Esta transcrição foi gerada automaticamente por Inteligência Artificial e pode conter erros ou imprecisões.
Jornal das três, edição com Luís Soares. Luís, o diretor do aeródromo de Vila Nova de Cerveira, onde esta tarde caiu uma aeronave, diz que o acidente foi provocado por uma falha durante a aterragem.
José Gomes confirma a queda deste aparelho e também os dois feridos ligeiros. Em declarações à Rádio Observador, diz que se tratou de uma aterragem falhada. Explica ainda que os tripulantes eram um examinador e um aluno que tinha tirado o curso há pouco tempo. José Gomes revela ainda que o avião ficou totalmente destruído.
Foi derivado de uma aterragem com borrego e a aeronave caiu sobre umas árvores com os dois pilotos, que eram um examinador e um aluno que tinha acabado o curso há pouco tempo. Ao borregar, levantaram outra vez voo e depois entrou em perda e caiu sobre as árvores. Mas o avião está, segundo informações dos meus amigos, destruído.
José Gomes, diretor do Aeródromo do Cerval, em Vila Nova de Cerveira, no distrito de Viana do Castelo, onde caiu esta aeronave. Há então dois feridos ligeiros. O diretor do aeródromo admite ainda que vai ser aberta uma investigação oficial para esclarecer o que provocou esta falha na aterragem. Já antes, os bombeiros de Vila Nova de Cerveira tinham confirmado à Rádio Observador que os dois ocupantes não estão em perigo de vida.
Depois das buscas de ontem, a Federação Portuguesa de Futebol anunciou um conjunto de medidas esta tarde. Entre elas está uma auditoria ao penúltimo mandato de Fernando Gomes.
É o que sai de uma reunião de emergência da direção da Federação Portuguesa de Futebol que aconteceu nas últimas horas. O organismo que gere o futebol português garantiu, em comunicado, que vai agir de forma inflexível em relação a qualquer pessoa ou entidade que tenha lesado os interesses e o bom nome da instituição. Para isso, vão ser tomadas oito medidas internas divulgadas nesse comunicado. Em estúdio para nos explicar essas medidas, está o repórter André Maia. André, boa tarde. Quais são os destaques dessas medidas anunciadas pela Federação?
Boa tarde, Luís. O primeiro grande destaque vai para a extensão da auditoria que já estava a decorrer desde o dia 17 de março, que já estava a ser feita uma análise ao último mandato de Fernando Gomes, ou seja, de 2020 até 2024. Agora a direção da FPF decidiu a extensão dessa auditoria também ao mandato anterior, ou seja, de 2016 a 2020, sendo que, diz o comunicado, a auditoria vai incidir sobretudo nas áreas que envolvem o pagamento de comissões, prestações de serviços e procedimentos na área de recursos humanos. A segunda medida é semelhante, que é a implementação imediata de um processo de análise interna aos procedimentos administrativos de todos os departamentos da FPF. E a terceira medida passa pela aceitação, com efeito imediato, do pedido de revogação de contrato de Paulo Lourenço. É um dos prestadores de serviço envolvido e um dos arguidos desta Operação Mais-Valia.
Mas André, há também medidas mais preventivas.
Exatamente, são três: o reforço das políticas de compliance e dos mecanismos de análise da idoneidade de todos os membros dos órgãos sociais, funcionários e também colaboradores da FPF. Ainda a implementação dos certificados internacionais de qualidade, segurança da informação e anticorrupção, os chamados ISOS. Associada a isso, também a promoção da criação de um comitê de ética da Federação Portuguesa de Futebol. Esta é uma medida que implicará uma alteração dos estatutos do organismo.
E as últimas duas medidas estão relacionadas diretamente com este caso.
Sim, uma delas é a constituição da FPF como assistente em todos os processos em curso em que estejam em causa prejuízos para o organismo. A oitava ação a ser tomada é a interposição de ações judiciais contra, e cito, "quaisquer pessoas e entidades que venham a ser responsabilizadas por danos causados à Federação Portuguesa de Futebol".
As oito medidas implementadas então pela Federação Portuguesa de Futebol depois das buscas de ontem, aqui resumidas pelo André Maia. A direção da Federação Portuguesa de Futebol esteve reunida esta manhã para reagir a esta Operação Mais-Valia, que, por enquanto, fez dois arguidos. A Judiciária já esclareceu que Fernando Gomes e Tiago Craveiro não estão entre os investigados.
O Ministro das Finanças está satisfeito com os dados das contas públicas conhecidos hoje. O excedente orçamental ficou em 0,7% do PIB.
E ficou acima daquilo que estava projetado pelo governo e por isso mesmo o Ministro das Finanças admite que a AD tem agora margem para apresentar novas medidas no programa eleitoral para as eleições de maio. Isso mesmo explicou Joaquim Miranda Sarmento.
O programa eleitoral será atualizado, porque ele foi apresentado aos portugueses há um ano. Os portugueses votaram nesse programa eleitoral há um ano, portanto, naturalmente atualizaremos, até por isto, porque um terço do programa eleitoral já foi executado. E portanto, nós temos agora margem para poder propor novas medidas que há um ano não era possível.
Numa conferência de imprensa do Ministério das Finanças, Miranda Sarmento sublinhou o bom momento das contas públicas quanto à subida da carga fiscal para 35,7% do PIB. O ministro das Finanças explica que essa subida tem a ver com o aumento das contribuições para a Segurança Social.
Se considerar apenas a carga fiscal de impostos, ela reduz de 25,1% do PIB para 24,9% do PIB. O que sucedeu foi que as contribuições para a Segurança Social cresceram mais do que o PIB nominal. Eu recordaria que, em todo caso, este governo, que tinha prometido no seu programa eleitoral baixar o IRS até 2028 em 3 mil milhões de euros, já baixamos o IRS em 1,8 mil milhões. Portanto, já cumprimos quase dois terços da nossa promessa de redução de IRS. Contudo, uma parte substancial dessa redução de IRS verifica-se agora em 2025.
Joaquim Miranda Sarmento a reagir aos dados do INEC conhecidos hoje, mostram que o excedente orçamental no ano passado ficou nos 0,7% do PIB.
Mário Silvestre é o novo Comandante Nacional de Emergência e Proteção Civil, substitui André Fernandes.
André Fernandes, que pediu a exoneração do cargo na passada sexta-feira, é uma informação avançada pelo Ministério da Administração Interna, à Agência Lusa. Mário Silvestre era, desde maio do ano passado, o segundo comandante nacional de emergência. De acordo com o ministério, o nome foi designado pelo secretário de Estado da Proteção Civil, Paulo Simões Ribeiro, sob proposta do presidente da Autoridade Nacional, demissão que tem ainda de ser publicada em Diário da República.
O secretário-geral da NATO, Mark Rutte, avisa Vladimir Putin com uma resposta devastadora se a Rússia atacar a Polônia ou qualquer outro aliado.
Uma declaração feita aos jornalistas durante a visita que está a efetuar à Polônia, Mark Rutte insiste que a reação da NATO será devastadora se for atacada e fez questão até de mencionar o nome do presidente da Rússia.
If anyone
Se alguém cometer um erro e pensar que pode escapar com um ataque à Polónia ou a qualquer outro aliado, será confrontado com toda a força desta aliança feroz. A nossa reação vai ser devastadora. Isto tem de ser muito claro para Vladimir Putin e para qualquer pessoa que nos queira atacar.
O aviso do secretário-geral da NATO a Vladimir Putin. Estas declarações aconteceram durante a visita que Mark Rutte está a realizar à Polónia, numa conferência de imprensa ao lado do ministro polaco. Hoje a Comissão Europeia anunciou também um plano para fortalecer o estado de prontidão para emergências em todo o continente. Conta com 30 objetivos para os governos e cidadãos da União Europeia estarem preparados para eventuais conflitos armados, ciberataques e também desastres naturais.
Vamos agora às notícias de âmbito local, Luís.
A Trofa vai ter cinco novas linhas de transporte público disponíveis a partir de dia 1 de abril. Através da Mobi-AVE, vai ser possível ligar os concelhos de Famalicão, Santo Tirso e Trofa. Entre a sexta-feira e segunda, as linhas vão estar em pré-lançamento com viagens gratuitas. Os passes podem ser adquiridos nas lojas da mobilidade do município. O trânsito está cortado na Rua de Viseu, Avenida Nossa Senhora d'Alegria e Avenida da Força Aérea desde ontem, no sentido Esgueira-Aveiro, e assim deve ficar até sábado. Em causa está a construção de uma nova rotunda com a segunda fase de requalificação urbana do Túnel de Esgueira. Tem como objetivo capacitar o eixo de ligação à Avenida Doutor Lourenço Peixinho. Em Almada, inaugurou ontem o novo serviço de apoio à eficiência energética. Este ponto de atendimento tem como objetivo fornecer informações e aconselhar sobre o consumo energético. Vão ser realizadas ações de formação e sensibilização para promover uma maior consciência ambiental. O espaço funciona de segunda a sexta, das 09:00 até às 17:30, sem necessidade de marcação prévia. Em Santarém, abriram as inscrições para o programa de educação parental positiva e consciente. Destina-se a pais, cuidadores de pré-adolescentes e também adolescentes dos oito aos 18 anos. As sessões decorrem na Sala de Leitura Bernardo Santareno, todas as quartas-feiras, entre os meses de abril e de junho. Na Amadora realiza-se um almoço à liberdade no dia 24 de abril. Almoço que acontece para celebrar mais um aniversário do 25 de abril e é destinado, neste caso, aos residentes do município com mais de 55 anos e também aos beneficiários do cartão Amadora 65+. As inscrições começaram na passada segunda-feira e vão até ao dia 18 de abril. Na Marinha Grande, começa na próxima segunda-feira a Semana Intercultural. A iniciativa é desenvolvida em parceria com a Rede Europeia Antipobreza, com o apoio da Agência para a Integração, Migrações e Asilo e também da Organização Internacional para as Migrações. O programa do evento inclui atividades culturais e ações de sensibilização. Um evento que termina a 14 de abril e se destina a toda a população.