Esta transcrição foi gerada automaticamente por Inteligência Artificial e pode conter erros ou imprecisões.

De volta na noite de fim de semana, domingo, é tempo ainda nesta altura de intervalo entre Sporting e também a formação do Benfica. E o Sporting a chegar ao intervalo a ganhar por uma bola a zero. Vamos então para as notícias com o António José Soares. António, ia começar exatamente nesta edição das 21h21. Estamos em tempo de intervalo entre Sporting e Benfica. Vamos então para notícias que vão marcando a atualidade a esta hora e para começar, exatamente, com uma notícia de última hora. Morreu Jimmy Carter, o antigo primeiro presidente dos Estados Unidos, tinha 100 anos.

A notícia está a ser avançada pelo Washington Post, que cita o filho. Jimmy Carter foi eleito em 1976, tornou-se no 39º presidente norte-americano. Esteve na Casa Branca entre 1977 e 81. Foi também Nobel da Paz em 2002. Esta é uma notícia que vamos desenvolver em futuros jornais aqui da Rádio Observador.

E por cá, Luís Marques Mendes considera que o grande teste político do primeiro-ministro chega em 2025.

Foi uma opinião deixada esta noite no habitual espaço do jornal da SIC, onde o comentador traça três desafios para Luís Montenegro no próximo ano.

Primeiro é o desafio do centro político. Ele tem que governar ao centro, ele tem que ter um discurso ao centro, como fez, digamos assim, na mensagem de Natal. Ou seja, porque é ao centro que se ganham eleições e, portanto, ele deve governar ao centro. E até tem aqui uma vantagem, porque já há muitos anos o Partido Socialista não tinha um líder tão à esquerda. A segunda grande questão que Luís Montenegro tem, desafio, é o ter uma agenda, porque a agenda inicial esgotou-se. Aquela agenda que os portugueses todos viram. Agora precisa ter uma agenda. O que é uma agenda? Decisões, ações, iniciativas para o ano de 2025. Finalmente, eu acho que ele tem um último desafio, que é o desafio das autárquicas. Portanto, tentar ganhar ou pelo menos melhorar substancialmente o resultado. E, sobretudo, acho que tem aqui duas grandes prioridades, que é manter Lisboa e ganhar o Porto.

Luís Marques Mendes, esta noite na SIC. O comentador elegeu Luís Montenegro e António Costa como as figuras do ano. Marques Mendes passou em revista vários temas e quanto à figura internacional indicou Donald Trump, o republicano que quatro anos depois conseguiu voltar à Casa Branca.

O grupo de trabalho que analisou o cumprimento das medidas do plano de emergência da saúde considera que o governo foi demasiado ambicioso e comprometeu-se com aquilo que não podia cumprir.

De acordo com a Agência Lusa, o relatório aponta, por exemplo, que a requalificação dos espaços dos serviços de urgência, urgência geral, psiquiátrica, que estava definida como urgente, não é exequível em três meses. E como já tinha dito o líder do grupo de trabalho, Carlos Robalo Cordeiro, aqui na Rádio Observador, o Executivo deve mesmo repensar algumas medidas e redefinir prazos.

Agora são 21h24. As caixas negras do avião que se despenhou recentemente no Cazaquistão vão ser enviadas para o Brasil no âmbito da investigação do acidente que causou 38 vítimas mortais.

As caixas negras vão ficar a cargo do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos do Brasil, que é também o país do fabricante do aparelho. O avião efetuava um voo da capital do Azerbaijão, Baku, para Grozny, a capital regional da República Russa da Chechênia, quando fez um desvio em direção ao Cazaquistão e caiu ao tentar aterrar. Vinte e nove das pessoas que seguiam a bordo sobreviveram, 38 perderam a vida.

E no futebol, tempo de intervalo e o Sporting a esta hora ganha ao Benfica por 1 x 0.

O gol dos Leões foi marcado por Katomu. Sporting e Benfica estão esta noite sob pressão, depois da vitória de ontem do Futebol Clube do Porto, que deu aos Dragões a liderança provisória do campeonato. Tem mais dois pontos que o Benfica e três que o Sporting, isto antes desta vitória dos Leões aqui ao intervalo. A emissão especial para acompanhar a segunda parte deste Sporting e Benfica regressa já a seguir a este jornal.

E agora para fechar o jornal. Vamos então para as notícias de âmbito local.

Manuel Carvalho vai ser o novo presidente da Unidade Local de Saúde de Leiria. O nome é avançado pela Agência Lusa, que cita fonte ligada ao processo. O médico foi até há cerca de um mês coordenador da USF de Santiago, nos Marrazes, também concelho de Leiria. A área de influência da ULS da região de Leiria abrange três hospitais e 10 centros de saúde. Um segurança da discoteca Infinity Club, em Sintra, foi baleado esta madrugada num tornozelo. O atirador fugiu do local. De acordo com o Correio da Manhã, um grupo que estava a ter um comportamento estranho no interior da discoteca foi convidado a sair. Embora não haja relato de agressões, terão sido efetuados vários disparos já com um carro em andamento. A Metro do Porto vai encerrar a operação mais cedo amanhã por causa da greve convocada pelo Sindicato dos Maquinistas para o período da passagem de ano. Estes profissionais reclamam à Via Porto o pagamento do prémio anual de desempenho. As últimas partidas vão ser entre as 22h e as 23h. Podem ser consultadas mais informações no site da Metro do Porto. A Câmara Municipal de Aveiro está a liderar até 1 de agosto de 2026 a rede europeia Future Steam Cities, um projeto que pretende potenciar competências digitais. É a única cidade portuguesa a coordenar uma das 10 redes de transferência de inovação. Este projeto conta com o envolvimento de quatro parceiros europeus, as cidades de Płock na Polónia, de Alytus na Lituânia, de Oulu na Finlândia e ainda a empresa Business Golding na Dinamarca. O município de Alcobaça aprovou um orçamento de 80 milhões de euros para 2025. 10% deste valor vai para a reabilitação do mosteiro e quatro centros de saúde. O orçamento foi aprovado por unanimidade, com abstenção dos vereadores do Partido Socialista. Falta pouco, estamos em contagem decrescente e a passagem de ano no Seixal vai contar com:

"Vou beijar, vou dançar, vou até me cansar toda a noite."

Toy. É verdade. Claro que a animação com o Toy é garantida, não vai faltar toda a noite no Seixal, na zona ribeirinha de Amora. E o melhor de tudo, Nuno, sabes o que é?

Bar aberto. Não.

Essa parte não sei, mas a entrada para o concerto é gratuita.

Muito bem. Notícias daqui a pouco de regresso, quando terminar exatamente este primeiro grande dérbi da cidade de Lisboa, o dérbi eterno entre Sporting 1, Benfica 0. A seguir vamos exatamente para a análise àquilo que aconteceu na primeira parte. Então até já.

Até já.

Até já.