436kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Filosofia Política

Filosofia Política

Ser conservador: afinal era tudo mentira

O conservadorismo nega as ordens sociais perfeitas, já que o homem é obviamente imperfeito. Qualquer dominação utópica prometida por ideólogos levou a humanidade à ruína e temos muitos exemplos disto.
Política

Não há só ‘uma’ Direita nem só ‘uma’ Esquerda

A democracia liberal funda-se na concorrência parlamentar e civilizada entre direita e esquerda democráticas, não na ‘guerra civil de classes’ entre direita e esquerda.
Filosofia Política

Verdade com verdade

Pior do que não se alcançar o significado de um conceito é julgar que se alcançou. A razão intervém realmente, mas apenas para nos oferecer ilações obscurecidas pela incompreensão.
Política

A revolta dos enraizados

Correspondendo a somente 25% da sociedade inglesa, os desenraizados têm imposto hegemonicamente a sua ideologia. Desvalorizando a identidade nacional, estão muito próximos da agenda globalista.
Oficina da Liberdade

Tempestade Perfeita

Que a providência nos livre dos filósofos-reis e dos tiranos esclarecidos, mas um reino de tolos governado por tolos não é um passo no sentido de uma sociedade mais aberta, pacífica e educada.
Filosofia Política

Populismo. Uma realidade incontornável II

Populismo e fascismo claramente não são o mesmo. O primeiro defende o povo e maioria, o fascismo uma minoria, a de uma elite, a elite do homem novo.
Política

Cidadania menorizadora

O nosso vocabulário de cidadania reduz-se hoje a palavras como apoio e ajuda estatais, enquanto aceitamos um controlo digital progressivo por parte do governo e desvalorizamos os tiques autoritários.
Guerra na Ucrânia

O regresso do fim das ideologias?

As divergências entre esquerda e direita parecem dar lugar a uma coesão social revelada na consciência de estarmos perante uma ameaça existencial ao modo de vida demoliberal. O século XXI começa agora
Filosofia Política

Populismo. Uma realidade incontornável I

Nas democracias todos os políticos são populistas (os mais populistas são os que mais rejeitam a designação) pela empatia que têm de estabelecer com o eleitor. Não há populismo sem empatia e afetos.
Guerra na Ucrânia

A realidade do inacreditável

A história e a psicologia dos povos servem para generalizar e a generalização, com um arremedo de erudição, desvia a atenção do facto concreto bruto. Com o propósito único de encobrir a evidência.
Filosofia Política

A guerra é a origem de todas as coisas

As democracias liberais têm perdido o seu fulgor e recebido fortes ataques da esquerda e da direita mais radicais que, não por acaso, fazem a defesa da unidade em detrimento do pluralismo.
História

Contra o revisionismo histórico

Por vezes isto surge como uma excentricidade. Mas por detrás desta suposta “loucura” existe uma infra-estrutura repressiva, a cancel culture, organizada para intimidar, excluir e silenciar.
Filosofia Política

Políticas de café

Um homem heterossexual, racista e homofóbico, que aprecia uma tourada. Este senhor existe em cada um dos nossos avós e pode ser militante do PCP, porque a direita não tem a patente de ser antiquado.
Filosofia Política

In Memoriam – Quem foi Olavo de Carvalho?

Ergueu-se sistematicamente contra a mania revolucionária de querer inventar um homem novo. Via, na senda de Aristóteles, o homem como uma realidade definida, não como uma plasticina moldável.
Filosofia Política

Experimentação básica incondicional

Devemos olhar para a experimentação como um processo necessário e tentar escapar à tentação do aproveitamento político imediato à volta dos falhanços. Um exemplo é a aplicação STAYWAY COVID.
Filosofia Política

Má-fé na política, política da má-fé

A maior parte das ideias políticas opostas poderia ser defendida com idêntica plausibilidade ou implausibilidade, de forma igualmente convincente ou inconvincente, tanto para o bem como para o mal.
Dissidência Política

A política, o conflito, o populismo

Só um conflito aberto de projectos e de programas entre as forças políticas pode trazer consigo o desenvolvimento económico e cultural. Pelo contrário, a sua confusa indistinção provoca a estagnação.
Filosofia Política

Avançar é preciso

Os marxistas anseiam pelo fim do capitalismo, se possível no seu tempo de vida, e olham com esperança para os sinais celestes, como o da crise do subprime em 2008.
Política

Inveja, mal político

Costuma associar-se a inveja a uma espécie de mal português, pelo facto de ela ser até a última palavra de Os Lusíadas. Camões teria tido o intuito de descrever a inveja como tipicamente lusitana.
A Sexta Coluna

Considerações inoportunas

Sob o grande manto retórico da universalização de conceitos que todos parecem subscrever, persiste a contradição e o conflito de valores.
Filosofia Política

Direito Natural e Democracia Liberal

A equívoca tentação de entender a modernidade em ruptura com a tradição do Direito Natural — herdada de Atenas, Roma e Jerusalém — abriu caminho aos totalitarismos do século XX.
Filosofia Política

Jornalista, o padre falhado

Em nome da restauração do contrato social e do equilíbrio mental dos portugueses e demais povos ocidentais, a crítica social impiedosa pode, deve e tem de dessacralizar o jornalista.
Política

A direita, essa desconhecida

Por cá, a direita parece sempre esquecer-se que, por mais derivas centristas e confissões de repúdio que faça, não se livrará nunca dos rótulos da esquerda.
Sondagens

Líder autoritário? Só 37% dos portugueses recusam

Estudo da Gulbenkian diz que baixou para 37% a percentagem de portugueses que não quereriam ser governados por um líder autocrático, que não tivesse de se submeter ao parlamento ou a eleições.
História

As lições de "Leviatã", 370 anos depois

Thomas Hobbes criou o instrumento com o qual foram construídas as modernas democracias liberais: o Estado soberano. O que ainda aprendemos com a sua obra maior? Um ensaio de Francisco Carmo Garcia.
Política

O problema de Orwell ou Orwell e o populismo

Bem vistas as coisas, a escrita política não tem de ser uma escrita ideologicamente poluída. Ela pode e deve ser algo distinto que aspire, no fundo, à dignidade do que Orwell chamou a «decência comum»
Filosofia Política

Isaiah Berlin: contra o tribalismo

“Liberdade é liberdade, não é igualdade, nem equidade, nem justiça, nem cultura, nem felicidade humana, nem uma consciência tranquila”.
Política

A fragilidade do liberalismo

O objectivo principal da teoria da critica da justiça social é o de substituir o nosso sistema actual, por um outro, deles. Querem uma revolução, não a igualdade de tratamento numa democracia liberal.
Presidenciais 2021

A festa da Democracia

Podem ser os socialistas e as esquerdas aliadas que nos governam mas são “os fascistas” os culpados de todos os males portugueses, passados, presentes e futuros.
Política

O apelo da tribo

O crescimento dos movimentos populistas, de esquerda ou de direita, justifica-se pelo aproveitamento do clima de incerteza, insegurança e medo, pois oferecem uma narrativa de pertença à tribo.
Filosofia Política

Presente e futuro duma reinvenção social iniciada

Nunca ceda à vitimização, inimiga visceral da autorresponsabilidade de cada sujeito individual ou coletivo. Apenas a autorresponsabilidade constitui o primado moral da condição humana.
Política

Lições da direita

Benoist, e a Escola de pensamento que criou e que inspirou a «Nova Direita» e talvez inspire o Chega, é, ainda que o tenha longamente negado, um filho dileto do jacobinismo, ao qual por fim se rendeu.
Política

O Paradoxo da Direita

Aos jovens, aburguesados e instruídos pela liberdade económica que a direita edificou e pelo estado social que ela patrocinou, o seu posicionamento entrincheirado e meramente reactivo diz muito pouco.
Liberdades

O Paradoxo da Tolerância

Não quero pessoas com receio de expor ideias porque existe um castigo. Principalmente se essas ideias forem notoriamente falsas. Porque só através da crítica é que elas podem ser refutadas e alteradas
Política

Todas as pessoas de esquerda são sociocidas

O exercício que se segue testa o seu respeito pelos deveres de consciência e pela liberdade de pensar.
Coronavírus

A filosofia política perante a Covid-19

A ausência de planos para o rescaldo do vírus comprime o tempo político. Deixa de haver futuro, o tempo mais não é do que um presente repetido. Vivemos um “estado permanente de emergência”.
Coronavírus

Porque é que a política é imune ao vírus? 

Na União Europeia, o problema é agora o que já era há dez anos: deve o norte dar mais dinheiro ao sul, ou não? O vírus que nos dizem que vai mudar o mundo não nos fez mudar de discussões.
Política

A direita, entre cosmos e taxis (os fins)

Dos partidos, as pessoas esperam respostas concretas, razoáveis e úteis para os seus problemas quotidianos, não gritaria identitária e combates culturais extremados.
Política

A direita, entre o cosmos e taxis (os princípios)

Quer o regresso romântico a uma idade de ouro do passado, quer avanço para um novo e perfeito futuro, são pulsões de um projecto de engenharia social, caminho vivamente desaconselhado pela História.
Obituário

Gertrude Himmelfarb (1922-2019): homenagem pessoal

Foi sobre o mistério da cultura política de língua inglesa — associando liberdade e sentido de dever — que a distinta historiadora Gertrude Himmelfarb nos deixou uma obra inesquecível.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.