No calendário das comemorações anuais, o dia dos Avós [dia 26 de julho] passa muitas vezes despercebido, não recebendo a atenção devida e merecida. No entanto, esta data deveria constituir um convite para refletir sobre a importância dessas figuras repletas de amor e ternura na nossa vida, na medida que, na nossa cultura, numa perspetiva idealizada, os Avós ocupam um lugar especial; um lugar de afeto e sabedoria, de presença e ensinamentos. Por isso, defendemos que as palavras “Avó” ou “Avô” (ou qualquer outra que delas derivem) deveriam ser sempre escritas com letra maiúscula, como um sinal de respeito e reconhecimento pelo papel que desempenham.
É assim porque a linguagem é um reflexo da sociedade e daquilo que valorizamos. Determinadas palavras, como “Deus” ou referências a deuses de outras religiões, e, em algumas ocasiões, as palavras “Mãe” e “Pai” já são comummente escritas com maiúscula em virtude do respeito e da reverência que lhes devemos. Portanto, se enquanto sociedade valorizássemos efetivamente os Avós e a sua importância, talvez fosse coerente estender esta prática aos Avós que muitas vezes são os pilares das famílias e das comunidades em que vivemos e nos envolvemos.
Adicionalmente, e falando da nossa própria experiência, os Avós são guardiões de um amor incondicional: são aqueles que nos acolhem nos momentos de necessidade, que nos mimam com histórias do passado, que transmitem valores e experiência que não têm comparação. E isto, por si só, é um sinal demonstrativo de que os Avós são a espinha dorsal da estrutura familiar, proporcionando estabilidade emocional e, muitas vezes, suporte financeiro, contribuindo deste modo para a educação dos netos. Aliás, não são poucos os exemplos em que são os Avós a cuidar dos netos ou que complementam o cuidado que lhes é oferecido pelos pais, permitindo que as crianças tenham um senso de identidade e pertença mais profundo e um vínculo emocional que é indelével.
Portanto, escrever “Avó” ou “Avô” com letra maiúscula, apesar de um gesto meramente simbólico, é uma forma de reconhecer tudo o que eles representam. Esta é uma questão que vai muito além da questão gramatical: trata-se de uma demonstração de carinho e respeito e a letra maiúscula conferia a essas palavras a dignidade que merecem, destacando-as no texto e lembrando-nos constantemente do valor inestimável dos nossos Avós. Reflitamos, assim, sobre a influência que os Avós têm na nossa vida, prestando-lhes uma homenagem contínua a esses pilares das nossas famílias, reconhecendo e celebrando a importância que têm no nosso presente e na formação do nosso futuro.