439kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

José Crespo de Carvalho

Convidado

Artigos publicados

Qualidade de Vida

Castelo de Vide

Se precisamos de apenas 250 quilómetros para viajar do ponto mais interior para a costa então não há grande interior. E o Alentejo não será, obviamente, grande interior.
ISCTE

De um professor do ISCTE*

Não tenho para comigo que o ISCTE seja uma casa partidária, uma casa de pensamento uniforme, uma instituição não plural ou um redil capturado por alguns. Se assim fosse, não teria a história que tem.
Jesus Cristo

Hoje é Sexta-feira. Santa.

É feriado? Sim, é feriado para nos lembrar também, e no mínimo, o que significa matar sem justiça.
Trabalho

Competências emocionais vs. trabalho remoto

Numa situação de guerra, de vida humana em perigo e de austeridade previsível o homem só subsiste em condições de elevada sociabilidade e, para isso, o trabalho remoto em nada contribui.
Mercado de Trabalho

Os ucranianos em Portugal e o mercado de trabalho

E se forem 30 000 ucranianos, com boa formação, habituados a trabalhar duro, a lutar contra corpos estranhos e climas inóspitos, pois isto pode bem mudar o perfil de trabalho em Portugal.
Guerra na Ucrânia

Muito, pouco e nada

Pouco se disse sobre quantas Ucrânias cabem dentro da Ucrânia. A do Oriente, falando principalmente russo e de raiz Ortodoxa e a do Ocidente, essencialmente Católica e falando ucraniano.
Poder

Silêncios curtos, constrói a tua liderança

Os pequenos silêncios boa parte das vezes são absolutamente necessários. As respostas às questões que outros fazem virão deles se se esperar um pouco em silêncio.
Poder

Silêncio, desenvolve a tua liderança

Tu sabes como o silêncio é uma arma de um poder incrível. Resta saber porque não o usas em conformidade.
Eleições

Não pertences ou não queres pertencer?

Desengane-se quem acha que isto se resolve batendo com a porta ou não votando. É precisamente por dentro, e procurando mudar as organizações, que se deve encontrar o propósito.
Pandemia

Um euro por cada vez que disseres vírus

Desconfio que pelo número de vezes que se repetem os números e as horas e datas das reuniões de peritos querem mesmo que decoremos toda esta verborreia como se fosse a tabuada.
Comissão Europeia

Natal como proxy para a inclusão

Quer-se retirar a palavra Natal a propósito de que inclusão? Talvez não haja ocasião no calendário dos povos com tamanho sentido de inclusão e tamanho impacto – e absolutamente ecuménica.
Crescimento Económico

72 por cento

A economia cresce pouco porque a maioria das empresas cresce pouco, ou nada, há anos demais. As empresas não sabem como crescer e os seus empresários não sabem nem como nem para onde crescer.
Crescimento Económico

Cava a Horta, António Osório

Se a população portuguesa tem 48% de indivíduos que não concluíram o secundário como será possível admitir que estas pessoas irão participar na ambição que se quer ou numa economia a crescer mais?
Comportamento

Sou feliz porque decidi sê-lo!

Não posso estar com este tipo de frases desavisadas. Mas vais ser feliz como, onde, por que raio? Vais abandonar tudo e achas que isso te torna feliz? Acorda para a vida, amigo.
Sociedade

Há cor-de-rosa a mais na tua vida

Sem raiva, sem depressão, sem tristeza não teríamos a pintura que temos, a música que temos. Boa parte da arte e da beleza vem da capacidade de ir fundo e expressar a profundidade do que sentimos.
Sociedade

Quem quer ser meu amigo?

Um site para alugar amigos é a metáfora perfeita para os tempos que vivemos. Aquilo que sempre tomámos como gratuito e bom passou a ser comercializado.
Acesso ao Ensino Superior

E a nota é de…?

Nunca nos perguntamos porque, ano após ano, as universidades não escolhem os seus. São servidas pelas melhores médias. São estas as pessoas mais completas?
Comportamento

Como

A dimensão temporal concreta (Quando) e a dimensão processual explicada (Como) são talvez as duas armas mais importantes para poder mudar cabeças e mentalidades.
Sociedade

Quando

Quando poderei começar a realizar os meus projetos, os meus sonhos, as coisas que a vida tem para me proporcionar? Quando decidir que assim é. Não há momento ou evento que seja mais apropriado.
Sociedade

Vou viver para o campo

Resta-me uma vã esperança que não vai acontecer: se forem muitos, talvez seja um programa de repovoação do interior como nunca existiu. E até de desenvolvimento.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.