Um website, independentemente do tipo de organização ao qual está associado, constitui um elemento fundamental de uma estratégia bem-sucedida, permitindo um canal de comunicação excelente e promovendo um grande impulso na credibilidade e reconhecimento da marca.
É assim importante garantir que todas as páginas tenham uma identidade clara e elementos de design consistentes. A tipografia e os esquemas de cores devem ser cuidadosamente escolhidos de acordo com vários princípios relacionados com conceitos de psicologia para criar uma imagem sóbria e apelativa, tendo em mente o tipo de experiência proporcionado ao visitante.
Depois, para que um website seja útil e eficaz, deverá ser fácil de navegar, permitindo que os seus visitantes encontrem o que procuram, de uma maneira natural, proporcionando ao mesmo tempo uma experiência agradável e memorável. Deverá ser transmitida uma mensagem à qual o visitante deverá ficar envolvido, por forma a potenciar o seu regresso.
Não menos importante, o conteúdo do website vai determinar o grau de envolvimento dos visitantes. Esse conteúdo, independentemente do seu tipo, deve ser bem organizado e intuitivo, confiável e relevante, deve também ser útil e resolver algum problema de quem o procura. Tudo isto representa valor, mas para que este não se perca, o website deverá ser acessível a todos, levando em consideração as suas características ou limitações específicas.
O que mais pode contribuir para um bom website? Este pode ser muito atrativo e seu conteúdo pode ser útil e acessível, mas isso não é suficiente para o tornar conhecido, pois precisa de ser encontrado, pelo que deve ser otimizado para que a página certa possa surgir na sequência de uma pesquisa relacionada com o seu conteúdo ou objetivo.
O tempo de carregamento e a adaptação ao dispositivo de visualização podem também ser determinantes para o sucesso do website. Este deverá poder ser visualizado corretamente, independentemente do tipo e tamanho de ecrã onde é acedido, e deverá carregar rapidamente, sob pena de ser abandonado pelo visitante.
Para quem concebe e desenvolve websites há ainda uma questão muito importante e talvez menos evidente. O cliente que pretende ter um website será sem dúvida um dos seus futuros visitantes, mas o seu perfil pode não coincidir com o do visitante que se deseja alcançar. Este visitante ao qual se pretende chegar, com as suas caraterísticas e necessidades, é que será o público considerado como alvo. Este visitante será o utilizador preferencial do website e o webdesigner deverá conseguir perceber o seu perfil com a ajuda do cliente, definindo-o o melhor possível. Além disso, poderão existir vários tipos diferentes de público-alvo para um mesmo website e cada um deles poderá ter um objetivo distinto. Todos os tipos deverão ser identificados.
É importante ter sempre em mente que um website deve ser projetado para satisfazer as necessidades dos seus utilizadores, não descurando as próprias necessidades do cliente nem os objetivos do website.
Mas como pode o webdesigner transmitir ao cliente (e dono do website) a importância dos utilizadores, cujos perfis nem sempre são óbvios?
Como assegurar que os clientes se colocarão no lugar dos utilizadores, uma vez que aquilo que um utilizador procura pode não coincidir com o que o dono do website pode querer mostrar?
Nem sempre é fácil, mas existem várias estratégias e abordagens que possibilitam que o cliente compreenda a importância de entrar em consideração com os perfis de utilizadores, sem esquecer os objetivos para o website, passando por conversas que permitam perceber as diversas perspetivas, exercícios que antecipam a interação do utilizador com o website ou representações ficcionais do público-alvo que visitará o website.
É crucial conseguir que o cliente fique sensibilizado para esta questão e desenvolva uma compreensão mais profunda da importância deste tipo de design que se centra no utilizador. Só assim o cliente dará prioridade às necessidades e preferências do público-alvo ao longo de todo o processo de desenvolvimento, chegando-se a um website que foi concebido a pensar realmente no seu utilizador.
Alexandra Mendes Guerra, formação em Engenharia Informática, especialização em Design e Multimédia, foco em desenvolvimento de websites.
O Observador associa-se à comunidade Portuguese Women in Tech para dar voz às mulheres que compõe o ecossistema tecnológico português. O artigo representa a opinião pessoal do autor enquadrada nos valores da comunidade.