Momentos-chave
- Surto de Covid-19 em navio da Marinha com pelo menos 35 infetados
- Madeira regista novo máximo diário com 1.889 casos
- Incidência em Espanha supera os 3.000 casos por 100.000 habitantes
- Marta Temido admite "pressão acrescida" nos hospitais nos próximos tempos
- Ainda não é claro se pico da quinta vaga foi ultrapassado, revela Marta Temido, que diz que casos vão aumentar esta semana
- 10% dos internados nos hospitais portugueses são doentes Covid e há 44 menores internadas devido ao vírus
- Marta Temido revela que linha SNS24 já recebeu cerca de 700 mil chamadas desde 1 de janeiro: "É uma quantidade significativa"
- 90% da faixa etária dos 70 aos 80 anos já tem dose de reforço
- Agência Europeia do Medicamento só admite quarta dose da vacina contra a Covid-19 para imunodeprimidos
- Antiviral espanhol eficaz a combater variante Ómicron, diz PharmaMar
- Este é o 5º dia com mais casos da pandemia e infeções são 6 vezes mais do que há um ano, mas mortes são 4 vezes menos
- Há dez meses que não morriam tantas pessoas em Portugal com Covid-19
- Três em cada quatro novas infeções detetadas em 2 regiões do país: Norte e Lisboa e Vale do Tejo
- Mais 7.505 casos do que na 3ª feira passada
- Em 24 horas, mais de 40 mil pessoas recuperaram da infeção em Portugal
- Menos internados e menos doentes em cuidados intensivos. Há um ano, pressão hospitalar era bem maior
- Boletim DGS. Mais 33.340 casos e 28 mortes. Há um ano eram reportadas 122 mortes em 24h
- Visitas a doentes suspensas nos hospitais de Torres Novas, Abrantes e Tomar
- OMS. Mais de metade da população europeia pode ser infetada pela Ómicron nas próximas 6 a 8 semanas
- EUA com máximo histórico de internados com Covid-19: há mais doentes nos hospitais do que há um ano
- Alemanha com mais 45 mil casos (menos 16 mil do que na 3ª feira anterior) e 322 mortes (valor mais alto dos últimos 6 dias)
- Pequim não vai ajustar restrições nos Jogos Olímpicos de Inverno
- China confina mais cinco milhões de pessoas em Anyang para travar a Ómicron
Histórico de atualizações
-
Bom dia. Este liveblog vai ser arquivado, mas já abrimos um novo para acompanhar as notícias relativas à pandemia da Covid-19 ao longo desta quarta-feira. Pode segui-lo aqui.
-
Vizela tem 12 infetados com Covid-19 e pede adiamento do jogo com FC Porto
A maioria dos testes de antigénio positivos pertence a jogadores. O emblema minhoto espera os resultados dos testes PCR para apurar a extensão do surto de Covid-19.
Vizela tem 12 infetados com Covid-19 e pede adiamento do jogo com FC Porto
-
Presidente do México testa positivo à Covid-19 após dar conferência de imprensa sem máscara apesar de ter sintomas
Andrés Manuel López Obrador já tinha estado infetado em janeiro de 2021 e já recebeu a dose de reforço. Estará com sintomas ligeiros. Na segunda-feira, disse acreditar estar com uma gripe.
-
Surto de Covid-19 em navio da Marinha com pelo menos 35 infetados
Um surto de Covid-19 com, pelo menos, 35 casos positivos foi identificado esta terça-feira a bordo do navio Corveta António Enes, da Marinha portuguesa.
As infeções foram detetadas nos testes rápidos à Covid-19, informa a CNN Portugal, que dá conta que existiram ainda 34 resultados negativos.
Todos os militares a bordo da Corveta António Enes encontram-se vacinados contra o coronavírus.
O navio que deveria ter vindo a Lisboa buscar elementos durante esta terça-feira, encontra-se atracado em Porto Santo.
-
Quebec vai criar imposto para não vacinados: "10% da população não pode sobrecarregar os restantes 90%"
Os adultos não vacinados que residam no Quebec, no Canadá, vão ter pagar um imposto que deverá superar os 100 dólares: “Aqueles que recusam a vacina originam encargos financeiros ao sistema de saúde”.
-
Bispo italiano proíbe padres não vacinados de distribuir comunhão. Igreja diz que problema não se coloca em Portugal
Bispo italiano decidiu que os padres não vacinados não podem distribuir hóstias aos fiéis. Em Portugal, os casos são pontuais e o problema não tem expressão, diz a Conferência Episcopal.
-
Investigadores japoneses usam anticorpos de avestruz para criar máscaras que brilham quando detectam Covid-19
Protótipo foi criado por equipa liderada por professor de veterinária. Avestruzes têm alta resistência ao vírus. Anticorpos foram retirados dos seus ovos e inseridos nos filtros das máscaras.
-
Médico na China acusado de ter tratado doente com febre em hospital sem espaço Covid. Pode enfrentar sete anos de prisão
Guo, o médico que é igualmente o vice-diretor do hospital onde tratou o paciente, pode enfrentar até sete anos de prisão por “obstruir a prevenção e controlo de doenças infeciosas”.
-
IKEA corta salários de quem entrar em isolamento sem estar vacinado
Quem tenha uma justificação médica válida para não ter tomado a vacina, exemplo das trabalhadoras que se encontrem grávidas, poderá usufruir do salário normal durante o isolamento.
IKEA corta salários de quem entrar em isolamento sem estar vacinado
-
"Deltacron" é o pior dos dois mundos ou um erro de laboratório? O que se sabe sobre os 25 casos no Chipre
Recombinação de variantes já foi encontrada no Japão e agora no Chipre. É possível e normal, mas raro: cientistas apostam em erros de sequenciação e dizem que poderá não ser tão mau quanto parece.
-
Rastreio a alunos nos Açores arranca quinta-feira na Terceira e em São Miguel
A testagem de despiste do SARS-CoV-2 nas escolas dos Açores vai arrancar na próxima quinta-feira, podendo abranger cerca de 11.500 alunos dos 1.º e 2.º ciclos, nas ilhas Terceira e São Miguel, revelou hoje o executivo regional.
“Presentemente, decorre a recolha das autorizações por parte dos encarregados de educação e a partir do dia 13, quinta-feira, em ambas as ilhas, as equipas de saúde começam a percorrer as diversas escolas, realizando a testagem à Covid-19 com testes de saliva”, adiantou a Secretaria Regional da Saúde e Desporto, em comunicado de imprensa.
Na ilha de São Miguel, a operação “decorre entre os dias 13 de janeiro e 16 de fevereiro, englobando um total de 85 estabelecimentos de ensino e cerca de 8.559 alunos”.
-
China registou a primeira morte Covid-19 há dois anos e desde aí pouco mais. Estratégia continua a ser tolerância zero
A primeira morte na China não terá sido a primeira no mundo, segundo relatos dos EUA. Também continuamos sem saber qual a origem do vírus e quando se terá começado a espalhar na China e no mundo.
-
Madeira regista novo máximo diário com 1.889 casos
A Madeira registou hoje 1.889 casos de Covid-19, o número diário mais elevado desde o início da pandemia, indicou a Direção Regional de Saúde, referindo que o total de infeções ativas no arquipélago é de 8.926, com 94 doentes internados.
Entre os novos positivos, 44 foram importados e 1.845 são de transmissão local.
A Madeira passa a contabilizar 35.840 casos confirmados de Covid-19 desde março de 2020, já com 26.772 recuperados, 1.369 dos quais sinalizados hoje.
O arquipélago regista também um total de 142 óbitos associados ao SARS-CoV-2.
-
Sistema "sentinela": Espanha quer tratar Covid-19 tal como a gripe
Espanha quer alterar a estratégia como gere a pandemia de Covid, usando um sistema muito idêntico àquele que usa com a gripe. Algumas medidas passam pelo fim da divulgação de casos e menor testagem.
Sistema “sentinela”: Espanha quer tratar Covid-19 tal como a gripe
-
OMS considera necessário vacinas que previnam melhor infeção e transmissão
Vacinas contra a Covid-19 têm-se revelado eficazes na prevenção da doença grave e morte, mas a OMS alerta para a necessidade de serem desenvolvidas “com alto impacto em termos de transmissão”.
OMS considera necessário vacinas que previnam melhor infeção e transmissão
-
Guiné-Bissau regista mais 100 casos
A Guiné-Bissau registou mais de 100 positivos para a doença provocada pelo novo coronavírus, segundo dados hoje divulgados pelo Alto Comissariado para a Covid-19.
Segundo os dados, na segunda-feira, foram registados mais 100 casos positivos para um total acumulado de 6.794 e realizados 506 testes.
Os dados indicam também que oito pessoas foram dadas como recuperadas da doença para um total acumulado de 6.134 e que há 325 casos ativos.
-
Incidência em Espanha supera os 3.000 casos por 100.000 habitantes
A incidência acumulada de contágios de Covid-19 em Espanha subiu hoje para 3.042,1 por 100.000 habitantes, com a pressão hospitalar nas unidades de cuidados intensivos nos 23,5%, segundo o Ministério da Saúde espanhol.
A velocidade a que ocorrem os contágios teve um crescimento de 53 pontos nas últimas 24 horas, passando de 2.989,5 casos para 3.042,1 (hoje) por cada 100.000 habitantes diagnosticados nos últimos 14 dias.
As comunidades autónomas com maior incidência são as de Navarra (7.253,9 casos), a do País Basco (6.425,1) e a de Aragão (6.799,0).
Registaram-se mais 134.942 contágios nas últimas 24 horas, e o número de mortos associados à doença Covid-19 foi de 247 pessoas durante o mesmo período.
-
Unidade de Saúde da Ilha Terceira reduz atividade assistencial
A Unidade de Saúde da Ilha Terceira (USIT), nos Açores, vai reduzir a atividade assistencial, “nos próximos dias”, devido à evolução da pandemia de Covid-19, anunciou hoje a administração.
“A unidade de saúde não consegue chegar a todas as situações, daí a necessidade de realocação e de reajustes em termos de agendamento de consultas e seguimento dos utentes”, disse, em declarações à Lusa, o presidente do conselho de administração da USIT, José Barbeito.
Num comunicado divulgado hoje, a unidade de saúde adianta que a atividade assistencial regular será reduzida em diversas áreas “nos próximos dias”, mantendo-se “o atendimento presencial a grupos vulneráveis (saúde materna e infantil) e de risco”.
-
Covid-19. Grávidas têm mais probabilidade de ter doença grave do que outras mulheres, adverte a EMA
O especialista Marco Cavaleri alerta que as mulheres que ficam infetadas com o coronavírus “durante a gravidez também correm maior risco de parto prematuro”.
Covid-19. Grávidas têm mais probabilidade de ter doença grave do que outras mulheres, adverte a EMA
-
Variante Ómicron responsável por 93,2% das infeções em Portugal, estima o INSA
O “aumento abrupto de circulação comunitária” da Ómicron em Portugal tem paralelo com o cenário observado em países como o Reino Unido e a Dinamarca.
Variante Ómicron responsável por 93,2% das infeções em Portugal, estima o INSA