Imagine o seguinte cenário, bastante frequente nesta altura do ano: a garagem do seu prédio precisa de ser renovada. Alguns pilares estão enfraquecidos ou rachados, o sistema de drenagem é antigo – o que leva à acumulação de água em algumas zonas – e há também quem, de vez em quando, se queixe que a iluminação não é a mais eficiente.

Então, como administrador de condomínio, coloca mãos à obra: recolhe orçamentos de três empresas diferentes – tarefa que realizou durante o fim-de-semana – e envia um email para agendar uma assembleia extraordinária para dali a duas semanas. No dia da assembleia aparecem menos de 50% das pessoas convocadas. Na realidade, alguns dos condóminos encontram-se fora do país, como é o caso da D. Fernanda, do 5.º esquerdo. Para além do problema da fraca comparência à reunião, durante a assembleia, mais de 2/3 dos condóminos manifestaram-se, para sua surpresa, contra a reparação do sistema de iluminação. Nessa reunião, abordou-se também o caso do Sr. José do R/C direito, que tem várias quotas em atraso pois desconhece como funciona a app onde pode verificar os valores das quotas a pagamento. Face a este cenário, a assembleia é adiada e é convocada nova reunião para daí a duas semanas. Feitas as contas, já vai um mês e os problemas continuam por resolver.

Esta situação é-lhe familiar? A verdade é que a vida em condomínio pode ser uma verdadeira dor de cabeça. Mas será que este problema poderia ter sido evitado? Será que o processo de gestão de um condomínio poderá ser simplificado, por exemplo através de uma simples conversa de WhatsApp gerida por um sistema de Inteligência Artificial? Na verdade, estão a surgir startups **que vão ser capazes de simplificar o dia-a-dia no seu condomínio com recurso a IA.

Imagine outro cenário: uma empresa de gestão de condomínios que desenvolveu a sua própria tecnologia, incluindo o inerente chatbot com IA que funciona através do WhatsApp: responde a dúvidas sobre o seu condomínio – “O que ficou aprovado na última assembleia de condóminos? Quando será a próxima assembleia ordinária? Tenho algum pagamento em falta?” – e sobre condomínios no geral –  permite-lhe votar antes de uma assembleia (caso, por exemplo, não possa estar presente) e ainda reportar problemas ao administrador do condomínio, que será prontamente informado, assim como a empresa parceira, para resolver o problema. Adicionalmente, caso vá reportar um problema que já foi reportado por outro vizinho, esta tecnologia dar-lhe-á imediatamente acesso a essa informação, poupando tempo a si e ao administrador do seu condomínio.

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Desta forma, esta tecnologia inovadora de gestão de condomínios torna o cenário que lhe apresentámos no início deste artigo uma mera ficção. Vamos analisar: O Sr. José pode não estar familiarizado com aplicações, mas passa a vida no grupo de WhatsApp da família, pelo que facilmente teria capacidade para entender qual o valor que tinha a pagar em quotas. Já a D. Fernanda, que se encontrava fora do país, mesmo não podendo marcar presença fisicamente, poderia facilmente ter votado no orçamento que lhe parecia mais apropriado, antes da reunião. Assim, o quórum de pelo menos 50% de participação seria atingido e não seria necessário agendar nova reunião, poupando-se tempo e recursos.

Adicionalmente, a assembleia também decorreria de forma mais tranquila: as opiniões divergentes relativamente às partes da garagem a arranjar poderiam ter sido apontadas pelos inquilinos antes da assembleia e analisadas de antemão pelo administrador, evitando que este fosse surpreendido durante a mesma. Na semana subsequente, qualquer dúvida que os vizinhos levantassem, não os obrigaria a estar constantemente a ligar ao administrador do condomínio para obter uma resposta. Para ficarem a par, bastava perguntar ao chatbot quais os tópicos abordados e decisões tomadas durante a assembleia.

Por outras palavras, com recurso a IA, a vida em condomínio torna-se:

  • Mais participativa e inclusiva, ao tornar mais fácil a participação de todos, incluindo de pessoas mais velhas que, na sua maioria, não terão de aprender a funcionar com uma ferramenta nova;
  • Menos desgastante para o administrador, que dedica menos tempo a gerir o dia-a-dia e problemas da vida em condomínio, visto que o chatbot faz grande parte desse trabalho por ele;
  • Mais simples, eficiente e flexível para todos os condóminos, que podem facilmente estar a par e participar nas decisões tomadas em assembleias, bem como reportar problemas de forma mais eficiente e rápida, sem terem de sair de casa.

Assim, torna-se evidente que usar a inteligência artificial para melhorar o seu dia-a-dia e dos seus vizinhos não é nenhum bicho de sete-cabeças: muito pelo contrário. A IA é uma tecnologia acessível a todas as faixas etárias da população, que oferece uma experiência fácil e rápida, e garante o suporte imediato em todas as situações. A gestão do condomínio é deste modo simplificada, proporcionando tranquilidade a si e aos seus vizinhos, incluindo aos mais velhos.