248kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

José Crespo de Carvalho

Convidado

Artigos publicados

Pandemia

E as vacinas do ensino superior?

Estamos a dizer ao mundo e ao restante Portugal, que o ensino superior e os nossos jovens adultos são tão desnecessários ao país que não devem sequer ter aulas presenciais.
Educação

Virgínia Coutinho

312
Deixo o que posso deixar. Um artigo simples para dar força a um ser humano que se apaixonou pela educação como forma de vida.
Economia

Suez, Portugal e periferia

Os portos portugueses estão cada vez mais excêntricos face às alternativas e Portugal cada vez mais periférico, seja com que infraestruturas for, para fazer ligação ao centro da Europa.
Sociedade

A infelicidade dos happiness posts

Antes de postar é mesmo preciso saber o que se adequa aos tempos que correm e o que deve estar fora de equação. Sob pena de se andar a comunicar para frustrar e não para construir.
Pandemia

6 aparentes verdades que andam a dar cabo de nós

Vamos criando a nossa sorte e, na nossa bolha, fazendo emergir a falácia do jogador. Os factos passados testemunham a favor do não perigo que cada um de nós corre ao arriscar mais e mais.
Pandemia

3+1 formas de sair do inferno com muito sacrifício

Em guerra espera-se de todos soluções que sejam fazíveis. Nem que seja fecharmo-nos, irmos à China ou à Rússia buscar mais vacinas, fazermos um acordo com Israel ou apostarmos numa quarta via.
Pandemia

Porque não temos vacinas?

155
A Europa falhou redondamente. Leiam-se os contratos com fornecedores, em particular com a AstraZeneca, e veremos que a empresa apenas tem como obrigação dar o seu melhor. Nada mais.
Pandemia

Vamos vacinar em velocidade, como pretende a UE?

Deixe-se, por favor, o experimentalismo. Deixe-se, por favor, a grande complicação que será visível dentro em breve. Ainda vamos a tempo de mudar isto.
Pandemia

O Plano de Vacinação Covid não é um plano de saúde

Como o SNS não sabe identificar todas as pessoas, porque não tem uma base de dados central que permita extrair os referidos eleitos para as primeira e segunda fases, adivinha-se uma grande confusão.
Sociedade

Três coisas que ainda podemos fazer neste Natal

Um Natal diferente deveria ser, seguramente, um Natal que nos fizesse pensar mais sobre a essência do homem, sobre a sua natureza e sobre um seu propósito.
Pandemia

Em que datas vamos ser vacinados? 

Será que se pretende que os vacinados façam mesmo uma pré-marcação nos centros de saúde? Se sim, central ou localmente? E se sim, com que recursos humanos e com que sistema no SNS?
Sociedade

Responsabilidade

Se há alturas em que a organização para que trabalhamos mais exige de nós, esta é uma delas. É nas crises que se vê quem é responsável, de facto, e quem está disposto a “carregar pianos”.
Sociedade

Comunicação

417
Se usamos máscaras, se vamos viver em afastamento, se nos vemos apenas pelos olhos, se optamos pela distância em vez da proximidade, comuniquemos ao menos com tudo o que temos.
Pandemia

Riso

Os estudos que testemunham a importância do riso são variados. E chegam a um profundo consenso quanto à mensagem base: é obrigatório usar e abusar do riso, sobretudo em momentos como o atual.
Pandemia

Solidão

364
Não defendo o não cumprimento de regras. Seria um absurdo. Mas também não consigo compreender, como não encontrar um híbrido entre regras e bom senso social.
Acesso ao Ensino Superior

101 formas de avaliar para acabarmos na média

Não estaria na altura de, juntando aos exames nacionais, criar outro tipo de crivo à entrada nas universidades, que passasse por provas de grupo, por entrevistas, e, sobretudo, por provas orais?
Economia

Perguntem como correu: isso é feedback, ora bolas

O auto-conhecimento acaba por ser uma arma poderosíssima de uma anatomia emocional, e não só, quer do ser humano quer da própria empresa, e cada um deixa traços visíveis e diferentes.
Festa do Avante

Avante!

419
Acho que, e sem quaisquer cinismos, os comunistas estão de parabéns por esta empreitada empresarial. Isto foi, em linguagem empresarial, um case study.
Pandemia

10 anos em 90 dias

Em 90 dias, fizemos um caminho de, pelo menos, 10 anos em educação quanto a férias e a formas de viver. E em 90 dias virámos, de forma inexorável, a maneira como tratávamos o interior.
Pandemia

És mãe e trabalhas? A economia Covid não é para ti

3869
Não sei se a pandemia continuará como pandemia e se o vírus se prolongará por anos. O que sei, é que para todas as mães nestas circunstâncias não podemos voltar a confinar da forma como fizemos.
A página está a demorar muito tempo.