Esta transcrição foi gerada automaticamente por Inteligência Artificial e pode conter erros ou imprecisões.

Este é o som do Três Toques. Bruna Viera Amaral.

E a pergunta do dia, muito simples: conhecem o Luis Enrique? O Luis Enrique, treinador espanhol.

Claro, pensei que era um cantor. Não há um cantor com o nome Luís Enrique?

Deve haver, de certeza.

Não sei.

Se não há, passa a haver. Luis Enrique, treinador de futebol, treinador do Paris Saint-Germain.

Tu dizes Enriquê.

Enriquê, porque senão uma pessoa pensa que é o Luís Henrique.

E não é.

Enrique. Tem que ser com um destaque para distinguir, senão pensas que é algum treinador do Rio Ave. Não, e é espanhol este.

Muito bem.

Podia ser espanhol e treinador do Rio Ave.

Está parecido.

Está. Bem, então quantas Champions ganhou Luis Enrique como treinador? Não confundir com o Luís Henrique. Quantas é que ganhou? Ele agora conseguiu o prémio de final.

Como treinador?

Como treinador, exatamente, a treinar um clube.

Ele não foi jogador?

Foi jogador. Eu quero saber é quantas é que ganhou como treinador. Quantas e em que clube, já agora.

Olha, é mais nada.

Queres uma imagem? Consegues dar aí uma.

Um número ainda consigo tirar, não é? Duas.

Duas. Então disseram os dois, tu, Carla.

Então eu digo três.

Três. Muito bem.

A Carla, três. Pronto, está. Siga, próximo.

Pronto, vá.

Parabéns. Bem. Portanto, vamos ter uma final da Champions entre Inter de Milão e Paris Saint-Germain. Uma final inédita.

O Paulo chegou aqui a falar disso hoje de manhã.

Claro, eu sei.

Estava parvo.

É impressionante, de facto.

E já vamos falar das finais do Paris Saint-Germain.

Mas pareces bem bom. Disseste duas vezes, Carla. Mas é em bom.

Não, é que estava mesmo, sabes?

Começamos com as finais.

Isto mostra, de facto, que o futebol é uma caixinha de surpresas.

Qual é o teu clube, Paulo? Tens clube ou não?

É o Académico de Viseu.

É o Académico de Viseu, pronto. O Académico de Viseu nunca ganhou o título nacional, nunca chegou a uma final da Champions. Portanto, esta parte não interessa muito.

Viseu expressa um desprezo.

Não, não é desprezo, é um facto.

Olha, e já agora, porquê de Viseu? É de Vigeu. Já agora, porque não é Enrique.

Vigeu é o Enrique e o Viseu. Está bem, pronto. Enfim, Paulo. Incrível coincidência. Isto agora interessa mais aos adeptos de Benfica e Sporting, eu diria até mais aos adeptos do Benfica. Quando o Inter chega à final da Champions, ou da antiga Taça dos Campeões Europeus, o Benfica é campeão. Estão preocupados, os adeptos não sabem o que é que vai acontecer.

Quem é que foi ver esse?

Alguém foi ver. Eu encontrei isto na Bola, mas acho que há outros órgãos de comunicação social a chamar a atenção para esta coincidência.

É que é uma coincidência, não anexe causalidade.

Não, claro. Sou eu? Nunca se sabe. Não negues a partir de uma ciência que desconheces. Isto, o Inter chega à final, o Benfica é campeão. Aconteceu isso nas seis vezes em que o Inter chegou à final, agora é a sétima, e o Benfica pode ser ou não campeão. Vamos ver. Das duas, uma.

Tens a certeza que queres enviejar hoje?

Ou se confirma aqui esta coincidência do Inter chegar à final e o Benfica ou não.

Ou acaba aqui este sábado a coincidência.

Este sábado acaba a coincidência. Pode não acabar.

Pode não.

Pode não.

Exatamente.

Se houver um empate, fica tudo adiado para a última jornada. É verdade. Por falar aqui em rivalidades, o Real Madrid tem uma grande rivalidade com o Barcelona, portanto, o que é que acontece? Está sempre a torcer pelos adversários do Barcelona. É assim, em 2010, quando o Inter de José Mourinho eliminou o Barcelona, foi uma grande festa em Madrid. Por quê? Porque a final desse ano da Champions era em Madrid. E o que era o pior que podia acontecer ao Real Madrid? Era o Barcelona passar à final e ganhar a Champions em Madrid. O que fez o Real Madrid? Foi buscar o José Mourinho, logo no ano a seguir, que nunca ganhou a Champions com o Real Madrid. É verdade. Agora, o que o Real Madrid fez? O Inter de Milão voltou a eliminar o Barcelona e no centro de estágios do Real Madrid houve logo tarjas postas pelos adeptos a agradecer ao Inter de Milão por terem eliminado o Barcelona. Portanto, o inimigo dos nossos inimigos são nossos amigos. É assim o Real Madrid.

Que bom espírito.

Pois é, é assim. O Real Madrid já foi eliminado da Champions, já foi eliminado da Euroliga, que é a competição equivalente no basquete, e o que lhe restava? Era agradecer aos adversários que eliminaram o Barcelona. É assim, espírito desportivista, fair play, é muito bonito. Também é muito bonito agora o Paris Saint-Germain chegar à final. Vocês viram ontem o jogo?

Claro.

Claro, viram? Acompanharam?

Estava ocupado.

Eu tinha numa janela da televisão a chaminé e noutro o jogo.

E eu fumo branco para o Paris Saint-Germain. O Paris Saint-Germain chega à final, a segunda vez que a equipa francesa chega à final da Champions. Perdeu da outra vez, em 2020, numa final realizada no Estádio da Luz, na altura da pandemia, contra o Bayern de Munique. Foi a primeira vez que o Paris Saint-Germain chegou à final. Agora com quatro portugueses, estão lá quatro jogadores portugueses, João Neves, Vitinha, Gonçalo Ramos e o Nuno Mendes. Chega pela segunda vez e vai tentar o seu primeiro título. É verdade.

É desta.

E apenas a segunda vez que uma equipa francesa pode conquistar a Taça Liga dos Campeões, que curiosamente foi uma competição criada por franceses. E só ganharam uma vez, o Olympique de Marseille.

Quando é que é a final?

A final? Quando é que é?

Sim.

Olha, boa pergunta.

Não, era ontem.

É onde? É em Munique.

Não, ia perguntar quando, mas responde quando voltares do outro lado.

Quando voltar.

Depois de já ter sido feita.

Olha, eu digo-te já, vai ser no dia 31 de maio.

31 de maio, grande dia.

Olha, o mundo vai estar tão diferente nessa altura.

Vai?

Vai.

Por quê?

Olha, vamos ter um papa novo, um governo português novo.

É verdade.

Pelo menos.

O que não muda no mês, não é? Em três semanas.

Em três semanas e vamos ter um campeão de Champions novo.

E um campeão nacional também.

E um campeão nacional novo. Ai, ai, ai. Bem, então vamos lá à resposta à pergunta do dia. Quantas Champions ganhou, não o Luís Enrique, mas o Luis Enrique?

Faz toda a diferença.

Faz toda a diferença. Quantas é que foi? Falharam todos. Só ganhou uma. Ganhou uma e o treinador-

Una.

Una.

Eu e o Paulo ganhamos por aproximação.

Não.

Quando é a Carla ganha por aproximação.

Esquece. Já sabemos.

Não, falharam todos. Ganhou. E em que ano é que foi e em que clube?

Ora, diz agora.

Pois é. Foi em 2015 com o Barcelona. É verdade, a última Champions conquistada pelo Barcelona. Como é que tu não sabes estas coisas?

Em 2015?

Em 2015.

Há 10 anos que o Barcelona não.

Com o Jesus, o Barcelona já nem chega à final desde 2015.

É impressionante.

É verdade. Saiu depois o Messi e acabou.

Isso mostra que o futebol é uma caixinha de surpresas, como eu digo sempre.

É como uma caixa de chocolates.

Exato.

Não?

Isso é a vida.

Isso é a vida.

Nunca se sabe o que está lá dentro.