Esta transcrição foi gerada automaticamente por Inteligência Artificial e pode conter erros ou imprecisões.

Oito horas. Começamos este jornal das 20h com as alegações de assédio sexual contra João Cotrim Figueiredo. A advogada que está a tratar da queixa-crime terá pesquisado outras denúncias feitas por Inês Bichão, isto numa altura em que a presidente da Iniciativa Liberal sai em defesa do candidato.

Foi ainda identificado o total de seguidores de Inês Bichão no Instagram, rede social onde a ex-assessora do grupo parlamentar da Iniciativa Liberal fez a denúncia numa story para amigos chegados. É uma informação apurada pelo Observador, sendo que a queixa deverá dar entrada no Ministério Público, mas a candidatura não confirma se foi de facto entregue ontem, como prometeu João Cotrim Figueiredo. A presidente da Iniciativa Liberal esteve ao lado do candidato ontem à noite num jantar com apoiantes no Porto. Mariana Leitão desmente Inês Bichão sobre a alegada queixa interna.

Quero deixar aqui bem claro para todo o país ouvir. Não há, nem nunca houve, qualquer queixa, relato ou denúncia sobre João Cotrim Figueiredo.

Mariana Leitão seguiu a mesma linha de João Cotrim Figueiredo e também criticou o trabalho dos jornalistas na cobertura deste caso. Neste jantar, o candidato apoiado pela Iniciativa Liberal repetiu que o caso não o vai afastar do objetivo de chegar a Belém.

André Ventura acusa Marques Mendes e Cotrim Figueiredo de pedincharem o apoio de Luís Marques Mendes, um apoio que o candidato apoiado pelo Chega garante que não precisa.

Na semana passada, André Ventura desafiou Luís Montenegro a definir quem apoia numa segunda volta com o candidato apoiado pelo Chega e com António José Seguro. Agora vai mais longe e garante que não precisa do apoio do chefe de governo.

Eu convidava os meus dois adversários, quer o João Cotrim Figueiredo, quer o Luís Marques Mendes, a fazer isto que eu estou a fazer aqui. Eu quero que se lixe o Montenegro, eu quero o povo, o povo português!

Palavras de André Ventura, vestido com a farda militar que lhe foi oferecida por um apoiante como presente de aniversário, aqui num discurso em Montemor-o-Velho.

Henrique Gouveia e Melo não gostou de ver André Ventura com a farda militar e fala numa situação indigna.

Gouveia e Melo sobe o tom e admite que a imagem de André Ventura fardado à militar o deixou mal-disposto.

Um candidato que nunca foi militar, não fez o serviço militar obrigatório, não se ofereceu para as Forças Armadas como voluntário, a usar uma peça de uniforme. É indigno. Não vale tudo, senhor candidato.

Gouveia e Melo, num discurso num jantar ontem no Porto, penúltimo dia de campanha, em que voltou a contar com o apoio de Rui Rio e de Manuel Pizarro.

Também nesta reta final, António José Seguro trocou os comícios por um bar. O candidato apoiado pelo PS esteve a passar música com jovens em Braga ontem à noite.

António José Seguro a fazer de DJ numa ação de campanha animada e descontraída para tentar captar o voto dos mais jovens.

Então é assim, escolhi quatro músicas do meu tempo para fazermos um teste. Eu vou pôr as músicas e vou ver se vos consigo pôr a dançar. Até já! Vou pôr o povo a dançar. Depois já digo duas coisas.

António José Seguro diz que quer ser o presidente dos novos tempos. Foi ontem à noite num bar em Braga.

Já ao final da tarde, Luís Marques Mendes esteve num comício no Porto, onde dramatizou no apelo ao voto. O candidato apoiado pela AD alerta para aquilo que descreve como uma possível lotaria na segunda volta.

E avisa que só com uma concentração de votos já este domingo é possível evitar esse cenário de incerteza.

Não podemos deixar para a segunda volta a lotaria da estabilidade. Nós não podemos deixar para a segunda volta a lotaria da experiência. Não! É votando já na primeira volta.

Marques Mendes, no dia em que contou com uma mensagem de apoio de Aníbal Cavaco Silva. Destaque também para António Filipe, que sublinha a importância da candidatura apoiada pelo PCP para a esquerda. Catarina Martins organizou uma sessão pública em Braga, onde alertou para os ataques às mulheres na política. Jorge Pinto acusou Cotrim Figueiredo de abafar o caso de alegado assédio sexual. Hoje entramos no último dia de campanha. Os candidatos vão concentrar-se, sobretudo, na Grande Lisboa nesta reta final.

E hoje temos o último direto à campanha. Nas manhãs 360, vamos dar destaque às caravanas de Cotrim Figueiredo, Gouveia e Melo e Jorge Pinto. E para ouvir, como sempre, logo a seguir, ao jornal das 09h00. São 08h05, já a seguir há Momentos de Glória. Primeiro, Carla, que outras notícias estão em destaque a esta hora?

Destaque para o encontro entre Donald Trump e Maria Corina Machado, na Casa Branca. O presidente dos Estados Unidos diz que a opositora de Nicolás Maduro lhe ofereceu a medalha do Prêmio Nobel da Paz. O encontro foi fechado à comunicação social. No final, a Casa Branca reforça a ideia de que Corina Machado não é a pessoa indicada para liderar a Venezuela, isto numa altura em que Washington continua também a não afastar uma intervenção militar no Irão. Ainda na atualidade internacional, está formado o Conselho de Paz para Gaza. É o que confirma o presidente norte-americano. Donald Trump recorre à rede social Truth Social para anunciar a formação deste conselho de paz e adianta que os nomes que o constituem vão ser divulgados em breve. Trata-se de uma parte da segunda fase do plano de paz para Gaza, uma fase centrada no desarmamento do Hamas. Sete distritos do norte do continente estão hoje sob aviso amarelo por causa das previsões de queda de neve e agitação marítima. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê também um dia de chuva em todo o território continental. E atenção ainda ao frio. As temperaturas vão descer no fim de semana, mas a chuva deve dar algumas tréguas no domingo, precisamente o dia das eleições presidenciais.