José Ferreira Gomes

Convidado

Artigos publicados

Ministério da Educação

Educação: agenda para a legislatura

A Inglaterra e alguns estados dos EUA concluíram que as escolas do estado seriam melhor geridas por entidades privadas. Em Portugal faz-se o caminho inverso sem justificação de eficácia ou eficiência.
Desigualdade

Estudar é para todos?

231
Todos os jovens merecem igual consideração e há que evitar oferecer diplomas sem valor futuro no mercado de trabalho. O facilitismo só vem prejudicar os jovens, em especial os socialmente mais frágeis
Ensino Superior

Bolonha, 20 anos depois

Temos um falso sistema de dois ciclos de licenciatura e mestrado porque se está a generalizar a prática de admitir a mestrado estudantes que não concluíram a licenciatura. Estranho? Não em Portugal!
Ensino Superior

As propinas vão acabar!

Com este governo diminuiu a despesa executada anualmente pela FCT; diminuiu a transferência para as instituições; diminuiu a despesa com Ação Social. Mas agora acha que pode aumentar a despesa em 30%.
Orçamento do Estado

Ciência e Ensino Superior: porque voto contra o OE

Nas universidades e politécnicos haverá uma redução efetiva porque nem toda a despesa adicional gerada pelo governo será paga pelo orçamento de estado. Na Ciência não se consegue esconder o descalabro
Governo

Porque não houve remodelação na educação?

165
Em 2017 acabaram o secundário 75 615 alunos de uma coorte de perto de 120 000! É um escândalo que devia ter toda a atenção do ministério e levar à demissão de um ministro que nem reconhece o problema.
Ensino Superior

Que espaço para os TeSP após fim do politécnico

Aos níveis de profissionalização mais rápida, todos os países procuram evitar os custos da mobilidade (para o Estado ou para as famílias) e incentivar os jovens a criar raízes nas regiões de origem.
Ensino Superior

Ensino Superior: (II) E depois do sistema binário

Mesmo tendo falhado na consolidação de um sistema binário, o Estado tem de garantir que o ensino superior oferece percursos distintos para satisfazer as diferentes ambições de estudantes e famílias.
Ensino Superior

Ensino Superior: 45 anos de sistema binário

Não faz mais sentido pensar no ensino superior como se a única via fosse a velha licenciatura que era, não só única, mas também o primeiro e último ciclo de ensino superior.
Ensino Superior

O fim dos mestrados integrados

520
Uma licenciatura em “estudos gerais” ou em “ciências da engenharia” não é coisa muito apelativa para jovens e, especialmente, para as famílias preocupadas na preparação de um bom futuro para os seus.
Ciência

Avaliação das unidades ou concurso de beleza?

Com o regresso da avaliação das unidades de I&D centrada na visita, ganhamos o contacto visual entre o avaliador e o avaliado, mas não asseguramos uma melhor qualidade da avaliação.
Política Científica

Investigadores com contratos à medida

Opção legislativa do Governo afastará o sistema científico da competição internacional e da criação de valor para os portugueses, tudo em nome da solidez da geringonça e de certa clientela partidária.
Ciência

A ciência portuguesa está de boa saúde?

O retorno do investimento que o país tem feito na formação doutoral depende de criarmos condições para que a maioria dos novos doutores ponha o seu saber e competências a render no setor privado.
Ciência

Emprego científico ou pirâmide insustentável?

111
A contratação dos bolseiros pós-doc como o Governo propõe corresponde a um crescimento exponencial ilimitado de 13% ao ano, mas dizendo que não haverá mais recursos para as instituições científicas.
Acesso ao Ensino Superior

Um novo canal de acesso a licenciaturas

Sabe-se muito pouco do nível de conhecimentos dos alunos que não estão obrigados aos exames nacionais para obtenção do diploma do ensino secundário e há indicações de que a heterogeneidade será enorme
Educação

Acesso ao ensino superior

Se mantivermos o crescimento da taxa de diplomados no fim do secundário por mais uns anos podemos chegar a um nível comparável com o dos nossos parceiros. Mas precisamos de melhorar a diversificação.
A página está a demorar muito tempo.