Filosofia Política
Presidenciais 2021
A festa da Democracia /premium
Podem ser os socialistas e as esquerdas aliadas que nos governam mas são “os fascistas” os culpados de todos os males portugueses, passados, presentes e futuros.
Política
O apelo da tribo
O crescimento dos movimentos populistas, de esquerda ou de direita, justifica-se pelo aproveitamento do clima de incerteza, insegurança e medo, pois oferecem uma narrativa de pertença à tribo.
Filosofia Política
Presente e futuro duma reinvenção social iniciada
Nunca ceda à vitimização, inimiga visceral da autorresponsabilidade de cada sujeito individual ou coletivo. Apenas a autorresponsabilidade constitui o primado moral da condição humana.
Política
Lições da direita
Benoist, e a Escola de pensamento que criou e que inspirou a «Nova Direita» e talvez inspire o Chega, é, ainda que o tenha longamente negado, um filho dileto do jacobinismo, ao qual por fim se rendeu.
Política
O Paradoxo da Direita
Aos jovens, aburguesados e instruídos pela liberdade económica que a direita edificou e pelo estado social que ela patrocinou, o seu posicionamento entrincheirado e meramente reactivo diz muito pouco.
Liberdades
O Paradoxo da Tolerância
Não quero pessoas com receio de expor ideias porque existe um castigo. Principalmente se essas ideias forem notoriamente falsas. Porque só através da crítica é que elas podem ser refutadas e alteradas
Política
Todas as pessoas de esquerda são sociocidas
O exercício que se segue testa o seu respeito pelos deveres de consciência e pela liberdade de pensar.
Coronavírus
A filosofia política perante a Covid-19
A ausência de planos para o rescaldo do vírus comprime o tempo político. Deixa de haver futuro, o tempo mais não é do que um presente repetido. Vivemos um “estado permanente de emergência”.
Coronavírus
Porque é que a política é imune ao vírus? /premium
Na União Europeia, o problema é agora o que já era há dez anos: deve o norte dar mais dinheiro ao sul, ou não? O vírus que nos dizem que vai mudar o mundo não nos fez mudar de discussões.
Política
A direita, entre cosmos e taxis (os fins)
Dos partidos, as pessoas esperam respostas concretas, razoáveis e úteis para os seus problemas quotidianos, não gritaria identitária e combates culturais extremados.
Política
A direita, entre o cosmos e taxis (os princípios)
Quer o regresso romântico a uma idade de ouro do passado, quer avanço para um novo e perfeito futuro, são pulsões de um projecto de engenharia social, caminho vivamente desaconselhado pela História.
Obituário
Gertrude Himmelfarb (1922-2019): homenagem pessoal /premium
Foi sobre o mistério da cultura política de língua inglesa — associando liberdade e sentido de dever — que a distinta historiadora Gertrude Himmelfarb nos deixou uma obra inesquecível.
Sociedade
A epistemologia do eu
Amadurecer é encontrar um equilíbrio entre os desejos pessoais (a condição de infância, em que queremos tudo e já) e as regras sociais. Mas hoje parecemos presos a uma sociedade de eterna adolescência
História
Tucídides na Arrábida
Só travando a separação entre verdade e política é possível enfrentar o domínio da política emotiva, manipuladora de paixões que substituem o pensamento deliberativo por reivindicações impositivas.
Filosofia Política
Portugal não é uma democracia (ou não deveria ser)
Somos uma república consolidada, com instituições e poderes independentes? A resposta foi dada por Jorge Coelho: “Quem se mete com o PS leva”. Quando este espírito impera há muito pouco de republicano
Política
Da Direita e das direitas
O que é estranho é que, mais de 45 anos sobre o 25 de Abril e quase 44 anos sobre o 25 de Novembro, a direita partidária ainda esteja nesse registo assustadiço, preferindo ser ou dizer-se de centro.
Conversas à Quinta
Direita, esquerda: que valem ainda estas palavras?
Vivemos um tempos pós-ideológico, submetido aos métodos do populismo? Ou as tradições centenárias de "ser de esquerda" e "ser de direita" ainda fazem sentido? Viagem ao passado para explicar o presente
Política
As eleições no dia seguinte num livro proscrito
Admitindo que possam ser discutíveis, relativizar o valor moral dos termos direita e esquerda não só não resolve nenhum dos desafios do tempo atual, como ainda diminui a capacidade de os compreender.
Filosofia Política
Recordando Oakeshott em Lisboa (II) /premium
Como explicar que o “pacifista” Oakeshott se tenha oferecido como voluntário às Forças Armadas britânicas em 1940, quando já tinha 39 anos e detinha uma confortável posição em Cambridge?
Filosofia Política
A doença mental chamada Amazónia
Resta decretar o estado de emergência climática que, na prática, se traduz no combate ao capitalismo em nome do socialismo, mas na condição daquele disponibilizar muitos mil milhões de dólares a este.
Filosofia Política
Recordando Oakeshott em Lisboa /premium
A moderação céptica de Oakeshott faz hoje muita falta nas democracias ocidentais — e sobretudo nas nossas universidades, sob crescente ameaça de activismos dogmáticos.
Política
Ser Direita /premium
Recusamos uma sociedade onde cada desejo, cada capricho se converte em direito, onde ninguém assume responsabilidades, até o Estado, e onde uns poucos se esforçam para pagar os direitos de muitos.
Liberalismo
Recordando o velho conservadorismo liberal /premium
Os conservadores liberais não querem que as instituições estatais adoptem a propaganda dos seus modos de vida tradicionais no lugar agora ocupado pela propaganda da ortodoxia politicamente correcta.
Política
A direita em crise?
A perda de terreno eleitoral pela direita só significa que a esquerda assimilou o que aquela de melhor tem, o liberalismo económico e social. Está em crise? Não, já ganhou no terreno das ideias.
Filosofia
"Em democracia a razão não serve para ganhar" /premium
É um dos nomes de referência da filosofia política e esteve em Portugal na convite da fundação Francisco Manuel dos Santos. Falámos com Michael J. Sandel sobre democracia, extremismos, ética e moral.
Liberalismo
Para o menino Adam Smith, uma salva de palmas!
Adam Smith festejaria a 5 de Junho, se fosse imortal como as suas ideias, os seus 296 anos e por certo o faria na sua linguagem moderada, humana e carregada de empatia em relação aos menos afortunados
Política
O Estado concorrente é desleal
Sou contra as concepções de Estado concorrenciais da precedência da liberdade e responsabilidade dos cidadãos, isto é, dos seus direitos fundamentais de liberdade e dos seus deveres de solidariedade.
Filosofia Política
Duelo de titãs. Vem aí um debate Peterson vs Žižek
Dois dos pensadores mais influentes de hoje, Jordan Peterson e Slavoj Žižek, vão em abril debater sobre se o melhor caminho para a "felicidade" é o capitalismo ou o marxismo. O debate prevê-se quente.
Filosofia Política
Utopia e totalitarismo /premium
O excesso utópico é distinto do totalitário. O primeiro pertence ao universo das pessoas normais, é compreensível; o segundo não, chocamos com o limite: os homens normais não sabem que tudo é possível
Partidos e Movimentos
Direita radical: a excepção portuguesa
O que é que tem impedido o advento em Portugal de um grande movimento nacionalista, populista ou de direita radical (ou, dada a cultura política acomodada e medrosa, “de direita não envergonhada”)?
Filosofia Política
Para que serve a filosofia política? /premium
A filosofia pode isolar os grandes problemas e fornecer-nos uma luz indirecta para nos ajudar a pensar as dificuldades da nossa vida prática e das suas questões mais essenciais.
Política
Precisamos da Esquerda
Na guerra cultural em curso, a nova Esquerda esqueceu o povo e assumiu a defesa da excentricidade das elites. Eu, que não sou de Esquerda, acho que uma outra Esquerda faz falta ao sistema político.
Política
Ser de Direita
A pergunta que se pode fazer é quem é que não tem lugar nesta direita. Quem não tem são os reaccionários que querem voltar atrás no tempo, por exemplo, que acham que o sexo só serve para reprodução.
Comentário Político
A indisposição conservadora
O conservadorismo não é apenas uma disposição, e o conservador não é um bem-disposto. O conservador só é eficaz se souber o que quer preservar.
Política
De direita e liberal, sem a vossa licença
E o regime assim se foi mantendo. Ao mesmo tempo que se tentava marginalizar qualquer brecha de direita, os outros, os moderados, escreviam odes a Chavez e Maduro e denunciavam a ascensão dos radicais
Política
Os herdeiros da (in)tolerância
Não gosto da palavra tolerância. Prefiro a diversidade e a diferença. Tolerância implica condescendência. Os ditos tolerantes agem como se fossem moralmente superiores. E o pior é que acreditam sê-lo.
Filosofia
O muito que nos falta, Prudentia
Podemos viver na época de muitos “pós”, mas a prudência não tem substitutos úteis. A lição mais linear é talvez a de que todos os “cesarismos” são perniciosos, corroem e matam.
Política
Introdução ao festivo-fascismo /premium
Não se contam as vezes que o festivo-fascismo se dá a ver, normalmente de maneira gritante, e sempre reivindicando uma justeza e uma pureza de sentimentos muito acima da média do comum dos mortais.
Filosofia Política
Patriotismo, Cosmopolitismo e Democracia /premium
Na origem da primeira democracia moderna esteve uma declaração universalista (e cosmopolita) para sustentar uma decisão particularista (e patriótica) de criação de uma nova nação.
Conversas à Quinta
O que é que ainda resta da direita e da esquerda?
Faz ainda sentido ordenar o espaço político em esquerda e direita? Podem a social-democracia e a democracia-cristã conservar a hegemonia que tiveram desde o pós-guerra? Perguntas de resposta difícil.
Inovação
O progresso no século XXI não é de esquerda
Neste tempo da quarta revolução industrial a defesa da rigidez laboral ou da omnipresença do Estado, ou das “reversões”, mostram-nos uma esquerda prisioneira do século XX e reaccionária no século XXI.
Política
Não somos todos marxistas
Sim, possivelmente, “Marx vive” — nas culturas políticas tribais que desconhecem o primado da lei. Mas nem todas as culturas políticas são tribais. Por esta razão, não somos todos marxistas.
Maioria de Esquerda
A esquerda contra a liberdade
É muito curiosa concepção da liberdade que Pedro Nuno Santos e Mariana Mortágua partilham. A liberdade é o Estado e mais nada. Qualquer sopro fora do Estado é “ofensiva liberal” que urge erradicar.
Relações Internacionais
Sobre a “ilusão pós-nacional”
Se as teorias a respeito do desaparecimento inexorável do nacionalismo estavam certas, como foi possível este aparente regresso do sentimento nacional?
Estado Social
"Devemos dar dinheiro diretamente às pessoas"
Autor de "Utopia para Realistas" diz que a inovação tecnológica vai levar-nos a largar "ideias obsoletas" e ter "coragem política" de tentar novas, sem preconceitos e sem o "paternalismo da esquerda".
Filosofia Política
Qual o lugar da felicidade?
A felicidade está na moda e foi até usada para fins de marketing político. Veja-se que uma das primeiras medidas de Maduro foi criar um “Vice-Ministério da Suprema Felicidade do Povo Venezuelano”
Livros
Livros para o Natal (I)
Três livros sobre a indispensável associação entre liberdade e sentido pessoal de dever.
Filosofia Política
Recordando Francisco Suarez (1548-1617)
Recordar Francisco Suarez consiste também em recordar que a civilização ocidental da liberdade sob a lei não começou com as ideologias revolucionárias do século XVIII.
Filosofia Política
Recordando Isaiah Berlin (1909-1997)
“Liberdade é liberdade, não é igualdade, ou equidade, ou justiça, ou cultura, ou felicidade humana, ou uma consciência tranquila”.
Filosofia Política
O ridículo em política
Deveríamos dar mais atenção ao papel do ridículo em política. O que, num primeiro momento, pode ser insignificante, arrisca-se a, pouco a pouco, contribuir para a destruição da nossa vida comum.
Liberalismo
Dos liberais e do papel do Estado
A natureza da nossa democracia impõe que o número de polegadas na televisão de ecrã plano do funcionário público se sobrepõe ao número de mortos à espera de uma cirurgia ou noutra qualquer tragédia.
Estados Unidos da América
Os pupilos de Gingrich
Que o percurso de Newt Gingrich nos sirva de lição para que não se cometam erros que se mascaram de vitórias no imediato, mas podem ter consequências importantes no médio-longo prazo.
Política
Carta de Praga (2)
Tratar a conferência de Praga como “da direita” faz lembrar os idos de 1974-1986, quando Mário Soares era acusado pelos extremistas de esquerda e de direita de “lacaio dos americanos e do capitalismo”
Estados Unidos da América
Carta da América
Na América, está em curso um vigoroso renascimento conservador-liberal. Conseguirá a vaga conservadora em gestação na Europa acompanhar a linguagem liberal e anti-estatista da sua congénere americana?
Politicamente Correto
Uma forma comum de ignorância
Se uma pessoa se define inteiramente como “anti” qualquer coisa (“anti-racista”, por exemplo), tende a encontrar racistas em todo o lado. O macartismo é uma disposição de espírito fácil de adquirir.
Filosofia Política
Patologias da sociedade
Nem a liberdade individual se defina por oposição ao Estado, nem o Estado supõe a anulação desta. Mas os projectos políticos tendem a encaminhar-se para os extremos, conduzindo a situações patológicas
Politicamente Correto
A moral e a razão
A moral está para além da razão, não é um produto dela. A moral é como se fosse uma forma de conhecimento cristalizado nas tradições, hábitos e inclinações de indivíduos e sociedades.
Filosofia Política
As curtas férias do Diabo
Os equilíbrios entre sociedade e instituições têm sido destruídos pelo poder avassalador do marxismo cultural. Vimos esse filme nos sistemas de ensino, na justiça, na degradação da segurança interna.
Presidente Trump
Já não se pode defender o Ocidente?
Se não podemos defender a liberdade como valor universal, e se não podemos defender a liberdade como valor ocidental, seremos ainda autorizados a defender a liberdade?
Filosofia Política
A carcaça
Lembrando Thomas Hobbes e o seu Leviatã, diríamos que o soberano anda distraído de nós e da nossa protecção. E que a comunidade política apresenta todas as características de uma carcaça prematura.
Filosofia Política
Populismo vs. vanguardismo: uma dicotomia infeliz
A liberdade assenta no equilíbrio de dois princípios: o Governo Constitucional e o Governo representativo que presta contas ao Parlamento. A democracia é ameaçada quando se desrespeita tal equilíbrio.
Democracia
Fogo cruzado sobre a caça ao voto
Sem me arrogar quaisquer competências em politologia, julguei pertinente avançar algumas razões em defesa da escolha aleatória da representação democrática que não têm sido devidamente consideradas.
Democracia
A tradição democrática sob fogo cruzado
Em boa parte, as recentes críticas académicas e políticas à democracia são expressão de um fenómeno comum: a perda de memória sobre a tradição ocidental da liberdade sob a lei.
Filosofia Política
Não me levem a mal, não haverá revolução liberal
Os portugueses querem levar a vidinha sem sobressaltos, maçadas e vergonha na cara, promessas em que, por exemplo à imagem de Salazar, a esquerda é exímia. Falar-lhes de liberalismo é um luxo inútil.
Liberdades
Mais liberalismo ou menos socialismo?
Para galvanizar a juventude para o liberalismo não basta o "argumento da superioridade moral do individualismo": é necessário remover o incentivo para que depender do salário de Estado seja atraente.
Filosofia Política
Liberalismo, sempre!
É necessário restaurar o espírito do Liberalismo Clássico, assumir e divulgar a superioridade moral da defesa das liberdades individuais por contraponto a qualquer das outras alternativas ideológicas.
Comportamento
Elogio da indiferença
Os micrologistas tendem à especialização em áreas particulares: alimentação, linguagem, e por aí adiante. Vigiam e incitam à punição. Os seus porta-vozes mais conhecidos são os “jornalistas de causas"
Filosofia Política
É fácil ser de direita em Portugal
Uma já longa observação mostrou-me para lá de qualquer dúvida que uma das coisas mais fáceis do mundo é ser de direita em Portugal. E que isso diz muito sobre a natureza da sociedade que é a nossa.
Direitos Humanos
Quando o relativismo é uma forma de absolutismo
O universalismo dos direitos humanos não incita os seres humanos a abdicarem da sua cultura. Diremos mais: a diversidade cultural é enriquecedora para a concetualização dos direitos humanos universais
Filosofia Política
O mistério da “Tradição dos Grandes Livros”
Uma palestra em Lisboa, artigos na Spectator, Guardian e City Journal remetem para a conversação com as grandes obras da tradição ocidental da liberdade sob a lei, tradição de Atenas, Roma e Jerusalém
Política
Populismo versus pós-democracia: dicotomia infeliz
Se não for travada a tendência de remoção das decisões políticas para fora dos Parlamentos nacionais, será muito difícil domesticar a vaga populista.
Filosofia Política
Estamos a ser "ingénuos" no combate aos populistas
O termo "populista" esteve em todo o lado em 2016, mas é crucial saber do que estamos a falar. Entrevistámos Jan-Werner Müller, autor de uma das obras obrigatórias do ano: "What is populism?".
Democracia
Populismos: de Tsipras a Trump
Pelos sinais disponíveis, Tsipras e Trump são, mesmo assim, relativamente inofensivos. Mas se a espiral degenerativa não for travada no plano das ideias, um dia os populistas desafiarão a democracia.
Filosofia Política
Populismos há muitos…
O nacionalismo e o proteccionismo que caracterizam todo o arco histórico do «populismo» alimentam-se hoje do receio perante o cosmopolitismo, do qual a União Europeia constitui o grande fantasma.
Filosofia Política
Populismo
A linguagem é fundamental para o populismo, sobretudo porque deve produzir afectos. A comunidade afectiva deve criar um corpo social homogéneo. Tudo se joga neste plano de afectos e teatralidade.
Filosofia Política
A pandemia esquerdista
A carga moralista do marxismo não é dissociável das suas imensas responsabilidades na perversão do pensamento ao ter confundido o inconfundível: coletivismo com altruísmo e individualismo com egoísmo
Filosofia Política
Liberalismo, Conservadorismo e Livre Comércio
Não só no Reino Unido, mas também a nível europeu e global, a grande batalha dos nossos dias trava-se entre quem defende maior abertura ao mundo e o ressurgimento das velhas ameaças proteccionistas.
Filosofia Política
Livros para férias (IV): A Tradição Ocidental
Ao contrário dos errantes revolucionários franceses de 1789, os “English gentlemen” da América não queriam destruir o passado e começar de novo. Eles queriam sim restaurar a tradição da Magna Carta.
Filosofia Política
Nem “de esquerda”, nem “de direita”
As paixões políticas dominantes do século passado (o comunismo, o fascismo, o anti-semitismo, o anti-liberalismo) compuseram-se, por assim dizer, umas com as outras de modo a formarem um todo coerente
Filosofia Política
Ninguém diga que está bem
As quatro grandes paixões políticas do século XX foram o anti-semitismo, o anti-liberalismo, o fascismo e o comunismo. O pensamento democrático e liberal não suscitou paixões intelectuais excessivas.
Conversas à Quinta
Mas afinal o que foi (e o que é) isso do fascismo?
Trump é fascista? E quase metade dos austríacos votaram num fascista? Será o fascismo filho do marxismo? De repente estamos outra vez a falar de fascismo, pelo que fomos ver se isso faz algum sentido.
Filosofia Política
Fascismo é quando a esquerda quiser
As afirmações vazias e triviais de Rodrigues dos Santos apenas deviam fazer sorrir. Que suscitem tamanha fúria mostra apenas que Portugal precisa de uma cultura que forme para a discussão e a crítica.
Filosofia Política
O colapso moral da esquerda: Freud explica
As esquerdas persistem em autoidentificações como ‘socialistas’ ou ‘comunistas’ como se Estaline, Mao Tsé-Tung ou Pol Pot não partilhassem essas identidades enquanto praticavam genocídios.
Jornalismo
De Marx a Mussolini
Num contexto de hegemonia quase absoluta da esquerda e extrema-esquerda nas redações da comunicação social portuguesa, José Rodrigues dos Santos – goste-se ou não do estilo – é uma presença incómoda.
Filosofia Política
Zilu e o traidor
Foi a abertura ao debate, na procura do que é ético e do que é verdadeiro, que manteve florescente o Confucionismo durante dois milénios e meio, mesmo sem nunca ter adoptado os ideais democráticos.
Liberdades
Ainda sobre a liberdade de educação
O ideal seria que alguém conseguisse explicar aos adeptos do “Ocidente racionalista” que podem praticar o seu culto à vontade — desde que não obriguem os outros a adoptar o culto deles.
Filosofia Política
É difícil ser liberal entre jacobinos
Sugerir que as questões morais mais desafiadoras têm respostas óbvias e inequívocas dadas pela cartilha jacobina do radicalismo não é só simplista do ponto de vista intelectual: é moralmente bizarro.
Política
A antipolítica
O aperfeiçoamento constante da política é fundamental para sustentar as nossas sociedades, incluindo a substituição regular das classes dirigentes, mas isso deve fazer-se gradualmente.
Filosofia Política
O lugar do outro
O jogador de xadrez deve pensar que o adversário visa a sua destruição no tabuleiro. Uma das glórias maiores de Maquiavel foi precisamente ter levado esse tipo de pensamento às últimas consequências.
Filosofia
“Sobre falar merda”
O contributo intelectual de Isabel do Carmo para a relação entre neoliberalismo e obesidade lembrou-me "On Bullshit", um livrinho onde se debate “uma compreensão teórica do que significa falar merda”.
Filosofia Política
A eterna questão da igualdade
Mais do que combater o mal em abstrato (a desigualdade em abstrato) é fundamental evitar cada mal em concreto (reduzir desigualdades que afetam a integridade humana e o respeito pela sua consideração)
Filosofia Política
Dilemas morais, política e Teoria dos Jogos
Pense no Google Self-Driving Car. E no seguinte dilema moral: se o carro estiver descontrolado, deve o software escolher atropelar cinco pessoas ou lançar o carro por um ribanceira matando o dono?
Filosofia Política
O desejo de acreditar
O momento último da patologia das crenças políticas absolutas é o momento niilista em que o apetite da violência e a vontade de destruição, latentes desde o princípio, ganham todo o espaço possível.
Politicamente Correto
Alquimia da estupidez: princípios básicos
As verdades seletivas ou parciais são poderosíssimas. Mesmo que essas meias-verdades conduzam a grandes mentiras, nunca será implicado em qualquer fraude. Nunca mentiu.
Magna Carta
A Magna Carta, a liberdade antiga e os despotismos
Creio que é em parte esse tipo de preconceito a favor da liberdade que explica o saudável e quase transversal cepticismo que se verifica no Reino Unido relativamente ao rumo da integração europeia.
História
Magna Carta: Os primeiros 800 anos
A Magna Carta faz hoje 800 anos, mas a Europa demorou muitos séculos a ver nela um momento central na longa história da luta para limitar o poder dos reis e de proteger a esfera da liberdade pessoal.
Filosofia Política
Esquerda e direita
Nada permite sustentar a existência de traços característicos imorredoiros, mesmo que contendo espaço para certas variações, próprios à esquerda e à direita.
A página está a demorar muito tempo.