817kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

José Ferreira Gomes

Convidado

Artigos publicados

Educação

Uma agenda para o MECI

Os desafios enfrentados na educação que se pretende universal até aos 18 anos são muito pesados para um governo sem maioria, e sendo os resultados das decisões visíveis apenas a longo prazo.
Política Científica

FCT no limite da viabilidade

Não surpreende que o resultado final aponte pleno sucesso no indicador baseado na contagem de publicações (relevantes ou não), mas falhe no retorno económico do investimento em investigação científica
Politécnicos

Universidades Politécnicas?

É precisa uma profunda reflexão sobre o ensino superior. Seria demagógica a simples alteração das designações das instituições, sobretudo se acompanhada da autorização para oferecerem o grau de doutor
Coronavírus

Uma saída para o ensino ou para os exames?

Os exames não podem ser desvalorizados pelo que contribuem para a aprendizagem e para a responsabilização de todos, mas não são a componente mais importante na situação de exceção em que vivemos.
Ensino Superior

O programa do (novo) MCTES

Em relação aos problemas de emprego dos diplomados, não parece haver ideias seguras quanto a uma estratégia para atenuar a emigração e os seus efeitos sobre a qualificação dos portugueses residentes.
Ministério da Educação

Educação: agenda para a legislatura

A Inglaterra e alguns estados dos EUA concluíram que as escolas do estado seriam melhor geridas por entidades privadas. Em Portugal faz-se o caminho inverso sem justificação de eficácia ou eficiência.
Desigualdade

Estudar é para todos?

Todos os jovens merecem igual consideração e há que evitar oferecer diplomas sem valor futuro no mercado de trabalho. O facilitismo só vem prejudicar os jovens, em especial os socialmente mais frágeis
Ensino Superior

Bolonha, 20 anos depois

Temos um falso sistema de dois ciclos de licenciatura e mestrado porque se está a generalizar a prática de admitir a mestrado estudantes que não concluíram a licenciatura. Estranho? Não em Portugal!
Ensino Superior

As propinas vão acabar!

Com este governo diminuiu a despesa executada anualmente pela FCT; diminuiu a transferência para as instituições; diminuiu a despesa com Ação Social. Mas agora acha que pode aumentar a despesa em 30%.
Orçamento do Estado

Ciência e Ensino Superior: porque voto contra o OE

Nas universidades e politécnicos haverá uma redução efetiva porque nem toda a despesa adicional gerada pelo governo será paga pelo orçamento de estado. Na Ciência não se consegue esconder o descalabro
Governo

Porque não houve remodelação na educação?

Em 2017 acabaram o secundário 75 615 alunos de uma coorte de perto de 120 000! É um escândalo que devia ter toda a atenção do ministério e levar à demissão de um ministro que nem reconhece o problema.
Ensino Superior

Que espaço para os TeSP após fim do politécnico

Aos níveis de profissionalização mais rápida, todos os países procuram evitar os custos da mobilidade (para o Estado ou para as famílias) e incentivar os jovens a criar raízes nas regiões de origem.
Ensino Superior

Ensino Superior: (II) E depois do sistema binário

Mesmo tendo falhado na consolidação de um sistema binário, o Estado tem de garantir que o ensino superior oferece percursos distintos para satisfazer as diferentes ambições de estudantes e famílias.
Ensino Superior

Ensino Superior: 45 anos de sistema binário

Não faz mais sentido pensar no ensino superior como se a única via fosse a velha licenciatura que era, não só única, mas também o primeiro e último ciclo de ensino superior.
Ensino Superior

O fim dos mestrados integrados

Uma licenciatura em “estudos gerais” ou em “ciências da engenharia” não é coisa muito apelativa para jovens e, especialmente, para as famílias preocupadas na preparação de um bom futuro para os seus.
Ciência

Avaliação das unidades ou concurso de beleza?

Com o regresso da avaliação das unidades de I&D centrada na visita, ganhamos o contacto visual entre o avaliador e o avaliado, mas não asseguramos uma melhor qualidade da avaliação.
Política Científica

Investigadores com contratos à medida

Opção legislativa do Governo afastará o sistema científico da competição internacional e da criação de valor para os portugueses, tudo em nome da solidez da geringonça e de certa clientela partidária.
Ciência

A ciência portuguesa está de boa saúde?

O retorno do investimento que o país tem feito na formação doutoral depende de criarmos condições para que a maioria dos novos doutores ponha o seu saber e competências a render no setor privado.
Ciência

Emprego científico ou pirâmide insustentável?

A contratação dos bolseiros pós-doc como o Governo propõe corresponde a um crescimento exponencial ilimitado de 13% ao ano, mas dizendo que não haverá mais recursos para as instituições científicas.
Acesso ao Ensino Superior

Um novo canal de acesso a licenciaturas

Sabe-se muito pouco do nível de conhecimentos dos alunos que não estão obrigados aos exames nacionais para obtenção do diploma do ensino secundário e há indicações de que a heterogeneidade será enorme

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais o nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos