771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Filosofia Política

Política

Carisma explicado a eleitor sem tempo para estudar

Como caracterizar, numa definição comum e inequívoca, o “je-ne-sais-quoi”, ou a aura mística, feita de compulsão encantatória e de obediência emocional, associada à dominação política carismática?
Arte

A politização do mundo da arte

Quando aplicamos critérios políticos a domínios não políticos, os critérios anteriores perdem-se. Não estaremos a destruir o entendimento clássico de obra de arte como uma excecionalidade individual?
Liberdades

A politização de tudo

Um mundo em que tudo é politizado é um mundo não só sem liberdade de expressão como sem liberdade de pensamento: não podemos dizer coisas (politicamente) erradas, como não podemos pensar “errado”.
Política

O esquerdismo como tipo psicológico

É possível que a especificidade do nosso esquerdismo como tipo psicológico passe, de modo transversal, pela atitude de dependência face ao estado, esperando ter nele a resolução de todos os problemas.
Filosofia Política

O que é isso de descolonizar o conhecimento? – II

O paradigma identitário afasta a utilização de ferramentas aperfeiçoadas durante séculos, como o raciocínio lógico, a procura pela objetividade, o conhecimento como troca de argumentos e explicações.
Filosofia Política

Uma simplificada visão aristotélica do poder

Quanto maior for a maturidade política de um povo, intimamente relacionada com os níveis de desenvolvimento educacional e cívico, maiores as garantias de que o poder seja exercido por muitos ou todos.
Liberalismo

Adam Smith era de esquerda?

Smith ter-se-ia mostrado bastante cético se visse como hoje os governos da Europa e dos EUA estão a intervir cada vez mais na economia e os políticos cada vez se acham mais espertos do que o mercado.
Filosofia Política

Extremismo, radicalismo e tribalismo ideológico

A relação entre o homem fraco de Nietzsche e a sombra coletiva postulada por Carl Jung também se manifesta na dinâmica do extremismo, radicalismo e tribalismo ideológico.
Oficina da Liberdade

Ajo como se Ele existisse

Muitos saltaram do fascínio do existencialismo e da sua vingança para com Deus Cristão diretamente para experiências esotéricas ao estilo panteísta que não passam de subterfúgios fraudulentos.
Oficina da Liberdade

O inevitável retorno às teorias da justiça

Esta colectivização, corolário das teorias da justiça distributiva mais radicais, introduz riscos éticos e intensifica os juízos morais cada vez mais presentes nas contendas políticas.
Democracia

Capitalismo de compadrio e democracia

Ao enfatizar as características individuais, Wolf acaba por retirar algum foco da necessidade de reformas institucionais para conter esta interligação entre elite política e económica.
Democracia

Crony capitalism, the end of a happy marriage

By emphasizing individual traits, Wolf overlooks the need for institutional reform to curtail cronyism.
Corrupção

O Catargate e a "superioridade moral" da esquerda

Fosse este escândalo com políticos de direita, ninguém calaria o coro trágico sobre “a ameaça à Democracia” no coração da Europa. Como não é, não há coro nem perigo: são só casos de corrupção pessoal.
Entrevista

"Em Portugal, somos todos filhos da miséria"

O político Sérgio Sousa Pinto é também desenhador. Tem um livro para o mostrar e é aí que começa esta conversa sobre BD, democracia, o politicamente correto e um país entre a esquerda e a direita.
Filosofia Política

Política ética

Portugal tem sido vítima de um comodismo ético, uma ética vazia de conteúdo. O moralismo, o autoconvencimento, o dogmatismo moral é incompatível com a capacidade de corrigir, emendar e rectificar.
Filosofia Política

A viragem identitária

A partir do momento em que avançamos na lógica identitária o compromisso deixa de ser possível pois as identidades não são negociáveis, o que nos deixa na terrível situação de luta política permanente
Democracia

Tiranias da maioria

O furor legal do direito político é funesto para a democracia. Uma democracia exasperada e fora de si retira iniciativa, cultiva consensos infrutíferos e desagua num individualismo conformista.
Livros

A estagnação socialista e outros livros do ano

Zitelmann dá-nos conta de como os portugueses de hoje estão entre os povos mais anti-capitalistas, o que ajuda a compreender não só a aceitação da estagnação socialista mas também o atraso estrutural.
Filosofia Política

Aurea mediocritas

De tantas revoluções, teremos esgotado a própria ideia de revolução. Não havendo coragem para fazer reformas, estaremos condenados ao abuso do poder.
Política

Seitas e ideologias

Há algo que nos está a puxar para trás e que deverá ser um recuo civilizacional de décadas e talvez séculos. Num mundo de pessoas perdidas, solitárias e sem identidade própria.
Obituário

Um homem livre: António Marques Bessa (1949-2022) 

Com a morte de António Marques Bessa, professor catedrático do ISCSP, desapareceu um dos mais interessantes pensadores do País – sem que “o País” tivesse dado por isso.
Oficina da Liberdade

O Princípio da História

Não há registo de uma tal convergência e unanimidade na subordinação à autoridade. A vida social está cristalizada num estado catatónico do qual só um desastre a conseguirá despertar.
Oficina da Liberdade

O regresso ao passado

O progressismo, seja ele liberal ou não, é por definição não-humanista porque se orienta em função de princípios transcendentes face ao próprio Homem — à cabeça, o ideal racionalista.
Oficina da Liberdade

Formatação de massas

As fontes de medo e motivos de ansiedade aproximam e unem espontaneamente as populações numa fanática defesa do que a sua racionalíssima ciência determina ser o interesse comum.
Guerra na Ucrânia

Cultura e ideologia: o caso russo

As ações da Rússia só se tornam compreensíveis se forem vistas como estando integradas num projecto expansionista decorrente, em alguns aspetos, de doutrinas com séculos de história.
Partido Chega

O que o Chega não é

O Chega não quer ser conservador, a menos que ser conservador seja apenas defender respostas político-sociais cronologicamente antigas ou encarar saudosamente realidades políticas de outros tempos.
Democracia

Democracia: patologias

Somos constantemente golpeados pela história que ignoramos. A democracia não é apenas uma solução, é também um problema. Temos de ir além da democracia formal, paralisante e regressiva.
Filosofia Política

Esquerda identitária e o Príncipe Vladimir de Rus

Nenhum passo pode ser dado em política sem compreender este simples facto: há quem declare guerra ao humano pela busca da utopia.
Liberalismo

Liberalismo e seus descontentes, uma reflexão

A ausência de respostas para a renovação do modelo demoliberal marca uma insuficiência crucial que condiciona o cômputo geral da análise bem conseguida de Francis Fukuyama no seu ensaio mais recente.
Filosofia Política

Wokismo: a ilusão da inclusão

Para o wokismo tudo seria resultado de uma construção patriarcal, heterossexual e branca, pelo que um mundo justo só pode ser assegurado com o desaparecimento do agente corruptor.
Oficina da Liberdade

O progressismo é um neoprimitivismo

À medida que nos tornamos mais progressistas, tornamo-nos também, inevitavelmente, mais primitivos – e, portanto, mais violentamente intolerantes e mais tolerantes à violência.
Filosofia Política

Ser conservador: afinal era tudo mentira

O conservadorismo nega as ordens sociais perfeitas, já que o homem é obviamente imperfeito. Qualquer dominação utópica prometida por ideólogos levou a humanidade à ruína e temos muitos exemplos disto.
Política

Não há só ‘uma’ Direita nem só ‘uma’ Esquerda

A democracia liberal funda-se na concorrência parlamentar e civilizada entre direita e esquerda democráticas, não na ‘guerra civil de classes’ entre direita e esquerda.
Filosofia Política

Verdade com verdade

Pior do que não se alcançar o significado de um conceito é julgar que se alcançou. A razão intervém realmente, mas apenas para nos oferecer ilações obscurecidas pela incompreensão.
Política

A revolta dos enraizados

Correspondendo a somente 25% da sociedade inglesa, os desenraizados têm imposto hegemonicamente a sua ideologia. Desvalorizando a identidade nacional, estão muito próximos da agenda globalista.
Oficina da Liberdade

Tempestade Perfeita

Que a providência nos livre dos filósofos-reis e dos tiranos esclarecidos, mas um reino de tolos governado por tolos não é um passo no sentido de uma sociedade mais aberta, pacífica e educada.
Filosofia Política

Populismo. Uma realidade incontornável II

Populismo e fascismo claramente não são o mesmo. O primeiro defende o povo e maioria, o fascismo uma minoria, a de uma elite, a elite do homem novo.
Política

Cidadania menorizadora

O nosso vocabulário de cidadania reduz-se hoje a palavras como apoio e ajuda estatais, enquanto aceitamos um controlo digital progressivo por parte do governo e desvalorizamos os tiques autoritários.
Guerra na Ucrânia

O regresso do fim das ideologias?

As divergências entre esquerda e direita parecem dar lugar a uma coesão social revelada na consciência de estarmos perante uma ameaça existencial ao modo de vida demoliberal. O século XXI começa agora
Filosofia Política

Populismo. Uma realidade incontornável I

Nas democracias todos os políticos são populistas (os mais populistas são os que mais rejeitam a designação) pela empatia que têm de estabelecer com o eleitor. Não há populismo sem empatia e afetos.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos