Filosofia
Futuro
Da torre de Montaigne
No início da Idade Média, foram os bárbaros que quiseram civilizar-se. Os mais recentes, nazismo e comunismo, a liberdade venceu-os. O drama hoje é a rendição do Ocidente à nova barbárie.
Sociedade
Agnotologia, uso da ignorância
Vivemos numa espiral de incertezas. Época de medo, negatividade, más notícias. Tudo parece incerto e derradeiro. Perante o cenário, não é difícil pressentir o valor inestimável da ignorância.
Livros
«Sentir & Saber» e a distopia da igualdade
Que nos traz de novo a última obra de António Damásio, Sentir & Saber? Muito, mas destaco permitir inferir sem ambiguidades que a igualdade e a desigualdade são tão fundamentais quanto indissociáveis.
Eduardo Lourenço
O enigma de ser Português
Eduardo Lourenço foi dos poucos que teve a coragem de enfrentar e pensar, em termos de identidade nacional, o cataclismo histórico que foi o fim do império
Espanha
Llosa e Savater criticam nacionalismo e populismo
O prémio Nobel da Literatura Mario Vargas Llosa defendeu a União Europeia, considerando-a um projeto "profundamente democrático". Llosa e Savater debateram numa palestra que será divulgada na Internet
Sociedade
No dia em que partiu Eduardo Lourenço
Se, em 2020, tivesse de identificar pensadores em Portugal, não deixaria de identificar duas espécies: “Eduardo Lourenço” e “Outros”.
Literatura
Eduardo Lourenço: da ilusão à verdade de Portugal /premium
Eduardo Lourenço deixa uma extensa obra, focada na literatura portuguesa mas abrangendo muitos outros temas. O professor, galardoado com o Prémio Camões em 1996, tinha 97 anos.
Ocidente
Os tempos de suspeita
Será tentadora a ideia de encontrar culpados fáceis, mas a realidade é sempre mais complexa. Os tempos são de suspeita e ela não se encontra só à Direita, parecem antes sintoma de um momento histórico
Sociedade
O sol nascerá amanhã?
Os agentes da suspeita vão derrubando os cânones da civilização. Não para os substituir por outros, mas com o simples objetivo de destruir as referências culturais e filosóficas do Ocidente.
Política
Contra a radicalização tribal /premium
Sem regras comuns de conduta decente e respeito mútuo, o legítimo e indispensável debate político transforma-se num conflito tribal — em que a força, não a moderação, acabará por ser o árbitro final.
Livros
"Irrita-me fazer desta crise um momento benigno" /premium
Esteve em Portugal para apresentar "Este Vírus que nos Enlouquece", livro que trata os mesmos temas que Bernard-Henri Lévy aborda nesta entrevista: a pandemia, a ciência, a democracia e a religião.
Educação
O exame de Filosofia como pudim instantâneo
Isto não passa de mais uma triste fraude a acrescentar a muitas outras na área da Educação, algumas até bem mais graves, mas quase todas elas cobertas com o silêncio de uns e a cumplicidade de outros.
Discriminação
De Foucault à premência de uma nova realidade
A dignidade está contida no conjunto de valores que caracterizam a humanidade e nos impede de usar o outro homem como uma coisa, objecto ou instrumento para atingir os nossos objectivos.
Crónica
Entre o Preto e o Branco
Há que prevenir, a todo o custo, o risco de nos tornarmos cada vez mais misólogos e, ganhando aversão aos argumentos, abandonar a reflexão fundamentada, a favor de uma sociedade de extremos.
Coronavírus
Žižek, Sousa Santos e as ideologias científicas /premium
Os dois pensadores publicaram em março e abril deste ano dois livros que refletem sobre o coronavírus e as consequências na sociedade. O que os une e os separa? Um ensaio de Gonçalo Pistacchini Moita.
Liberdades
Scientia potentia est
Se a ciência nos levou mais longe do que os Antigos alguma vez sonharam, trouxe uma ânsia que nos deixa mais vulneráveis. O controlo digital e totalitário que se adivinha representa o nosso novo jugo.
Filosofia
A sabedoria de Lucrécio
Vivemos inebriados pela imagética de juventude e beleza que marca o espaço público, ao mesmo tempo que escondemos os mais velhos em lares. E é nesta fragilidade que a Covid-19 nos apanhou.
Coronavírus
A sabedoria dos Antigos
A coronacrise obriga-nos a confrontar a autoimagem moderna com resposta para tudo: como justificar que nos tenhamos deixado capturar por um pânico coletivo que transformou todo o nosso estilo de vida?
Coronavírus
Duas notas (breves) sobre o distanciamento social
Seria bom que, passada a necessidade do distanciamento físico e regressados à normalidade das nossas democracias, mantivéssemos e aprofundássemos um pouco a atual experiência de aproximação social.
Filosofia
Uma experiência de libertação /premium
Os grandes clássicos pedem para ser traduzidos, porque só assim podem verdadeiramente influenciar a nossa linguagem e, indirectamente, a nossa maneira de pensar, abrindo-lhe novas possibilidades.
Obituário
George Steiner. In memoriam
Paradoxalmente, morreu julgando ter assistido à morte da civilização — a ocidental — de que tanto gostava, três dias depois do Reino Unido deixar a Europa da União. Coincidências tristes da história
Filosofia
O filósofo progressista que não chegou a ser
Bertrand Russell foi, ao mesmo tempo, uma espécie de relíquia e farol do Reino Unido do seu tempo. Foi tudo aquilo que se costuma dizer da filosofia inglesa. Morreu há 50 anos.
Obituário
Sir Roger Scruton (1944-2020): Uma homenagem /premium
Por que motivo o termo “conservador” só é utilizado com orgulho nos países de língua inglesa e, por contraste, é cuidadosamente evitado na Europa continental?
Oficina da Liberdade
Roger Scruton (1944-2020): In Memoriam
Não se conserva para o passado: conserva-se para o futuro. Só se conserva o que é do outro que já morreu para o que ainda não nasceu. O conservador – cada um de nós – é a ponte do ser entre dois nadas
Conversas à Quinta
Até onde Scruton "scrutonizou" direita e esquerda?
Roger Scruton interveio em quase todos os debates da contemporaneidade, tendo tido uma influência que ultrapassou muito os limites da sua Inglaterra e o fez ser respeitado até por quem dele discordava
Filosofia
Roger Scruton: um conservador para dois mundos
A antropologia de Scruton (1944-2020) está escorada na ideia de que há na natureza leis que são maiores do que o indivíduo e a que este se deve sujeitar, até para se cumprir como indivíduo.
Tecnologia
3 questões, 20 anos depois /premium
Para aqueles que têm mais de 35 anos, a juventude ainda terá sido qualquer coisa impensável hoje em dia e qualquer coisa não tecnológica ou muito pouco tecnológica. viveram duas vidas muito diferentes
Religião
Generosidade da Teologia da Libertação reconhecida
O problema “é que o marxismo fomentou o ódio, ao passo que a Teologia da Libertação não fomenta o ódio para com o rico”, diz um antigo reitor do Santuário de Fátima.
Filosofia
A luz do dia /premium
O negativo persegue-nos por todo o lado, a má-fé ocupa o espaço inteiro que respiramos, a superstição e o fanatismo tomam conta de tudo, a ditadura da opinião alcança cumes nunca vistos.
Filosofia
Homem versus Animal: um retorno aos pré-socráticos
Questões como a defesa da homeopatia mostram o quanto o PAN acompanha pontos de vista que as redes sociais transformaram em trends por vezes tão fervorosos quanto carentes de fundamento.
Filosofia
"Em democracia a razão não serve para ganhar" /premium
É um dos nomes de referência da filosofia política e esteve em Portugal na convite da fundação Francisco Manuel dos Santos. Falámos com Michael J. Sandel sobre democracia, extremismos, ética e moral.
Lançamentos
Voltaire e a filosofia que é para todos
Esgotada há muito, a ficção de Voltaire está novamente disponível em Portugal. A edição com mais de 600 páginas mostra uma pequena parte da extensa obra de um dos nomes grandes do Iluminismo francês.
Filosofia
Costa presta tributo a Eduardo Lourenço
O primeiro-ministro prestou tributo à "sabedoria ilimitada" do ensaísta Eduardo Lourenço, homenageado por ocasião do seu 96.º aniversário, um "dia de festa da cultura portuguesa".
Civilização
A evidência é desprezada?
Ainda que nascidos transitórios – para viver no mundo, com o mundo e pelo mundo – fomos indelevelmente marcados por uma aspiração transcendental.
Filosofia
Agostinho da Silva: da heterodoxia à Humanidade
O filósofo português morreu há 25 anos. Carlos Maria Bobone recorda-o como o pensador da inquietude, do sobressalto, da inconstância, que usava a filosofia de um modo diferente.
Filosofia Política
Para que serve a filosofia política? /premium
A filosofia pode isolar os grandes problemas e fornecer-nos uma luz indirecta para nos ajudar a pensar as dificuldades da nossa vida prática e das suas questões mais essenciais.
Mundo
Mensagem filosófica aos tempos-imitações de Trump
Serei eu, governante, tanto mais forte quanto mais amado for por uns e odiado por outros? A resposta é, enfaticamente, objetivamente, negativa, pois o ódio é incurável e procura sempre fazer mal.
Filosofia
O muito que nos falta, Prudentia
Podemos viver na época de muitos “pós”, mas a prudência não tem substitutos úteis. A lição mais linear é talvez a de que todos os “cesarismos” são perniciosos, corroem e matam.
Filosofia
O filósofo José Gil e o elogio ao inconsciente
Com um elogio ao inconsciente na formação do conhecimento, José Gil defende que é nesse inconsciente e no caos que ele provoca que podem estar as novas soluções para os antigos problemas atuais.
Política
Introdução ao festivo-fascismo /premium
Não se contam as vezes que o festivo-fascismo se dá a ver, normalmente de maneira gritante, e sempre reivindicando uma justeza e uma pureza de sentimentos muito acima da média do comum dos mortais.
Crónica
Fake news: poder da mentira e mentiras do poder
A angústia actual perante o discurso da “pós-verdade” (post-truth) e das “notícias falsas” (fake news) é sinal de que a verdade não desapareceu, antes continua actuante, apesar de todas as distorções.
Filosofia
Paul Virilio: Os tempos que o tempo tem
Como homenagem ao filósofo, arquiteto e urbanista Paul Virilio, recentemente desaparecido, deixo aqui uma recolha de alguns dos seus enunciados filosóficos mais expressivos e conhecidos.
Livros
Humanistas de todo o Mundo, uni-vos!
"Será que o Iluminismo acabará por falhar porque não consegue dar satisfação às mais primitivas necessidades do homem", às quais a religião, o nacionalismo e o heroísmo romântico parecem dar resposta?
Filosofia
Assim Falava Zaratustra e a regressão da liberdade
Foi sobretudo depois de Nietzsche que o sentido da dignidade humana pôde enriquecer-se expandindo os seus campos de significação muito além do campo religioso.
Cultura
Pensadores da Nova Esquerda: Eduardo Prado Coelho /premium
Porque é que um método das ciências sociais acaba por se transformar na grande forma de legitimar a esquerda? Carlos Maria Bobone aborda a questão no terceiro de uma série de cinco artigos.
Livros
No deserto chamado portugalidade /premium
O que acontece é que os intelectuais quase não saem disto: os pobres de espírito fazem e, nós, intelectuais, pensamos; eles são o corpo e nós a mente. Não pode haver noção mais indigente de sociedade.
Livros
Um filósofo de 1930 dá graças por viver em 2018 /premium
Em "Antes é que era bom!", Michel Serres ataca, com ironia, as lamúrias, respingos e indignações dos “velhos ranzinzas” que envenenam o presente com a evocação de um passado idílico que nunca existiu.
Exames Nacionais
Já há correção do exame de Filosofia do 11º ano
O IAVE já disponibilizou os critérios de correção da prova de Filosofia do 11.º ano. Veja aqui os enunciados e os respetivos critérios de correção.
Filosofia
Lixo intelectual
Não ler com sentido crítico grandes sucessos editoriais como os de Boaventura de Sousa Santos ou José Gil é como não querer ver, tratar e minimizar o lixo que as sociedades necessariamente produzem.
Livros
Eduardo Lourenço e a geração lesa-pátria
As fragilidades do pensamento social não resultam apenas de os indivíduos lerem pouco, mas também de tutelas letradas irmanadas numa bolha intelectual solitária e autocomplacente face aos seus vícios.
Exames Nacionais
Consulte aqui a correção ao exame de Filosofia
O IAVE já disponibilizou as respostas do exame Filosofia de 11º ano, que se realizou esta segunda-feira manhã nas escolas de ensino secundário. Veja aqui em baixo as soluções oficiais da prova.
Livros
Ética. Dos ovos das galinhas à mão de Maradona /premium
"Ética no mundo real", de Peter Singer, aborda desde os direitos das galinhas à defesa do veganismo, passando por questões como a cidadania e o direito de voto, até à batota no jogo.
Filosofia
Democracia e formas simbólicas /premium
O estudo da história do pensamento político recorda-nos o retorno maciço do pensamento mítico com o nazismo, alertando para o perigo de uma única forma simbólica se apoderar de todas as restantes.
Cinema
Eduardo Lourenço: o filósofo do nosso labirinto /premium
Quando fez 95 anos foi estreado o documentário de Miguel Gonçalves Mendes, que recordou uma vida e uma obra singulares no panorama cultural, histórico e filosófico portugueses.
Finanças Públicas
Aquiles, a tartaruga e as contas públicas
Aquilo que não gosto mesmo é de ver ilustres economistas a dizer que já que o país trabalha mais, então vamos aumentar a função pública. Lembro-me sempre de Aquiles a ser enganado pela tartaruga.
Filosofia
Fernando Gil: uma evocação
Manuel Villaverde Cabral recorda o legado do filósofo para a actualização, racionalização e modernização da sociedade portuguesa, uma personalidade tinha ainda tudo a dar à cultura e à filosofia.
Filosofia
Gödel, o génio discreto que passeava com Einstein
Em fuga ao regime nazi, ambos se estabeleceram na década de 1930 em Princeton, Estados Unidos. São célebres os longos passeios do matemático e do físico teórico no Instituto de Estudos Avançados.
Filosofia
Filósofa ou espiã: que diz o passado de Kristeva?
A filósofa franco-búlgara nega ter trabalhado para serviços secretos. Um dossier divulgado na internet ameaça-lhe a reputação. Jornalistas búlgaros explicaram ao Observador o que está nos documentos.
Filosofia
Reféns da lógica “ou-ou”
As ideias de cada um são preciosas para cada um, mas não são toda a realidade nem são as únicas ideias válidas ou boas. Além disso a natureza humana é complexa e ninguém é só uma coisa “ou” só outra.
Natalidade
Esterilização como meio de extinguir a raça humana
Para os anti-natalistas, vida é sofrimento e o suicídio não pode resolver a questão, porque a morte também não vem isenta de dor. A solução que alguns espanhóis começam a seguir? Esterilização.
Zimbabué
Grace Mugabe. Licenciatura vai ser investigada
A licenciatura em Filosofia da ex-primeira-dama do Zimbabué, Grace Mugabe, vai ser alvo de investigação. Na altura, a entrega do diploma provocou grande controvérsia.
França
Como Voltaire enriqueceu com a lotaria francesa
Voltaire foi um estroina. E o vício do jogo deixou-o “sem um centavo” no bolso. Não querendo viver “falido e desprezado”, voltou-se às apostas, nomeadamente na lotaria. Mas desta vez para enriquecer.
Filosofia
O acto de matar
“As pessoas normais não sabem que tudo é possível.” Saber que tudo – inclusive o pior dos piores – é possível é algo que devemos ter sempre presente, mesmo quando pensamos o melhor.
Filosofia Política
Recordando Francisco Suarez (1548-1617)
Recordar Francisco Suarez consiste também em recordar que a civilização ocidental da liberdade sob a lei não começou com as ideologias revolucionárias do século XVIII.
Crónica
A filosofia pelo fado (IV)
Um grande fado nunca depende dos sentimentos de quem canta: depende de se achar que os outros não têm sentimentos.
Liberalismo
Filhos do 25 de Abril: radicalmente livres
Abertos, livres e com iniciativa, ponderados e moderados, espera-se que deverão emergir da geração política sub-40 aqueles que, sendo de centro, o são militantemente. Os que são radicalmente de centro
Literatura
Morreu António Candido, Prémio Camões 1998
O escritor brasileiro António Cândido morreu, na madrugada desta sexta feira, aos 98 anos, anunciou a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.
Civilização
O homem que matou Liberty Valance
A fundação da sociedade ordeira não teve, ao contrário do que se pensa, origem no exemplar representante da lei. O verdadeiro herói fundador permaneceu desconhecido. Em sua substituição ficou a lenda.
Eutanásia
O dilema de Kumagai no Naozane
É preocupante quando vemos forças social-nacionalistas montarem em Portugal, perante a indiferença quase geral, novas estruturas sociais de opressão a adicionar às que já existem. Como a eutanásia.
Filosofia
Agostinho da Silva: Amado e Mal-Tratado
O paradoxo de Agostinho da Silva é ser amado e querido por muitos dos que o leram e ouviram e mal-tratado quer por parte de certa “inteligentzia nacional”, quer e sobretudo pelas instituições públicas
Crónica
A filosofia pelo fado (III)
Os fadistas, quando cantam, falam de si próprios? Mas os melhores fadistas são aqueles que sabem que cantar o fado não é falar, nem dar recados, e que a letra do fado pouco pode esclarecer.
Filosofia
Optimismos antigos e novos
Qual foi a maior contribuição de Portugal para o pensamento moderno? Não é talvez bom para a auto-estima, como agora se diz, mas foi indisputavelmente o terramoto de Lisboa de 1755.
Crónica
O culto do inexprimível
Quem acha que uma coisa é inexprimível sente-se também normalmente inclinado a exprimi-lo. Por isso, poucos de nós se contentam em dizer que não há nada a dizer sobre o cheiro do pão.
Filosofia
O lugar e o tempo
No fundo, o corpo da humanidade é, como a Lydia de Groucho Marx, uma imensa enciclopédia de tatuagens, cada uma delas exprimindo um conjunto de significações imaginárias, particulares e irredutíveis.
Direito
Eutanásia e o «mito da autonomia»
A solidariedade é sentida como o primeiro e mais expressivo dever de humanidade. Por isso se rebela a inteligência e o coração contra os muros que se erguem e contra os mortos que ninguém chora.
Obituário
Morreu filósofo Tzvetan Todorov aos 77 anos
O filósofo francês de origem búlgara Tzvetan Todorov morreu esta terça-feira, aos 77 anos, em Paris. O filósofo tinha ganho o prémio para as ciências Sociais em 2008.
Crónica
A filosofia pelo fado (II)
A Casa da Mariquinhas representa o triunfo da sociedade civil. O ambiente é de domesticidade calma. Exerce-se uma profissão; e, claro está, a mobília é limpa com óleo de amêndoas doces.
FFMS
Novo livro de Carlos Leone: a crise, simplificada
O novo livro de Carlos Leone procura simplificar o conceito de "crise". Um livro que não foi feito para "ser lido por especialistas em crise, mas sim pelas pessoas do dia a dia”.
Filosofia
Um mundo arriscado
O fracasso das antigamente chamadas teorias matemáticas da guerra resulta precisamente da insuficiente atenção prestada ao elemento moral, que introduz factores de indeterminação que aumentam o risco.
Viral
Memes, um fenómeno viral que a Biologia explica
É muito mais que uma brincadeira na Internet. Um "meme" é a fórmula da viralidade. E é um conceito bem mais antigo que a própria internet: vem de um dos livros mais importantes da Biologia.
Crónica
A filosofia pelo fado (I)
O fado da Moda das Tranças Pretas dá uma lição filosófica: a de que muitos costumes, convicções e hábitos começaram por ser versões cómicas de coisas desaparecidas.
Livros
E se a nossa vida estivesse dentro dos ecrãs?
O futuro não é amanhã. Já começou e sem darmos conta estamos a viver uma nova era civilizacional onde o real dá lugar ao digital. O filosofo Gilles Lipovetsky explica-nos este tempo com "Da Leveza".
Filosofia Política
Nem “de esquerda”, nem “de direita”
As paixões políticas dominantes do século passado (o comunismo, o fascismo, o anti-semitismo, o anti-liberalismo) compuseram-se, por assim dizer, umas com as outras de modo a formarem um todo coerente
Filosofia
‘In illo tempore’ as vacas voavam
Insinuar publicamente a crença em vacas voadoras a partir de um lugar social chave, como o de primeiro-ministro, mais não é do que um sintoma da regressão da racionalidade nas sociedades ocidentais.
Cultura
Revendo crenças antigas
Às vezes, faz bem recuar a tempos longínquos e lembrar o que, no passado, acreditávamos sobre várias matérias. Que pintura, que música, que poesia, que romances, que filmes nos continuam a dar prazer?
Filosofia Política
Zilu e o traidor
Foi a abertura ao debate, na procura do que é ético e do que é verdadeiro, que manteve florescente o Confucionismo durante dois milénios e meio, mesmo sem nunca ter adoptado os ideais democráticos.
Cultura
Heidegger: o ser, a destruição e a política
Passam quarenta anos sobre a morte de Martin Heidegger (1889-1976), um dos mais influentes filósofos do século XX. Como o ler hoje, de acordo com um plano por ele mesmo traçado pouco tempo antes?
Eutanásia
Questões de vida e de morte
A coerência pode ser um perigo em matérias éticas, tal como em matérias políticas, e é-o quando ajuizamos sobre situações que implicam decisões existenciais que, por definição, extravasam o
Música
Esta música é triste
Que dizem os filósofos sobre a natureza da nossa reacção emocional à música? Será que a música, por si própria, pode exprimir emoções? Bem vistas as coisas, a música não é muito diferente do dia-a-dia
Guerra
Há poucos problemas morais
Nenhuma teoria sobre justiça nos ensina a distinguir o que é justo, ou muito menos a fazer o que é certo.
Filosofia Política
O lugar do outro
O jogador de xadrez deve pensar que o adversário visa a sua destruição no tabuleiro. Uma das glórias maiores de Maquiavel foi precisamente ter levado esse tipo de pensamento às últimas consequências.
Filosofia
“Sobre falar merda”
O contributo intelectual de Isabel do Carmo para a relação entre neoliberalismo e obesidade lembrou-me "On Bullshit", um livrinho onde se debate “uma compreensão teórica do que significa falar merda”.
Biografia
Anna-Teresa. Quem era a amiga de João Paulo II?
A amiga de João Paulo II não era uma mulher desconhecida: Anna-Teresa Tymieniecka era autora de vários livros de referência e fundadora de uma instituição dedicada à fenomenologia. Conheça-a melhor.
Viral
O animal que diz a velocidade do seu cérebro
Um pato ou um coelho? No século XIX, um filósofo austríaco desenhou esta imagem para falar sobre visão. Agora, um psicólogo diz que ela pode dizer muito sobre o ritmo da sua mente. Teste-a aqui.
Filosofia
Paixões e sociedade
Uma pessoa pode respeitar e admirar Passos ou Cavaco sem os querer, nos subtis prazeres intelectuais, iguais a nós. Basta reconhecer neles a vontade de respeitar as paixões comuns da nossa sociedade.
Lançamentos
Um livro para quem não percebe nada de Filosofia
"Um Breve Guia para Clássicos Filosóficos" pretende servir de introdução a alguns dos mais importantes pensadores ocidentais. Mas, se acha que já é um especialista, faça o nosso quiz.
Entrevista
O digital está a alterar o ser humano
O filósofo italiano Luciano Floridi defende que estamos a começar a Quarta Revolução, que "está a alterar a nossa noção sobre o que é ser humano."
Filosofia Política
Dilemas morais, política e Teoria dos Jogos
Pense no Google Self-Driving Car. E no seguinte dilema moral: se o carro estiver descontrolado, deve o software escolher atropelar cinco pessoas ou lançar o carro por um ribanceira matando o dono?
Amor
Confusos amantes sublunares
Nesta altura do ano, em que se costumam fazer vários votos para nós e para os outros, apeteceu-me a mim desejar um bom ano humano aos portugueses, sem discriminação de raça, religião, sexo ou partido.
Arte
O Verdadeiro, o Belo e o Bem
Mais do que no plano estético, e muito mais do que no plano do conhecimento, as paixões são irredutíveis. Não se dão na relativa pacatez do prazer estético nem na felicidade do conhecimento.
Livros
Crença e convicção
Passarão dez anos em 2016 sobre a morte de Fernando Gil — e lembrar a sua obra, uma obra de uma extraordinária riqueza e profundidade, é uma tarefa que deve ser levada a cabo.
Obituário
O pensador contra os pequenos mestres
Na morte de André Glucksmann, Paulo Tunhas pára um pouco para pensar sobre o marxismo, sobre o "pensamento a crédito" e sobre a estupidez que traz consigo a criação política do sofrimento humano.
Pessoas
Morreu filósofo francês André Glucksmann
O filósofo francês André Glucksmann morreu na noite de segunda-feira, aos 78 anos, em Paris, anunciou hoje o seu filho, Raphaël Glucksmann.
Depressão
As ideias que importam são as dos náufragos
Quando a morte está tão presente para alguém como um náufrago, as ideias, os pensamentos que se impõem e atravessam o espírito são de outra ordem. E grandeza.
Estreia da Semana
“Homem Irracional”: é a filosofia, estúpido!
O novo filme de Woody Allen, com Joaquin Phoenix, Emma Stone e Parker Posey, abre a citar Kant e é uma comédia romântica que se transforma num policial filosofante sobre crime, culpa e castigo.
Pais e Filhos
A filosofia no quarto dos brinquedos
O que acontece quando um filósofo é pai? No caso de Francisco Bosco, acontece um livro onde tanto se fala de Lacan como da perda do direito à ressaca. Entrevistámos o autor.
ADN
Como é que podemos ser todos iguais?
A filósofa Judith Butler é um dos nomes mais importantes nas teorias de género, feministas e queer. Esteve no Teatro Maria Matos, em Lisboa, e falou connosco sobre a sua própria experiência.
Cultura
A falta de condições
O objectivo do poema filosófico ‘Não há condições’ é o de oferecer uma explicação para o facto de nunca se poder fazer absolutamente nada. A explicação consiste em alegar a falta de condições.
Filosofia
Condições invisíveis
Na história do leão Cecil, a minha simpatia vai toda para o leão e, dada a semelhança de muitos rostos humanos com os focinhos de certos animais, aconselharia prudência aos clientes do dentista.
Filosofia Política
O desejo de acreditar
O momento último da patologia das crenças políticas absolutas é o momento niilista em que o apetite da violência e a vontade de destruição, latentes desde o princípio, ganham todo o espaço possível.
Comportamento
As (muitas) vantagens de estar sozinho
A amizade ganha novo sabor, a criatividade e capacidade de liderança aumentam. É na solidão que está a liberdade. E a capacidade de ouvirmos a mente sem ruído, dizem os especialistas.
Filosofia
A grande regressão
A linguagem é sem dúvida um dos meios mais eficazes para nos fazer sair para fora da realidade e de fingir que ela não existe. A forma como o Syriza o está a fazer é deprimente.
Fotogaleria
O fotógrafo que capta emoções (e lhes dá sentido)
Adrian McDonald é um fotógrafo filósofo. Retrata emoções humanas fortes, desencadeadas por medos e conflitos. E tenta traduzir as imagens em palavras. Veja e leia. E depois reflita.
País
IAVE reconhece erro na prova docente de Português
O Instituto de Avaliação Educativa (IAVE) admite o erro na prova docente de Português e desculpabiliza os professores que fizeram a prova de avaliação. Mas na prova de Filosofia, não.
Atualidade
"Ética com Razões": o poder da reflexão filosófica
"Ética com Razões", um ensaio da Fundação Francisco Manuel dos Santos, é uma reflexão rigorosa e desapaixonada sobre questões que interessam aos portugueses.
Liberdades
A polícia do espírito
Não há filmes, romances, ensaios, simples artigos de jornal fora dos lugares-comuns sobre o Estado Novo que a saliva corrosiva da elite bem-pensante, a polícia do espírito, não tente matar à nascença.
Filosofia
A dívida cristã à Grécia
Se a herança judaica situa a mensagem cristã no contexto da história de um povo, o pensamento helénico prepara o espírito humano para a compreensão da doutrina de Cristo como verdadeiro conhecimento.
Ciência
Como é o amor no cérebro
Estudar as reações neurológicas do mecanismo do amor dá resposta ao mistério das emoções. É tudo revelado num livro acabado de publicar nos Estados Unidos.
Mundo
Crónica Ocasional: O sentido da vida
50 mil anos de religiões, 2500 de filosofia e teologias, milhares de mitos, deidades, muitos mortos depois e continuamos sem saber. Quem somos, o que aqui fazemos, para onde vamos? Porque somos?
História
As relações políticas
Não há nenhuma dose de experiência da vida que seja necessária para se ser um bom político. Alguns dos melhores, e alguns dos piores, políticos de todos os tempos não tinham grande experiência da vida
Os Retratos da Laurinda
A Filosofia é uma forma de paixão e amor pela vida
António de Castro Caeiro Professor de Filosofia traduziu obras de Aristóteles e Píndaro. Autor de "São Paulo, Apocalipse e Conversão" diz: a Filosofia permite identificar problemas para os superarmos.
A página está a demorar muito tempo.