Dark Mode Wh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Orpheu
Fernando Pessoa

"Orpheu". Placa do nascimento volta a ser exposta

A placa em mármore pertenceu ao café-restaurante "Irmãos Unidos", onde os membros da revista modernista se costumavam reunir. Estabelecimento fechou em 1970 e objeto passou para o Museu de Lisboa.
Fernando Pessoa

Biblioteca de Pessoa leiloada

415
Um novo lote com livros e manuscritos que foram do poeta, incluindo uma carta de Ângelo de Lima, membro do Orpheu, vai ser leiloado em Lisboa. Leilão volta a incluir volumes que não foram catalogados.
Fernando Pessoa

A última paixão de Fernando Pessoa não foi Ofélia

1142
No último ano de vida, Fernando Pessoa escreveu uma série de poemas sobre uma mulher misteriosa que lhe roubou o coração. O mais recente número da "Pessoa Plural" desvendou finalmente o mistério.
Exposições

Exposição sobre Pessoa na Universidade do Porto

1319
A propósito do centenário da revista "Orpheu", a Universidade do Porto vai receber a exposição "Orpheu e a sua época", que inclui vários objetos pessoas de Pessoa e um quadro de Mário Cesariny.
Cultura

Uma cápsula do tempo para 1915, o ano do Orpheu

1330
O Museu da Eletricidade inaugura, esta sexta-feira, "1915, o ano do Orpheu". Não se promete uma típica exposição de arte, mas sim uma porta de entrada no contexto social, cultural e político do país.
História

Quem foi afinal António Ferro?

232
Editor da Orpheu, jornalista brilhante, republicano em jovem, foi salazarista "avant la lettre". Modernista antes e criador da "política do espírito" depois. Nasceu há 120 anos, ainda hoje é polémico.
100 Anos de Orpheu

Antologia de textos sobre Orpheu publicada hoje

Chega esta segunda-feira às livrarias o livro "Sobre Orpheu e o Sensacionismo", uma antologia de textos críticos escritos por Fernando Pessoa.
Fernando Pessoa

Por que foi tão importante a revista "Orpheu"?

Da "Orpheu" só saíram duas edições, faz agora 100 anos. Só que representaram uma enorme provocação e uma ruptura radical. Os autores foram tidos por loucos, mas com eles Portugal entrou numa outra era
100 Anos de Orpheu

"Orpheu acabou. Orpheu continua"

Há cem anos foi publicado o primeiro número da revista “Orpheu”. A história, essa, já foi contada e recontada centenas de vezes. Mas, passado um século, o que representa ainda “Orpheu”?
100 Anos de Orpheu

Revisitar o ano do "Orpheu"

181
O novo lançamento da editora Tinta-da-China é um retrato do Portugal de 1915, o ano que viu nascer a revista "Orpheu".
100 Anos de Orpheu

Dez lugares para lembrar "Orpheu"

1610
Para falar do "Orpheu" é preciso falar de Lisboa. Cem anos depois do lançamento, o Observador criou um roteiro interativo com alguns dos lugares mais importantes ligados à história da revista.
100 Anos de Orpheu

Os caminhos do Orpheu estão na Biblioteca Nacional

149
Originais de Fernando Pessoa e Mário de Sá-Carneiro, bem como obras de artes de Almada-Negreiros, Santa-Rita Pintor e Amadeo de Souza Cardoso fazem parte da exposição agora inaugurada em Lisboa.
A página está a demorar muito tempo.