Quando falamos de educação, discute-se muito sobre metodologias de aprendizagem, curriculum e avaliação, no entanto, por vezes, esquece-se um elemento essencial que é a força motriz para uma aprendizagem significativa que vai além da sala de aula: a relação entre aluno e professor. Esta relação é a essência que impulsiona a aprendizagem, que permite o desenvolvimento dos alunos de forma holística e os prepara para os desafios do futuro.

A relação entre aluno e professor é uma força transformadora que desenvolve mentes e corações. Atualmente, os alunos são um desafio constante, devido às diferentes origens e níveis de interesse. Uma sala de aula em que o professor não conhece apenas o nome de cada aluno permite valorizar a especificidade e a diversidade de cada um. É um espaço onde se constrói um alicerce crucial para o seu desenvolvimento intelectual e emocional. Recordo uma aluna que, no final do curso, me disse: “Nunca a vou esquecer! Nunca me deixou desistir dos meus sonhos e objetivos de vida, é uma amiga que levo para a vida!”. Era uma aluna fragilizada emocionalmente, que apresentava necessidades de comunicação e interação diferentes e, consequentemente, não acreditava nas suas capacidades de aprendizagem. Desenvolvemos, em conjunto e ao seu ritmo, a resiliência, autoconfiança e determinação necessárias para concluir o curso profissional e continuar o seu percurso formativo de forma a seguir os seus sonhos a nível pessoal e profissional. Acredito, sinceramente, que deixei uma marca indestrutível no seu percurso de aprendizagem dentro e fora da sala de aula.

Criar laços de proximidade fomenta o envolvimento emocional dos alunos, o que os torna mais comprometidos na própria aprendizagem. Sentem-se mais motivados, dispostos a superar desafios e alcançar o sucesso. A proximidade permite-nos reconhecer que, em cada um deles, há uma história em construção! Nós, professores, podemos personalizar a aprendizagem. Vamos ao encontro da sua especificidade, para alcançar o seu potencial máximo, mesmo quando eles duvidam de si mesmos. Destaco alguém que se despediu de mim, emocionado, enquanto dizia: “Obrigado por acreditar em mim, sem julgamentos, “obrigou-me” muita vez a “transpirar das mãos”, mas hoje sou Técnico Auxiliar de Farmácia e não ficarei por aqui”. Este aluno iniciou um percurso sem os próprios objetivos definidos, apresentando desinteresse perante a aprendizagem, dificuldade na língua portuguesa devido à sua origem e comportamentos desadequados! Ao receber um feedback construtivo, foi-se deixando cativar e confiou-me as suas fragilidades, entre elas uma baixa autoestima. Após diversas reflexões, reconheceu os seus pontos fortes e áreas a melhorar e envolveu-se na sua própria aprendizagem. Terminou o curso com sucesso! Neste momento, é um excelente profissional e um cidadão que evidencia o seu pensamento critico! A verdade é que, num ambiente de confiança emocional e de aprendizagem, não têm medo de errar, sentem-se seguros para expressar as suas dúvidas e opiniões. Encaram a avaliação como oportunidade de evolução e desenvolvimento de competências pessoais, profissionais e sociais.

Os laços educativos impulsionam uma aprendizagem mútua. O professor tem um papel determinante no desenvolvimento holístico dos alunos. Um professor não transmite apenas conhecimento, é um mentor, um exemplo para os jovens que confiam nele e um facilitador da autoaprendizagem. Assume, de forma efetiva, o papel de tutor, de mediador, ajudando-os a ser autónomos e responsáveis pela sua própria aprendizagem. Incentiva-os a aprender a aprender: à pesquisa, à reflexão crítica e resolução de problemas de forma a estimular a aprendizagem ao longo da vida. No entanto, esta conexão não é unilateral. Cada dia com eles é uma oportunidade de aprendizagem. Os alunos são os meus melhores professores! As suas perguntas desafiadoras, o seu feedback sobre metodologias que utilizo, a sua partilha sobre as aplicações e recursos online, as últimas tendências culturais e musicais, os memes… permitem-me conectar melhor com os interesses deles e ajustar atividades de forma a conseguirmos experiências de aprendizagem diferentes, envolventes e colaborativas! Vivenciamos um ambiente de respeito, empatia e apoio mútuo. Crescemos juntos e descobrimos a nossa determinação e resiliência emocional. Adoro rir com eles! Quantos alunos, mesmo depois de terminarem o curso, partilham comigo as suas experiências, momentos de tristeza e alegria, de superação e celebração de conquistas pessoais e profissionais. Uma das alunas, já na universidade, procurou-me para me dizer: “Professora, vou receber um prémio de mérito pelo meu percurso escolar e de melhor desportista, quero que me acompanhe!”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Temos a oportunidade de ser agentes de mudança, de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, equitativa e inclusiva, capacitando-os a tornarem-se cidadãos conscientes, ativos, críticos e comprometidos, a procurarem o seu sucesso pessoal, mas também a se preocuparem com o bem-estar dos outros e com o mundo em que vivemos. Este é o nosso maior reconhecimento, saber que fazemos a diferença, mesmo para além das paredes da escola!

A relação entre aluno e professor é intrínseca e crucial para o processo de aprendizagem em si! Valorizar e investir na relação entre aluno e professor, mais do que colocar o aluno no centro da aprendizagem, é essencial para uma educação mais efetiva e significativa capaz de preparar os nossos jovens para enfrentar os desafios futuros, descobrirem as suas paixões e o seu propósito de vida!

Tutora, Professora de Português e Área de Integração e Coordenadora do Centro Qualifica na Escola Tecnológica, Artística e Profissional de Pombal. Finalista do Global Teacher Prize Portugal 2023.

‘Caderno de Apontamentos’ é uma coluna que discute temas relacionados com a Educação, através de um autor convidado.