830kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Filosofia

Europa

Esta Europa des-humana precisa da dinamite de Niet

O pensamento de Nietzsche é dinamite necessária e urgente para explodir a Europa envelhecida numa moral de rebanho.
Filosofia

Um artigo de opinião é uma verdade só para mim?

Opinar, defendo aqui, é reconhecer articuladamente um ponto vista com exigências de universalidade.
Filosofia

Pode a filosofia salvar o mundo?

É a lição que devemos a Heidegger: as suas ideias filosóficas cativaram e continuam a cativar filósofos sem fim, mas é a desumanidade que demonstrou para com Husserl, seu mestre, que mais diz sobre si
Filosofia

Por que não chove na minha cozinha?

Este é um texto sobre o conhecimento humano, sobre o sentido das coisas e a constante inquietação de quem procura respostas sem compreender as perguntas que coloca.
Filosofia

Nietzsche, repuxos e Radiohead

Regressar ao silêncio? Como se a nossa força advém do facto de as palavras, ao contrário de nós, nunca se quebrarem? Ainda que em mil fragmentos despedaçássemos um dicionário, jamais ele emudeceria.
Filosofia

O interesse da Filosofia pelas emoções

Aristóteles diz-nos que devemos aprender a zangar-nos ou a irar-nos apenas com o que realmente merece uma zanga ou vale uma ira. Uma lição que, embora elementar, é muito difícil de pôr em prática.
PLMJ Podcast

PLMJ Thinkcasts | O Meu Livro do Desassossego

Maria Filomena Molder, filósofa, trouxe o seu Livro do Desassossego ao Auditório da PLMJ: “O Nascimento da Filosofia”, de Giorgio Colli, ouça esta verdadeira aula de filosofia.
Livros

"A ilusão do controlo está a extinguir-nos"

Em entrevista, José Bragança de Miranda, um dos maiores pensadores da cultura portuguesa, reitor da Lusófona, defende que é preciso uma nova forma de pensar as máquinas, a IA e as relações humanas.
Conflito Israelo-palestiniano

Gaza. Edgar Morin denuncia "silêncio do mundo"

Edgar Morin, o famoso filósofo francês e filho de judeus sefarditas acusa "silêncio do mundo" perante a onda de violência massiva que atinge a população de Gaza.
Literatura

A politização da literatura

Politizar a literatura destrói o que ela tem de trabalho individual, excecionalidade artística, qualidade criativa. Mais do que isso destrói a sua essência, que não é do domínio do verdadeiro ou falso
Livros

Roma pode ser modelo de vida para o nosso tempo?

Em "Sabedoria: Saber viver ao pé de um vulcão", Michel Onfray recorre às palavras e aos actos de nomes ilustres da Antiguidade Clássica para delinear uma conduta para quem vive à beira da catástrofe.
Debate

Não nos levarmos demasiado a sério

A prática da argumentação não é fácil. Acima de tudo, implica sermos capazes de falar sobre as nossas ideias sem considerar que essa discussão põe em causa a nossa existência.
Porto

Colóquio internacional homenageia Paulo Tunhas

O Instituto de Filosofia da Universidade do Porto fará um colóquio internacional entre 16 e 17 de fevereiro para debater o pensamento e obra do filósofo Paulo Tunhas, que morreu em abril deste ano.
Filosofia

Séneca: brilhante professor, aluno duvidoso

Lucius Annaeus Seneca deixou-nos magníficos ensinamentos, mas nem sempre os aplicou e não conseguiu que o seu mais famoso discípulo os assimilasse — o que teve consequências trágicas.
Filosofia

O inimigo mortal da Filosofia

A Filosofia é um ser vivo. E todo o ser vivo tem um inimigo mortal. O seu inimigo mortal chama-se, consoante o contexto, “subjectivismo” ou “relativismo”.
Filosofia

Levantemos uma nova arma

Pelo menos neste dia da Filosofia, armemo-nos de pensamento filosófico: a única arma de construção em massa que transcende fronteiras físicas e mentais.
Cultura

O wokismo e as redes (ditas) sociais

Não é surpreendente que o número de fiéis do wokismo tenha acompanhado o crescimento do número de utilizadores das redes sociais. No livro "A Religião Woke", Braunstein explica como e porquê.
Filosofia

A filosofia da Antiguidade tem alguma utilidade?

O Google, a Siri, a Alexa e os chatbots têm resposta para tudo, as apps resolvem, os algoritmos escolhem. Então por que razão andamos andamos tão insatisfeitos e angustiados?
Livros

Séneca: um filósofo pop do século I?

A tradução portuguesa dos "Diálogos" de Séneca é um meritório contributo para a reaproximação entre pessoas comuns e a filosofia, uma disciplina que tem andado arredada dos anseios dos meros mortais.
caderno de apontamentos

Ensinar Filosofia em contramão: defesa da Utopia

“Ninguém vai chumbar a Filosofia!” Facilitismo? Exatamente o contrário. Fácil é avaliar os alunos quase sempre através de testes. Difícil é avaliar competências e conhecimentos de forma diferenciada.
Lusofonia

Edgar Morin, amigo de Portugal 

Chegou o momento de estruturar melhor as redes económicas da lusofonia, baseadas na singularidade cultural. Como explicou Edgar Morin, há muito para fazer na valorização da multiculturalidade lusófona
Rússia

Mil anos de sofrimento

Defendia ele que o território russo, sem uma democracia «musculada» e uma matéria cultural comum, seria ingovernável. A minha questão era outra: quando é que uma democracia deixa de ser democrática?
Música

Scarlatti em Elsinore

E qualquer palavra é também ela um gesto, uma tentativa de acomodar um objecto ao encantamento de um som. Tal como na música (ou na dança), também na linguagem há uma sequência de movimentos.
Sociologia

A incerteza. E a ponte entre perda e riqueza

Conseguimos encontrar cenários de indefinição nos quais paira a sombra do incerto. Viver é ter em atenção o quanto se confrontam os valores da liberdade individual e da igualdade de direitos.
Arte

Weimar em Santa Comba

No mesmo dia em que estreava essa fabulosa coreografia de A Sagração da Primavera, por cá jogava-se a final do Euro 2004, ao som, em loop bolçado, de um postiço e provinciano esplendor de Portugal.
Política

Antígona, Espinosa e as laranjas de Coppola

Na mesma semana em que Barbie estreava nas salas portuguesas, António Costa reivindicou também o seu palanque: túmido e enfunado, chegou atrasado ao Conselho de Estado e retirou-se mais cedo.
Livros

"Se o racismo é negado, como enfrentá-lo?"

A filósofa brasileira Djamila Ribeiro é a autora de “Lugar da Fala” ou “Quem tem medo do feminismo negro?”. Ativista pelos direitos das mulheres negras, esteve pela primeira vez em Portugal.
Tecnologia

Ted Kaczynski e o fascínio pelo anti-herói

No dia 10 de junho, Ted Kaczynski (o "Unabomber") foi encontrado morto na sua cela, ao que tudo indica por ter cometido suicídio, mas as suas ações e ideias continuarão a estimular as nossas reflexões
Filosofia

Eduardo Lourenço: começa comemoração do centenário

As homenagens arrancam em Almeida e na Guarda e prolongam-se durante um ano, com dezenas de atividades. O objetivo é celebrar a vida e o pensamento do filósofo e ensaísta.
Eduardo Lourenço

100 anos de Eduardo Lourenço celebrados na Guarda

O programa de comemoração dos 100 anos do nascimento do escritor e ensaísta arrancam esta terça-feira, na Guarda, de onde era natural. Prolongam-se durante um ano, com dezenas de atividades.
Livros

Entre guerras culturais e crises civilizacionais

Foi com "A destruição do espírito americano" que o escritor e filósofo causou acesa polémica. Passados 36 anos (e com uma primeira edição portuguesa), o que há de válido neste inesperado best-seller?
Filosofia

O Paulo dava-me os livros que tinha em duplicado

O Paulo [Tunhas] tinha tantos livros mas tantos livros que não admira que os duplicasse. Mas admirava-me mais que não os duplicasse muito mais e que soubesse tão bem que livros tinha.
Oficina da Liberdade

Ajo como se Ele existisse

Muitos saltaram do fascínio do existencialismo e da sua vingança para com Deus Cristão diretamente para experiências esotéricas ao estilo panteísta que não passam de subterfúgios fraudulentos.
PLMJ Podcast

Uma conversa sobre a Coragem

Coragem e prudência não são antónimos. Como é que a coragem, a prudência, a temeridade e o risco se compatibilizam? Paulo Tunhas e Rui Ramos voltam ao auditório da PLMJ para mais um thinkcast.
Comportamento

Com e sem intenção

A tendência para atribuir indiscriminadamente o nosso próprio sofrimento a uma intenção alheia é uma tendência generalizada. Nos nossos dias, a cultura woke dá uma dignidade teórica a essa inclinação.
PLMJ Podcast

Uma conversa sobre a Empatia

Ao longo da História muitos achavam que a empatia era uma fraqueza. O lado B da empatia ou uma reflexão realmente construtiva sobre as virtudes e os vícios do termo, à luz da História e da Filosofia.
Filosofia

"Fim da História? Está mais viva do que nunca"

O filósofo e ensaísta Franco Berardi regressa a Lisboa para uma conferência sobre desejo, depressão e deserção. Palavras-chave, diz-nos, para se compreender a Europa que vive uma "crise de valores".
Cinema

Novo estudo sobre Morte, Filosofia e Cinema

A investigadora portuguesa Susana Viegas, da Universidade Nova de Lisboa, vai liderar um projeto de investigação sobre a Morte, relacionando Filosofia e Cinema, com apoio de financiamento europeu.
Filosofia

A sociedade Titanic

Conhecer é ir ao fundo, é, no limite, reconhecer uma dimensão que me escapa mas está presente. Dimensão sem a qual nada do que acontece faz sentido.
Inteligência Artificial

Inteligência artificial, filosofia e humanismo

O desenvolvimento da inteligência artificial tem de ser acompanhado de um reforço da filosofia, a área do conhecimento humano que, pelo seu método, mais fomenta o espírito crítico.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Desde 0,18€/dia
Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Desde 0,18€/dia
Em tempos de incerteza e mudanças rápidas, é essencial estar bem informado. Não deixe que as notícias passem ao seu lado – assine agora e tenha acesso ilimitado às histórias que moldam o nosso País.
Ver ofertas