Histórico de atualizações
  • Obrigada por nos ter acompanhado. Este liveblog fica por aqui. Mas vamos continuar a seguir os desenvolvimentos da pandemia da Covid-19 em Portugal e no mundo neste novo liveblog:

    “É preciso vacinar 70% da população para aliviar medidas”, avisa virologista João Gouveia

  • Governo mantém alguns atletas equiparados a profissionais para não serem afetados por limitações

    O Governo manteve hoje a equiparação de alguns atletas a profissionais, para não serem afetados pelas limitações à circulação, de acordo com o decreto que regula o estado de emergência.

    “Para efeitos do presente decreto, as atividades de treino e competitivas dos atletas de seleções nacionais das modalidades olímpicas e paralímpicas, da 1.ª divisão nacional ou de competição de nível competitivo correspondente de todas as modalidades dos escalões de seniores masculino e feminino, bem como dos campeonatos internacionais, são equiparadas a atividades profissionais”, lê-se.

    Esta medida permite que os atletas e treinadores possam deslocar-se entre concelhos e não sejam afetados por outras medidas restritivas do estado de emergência.

    De acordo com o decreto governativo, “a prática de atividade física e desportiva, em contexto de treino e em contexto competitivo, incluindo a 1.ª Liga de Futebol Profissional, pode ser realizada desde que sem público e no cumprimento das orientações definidas pela DGS”.

  • Madeira com 23 novos casos de Covid-19

    A Madeira registou 23 novos casos positivos de Covid-19, dos quais 17 de transmissão local, incluindo três crianças, totalizando 242 situações ativas e 13 internados no hospital do Funchal, estando dois nos Cuidados Intensivos.

    De acordo com o boletim epidemiológico diário da Direção Regional de Saúde (DRS) madeirense, “há 23 novos casos positivos a reportar, pelo que a Madeira passa a contabilizar 892 casos confirmados de Covid-19 no território regional”.

    A autoridade regional acrescentou que “seis são casos importados (dois provenientes do Reino Unido, dois da região de Lisboa e Vale do Tejo e dois da região Norte de Portugal) e 17 casos de transmissão local”.

    Sobre as situações de transição local, “na sua maioria são associados a contactos ou contextos de casos positivos anteriormente identificados”, e “duas situações estão ainda em investigação”.

    A DRS referiu que, entre os casos confirmados, estão “quatro crianças, três das quais frequentam estabelecimentos de ensino nos concelhos do Funchal e de Machico”, tendo os respetivos planos de contingência dos estabelecimentos de ensino sido ativados e “a investigação epidemiológica está em curso”.

    A autoridade regional acrescentou que outros dois casos são de adultos, “profissionais de saúde, com atividade no Serviço Regional de Saúde (Sesaram)”, tendo os planos de contingência dos serviços sido ativados.

    “São 242 os casos ativos [na Madeira], dos quais 49 são importados identificados no contexto das atividades de vigilância implementadas no Aeroporto da Madeira e 193 são casos de transmissão local”, lê-se na informação da DRS.

    O documento mencionou que existem “no total 319 novas situações” que se encontram “em estudo pelas autoridades de saúde”, das quais “16 são provenientes da operação de rastreio do aeroporto da Madeira e 303 relacionadas com contactos com casos positivos, reportadas à linha SRS24 ou pelo Sesaram”.

    Sobre os casos ativos, estão a cumprir quarentena, estando “22 pessoas a cumprir isolamento numa unidade hoteleira, 207 em alojamento próprio e 13 pessoas” encontram-se internadas no hospital do Funchal, “duas das quais na Unidade de Cuidados Intensivos dedicada à Covid-19”.

  • Brasil regista descida significativa do número de casos

    O Ministério da Saúde brasileiro confirmou este domingo 26.363 novos casos de Covid-19, uma descida significativa em relação aos dias anteriores. Neste sábado, foram anunciados 43.209 novos casos e, nesta sexta-feira, 46880 casos.

    São agora 6.603.540 as infeções pelo novo coronavírus confirmadas no Brasil desde o início da pandemia.

    Nas últimas 24 horas, morreram 313 pessoas, segundo os dados da mesma entidade. O número é também menor em relação aos dias anteriores: 694 e 664 neste sábado e sexta-feira, respetivamente.

    O total de vítimas mortes devido à Covid-19 é 176.941.

    A taxa de incidência da Covid-19 no país sul-americano mantém-se nas 84 mortes por cada 100 mil habitantes, tendo subido para 3.142 (3.130) casos pelo mesmo número de habitantes, refere a Agência Lusa.

    O Brasil é o terceiro país com maior número de casos de Covid-19, a seguir aos Estados Unidos da América e Índia.

  • Cabo Verde regista 27 novos casos

    Cabo Verde registou 27 novos casos positivos de Covid-19 e elevou para 11.063 o total de infeções acumuladas desde 19 de março, informou hoje o Ministério da Saúde.

    Em comunicado, o ministério cabo-verdiano avançou que das 228 amostras analisadas nas últimas 24 horas, 27 deram resultado positivo para a Covid-19, com a Praia a ser o concelho com mais casos (11).

    Ainda na ilha de Santiago, foram registados dois casos, um cada nos municípios de Santa Catarina e Tarrafal.

    Os restantes casos foram diagnosticados nas ilhas do Fogo (1), no concelho dos Mosteiros, Ribeira Grande de Santo Antão (4) e São Vicente (9).

    O Ministério da Saúde informou ainda que foram dadas mais 55 altas, elevando para 10.596 o total de casos considerados recuperados da doença.

    Cabo Verde aumentou para 11.063 casos positivos acumulados desde 19 de março, mantém 109 mortes, dois transferidos e reduziu para 355 os casos ativos.

  • Moçambique sem mortes por Covid-19 pelo segundo dia consecutivo

    Pelo segundo dia consecutivo, Moçambique não teve nenhuma morte devido à Covid-19. Houve mais 111 casos, anunciou este domingo o Ministério da Saúde.

    O total acumulado de casos subiu para 16.244, com 89% de doentes considerados recuperados (14.416). O número total de óbitos mantém-se em 133.

    A maioria das infeções anunciadas este domingo foram registadas na área administrativa da cidade de Maputo com 64, seguida pela província de Gaza, sul do país, com 22 casos.

    Há ainda 43 doentes internados em centro de internamento da Covid-19 e unidades hospitalares.

    Desde o início da pandemia, Moçambique testou 238.362 casos suspeitos, dos quais 954 nas últimas 24 horas.

  • Covid-19. Gaza fica sem testes de diagnóstico em plena vaga de contágios

    O laboratório central, órgão responsável pela coordenação do rastreio dos casos de Covid-19, ficou sem kits de testes de diagnóstico. Por essa razão, a Faixa de Gaza deixou de fazer testes à Covid-19.

    Covid-19. Gaza fica sem testes de diagnóstico em plena vaga de contágios

  • Covid-19. Sindicato Independente dos Médicos diz que compensações excluem maioria dos profissionais de saúde

    O Sindicato Independente dos Médicos diz que o “prémio revela um desprezo profundo pelos profissionais de saúde ao excluir a quase totalidade dos profissionais” que trabalharam no combate à pandemia.

    Covid-19. Sindicato Independente dos Médicos diz que compensações excluem maioria dos profissionais de saúde

  • Rudy Giuliani, advogado de Donald Trump, tem Covid-19

    O advogado de Donald Trump e antigo mayor de Nova Iorque, Rudy Giuliani, que tem liderado a luta contra a eleição de Joe Biden nas eleições presidenciais de 7 de novembro, foi diagnosticado com o novo coronavírus.

    Rudy Giuliani, advogado de Donald Trump, tem Covid-19

    Foi o próprio Trump que revelou o diagnóstico do advogado de 76 anos.

    “Rudy Giuliani, de longo o maior mayor da história de Nova Iorque, que tem lutado incansavelmente para expor a eleição mais corrupta (de longe!) da história dos EUA, testou positivo para o vírus da China”, escreveu o ainda Presidente norte-americano no Twitter.

    “Fica bom depressa, Rudy. Vamos continuar!!!”

  • França com 11.022 novos casos e 175 mortes

    França confirmou este domingo 11.022 novos casos e 175 mortes devido à Covid-19.

    O número de óbitos é inferior ao de sábado. De acordo com a AFP, nesse dia foram anunciadas 216 vítimas mortais, menos 68 do que na sexta-feira. Morreram 55.155 pessoas desde o início da pandemia. O número total de casos é agora 2.292.497.

    O número de hospitalizações aumentou, de 26.040 para 26.262, mas o número de doentes em unidades de cuidado intensivo (UCI) desceu, de 3.220 para 3.210. Nas últimas 24 horas, foram admitidos 101 doentes em UCI, refere a AFP.

  • Angola regista mais 55 casos de Covid-19

    Angola reportou mais 55 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, anunciou o secretário de Estado para a Saúde Pública.

    Segundo Franco Mufinda, os novos casos foram registados na Lunda Sul (30), Luanda (21), Namibe (2), Huíla (1) e Zaire (1).

    A doença foi diagnosticada em 41 pessoas do sexo masculino e 14 do sexo feminino, com idades entre 7 e 77 anos.

    Nas últimas 24 horas, três pessoas recuperaram da doença.

    Angola contabiliza desde o início da pandemia 15.591 infetados, 354 óbitos, 8.338 recuperados e 6.899 casos ativos.

  • Consultor da administração dos EUA acredita em “efeito duradouro” da vacina da Pfizer

    O chefe do grupo de desenvolvimento de vacinas dos Estados Unidos da América admitiu que a eficácia da vacina da Pzifer pode durar “muitos anos”, incluindo em pessoas mais velhas e vulneráveis.

    Covid-19. Consultor da administração dos EUA acredita em “efeito duradouro” da vacina da Pfizer

  • Turquia confirma 30.402 novos casos de Covid-19

    A Turquia confirmou este domingo 30.402 novos casos.

    Como lembra a Reuters, a Turquia só começou a comunicar todos os novos casos a 25 de novembro. Até essa data, eram apenas anunciados os casos assintomáticos.

    Ainda não existem números oficiais relativamente ao número de infeções confirmadas desde o início da pandemia. A estimativa da John Hopkins University aponta para 828.295 casos.

    Conhece-se, no entanto, o número de óbitos — são 14.900 desde o início da pandemia, segundo os números oficiais. Este domingo, foram confirmadas mais 195 mortes por Covid-19, menos uma do que ontem, quando se registou o número mais alto de sempre.

  • Da cerveja à vacina. Conheça Puurs, a cidade que vai mudar a luta contra a Covid-19

    A cidade belga podia ter ficado conhecido pela produção da cerveja Duvel, mas foi a vacina da Pfizer contra a Covid-19, que é fabricada nos arredores de Puurs, que a tornaram conhecida pelo mundo.

    Da cerveja à vacina. Conheça Puurs, a cidade que vai mudar a luta contra a Covid-19

  • Depois de quatro dias em queda, novos casos voltam a subir em Itália

    Depois de quatro dias em queda, os novos casos voltaram a subir em Itália. Este domingo, o Ministério da Saúde italiano deu conta de 18.887 novas infeções pelo novo coronavírus, elevando o total para 1.728.878, refere o La Repubblica.

    O número de mortes (564) foi inferior ao de sábado (662), mas suficiente para fazer o país ultrapassar os 60 mil óbitos devido à Covid-19. Itália é atualmente o sexto país com maior número de mortes devido a esta doença.

  • Reino Unido regista subida no número de casos

    O Reino Unido registou este domingo 17.272 novos casos de Covid-19 no país. A maioria foi confirmada em Inglaterra (14.294). O País de Gales teve o segundo número mais alto, com 1.916 casos.

    Na Escócia, foram 643 novos casos e na Irlanda do Norte 419.

    O número de casos de hoje no Reino Unido representa uma subida em relação ao dia anterior (15.539) e ao domingo anterior (12.155).

    Apesar da subida de casos, as mortes desceram em relação a este sábado. Este domingo foram divulgadas 231, menos 166 do que no dia anterior. A maioria dos óbitos (201) foi também confirmada em Inglaterra, o país do Reino Unido mais afetado pela pandemia.

    O País de Gales teve 14 mortes nas últimas 24 horas, a Escócia 5 e a Irlanda do Norte 11.

  • Surto com 24 trabalhadores imigrantes em Alcácer do Sal

    Um surto de Covid-19 numa exploração agrícola em Alcácer do Sal, no distrito de Setúbal, infetou pelo menos 24 trabalhadores imigrantes, anunciou este domingo o município.

    Numa nota publicada na sua página na rede social Facebook, o município de Alcácer do Sal indica que os infetados são trabalhadores na exploração agrícola do Monte Novo do Sul. “Recordamos que os casos ativos confirmados se encontram a ser devidamente acompanhados pela autoridade local de saúde”, lê-se na nota.

    Na mesma página, o município informa que estão nesta altura 44 casos ativos no concelho, 129 casos recuperados e um óbito registado desde o início da pandemia.

  • Reino Unido começa vacinação na 3.ª feira

    O ministro da Saúde Matt Hancock avançou em comunicado que o Reino Unido vai iniciar o processo de vacinação na próxima 3.ª feira, dia 8 de dezembro. Quatro dias após o regulador britânico ter aprovado a vacina do consórcio Pfizer/ BioNTech, o Governo de Boris Johnson torna-se assim no primeiro executivo ocidental a avançar para a vacinação da população.

    No mesmo comunicado, Matt Hancock precisou que os primeiros grupos que irão receber a vacina serão “os mais vulneráveis e aqueles com mais de 80 anos”, bem como os funcionários de lares e residências seniores e do serviço de saúde público britânico. “A próxima semana é um momento histórico”, lê-se no comunicado.

    Covid-19. Reino Unido inicia terça-feira campanha de vacinação

  • Boletim DGS. Portugal iguala o segundo pior dia em termos de mortos

    Portugal registou 87 óbitos pela segunda vez desde o início da pandemia. Número de novas infeções voltaram a baixar, mas os internamentos subiram. Norte com 60% dos novos casos.

    Boletim DGS. Portugal iguala o segundo pior dia em termos de mortos

  • Dos 87 óbitos, 50 foram registados na região do Norte

    Além dos mais de dois mil novos casos na região Norte nas últimas 24 horas, em Lisboa e Vale do Tejo registaram-se mais 773 casos, na região Centro mais 500 casos, no Alentejo mais 215 e no Algarve 62. A Madeira contabilizou mais quatro casos e os Açores mais 22.

    Dos 87 óbitos, 50 foram registados na região do Norte, 21 em Lisboa e Vale do Tejo, 14 no Centro e dois no Alentejo — ontem contabilizaram-se 73 mortes. As vítimas mortais são:

    • 30 homens e 33 mulheres com mais de 80 anos;
    • 10 homens e quatro mulheres com idades entre os 70 e os 79 anos;
    • quatro homens e duas mulheres entre os 60 e os 69 anos;
    • três homens entre os 50 e os 59 anos;
    • uma mulher entre os 40 e os 49 anos.

1 de 2