Filosofia Política
Filosofia Política

Portugal não é uma democracia (ou não deveria ser)

392
Somos uma república consolidada, com instituições e poderes independentes? A resposta foi dada por Jorge Coelho: “Quem se mete com o PS leva”. Quando este espírito impera há muito pouco de republicano
Política

Da Direita e das direitas

2790
O que é estranho é que, mais de 45 anos sobre o 25 de Abril e quase 44 anos sobre o 25 de Novembro, a direita partidária ainda esteja nesse registo assustadiço, preferindo ser ou dizer-se de centro.
Conversas à Quinta

Direita, esquerda: que valem ainda estas palavras?

214
Vivemos um tempos pós-ideológico, submetido aos métodos do populismo? Ou as tradições centenárias de "ser de esquerda" e "ser de direita" ainda fazem sentido? Viagem ao passado para explicar o presente
Política

As eleições no dia seguinte num livro proscrito

Admitindo que possam ser discutíveis, relativizar o valor moral dos termos direita e esquerda não só não resolve nenhum dos desafios do tempo atual, como ainda diminui a capacidade de os compreender.
Filosofia Política

Recordando Oakeshott em Lisboa (II) /premium

Como explicar que o “pacifista” Oakeshott se tenha oferecido como voluntário às Forças Armadas britânicas em 1940, quando já tinha 39 anos e detinha uma confortável posição em Cambridge?
Filosofia Política

A doença mental chamada Amazónia

330
Resta decretar o estado de emergência climática que, na prática, se traduz no combate ao capitalismo em nome do socialismo, mas na condição daquele disponibilizar muitos mil milhões de dólares a este.
Filosofia Política

Recordando Oakeshott em Lisboa /premium

A moderação céptica de Oakeshott faz hoje muita falta nas democracias ocidentais — e sobretudo nas nossas universidades, sob crescente ameaça de activismos dogmáticos.
Política

Ser Direita /premium

Recusamos uma sociedade onde cada desejo, cada capricho se converte em direito, onde ninguém assume responsabilidades, até o Estado, e onde uns poucos se esforçam para pagar os direitos de muitos.
Liberalismo

Recordando o velho conservadorismo liberal /premium

Os conservadores liberais não querem que as instituições estatais adoptem a propaganda dos seus modos de vida tradicionais no lugar agora ocupado pela propaganda da ortodoxia politicamente correcta.
Política

A direita em crise?

A perda de terreno eleitoral pela direita só significa que a esquerda assimilou o que aquela de melhor tem, o liberalismo económico e social. Está em crise? Não, já ganhou no terreno das ideias.
Filosofia

"Em democracia a razão não serve para ganhar" /premium

252
É um dos nomes de referência da filosofia política e esteve em Portugal na convite da fundação Francisco Manuel dos Santos. Falámos com Michael J. Sandel sobre democracia, extremismos, ética e moral.
Liberalismo

Para o menino Adam Smith, uma salva de palmas!

127
Adam Smith festejaria a 5 de Junho, se fosse imortal como as suas ideias, os seus 296 anos e por certo o faria na sua linguagem moderada, humana e carregada de empatia em relação aos menos afortunados
Política

O Estado concorrente é desleal

Sou contra as concepções de Estado concorrenciais da precedência da liberdade e responsabilidade dos cidadãos, isto é, dos seus direitos fundamentais de liberdade e dos seus deveres de solidariedade.
Filosofia Política

Duelo de titãs. Vem aí um debate Peterson vs Žižek

1833
Dois dos pensadores mais influentes de hoje, Jordan Peterson e Slavoj Žižek, vão em abril debater sobre se o melhor caminho para a "felicidade" é o capitalismo ou o marxismo. O debate prevê-se quente.
Filosofia Política

Utopia e totalitarismo /premium

O excesso utópico é distinto do totalitário. O primeiro pertence ao universo das pessoas normais, é compreensível; o segundo não, chocamos com o limite: os homens normais não sabem que tudo é possível
Partidos e Movimentos

Direita radical: a excepção portuguesa

2270
O que é que tem impedido o advento em Portugal de um grande movimento nacionalista, populista ou de direita radical (ou, dada a cultura política acomodada e medrosa, “de direita não envergonhada”)?
Filosofia Política

Para que serve a filosofia política? /premium

A filosofia pode isolar os grandes problemas e fornecer-nos uma luz indirecta para nos ajudar a pensar as dificuldades da nossa vida prática e das suas questões mais essenciais.
Política

Precisamos da Esquerda

1053
Na guerra cultural em curso, a nova Esquerda esqueceu o povo e assumiu a defesa da excentricidade das elites. Eu, que não sou de Esquerda, acho que uma outra Esquerda faz falta ao sistema político.
Política

Ser de Direita

134
A pergunta que se pode fazer é quem é que não tem lugar nesta direita. Quem não tem são os reaccionários que querem voltar atrás no tempo, por exemplo, que acham que o sexo só serve para reprodução.
Comentário Político

A indisposição conservadora

331
O conservadorismo não é apenas uma disposição, e o conservador não é um bem-disposto. O conservador só é eficaz se souber o que quer preservar.
Política

De direita e liberal, sem a vossa licença

199
E o regime assim se foi mantendo. Ao mesmo tempo que se tentava marginalizar qualquer brecha de direita, os outros, os moderados, escreviam odes a Chavez e Maduro e denunciavam a ascensão dos radicais
Política

Os herdeiros da (in)tolerância

586
Não gosto da palavra tolerância. Prefiro a diversidade e a diferença. Tolerância implica condescendência. Os ditos tolerantes agem como se fossem moralmente superiores. E o pior é que acreditam sê-lo.
Filosofia

O muito que nos falta, Prudentia

Podemos viver na época de muitos “pós”, mas a prudência não tem substitutos úteis. A lição mais linear é talvez a de que todos os “cesarismos” são perniciosos, corroem e matam.
Política

Introdução ao festivo-fascismo /premium

Não se contam as vezes que o festivo-fascismo se dá a ver, normalmente de maneira gritante, e sempre reivindicando uma justeza e uma pureza de sentimentos muito acima da média do comum dos mortais.
Filosofia Política

Patriotismo, Cosmopolitismo e Democracia /premium

Na origem da primeira democracia moderna esteve uma declaração universalista (e cosmopolita) para sustentar uma decisão particularista (e patriótica) de criação de uma nova nação.
Conversas à Quinta

O que é que ainda resta da direita e da esquerda?

Faz ainda sentido ordenar o espaço político em esquerda e direita? Podem a social-democracia e a democracia-cristã conservar a hegemonia que tiveram desde o pós-guerra? Perguntas de resposta difícil.
Inovação

O progresso no século XXI não é de esquerda

701
Neste tempo da quarta revolução industrial a defesa da rigidez laboral ou da omnipresença do Estado, ou das “reversões”, mostram-nos uma esquerda prisioneira do século XX e reaccionária no século XXI.
Política

Não somos todos marxistas

497
Sim, possivelmente, “Marx vive” — nas culturas políticas tribais que desconhecem o primado da lei. Mas nem todas as culturas políticas são tribais. Por esta razão, não somos todos marxistas.
Maioria de Esquerda

A esquerda contra a liberdade

140
É muito curiosa concepção da liberdade que Pedro Nuno Santos e Mariana Mortágua partilham. A liberdade é o Estado e mais nada. Qualquer sopro fora do Estado é “ofensiva liberal” que urge erradicar.
Relações Internacionais

Sobre a “ilusão pós-nacional”

Se as teorias a respeito do desaparecimento inexorável do nacionalismo estavam certas, como foi possível este aparente regresso do sentimento nacional?
Estado Social

"Devemos dar dinheiro diretamente às pessoas"

1399
Autor de "Utopia para Realistas" diz que a inovação tecnológica vai levar-nos a largar "ideias obsoletas" e ter "coragem política" de tentar novas, sem preconceitos e sem o "paternalismo da esquerda".
Filosofia Política

Qual o lugar da felicidade?

535
A felicidade está na moda e foi até usada para fins de marketing político. Veja-se que uma das primeiras medidas de Maduro foi criar um “Vice-Ministério da Suprema Felicidade do Povo Venezuelano”
Livros

Livros para o Natal (I)

Três livros sobre a indispensável associação entre liberdade e sentido pessoal de dever.
Filosofia Política

Recordando Francisco Suarez (1548-1617)

Recordar Francisco Suarez consiste também em recordar que a civilização ocidental da liberdade sob a lei não começou com as ideologias revolucionárias do século XVIII.
Filosofia Política

Recordando Isaiah Berlin (1909-1997)

“Liberdade é liberdade, não é igualdade, ou equidade, ou justiça, ou cultura, ou felicidade humana, ou uma consciência tranquila”.
Filosofia Política

O ridículo em política

Deveríamos dar mais atenção ao papel do ridículo em política. O que, num primeiro momento, pode ser insignificante, arrisca-se a, pouco a pouco, contribuir para a destruição da nossa vida comum.
Liberalismo

Dos liberais e do papel do Estado

121
A natureza da nossa democracia impõe que o número de polegadas na televisão de ecrã plano do funcionário público se sobrepõe ao número de mortos à espera de uma cirurgia ou noutra qualquer tragédia.
Estados Unidos da América

Os pupilos de Gingrich

Que o percurso de Newt Gingrich nos sirva de lição para que não se cometam erros que se mascaram de vitórias no imediato, mas podem ter consequências importantes no médio-longo prazo.
Política

Carta de Praga (2)

Tratar a conferência de Praga como “da direita” faz lembrar os idos de 1974-1986, quando Mário Soares era acusado pelos extremistas de esquerda e de direita de “lacaio dos americanos e do capitalismo”
Estados Unidos da América

Carta da América

115
Na América, está em curso um vigoroso renascimento conservador-liberal. Conseguirá a vaga conservadora em gestação na Europa acompanhar a linguagem liberal e anti-estatista da sua congénere americana?
Politicamente Correto

Uma forma comum de ignorância

118
Se uma pessoa se define inteiramente como “anti” qualquer coisa (“anti-racista”, por exemplo), tende a encontrar racistas em todo o lado. O macartismo é uma disposição de espírito fácil de adquirir.
Filosofia Política

Patologias da sociedade

123
Nem a liberdade individual se defina por oposição ao Estado, nem o Estado supõe a anulação desta. Mas os projectos políticos tendem a encaminhar-se para os extremos, conduzindo a situações patológicas
Politicamente Correto

A moral e a razão

A moral está para além da razão, não é um produto dela. A moral é como se fosse uma forma de conhecimento cristalizado nas tradições, hábitos e inclinações de indivíduos e sociedades.
Filosofia Política

As curtas férias do Diabo

280
Os equilíbrios entre sociedade e instituições têm sido destruídos pelo poder avassalador do marxismo cultural. Vimos esse filme nos sistemas de ensino, na justiça, na degradação da segurança interna.
Presidente Trump

Já não se pode defender o Ocidente?

649
Se não podemos defender a liberdade como valor universal, e se não podemos defender a liberdade como valor ocidental, seremos ainda autorizados a defender a liberdade?
Filosofia Política

A carcaça

Lembrando Thomas Hobbes e o seu Leviatã, diríamos que o soberano anda distraído de nós e da nossa protecção. E que a comunidade política apresenta todas as características de uma carcaça prematura.
Filosofia Política

Populismo vs. vanguardismo: uma dicotomia infeliz

103
A liberdade assenta no equilíbrio de dois princípios: o Governo Constitucional e o Governo representativo que presta contas ao Parlamento. A democracia é ameaçada quando se desrespeita tal equilíbrio.
Democracia

Fogo cruzado sobre a caça ao voto

Sem me arrogar quaisquer competências em politologia, julguei pertinente avançar algumas razões em defesa da escolha aleatória da representação democrática que não têm sido devidamente consideradas.
Democracia

A tradição democrática sob fogo cruzado

Em boa parte, as recentes críticas académicas e políticas à democracia são expressão de um fenómeno comum: a perda de memória sobre a tradição ocidental da liberdade sob a lei.
Filosofia Política

Não me levem a mal, não haverá revolução liberal

3291
Os portugueses querem levar a vidinha sem sobressaltos, maçadas e vergonha na cara, promessas em que, por exemplo à imagem de Salazar, a esquerda é exímia. Falar-lhes de liberalismo é um luxo inútil.
Liberdades

Mais liberalismo ou menos socialismo?

145
Para galvanizar a juventude para o liberalismo não basta o "argumento da superioridade moral do individualismo": é necessário remover o incentivo para que depender do salário de Estado seja atraente.
Filosofia Política

Liberalismo, sempre!

496
É necessário restaurar o espírito do Liberalismo Clássico, assumir e divulgar a superioridade moral da defesa das liberdades individuais por contraponto a qualquer das outras alternativas ideológicas.
Comportamento

Elogio da indiferença

159
Os micrologistas tendem à especialização em áreas particulares: alimentação, linguagem, e por aí adiante. Vigiam e incitam à punição. Os seus porta-vozes mais conhecidos são os “jornalistas de causas"
Filosofia Política

É fácil ser de direita em Portugal

126
Uma já longa observação mostrou-me para lá de qualquer dúvida que uma das coisas mais fáceis do mundo é ser de direita em Portugal. E que isso diz muito sobre a natureza da sociedade que é a nossa.
Direitos Humanos

Quando o relativismo é uma forma de absolutismo

475
O universalismo dos direitos humanos não incita os seres humanos a abdicarem da sua cultura. Diremos mais: a diversidade cultural é enriquecedora para a concetualização dos direitos humanos universais
Filosofia Política

O mistério da “Tradição dos Grandes Livros”

106
Uma palestra em Lisboa, artigos na Spectator, Guardian e City Journal remetem para a conversação com as grandes obras da tradição ocidental da liberdade sob a lei, tradição de Atenas, Roma e Jerusalém
Política

Populismo versus pós-democracia: dicotomia infeliz

Se não for travada a tendência de remoção das decisões políticas para fora dos Parlamentos nacionais, será muito difícil domesticar a vaga populista.
Filosofia Política

Estamos a ser "ingénuos" no combate aos populistas

158
O termo "populista" esteve em todo o lado em 2016, mas é crucial saber do que estamos a falar. Entrevistámos Jan-Werner Müller, autor de uma das obras obrigatórias do ano: "What is populism?".
Democracia

Populismos: de Tsipras a Trump

178
Pelos sinais disponíveis, Tsipras e Trump são, mesmo assim, relativamente inofensivos. Mas se a espiral degenerativa não for travada no plano das ideias, um dia os populistas desafiarão a democracia.
Filosofia Política

Populismos há muitos…

O nacionalismo e o proteccionismo que caracterizam todo o arco histórico do «populismo» alimentam-se hoje do receio perante o cosmopolitismo, do qual a União Europeia constitui o grande fantasma.
Filosofia Política

Populismo

125
A linguagem é fundamental para o populismo, sobretudo porque deve produzir afectos. A comunidade afectiva deve criar um corpo social homogéneo. Tudo se joga neste plano de afectos e teatralidade.
Filosofia Política

A pandemia esquerdista

410
A carga moralista do marxismo não é dissociável das suas imensas responsabilidades na perversão do pensamento ao ter confundido o inconfundível: coletivismo com altruísmo e individualismo com egoísmo
Filosofia Política

Liberalismo, Conservadorismo e Livre Comércio

390
Não só no Reino Unido, mas também a nível europeu e global, a grande batalha dos nossos dias trava-se entre quem defende maior abertura ao mundo e o ressurgimento das velhas ameaças proteccionistas.
Filosofia Política

Livros para férias (IV): A Tradição Ocidental

Ao contrário dos errantes revolucionários franceses de 1789, os “English gentlemen” da América não queriam destruir o passado e começar de novo. Eles queriam sim restaurar a tradição da Magna Carta.
Filosofia Política

Nem “de esquerda”, nem “de direita”

As paixões políticas dominantes do século passado (o comunismo, o fascismo, o anti-semitismo, o anti-liberalismo) compuseram-se, por assim dizer, umas com as outras de modo a formarem um todo coerente
Filosofia Política

Ninguém diga que está bem

134
As quatro grandes paixões políticas do século XX foram o anti-semitismo, o anti-liberalismo, o fascismo e o comunismo. O pensamento democrático e liberal não suscitou paixões intelectuais excessivas.
Conversas à Quinta

Mas afinal o que foi (e o que é) isso do fascismo?

Trump é fascista? E quase metade dos austríacos votaram num fascista? Será o fascismo filho do marxismo? De repente estamos outra vez a falar de fascismo, pelo que fomos ver se isso faz algum sentido.
Filosofia Política

Fascismo é quando a esquerda quiser

931
As afirmações vazias e triviais de Rodrigues dos Santos apenas deviam fazer sorrir. Que suscitem tamanha fúria mostra apenas que Portugal precisa de uma cultura que forme para a discussão e a crítica.
Filosofia Política

O colapso moral da esquerda: Freud explica

325
As esquerdas persistem em autoidentificações como ‘socialistas’ ou ‘comunistas’ como se Estaline, Mao Tsé-Tung ou Pol Pot não partilhassem essas identidades enquanto praticavam genocídios.
Jornalismo

De Marx a Mussolini

1103
Num contexto de hegemonia quase absoluta da esquerda e extrema-esquerda nas redações da comunicação social portuguesa, José Rodrigues dos Santos – goste-se ou não do estilo – é uma presença incómoda.
Filosofia Política

Zilu e o traidor

124
Foi a abertura ao debate, na procura do que é ético e do que é verdadeiro, que manteve florescente o Confucionismo durante dois milénios e meio, mesmo sem nunca ter adoptado os ideais democráticos.
Liberdades

Ainda sobre a liberdade de educação

O ideal seria que alguém conseguisse explicar aos adeptos do “Ocidente racionalista” que podem praticar o seu culto à vontade — desde que não obriguem os outros a adoptar o culto deles.
Filosofia Política

É difícil ser liberal entre jacobinos

585
Sugerir que as questões morais mais desafiadoras têm respostas óbvias e inequívocas dadas pela cartilha jacobina do radicalismo não é só simplista do ponto de vista intelectual: é moralmente bizarro.
Política

A antipolítica

O aperfeiçoamento constante da política é fundamental para sustentar as nossas sociedades, incluindo a substituição regular das classes dirigentes, mas isso deve fazer-se gradualmente.
Filosofia Política

O lugar do outro

O jogador de xadrez deve pensar que o adversário visa a sua destruição no tabuleiro. Uma das glórias maiores de Maquiavel foi precisamente ter levado esse tipo de pensamento às últimas consequências.
Filosofia

“Sobre falar merda”

446
O contributo intelectual de Isabel do Carmo para a relação entre neoliberalismo e obesidade lembrou-me "On Bullshit", um livrinho onde se debate “uma compreensão teórica do que significa falar merda”.
Filosofia Política

A eterna questão da igualdade

Mais do que combater o mal em abstrato (a desigualdade em abstrato) é fundamental evitar cada mal em concreto (reduzir desigualdades que afetam a integridade humana e o respeito pela sua consideração)
Filosofia Política

Dilemas morais, política e Teoria dos Jogos

134
Pense no Google Self-Driving Car. E no seguinte dilema moral: se o carro estiver descontrolado, deve o software escolher atropelar cinco pessoas ou lançar o carro por um ribanceira matando o dono?
Filosofia Política

O desejo de acreditar

O momento último da patologia das crenças políticas absolutas é o momento niilista em que o apetite da violência e a vontade de destruição, latentes desde o princípio, ganham todo o espaço possível.
Politicamente Correto

Alquimia da estupidez: princípios básicos

As verdades seletivas ou parciais são poderosíssimas. Mesmo que essas meias-verdades conduzam a grandes mentiras, nunca será implicado em qualquer fraude. Nunca mentiu.
Magna Carta

A Magna Carta, a liberdade antiga e os despotismos

Creio que é em parte esse tipo de preconceito a favor da liberdade que explica o saudável e quase transversal cepticismo que se verifica no Reino Unido relativamente ao rumo da integração europeia.
História

Magna Carta: Os primeiros 800 anos

432
A Magna Carta faz hoje 800 anos, mas a Europa demorou muitos séculos a ver nela um momento central na longa história da luta para limitar o poder dos reis e de proteger a esfera da liberdade pessoal.
Filosofia Política

Esquerda e direita

Nada permite sustentar a existência de traços característicos imorredoiros, mesmo que contendo espaço para certas variações, próprios à esquerda e à direita.
A página está a demorar muito tempo.