas as hipóteses permanecem em aberto e requerem mais análise e estudo”, disse Bhebreyesus, numa conferência de imprensa em Genebra, negando assim a mensagem que tinha sido passada pelos especialistas, numa conferência de imprensa em Wuhan, onde tinham descartado a hipótese de o vírus ter tido origem num laboratório.

Essa hipótese tinha sido repetida várias vezes pelo ex-Presidente dos EUA, Donald Trump, que atribuiu responsabilidades ao Governo de Pequim pela incapacidade de travar a pandemia de Covid-19 na sua fase inicial e pediu à OMS um esclarecimento cabal sobre a origem do vírus. Ghebreyesus disse que a recente missão de especialistas na China “não encontrou todas as respostas, mas forneceu informações importantes” que “aproximam do conhecimento da origem do vírus“.

Wuhan. Investigação da OMS não identificou animal que transmitiu o SARS-CoV-2

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O diretor da OMS explicou que a missão, formada por especialistas de 10 países, incluindo EUA, Reino Unido, Alemanha e Rússia, divulgará um relatório preliminar da sua visita na próxima semana, que será ampliado nas próximas semanas e explicado numa nova conferência de imprensa dada pela equipa de especialistas.

Ghebreyesus referiu que a missão, que contou também com especialistas da Organização Mundial da Alimentação (FAO, na sigla em inglês) e da Organização para a Saúde Animal (OIE, na sigla em inglês), decorreu “em circunstâncias muito difíceis”, pelo que agradeceu o empenho aos seus membros.

Presente na conferência de imprensa de esteve também Peter Embarek, que chefiou a equipa de cientistas e que disse que a missãoconseguiu muitos sucessos”. “Temos agora uma melhor compreensão do que aconteceu em 2019“, disse Embarek, salientando que esta iniciativa foi apenas “o início” do processo de investigações sobre a origem do novo Coronavírus.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 2.368.493 mortos no mundo, resultantes de mais de 107,7 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP. A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.