Filosofia

Filosofia

O muito que nos falta, Prudentia

Podemos viver na época de muitos “pós”, mas a prudência não tem substitutos úteis. A lição mais linear é talvez a de que todos os “cesarismos” são perniciosos, corroem e matam.
Filosofia

O filósofo José Gil e o elogio ao inconsciente

117
Com um elogio ao inconsciente na formação do conhecimento, José Gil defende que é nesse inconsciente e no caos que ele provoca que podem estar as novas soluções para os antigos problemas atuais.
Política

Introdução ao festivo-fascismo /premium

Não se contam as vezes que o festivo-fascismo se dá a ver, normalmente de maneira gritante, e sempre reivindicando uma justeza e uma pureza de sentimentos muito acima da média do comum dos mortais.
Crónica

Fake news: poder da mentira e mentiras do poder

A angústia actual perante o discurso da “pós-verdade” (post-truth) e das “notícias falsas” (fake news) é sinal de que a verdade não desapareceu, antes continua actuante, apesar de todas as distorções.
Filosofia

Paul Virilio: Os tempos que o tempo tem

Como homenagem ao filósofo, arquiteto e urbanista Paul Virilio, recentemente desaparecido, deixo aqui uma recolha de alguns dos seus enunciados filosóficos mais expressivos e conhecidos.
Livros

Humanistas de todo o Mundo, uni-vos!

127
"Será que o Iluminismo acabará por falhar porque não consegue dar satisfação às mais primitivas necessidades do homem", às quais a religião, o nacionalismo e o heroísmo romântico parecem dar resposta?
Filosofia

Assim Falava Zaratustra e a regressão da liberdade

Foi sobretudo depois de Nietzsche que o sentido da dignidade humana pôde enriquecer-se expandindo os seus campos de significação muito além do campo religioso.
Cultura

Pensadores da Nova Esquerda: Eduardo Prado Coelho /premium

Porque é que um método das ciências sociais acaba por se transformar na grande forma de legitimar a esquerda? Carlos Maria Bobone aborda a questão no terceiro de uma série de cinco artigos.
Livros

No deserto chamado portugalidade /premium

O que acontece é que os intelectuais quase não saem disto: os pobres de espírito fazem e, nós, intelectuais, pensamos; eles são o corpo e nós a mente. Não pode haver noção mais indigente de sociedade.
Livros

Um filósofo de 1930 dá graças por viver em 2018 /premium

282
Em "Antes é que era bom!", Michel Serres ataca, com ironia, as lamúrias, respingos e indignações dos “velhos ranzinzas” que envenenam o presente com a evocação de um passado idílico que nunca existiu.
Exames Nacionais

Já há correção do exame de Filosofia do 11º ano

O IAVE já disponibilizou os critérios de correção da prova de Filosofia do 11.º ano. Veja aqui os enunciados e os respetivos critérios de correção.
Filosofia

Lixo intelectual

Não ler com sentido crítico grandes sucessos editoriais como os de Boaventura de Sousa Santos ou José Gil é como não querer ver, tratar e minimizar o lixo que as sociedades necessariamente produzem.
Livros

Eduardo Lourenço e a geração lesa-pátria

108
As fragilidades do pensamento social não resultam apenas de os indivíduos lerem pouco, mas também de tutelas letradas irmanadas numa bolha intelectual solitária e autocomplacente face aos seus vícios.
Exames Nacionais

Consulte aqui a correção ao exame de Filosofia

O IAVE já disponibilizou as respostas do exame Filosofia de 11º ano, que se realizou esta segunda-feira manhã nas escolas de ensino secundário. Veja aqui em baixo as soluções oficiais da prova.
Livros

Ética. Dos ovos das galinhas à mão de Maradona  /premium

"Ética no mundo real", de Peter Singer, aborda desde os direitos das galinhas à defesa do veganismo, passando por questões como a cidadania e o direito de voto, até à batota no jogo.
Filosofia

Democracia e formas simbólicas /premium

O estudo da história do pensamento político recorda-nos o retorno maciço do pensamento mítico com o nazismo, alertando para o perigo de uma única forma simbólica se apoderar de todas as restantes.
Cinema

Eduardo Lourenço: o filósofo do nosso labirinto

172
Faz 95 anos e publicou o seu primeiro ensaio, "Heterodoxias", há quase 70. Um novo documentário de Miguel Gonçalves Mendes recorda uma vida e obra singulares.
Finanças Públicas

Aquiles, a tartaruga e as contas públicas

Aquilo que não gosto mesmo é de ver ilustres economistas a dizer que já que o país trabalha mais, então vamos aumentar a função pública. Lembro-me sempre de Aquiles a ser enganado pela tartaruga.
Filosofia

Fernando Gil: uma evocação

103
Manuel Villaverde Cabral recorda o legado do filósofo para a actualização, racionalização e modernização da sociedade portuguesa, uma personalidade tinha ainda tudo a dar à cultura e à filosofia.
Filosofia

Gödel, o génio discreto que passeava com Einstein

Em fuga ao regime nazi, ambos se estabeleceram na década de 1930 em Princeton, Estados Unidos. São célebres os longos passeios do matemático e do físico teórico no Instituto de Estudos Avançados.
Filosofia

Filósofa ou espiã: que diz o passado de Kristeva?

A filósofa franco-búlgara nega ter trabalhado para serviços secretos. Um dossier divulgado na internet ameaça-lhe a reputação. Jornalistas búlgaros explicaram ao Observador o que está nos documentos.
Filosofia

Reféns da lógica “ou-ou”

165
As ideias de cada um são preciosas para cada um, mas não são toda a realidade nem são as únicas ideias válidas ou boas. Além disso a natureza humana é complexa e ninguém é só uma coisa “ou” só outra.
Natalidade

Esterilização como meio de extinguir a raça humana

986
Para os anti-natalistas, vida é sofrimento e o suicídio não pode resolver a questão, porque a morte também não vem isenta de dor. A solução que alguns espanhóis começam a seguir? Esterilização.
Zimbabué

Grace Mugabe. Licenciatura vai ser investigada

144
A licenciatura em Filosofia da ex-primeira-dama do Zimbabué, Grace Mugabe, vai ser alvo de investigação. Na altura, a entrega do diploma provocou grande controvérsia.
França

Como Voltaire enriqueceu com a lotaria francesa

199
Voltaire foi um estroina. E o vício do jogo deixou-o “sem um centavo” no bolso. Não querendo viver “falido e desprezado”, voltou-se às apostas, nomeadamente na lotaria. Mas desta vez para enriquecer.
Filosofia

O acto de matar

“As pessoas normais não sabem que tudo é possível.” Saber que tudo – inclusive o pior dos piores – é possível é algo que devemos ter sempre presente, mesmo quando pensamos o melhor.
Filosofia Política

Recordando Francisco Suarez (1548-1617)

Recordar Francisco Suarez consiste também em recordar que a civilização ocidental da liberdade sob a lei não começou com as ideologias revolucionárias do século XVIII.
Crónica

A filosofia pelo fado (IV)

Um grande fado nunca depende dos sentimentos de quem canta: depende de se achar que os outros não têm sentimentos.
Liberalismo

Filhos do 25 de Abril: radicalmente livres

209
Abertos, livres e com iniciativa, ponderados e moderados, espera-se que deverão emergir da geração política sub-40 aqueles que, sendo de centro, o são militantemente. Os que são radicalmente de centro
Literatura

Morreu António Candido, Prémio Camões 1998

O escritor brasileiro António Cândido morreu, na madrugada desta sexta feira, aos 98 anos, anunciou a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.
Civilização

O homem que matou Liberty Valance

A fundação da sociedade ordeira não teve, ao contrário do que se pensa, origem no exemplar representante da lei. O verdadeiro herói fundador permaneceu desconhecido. Em sua substituição ficou a lenda.
Eutanásia

O dilema de Kumagai no Naozane

500
É preocupante quando vemos forças social-nacionalistas montarem em Portugal, perante a indiferença quase geral, novas estruturas sociais de opressão a adicionar às que já existem. Como a eutanásia.
Filosofia

Agostinho da Silva: Amado e Mal-Tratado

1.518
O paradoxo de Agostinho da Silva é ser amado e querido por muitos dos que o leram e ouviram e mal-tratado quer por parte de certa “inteligentzia nacional”, quer e sobretudo pelas instituições públicas
Crónica

A filosofia pelo fado (III)

Os fadistas, quando cantam, falam de si próprios? Mas os melhores fadistas são aqueles que sabem que cantar o fado não é falar, nem dar recados, e que a letra do fado pouco pode esclarecer.
Filosofia

Optimismos antigos e novos

Qual foi a maior contribuição de Portugal para o pensamento moderno? Não é talvez bom para a auto-estima, como agora se diz, mas foi indisputavelmente o terramoto de Lisboa de 1755.
Crónica

O culto do inexprimível

Quem acha que uma coisa é inexprimível sente-se também normalmente inclinado a exprimi-lo. Por isso, poucos de nós se contentam em dizer que não há nada a dizer sobre o cheiro do pão.
Filosofia

O lugar e o tempo

No fundo, o corpo da humanidade é, como a Lydia de Groucho Marx, uma imensa enciclopédia de tatuagens, cada uma delas exprimindo um conjunto de significações imaginárias, particulares e irredutíveis.
Direito

Eutanásia e o «mito da autonomia»

973
A solidariedade é sentida como o primeiro e mais expressivo dever de humanidade. Por isso se rebela a inteligência e o coração contra os muros que se erguem e contra os mortos que ninguém chora.
Obituário

Morreu filósofo Tzvetan Todorov aos 77 anos

O filósofo francês de origem búlgara Tzvetan Todorov morreu esta terça-feira, aos 77 anos, em Paris. O filósofo tinha ganho o prémio para as ciências Sociais em 2008.
Crónica

A filosofia pelo fado (II)

A Casa da Mariquinhas representa o triunfo da sociedade civil. O ambiente é de domesticidade calma. Exerce-se uma profissão; e, claro está, a mobília é limpa com óleo de amêndoas doces.
FFMS

Novo livro de Carlos Leone: a crise, simplificada

O novo livro de Carlos Leone procura simplificar o conceito de "crise". Um livro que não foi feito para "ser lido por especialistas em crise, mas sim pelas pessoas do dia a dia”.
Filosofia

Um mundo arriscado

O fracasso das antigamente chamadas teorias matemáticas da guerra resulta precisamente da insuficiente atenção prestada ao elemento moral, que introduz factores de indeterminação que aumentam o risco.
Viral

Memes, um fenómeno viral que a Biologia explica

100
É muito mais que uma brincadeira na Internet. Um "meme" é a fórmula da viralidade. E é um conceito bem mais antigo que a própria internet: vem de um dos livros mais importantes da Biologia.
Crónica

A filosofia pelo fado (I)

O fado da Moda das Tranças Pretas dá uma lição filosófica: a de que muitos costumes, convicções e hábitos começaram por ser versões cómicas de coisas desaparecidas.
Livros

E se a nossa vida estivesse dentro dos ecrãs?

223
O futuro não é amanhã. Já começou e sem darmos conta estamos a viver uma nova era civilizacional onde o real dá lugar ao digital. O filosofo Gilles Lipovetsky explica-nos este tempo com "Da Leveza".
Filosofia Política

Nem “de esquerda”, nem “de direita”

As paixões políticas dominantes do século passado (o comunismo, o fascismo, o anti-semitismo, o anti-liberalismo) compuseram-se, por assim dizer, umas com as outras de modo a formarem um todo coerente
Filosofia

‘In illo tempore’ as vacas voavam

Insinuar publicamente a crença em vacas voadoras a partir de um lugar social chave, como o de primeiro-ministro, mais não é do que um sintoma da regressão da racionalidade nas sociedades ocidentais.
Cultura

Revendo crenças antigas

Às vezes, faz bem recuar a tempos longínquos e lembrar o que, no passado, acreditávamos sobre várias matérias. Que pintura, que música, que poesia, que romances, que filmes nos continuam a dar prazer?
Filosofia Política

Zilu e o traidor

125
Foi a abertura ao debate, na procura do que é ético e do que é verdadeiro, que manteve florescente o Confucionismo durante dois milénios e meio, mesmo sem nunca ter adoptado os ideais democráticos.
Cultura

Heidegger: o ser, a destruição e a política

130
Passam quarenta anos sobre a morte de Martin Heidegger (1889-1976), um dos mais influentes filósofos do século XX. Como o ler hoje, de acordo com um plano por ele mesmo traçado pouco tempo antes?
Eutanásia

Questões de vida e de morte

A coerência pode ser um perigo em matérias éticas, tal como em matérias políticas, e é-o quando ajuizamos sobre situações que implicam decisões existenciais que, por definição, extravasam o
Música

Esta música é triste

Que dizem os filósofos sobre a natureza da nossa reacção emocional à música? Será que a música, por si própria, pode exprimir emoções? Bem vistas as coisas, a música não é muito diferente do dia-a-dia
Guerra

Há poucos problemas morais

Nenhuma teoria sobre justiça nos ensina a distinguir o que é justo, ou muito menos a fazer o que é certo.
Filosofia Política

O lugar do outro

O jogador de xadrez deve pensar que o adversário visa a sua destruição no tabuleiro. Uma das glórias maiores de Maquiavel foi precisamente ter levado esse tipo de pensamento às últimas consequências.
Filosofia

“Sobre falar merda”

446
O contributo intelectual de Isabel do Carmo para a relação entre neoliberalismo e obesidade lembrou-me "On Bullshit", um livrinho onde se debate “uma compreensão teórica do que significa falar merda”.
Biografia

Anna-Teresa. Quem era a amiga de João Paulo II?

100
A amiga de João Paulo II não era uma mulher desconhecida: Anna-Teresa Tymieniecka era autora de vários livros de referência e fundadora de uma instituição dedicada à fenomenologia. Conheça-a melhor.
Viral

O animal que diz a velocidade do seu cérebro

1.566
Um pato ou um coelho? No século XIX, um filósofo austríaco desenhou esta imagem para falar sobre visão. Agora, um psicólogo diz que ela pode dizer muito sobre o ritmo da sua mente. Teste-a aqui.
Filosofia

Paixões e sociedade

Uma pessoa pode respeitar e admirar Passos ou Cavaco sem os querer, nos subtis prazeres intelectuais, iguais a nós. Basta reconhecer neles a vontade de respeitar as paixões comuns da nossa sociedade.
Lançamentos

Um livro para quem não percebe nada de Filosofia

282
"Um Breve Guia para Clássicos Filosóficos" pretende servir de introdução a alguns dos mais importantes pensadores ocidentais. Mas, se acha que já é um especialista, faça o nosso quiz.
Filosofia

O digital está a alterar o ser humano

176
O filósofo italiano Luciano Floridi defende que estamos a começar a Quarta Revolução, que "está a alterar a nossa noção sobre o que é ser humano."
Filosofia Política

Dilemas morais, política e Teoria dos Jogos

134
Pense no Google Self-Driving Car. E no seguinte dilema moral: se o carro estiver descontrolado, deve o software escolher atropelar cinco pessoas ou lançar o carro por um ribanceira matando o dono?
Amor

Confusos amantes sublunares

Nesta altura do ano, em que se costumam fazer vários votos para nós e para os outros, apeteceu-me a mim desejar um bom ano humano aos portugueses, sem discriminação de raça, religião, sexo ou partido.
Arte

O Verdadeiro, o Belo e o Bem

Mais do que no plano estético, e muito mais do que no plano do conhecimento, as paixões são irredutíveis. Não se dão na relativa pacatez do prazer estético nem na felicidade do conhecimento.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)