Filosofia

Filosofia

Bom senso

O bom senso é a aptidão a bem julgar, a arte de deslindar os fios embaraçosos, mantendo uma fiel submissão à realidade. Neste sentido, ele será sempre inimigo tanto da casuística como do rigorismo.
Filosofia

Homem versus Animal: um retorno aos pré-socráticos

Questões como a defesa da homeopatia mostram o quanto o PAN acompanha pontos de vista que as redes sociais transformaram em trends por vezes tão fervorosos quanto carentes de fundamento.
Filosofia

"Em democracia a razão não serve para ganhar" /premium

252
É um dos nomes de referência da filosofia política e esteve em Portugal na convite da fundação Francisco Manuel dos Santos. Falámos com Michael J. Sandel sobre democracia, extremismos, ética e moral.
Lançamentos

Voltaire e a filosofia que é para todos

199
Esgotada há muito, a ficção de Voltaire está novamente disponível em Portugal. A edição com mais de 600 páginas mostra uma pequena parte da extensa obra de um dos nomes grandes do Iluminismo francês.
Filosofia

Costa presta tributo a Eduardo Lourenço

319
O primeiro-ministro prestou tributo à "sabedoria ilimitada" do ensaísta Eduardo Lourenço, homenageado por ocasião do seu 96.º aniversário, um "dia de festa da cultura portuguesa".
Civilização

A evidência é desprezada?

Ainda que nascidos transitórios – para viver no mundo, com o mundo e pelo mundo – fomos indelevelmente marcados por uma aspiração transcendental.
Filosofia

Agostinho da Silva: da heterodoxia à Humanidade

411
O filósofo português morreu há 25 anos. Carlos Maria Bobone recorda-o como o pensador da inquietude, do sobressalto, da inconstância, que usava a filosofia de um modo diferente.
Filosofia Política

Para que serve a filosofia política? /premium

A filosofia pode isolar os grandes problemas e fornecer-nos uma luz indirecta para nos ajudar a pensar as dificuldades da nossa vida prática e das suas questões mais essenciais.
Mundo

Mensagem filosófica aos tempos-imitações de Trump

Serei eu, governante, tanto mais forte quanto mais amado for por uns e odiado por outros? A resposta é, enfaticamente, objetivamente, negativa, pois o ódio é incurável e procura sempre fazer mal.
Filosofia

O muito que nos falta, Prudentia

Podemos viver na época de muitos “pós”, mas a prudência não tem substitutos úteis. A lição mais linear é talvez a de que todos os “cesarismos” são perniciosos, corroem e matam.
Filosofia

O filósofo José Gil e o elogio ao inconsciente

117
Com um elogio ao inconsciente na formação do conhecimento, José Gil defende que é nesse inconsciente e no caos que ele provoca que podem estar as novas soluções para os antigos problemas atuais.
Política

Introdução ao festivo-fascismo /premium

Não se contam as vezes que o festivo-fascismo se dá a ver, normalmente de maneira gritante, e sempre reivindicando uma justeza e uma pureza de sentimentos muito acima da média do comum dos mortais.
Crónica

Fake news: poder da mentira e mentiras do poder

A angústia actual perante o discurso da “pós-verdade” (post-truth) e das “notícias falsas” (fake news) é sinal de que a verdade não desapareceu, antes continua actuante, apesar de todas as distorções.
Filosofia

Paul Virilio: Os tempos que o tempo tem

Como homenagem ao filósofo, arquiteto e urbanista Paul Virilio, recentemente desaparecido, deixo aqui uma recolha de alguns dos seus enunciados filosóficos mais expressivos e conhecidos.
Livros

Humanistas de todo o Mundo, uni-vos!

127
"Será que o Iluminismo acabará por falhar porque não consegue dar satisfação às mais primitivas necessidades do homem", às quais a religião, o nacionalismo e o heroísmo romântico parecem dar resposta?
Filosofia

Assim Falava Zaratustra e a regressão da liberdade

Foi sobretudo depois de Nietzsche que o sentido da dignidade humana pôde enriquecer-se expandindo os seus campos de significação muito além do campo religioso.
Cultura

Pensadores da Nova Esquerda: Eduardo Prado Coelho /premium

Porque é que um método das ciências sociais acaba por se transformar na grande forma de legitimar a esquerda? Carlos Maria Bobone aborda a questão no terceiro de uma série de cinco artigos.
Livros

No deserto chamado portugalidade /premium

O que acontece é que os intelectuais quase não saem disto: os pobres de espírito fazem e, nós, intelectuais, pensamos; eles são o corpo e nós a mente. Não pode haver noção mais indigente de sociedade.
Livros

Um filósofo de 1930 dá graças por viver em 2018 /premium

282
Em "Antes é que era bom!", Michel Serres ataca, com ironia, as lamúrias, respingos e indignações dos “velhos ranzinzas” que envenenam o presente com a evocação de um passado idílico que nunca existiu.
Exames Nacionais

Já há correção do exame de Filosofia do 11º ano

O IAVE já disponibilizou os critérios de correção da prova de Filosofia do 11.º ano. Veja aqui os enunciados e os respetivos critérios de correção.
Filosofia

Lixo intelectual

Não ler com sentido crítico grandes sucessos editoriais como os de Boaventura de Sousa Santos ou José Gil é como não querer ver, tratar e minimizar o lixo que as sociedades necessariamente produzem.
Livros

Eduardo Lourenço e a geração lesa-pátria

108
As fragilidades do pensamento social não resultam apenas de os indivíduos lerem pouco, mas também de tutelas letradas irmanadas numa bolha intelectual solitária e autocomplacente face aos seus vícios.
Exames Nacionais

Consulte aqui a correção ao exame de Filosofia

O IAVE já disponibilizou as respostas do exame Filosofia de 11º ano, que se realizou esta segunda-feira manhã nas escolas de ensino secundário. Veja aqui em baixo as soluções oficiais da prova.
Livros

Ética. Dos ovos das galinhas à mão de Maradona  /premium

"Ética no mundo real", de Peter Singer, aborda desde os direitos das galinhas à defesa do veganismo, passando por questões como a cidadania e o direito de voto, até à batota no jogo.
Filosofia

Democracia e formas simbólicas /premium

O estudo da história do pensamento político recorda-nos o retorno maciço do pensamento mítico com o nazismo, alertando para o perigo de uma única forma simbólica se apoderar de todas as restantes.
Cinema

Eduardo Lourenço: o filósofo do nosso labirinto

172
Faz 95 anos e publicou o seu primeiro ensaio, "Heterodoxias", há quase 70. Um novo documentário de Miguel Gonçalves Mendes recorda uma vida e obra singulares.
Finanças Públicas

Aquiles, a tartaruga e as contas públicas

Aquilo que não gosto mesmo é de ver ilustres economistas a dizer que já que o país trabalha mais, então vamos aumentar a função pública. Lembro-me sempre de Aquiles a ser enganado pela tartaruga.
Filosofia

Fernando Gil: uma evocação

103
Manuel Villaverde Cabral recorda o legado do filósofo para a actualização, racionalização e modernização da sociedade portuguesa, uma personalidade tinha ainda tudo a dar à cultura e à filosofia.
Filosofia

Gödel, o génio discreto que passeava com Einstein

Em fuga ao regime nazi, ambos se estabeleceram na década de 1930 em Princeton, Estados Unidos. São célebres os longos passeios do matemático e do físico teórico no Instituto de Estudos Avançados.
Filosofia

Filósofa ou espiã: que diz o passado de Kristeva?

A filósofa franco-búlgara nega ter trabalhado para serviços secretos. Um dossier divulgado na internet ameaça-lhe a reputação. Jornalistas búlgaros explicaram ao Observador o que está nos documentos.
Filosofia

Reféns da lógica “ou-ou”

165
As ideias de cada um são preciosas para cada um, mas não são toda a realidade nem são as únicas ideias válidas ou boas. Além disso a natureza humana é complexa e ninguém é só uma coisa “ou” só outra.
Natalidade

Esterilização como meio de extinguir a raça humana

986
Para os anti-natalistas, vida é sofrimento e o suicídio não pode resolver a questão, porque a morte também não vem isenta de dor. A solução que alguns espanhóis começam a seguir? Esterilização.
Zimbabué

Grace Mugabe. Licenciatura vai ser investigada

144
A licenciatura em Filosofia da ex-primeira-dama do Zimbabué, Grace Mugabe, vai ser alvo de investigação. Na altura, a entrega do diploma provocou grande controvérsia.
França

Como Voltaire enriqueceu com a lotaria francesa

199
Voltaire foi um estroina. E o vício do jogo deixou-o “sem um centavo” no bolso. Não querendo viver “falido e desprezado”, voltou-se às apostas, nomeadamente na lotaria. Mas desta vez para enriquecer.
Filosofia

O acto de matar

“As pessoas normais não sabem que tudo é possível.” Saber que tudo – inclusive o pior dos piores – é possível é algo que devemos ter sempre presente, mesmo quando pensamos o melhor.
Filosofia Política

Recordando Francisco Suarez (1548-1617)

Recordar Francisco Suarez consiste também em recordar que a civilização ocidental da liberdade sob a lei não começou com as ideologias revolucionárias do século XVIII.
Crónica

A filosofia pelo fado (IV)

Um grande fado nunca depende dos sentimentos de quem canta: depende de se achar que os outros não têm sentimentos.
Liberalismo

Filhos do 25 de Abril: radicalmente livres

209
Abertos, livres e com iniciativa, ponderados e moderados, espera-se que deverão emergir da geração política sub-40 aqueles que, sendo de centro, o são militantemente. Os que são radicalmente de centro
Literatura

Morreu António Candido, Prémio Camões 1998

O escritor brasileiro António Cândido morreu, na madrugada desta sexta feira, aos 98 anos, anunciou a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.
Civilização

O homem que matou Liberty Valance

A fundação da sociedade ordeira não teve, ao contrário do que se pensa, origem no exemplar representante da lei. O verdadeiro herói fundador permaneceu desconhecido. Em sua substituição ficou a lenda.
Eutanásia

O dilema de Kumagai no Naozane

500
É preocupante quando vemos forças social-nacionalistas montarem em Portugal, perante a indiferença quase geral, novas estruturas sociais de opressão a adicionar às que já existem. Como a eutanásia.
Filosofia

Agostinho da Silva: Amado e Mal-Tratado

1.518
O paradoxo de Agostinho da Silva é ser amado e querido por muitos dos que o leram e ouviram e mal-tratado quer por parte de certa “inteligentzia nacional”, quer e sobretudo pelas instituições públicas
Crónica

A filosofia pelo fado (III)

Os fadistas, quando cantam, falam de si próprios? Mas os melhores fadistas são aqueles que sabem que cantar o fado não é falar, nem dar recados, e que a letra do fado pouco pode esclarecer.
Filosofia

Optimismos antigos e novos

Qual foi a maior contribuição de Portugal para o pensamento moderno? Não é talvez bom para a auto-estima, como agora se diz, mas foi indisputavelmente o terramoto de Lisboa de 1755.
Crónica

O culto do inexprimível

Quem acha que uma coisa é inexprimível sente-se também normalmente inclinado a exprimi-lo. Por isso, poucos de nós se contentam em dizer que não há nada a dizer sobre o cheiro do pão.
Filosofia

O lugar e o tempo

No fundo, o corpo da humanidade é, como a Lydia de Groucho Marx, uma imensa enciclopédia de tatuagens, cada uma delas exprimindo um conjunto de significações imaginárias, particulares e irredutíveis.
Direito

Eutanásia e o «mito da autonomia»

973
A solidariedade é sentida como o primeiro e mais expressivo dever de humanidade. Por isso se rebela a inteligência e o coração contra os muros que se erguem e contra os mortos que ninguém chora.
Obituário

Morreu filósofo Tzvetan Todorov aos 77 anos

O filósofo francês de origem búlgara Tzvetan Todorov morreu esta terça-feira, aos 77 anos, em Paris. O filósofo tinha ganho o prémio para as ciências Sociais em 2008.
Crónica

A filosofia pelo fado (II)

A Casa da Mariquinhas representa o triunfo da sociedade civil. O ambiente é de domesticidade calma. Exerce-se uma profissão; e, claro está, a mobília é limpa com óleo de amêndoas doces.
FFMS

Novo livro de Carlos Leone: a crise, simplificada

O novo livro de Carlos Leone procura simplificar o conceito de "crise". Um livro que não foi feito para "ser lido por especialistas em crise, mas sim pelas pessoas do dia a dia”.
Filosofia

Um mundo arriscado

O fracasso das antigamente chamadas teorias matemáticas da guerra resulta precisamente da insuficiente atenção prestada ao elemento moral, que introduz factores de indeterminação que aumentam o risco.
Viral

Memes, um fenómeno viral que a Biologia explica

100
É muito mais que uma brincadeira na Internet. Um "meme" é a fórmula da viralidade. E é um conceito bem mais antigo que a própria internet: vem de um dos livros mais importantes da Biologia.
Crónica

A filosofia pelo fado (I)

O fado da Moda das Tranças Pretas dá uma lição filosófica: a de que muitos costumes, convicções e hábitos começaram por ser versões cómicas de coisas desaparecidas.
Livros

E se a nossa vida estivesse dentro dos ecrãs?

223
O futuro não é amanhã. Já começou e sem darmos conta estamos a viver uma nova era civilizacional onde o real dá lugar ao digital. O filosofo Gilles Lipovetsky explica-nos este tempo com "Da Leveza".
Filosofia Política

Nem “de esquerda”, nem “de direita”

As paixões políticas dominantes do século passado (o comunismo, o fascismo, o anti-semitismo, o anti-liberalismo) compuseram-se, por assim dizer, umas com as outras de modo a formarem um todo coerente
Filosofia

‘In illo tempore’ as vacas voavam

Insinuar publicamente a crença em vacas voadoras a partir de um lugar social chave, como o de primeiro-ministro, mais não é do que um sintoma da regressão da racionalidade nas sociedades ocidentais.
Cultura

Revendo crenças antigas

Às vezes, faz bem recuar a tempos longínquos e lembrar o que, no passado, acreditávamos sobre várias matérias. Que pintura, que música, que poesia, que romances, que filmes nos continuam a dar prazer?
Filosofia Política

Zilu e o traidor

125
Foi a abertura ao debate, na procura do que é ético e do que é verdadeiro, que manteve florescente o Confucionismo durante dois milénios e meio, mesmo sem nunca ter adoptado os ideais democráticos.
Cultura

Heidegger: o ser, a destruição e a política

130
Passam quarenta anos sobre a morte de Martin Heidegger (1889-1976), um dos mais influentes filósofos do século XX. Como o ler hoje, de acordo com um plano por ele mesmo traçado pouco tempo antes?
Eutanásia

Questões de vida e de morte

A coerência pode ser um perigo em matérias éticas, tal como em matérias políticas, e é-o quando ajuizamos sobre situações que implicam decisões existenciais que, por definição, extravasam o
Música

Esta música é triste

Que dizem os filósofos sobre a natureza da nossa reacção emocional à música? Será que a música, por si própria, pode exprimir emoções? Bem vistas as coisas, a música não é muito diferente do dia-a-dia
Guerra

Há poucos problemas morais

Nenhuma teoria sobre justiça nos ensina a distinguir o que é justo, ou muito menos a fazer o que é certo.
Filosofia Política

O lugar do outro

O jogador de xadrez deve pensar que o adversário visa a sua destruição no tabuleiro. Uma das glórias maiores de Maquiavel foi precisamente ter levado esse tipo de pensamento às últimas consequências.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)