440kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Filosofia

Guerra na Ucrânia

Skovoroda: o poeta e o museu destruído pela Rússia

Hryhorii Skovoroda, o "Sócrates ucraniano", é considerado um dos fundadores da língua ucraniana escrita e um símbolo de liberdade. O seu museu foi destruído pelas forças russas a 6 de maio.
Bíblia

Um grande livro de Filosofia (Sobre o Qohélet)

Qohélet é aquele que tem a coragem de dizer a verdade lúcida, a verdade que dói à assembleia, desfazendo todas as ilusões da comunidade. O seu saber é duro, implacável, cruel, por isso mais necessário
Literatura

Quando o modernista Raul Leal foi preso em Espanha

Há 106 anos, Raul Leal estreou-se num palco madrileno como "Abdali", vestido com um pijama de seda. Com recurso a documentos inéditos, o Observador reconta o caricato episódio do modernismo português.
Conflitos

Como devemos lidar com os desacordos?

Ao procurar-se uma sobreposição de compromissos de dobradiça ou terreno comum de troca de argumentos abre-se espaço para um diálogo mais fecundo e a possibilidade de resoluções racionais de desacordos
Filosofia

A Sociedade do Cansaço

É desconcertante e paradoxal que vivendo num mundo com muito mais possibilidades do que as gerações e sociedades anteriores, vivamos mais infelizes e mais débeis.
Arte

Desavenças antigas

A promoção de artistas e já não de obras de arte cauciona o elemento de propaganda que subalterniza e destrói a arte como tal, fazendo da obra a aplicação ao caso concreto de uma regra geral e abstrat
Filosofia

Discursos de Albert Camus publicados em Portugal

A obra que chega às livrarias em 13 de janeiro inclui o discurso que Albert Camus pronunciou por ocasião da aceitação do Prémio Nobel da Literatura, em 1957.
Arte

Medo e angústia

Talvez a vida mais não seja que uma enorme representação, onde uns, protagonistas, definem a narrativa da existência, enquanto outros, os que pagam o bilhete, vivem a ilusão de pertença.
Filosofia

Filosofia iluminista e pensamento contemporâneo

O humanismo ateu levou a sociedade a colocar a esperança em si própria, o que rapidamente resvalou para um relativismo individualista e auto destruidor da sua essência, muito fluido, muito volátil.
Escritores

A obra fragmentada é "a tese de Eduardo Lourenço"

Eduardo Lourenço, deixou "textos absolutamente fundamentais e que terão um papel essencial para os mais novos perceberem a realidade cultural" do país, disse José Carlos Vasconcelos em Óbidos.
Obituário

Morreu o filósofo francês Jean-Luc Nancy

Autor de centenas de obras sobre temas como a vida em comunidade, a liberdade e o sexo, Jean-Luc Nancy era um dos mais influentes filósofos franceses da atualidade. Morreu aos 81 anos.
Livros

"Metafísica". A gramática do mundo por Aristóteles

A propósito da primeira publicação de uma tradução integral em português do clássico do filósofo grego, Carlos Maria Bobone lembra a importância de um texto obrigatório e fundador.
Exames Nacionais

Já há correção do exame de Filosofia do 11.º ano

Já arrancou a primeira fase dos exames nacionais e esta terça-feira foi dia de prova de Filosofia do 11.º ano. Veja aqui os enunciados do exame e os critérios de correção.
História

Absolutismos

Bossuet foi bem menos absolutista e intolerante e bem menos lesto em usar a arma censória do que  hoje o são os virtuosos portadores da liberdade e da tolerância.
Cultura

Arsuaga pôs em livro a "grande história" da vida

"A vida não pode ser trabalhar a semana inteira e ir ao supermercado ao sábado. Não pode ser assim. Essa vida não é humana. Tem de haver algo mais", explica Juan Luis Arsuaga em entrevista.
Resposta Pronta

"Energia nuclear não tem lugar num futuro viável"

Nos 35 anos de Chernobyl, o filósofo russo que seguiu a filosofia das plantas nos Estados Unidos, defende um novo conceito de energia mais centrado na preservação do ambiente.
Futuro

Da torre de Montaigne

No início da Idade Média, foram os bárbaros que quiseram civilizar-se. Os mais recentes, nazismo e comunismo, a liberdade venceu-os. O drama hoje é a rendição do Ocidente à nova barbárie.
Sociedade

Agnotologia, uso da ignorância 

Vivemos numa espiral de incertezas. Época de medo, negatividade, más notícias. Tudo parece incerto e derradeiro. Perante o cenário, não é difícil pressentir o valor inestimável da ignorância.
Livros

«Sentir & Saber» e a distopia da igualdade

Que nos traz de novo a última obra de António Damásio, Sentir & Saber? Muito, mas destaco permitir inferir sem ambiguidades que a igualdade e a desigualdade são tão fundamentais quanto indissociáveis.
Eduardo Lourenço

O enigma de ser Português

Eduardo Lourenço foi dos poucos que teve a coragem de enfrentar e pensar, em termos de identidade nacional, o cataclismo histórico que foi o fim do império
Espanha

Llosa e Savater criticam nacionalismo e populismo

O prémio Nobel da Literatura Mario Vargas Llosa defendeu a União Europeia, considerando-a um projeto "profundamente democrático". Llosa e Savater debateram numa palestra que será divulgada na Internet
Sociedade

No dia em que partiu Eduardo Lourenço

Se, em 2020, tivesse de identificar pensadores em Portugal, não deixaria de identificar duas espécies: “Eduardo Lourenço” e “Outros”.
Literatura

Eduardo Lourenço: da ilusão à verdade de Portugal

Eduardo Lourenço deixa uma extensa obra, focada na literatura portuguesa mas abrangendo muitos outros temas. O professor, galardoado com o Prémio Camões em 1996, tinha 97 anos.
Ocidente

Os tempos de suspeita

Será tentadora a ideia de encontrar culpados fáceis, mas a realidade é sempre mais complexa. Os tempos são de suspeita e ela não se encontra só à Direita, parecem antes sintoma de um momento histórico
Sociedade

O sol nascerá amanhã?

Os agentes da suspeita vão derrubando os cânones da civilização. Não para os substituir por outros, mas com o simples objetivo de destruir as referências culturais e filosóficas do Ocidente.
Política

Contra a radicalização tribal

Sem regras comuns de conduta decente e respeito mútuo, o legítimo e indispensável debate político transforma-se num conflito tribal — em que a força, não a moderação, acabará por ser o árbitro final.
Livros

"Irrita-me fazer desta crise um momento benigno"

Esteve em Portugal para apresentar "Este Vírus que nos Enlouquece", livro que trata os mesmos temas que Bernard-Henri Lévy aborda nesta entrevista: a pandemia, a ciência, a democracia e a religião.
Educação

O exame de Filosofia como pudim instantâneo

Isto não passa de mais uma triste fraude a acrescentar a muitas outras na área da Educação, algumas até bem mais graves, mas quase todas elas cobertas com o silêncio de uns e a cumplicidade de outros.
Discriminação

De Foucault à premência de uma nova realidade

A dignidade está contida no conjunto de valores que caracterizam a humanidade e nos impede de usar o outro homem como uma coisa, objecto ou instrumento para atingir os nossos objectivos.
Crónica

Entre o Preto e o Branco

Há que prevenir, a todo o custo, o risco de nos tornarmos cada vez mais misólogos e, ganhando aversão aos argumentos, abandonar a reflexão fundamentada, a favor de uma sociedade de extremos.
Coronavírus

Žižek, Sousa Santos e as ideologias científicas

Os dois pensadores publicaram em março e abril deste ano dois livros que refletem sobre o coronavírus e as consequências na sociedade. O que os une e os separa? Um ensaio de Gonçalo Pistacchini Moita.
Liberdades

Scientia potentia est

Se a ciência nos levou mais longe do que os Antigos alguma vez sonharam, trouxe uma ânsia que nos deixa mais vulneráveis. O controlo digital e totalitário que se adivinha representa o nosso novo jugo.
Filosofia

A sabedoria de Lucrécio

Vivemos inebriados pela imagética de juventude e beleza que marca o espaço público, ao mesmo tempo que escondemos os mais velhos em lares. E é nesta fragilidade que a Covid-19 nos apanhou.
Coronavírus

A sabedoria dos Antigos

A coronacrise obriga-nos a confrontar a autoimagem moderna com resposta para tudo: como justificar que nos tenhamos deixado capturar por um pânico coletivo que transformou todo o nosso estilo de vida?
Coronavírus

Duas notas (breves) sobre o distanciamento social

Seria bom que, passada a necessidade do distanciamento físico e regressados à normalidade das nossas democracias, mantivéssemos e aprofundássemos um pouco a atual experiência de aproximação social.
Filosofia

Uma experiência de libertação

Os grandes clássicos pedem para ser traduzidos, porque só assim podem verdadeiramente influenciar a nossa linguagem e, indirectamente, a nossa maneira de pensar, abrindo-lhe novas possibilidades.
Obituário

George Steiner. In memoriam

Paradoxalmente, morreu jul­gando ter assistido à morte da civilização — a ocidental — de que tanto gostava, três dias depois do Reino Unido deixar a Europa da União. Coinci­dências tristes da história
Filosofia

O filósofo progressista que não chegou a ser

Bertrand Russell foi, ao mesmo tempo, uma espécie de relíquia e farol do Reino Unido do seu tempo. Foi tudo aquilo que se costuma dizer da filosofia inglesa. Morreu há 50 anos.
Obituário

Sir Roger Scruton (1944-2020): Uma homenagem

Por que motivo o termo “conservador” só é utilizado com orgulho nos países de língua inglesa e, por contraste, é cuidadosamente evitado na Europa continental?
Oficina da Liberdade

Roger Scruton (1944-2020): In Memoriam  

Não se conserva para o passado: conserva-se para o futuro. Só se conserva o que é do outro que já morreu para o que ainda não nasceu. O conservador – cada um de nós – é a ponte do ser entre dois nadas
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.