Volta a Portugal

Volta a Portugal

João partiu à morte, chegou à morte e fez a festa

2.688
João Rodrigues prometeu "partir à morte e chegar à morte". Prometeu e cumpriu: aos 24 anos, o corredor da W52-FC Porto superou Joni Brandão (Efapel) no contrarrelógio e conquistou a Volta a Portugal.
Volta a Portugal

Joni e João Rodrigues igualados com amarela

António Carvalho ganhou a etapa na Senhora da Graça, Gustavo Veloso perdeu mais tempo, João Rodrigues igualou o tempo do camisola amarela Joni Brandão: Volta será decidida no contrarrelógio.
Volta a Portugal

Volta a Portugal. Espanhol Vicente Mateos desiste

Espanhol da Aviludo-Louletano, quarto na geral da 81.ª Volta a Portugal em bicicleta, abandonou a prova à nona etapa, entre Fafe e o alto da Senhora da Graça.
Volta a Portugal

Volta a Portugal: ciclismo africano a evoluir

A presença incomum de uma equipa angolana na Volta a Portugal é sinal do progresso africano no ciclismo e também uma aprendizagem, mas o diretor desportivo diz que há "um longo caminho a percorrer".
Volta a Portugal

Volta a Portugal. João Benta vence etapa

O português João Benta venceu a oitava etapa da Volta a Portugal em bicicleta, no alto de Santa Quitéria, em Felgueiras, onde Jóni Brandão foi segundo e defendeu a camisola amarela.
Ciclismo

A Volta termina no Porto, 30 anos depois

Em 1989 Joaquim Gomes venceu a Volta a Portugal numa chegada aos Aliados, ainda hoje relembra esse momento como o mais marcante da carreira. 30 anos depois, a última etapa regressa ao Porto.
Volta a Portugal

Joni Brandão começa oitava etapa de amarelo

O pelotão atravessa um traçado com três metas volantes e quatro subidas categorizadas, a última das quais a coincidir com a meta, junto ao santuário de Santa Quitéria, concelho de Felgueiras.
Volta a Portugal

Volta a Portugal. Jorge Fonseca assistiu à final

O presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, assistiu à final da sétima etapa da 81.ª Volta a Portugal em bicicleta, na Serra do Larouco, em Montalegre, no âmbito de uma "visita privada".
Volta a Portugal

Volta a Portugal. Brandão veste camisola amarela

O português Jóni Brandão assumiu a liderança da Volta a Portugal em bicicleta, na chegada da sétima etapa à Serra do Larouco, em Montalegre, de onde saiu vencedor Luís Gomes.
Ciclismo

Os ciclistas do Povo

Alguns ciclistas tornaram-se estrelas mediáticas. O esforço e a proximidade aos adeptos transformou atletas em heróis. Alguns não conseguiram vencer a volta, mas chegaram ao coração dos adeptos.
Volta a Portugal

Volta. Veloso defende liderança na sétima etapa

Esta quinta-feira decorre a sétima etapa da Volta a Portugal. 156,2 quilómetros separam Bragança e aquele que é um dos pontos mais altos de Portugal (1.503 m), a Serra do Larouco.
Volta a Portugal

Trio da W52 sem lesões graves após queda

Segundo o diretor desportivo da equipa W52-FC Porto, João Rodrigues e Daniel Mestre foram ao hospital para avaliarem as lesões, enquanto Veloso foi "avaliado pelo médico da corrida".
Volta a Portugal

Volta a Portugal, Espanhol Héctor Sáez vence etapa

O espanhol Héctor Sáez venceu a sexta etapa da Volta a Portugal em bicicleta, em Bragança, enquanto o compatriota Gustavo Veloso manteve a liderança, apesar de uma queda na parte final.
Ciclismo

Marcas icónicas e os patrocinadores de hoje

O ciclismo tornou clubes locais em grandes potências de nível nacional, as marcas quiseram seguir o exemplo e a volta já não vive sem elas 
Ciclismo

Joaquim Agostinho na memória de Francisco Araújo

O maior ciclista português e o melhor mecânico do mundo, foram parceiros no Sporting. Francisco Araújo relembra os dias com Joaquim Agostinho  
Ciclismo

Os ciclistas que dirigem a Federação e a Volta

Delmino Pereira e Joaquim Gomes foram adversários e colegas de equipa, agora estão no topo da Federação Portuguesa de Ciclismo e na direção da Volta a Portugal 
Ciclismo

O Doping na volta a Portugal

O ciclismo está directamente ligado ao doping, não só pelos casos polémicos mas também devido à força de combate a estas práticas.
Ciclismo

Nicolau e Trindade, a primeira rivalidade da Volta

José Maria Nicolau e Alfredo Trindade foram os primeiros heróis da volta a Portugal e elevaram a rivalidade entre Benfica e Sporting a um novo patamar
Volta a Portugal

Volta a Portugal regressa à estrada

A sexta etapa, entre Torre de Moncorvo e Bragança, marca o regresso da prova, depois de um dia de descanso. A camisola amarela do líder da W52-FC Porto, Gustavo Veloso, não deverá ser ameaçada.
Volta a Portugal

Volta a Portugal. Marco Tizza vence na Guarda

O italiano Marco Tizza venceu isolado a quinta etapa da Volta a Portugal em bicicleta, na Guarda, onde o espanhol Gustavo Veloso segurou a liderança da corrida. Veloso terminou no primeiro grupo.
Volta a Portugal

Volta a Portugal. Ciclistas procuram oportunidades

O pelotão da 81.ª Volta a Portugal em bicicleta disputa a corrida portuguesa em busca de uma oportunidade para evoluir na carreira, mesmo com o nervosismo que o mercado de transferências acarreta.
Volta a Portugal

João Rodrigues ganha, Veloso reforça amarela

W52-FC Porto voltou a dar mostras de que é a melhor equipa no pelotão e, na altura da verdade, dominou na subida ao Alto da Torre: vitória para João Rodrigues, amarela (reforçada) para Gustavo Veloso.
Volta a Portugal

Volta a Portugal promove ação de limpeza

116
A organização da Volta a Portugal em bicicleta junta-se a entidades locais como a Câmara Municipal da Covilhã e a Associação Guardiões da Serra da Estrela para uma ação de limpeza.
Volta a Portugal

Volta. Jóni Brandão desvaloriza penalização

O ciclista Jóni Brandão (Efapel) viu ser confirmada a penalização de 10 segundos na geral, por ter sido empurrado a partir do carro de apoio.
Volta a Portugal

W52 FC Porto vence etapa e mantém amarela

Daniel Mestre venceu ao sprint em Castelo Branco a terceira etapa da Volta a Portugal, que continua a ser liderada pelo espanhol e companheiro de equipa da W52-FC Porto Gustavo Veloso.
Volta a Portugal

Jóni Brandão penalizado em 10 segundos

O português Jóni Brandão (Efapel) foi penalizado em 10 segundos pelos comissários da 81.ª Volta a Portugal em bicicleta, por ser empurrado pelo carro de apoio após uma avaria.
Volta a Portugal

"Mediatismo" da Volta a Portugal afeta estreantes

O "mediatismo muito grande" da Volta a Portugal em bicicleta contribui para o nervosismo sentido por alguns dos estreantes na 81.ª edição da prova.
Volta a Portugal

Volta a Portugal. Gustavo Veloso sobe a líder

O espanhol assume a liderança da prova com três segundos de avanço sobre Aristi e sete sobre o português Jóni Brandão. Aristi completou a segunda etapa com menos um segundo do que Luís Mendonça.
Volta a Portugal

Volta a Portugal. Bernal talvez motive colombianos

Osorio — mais um dos produtos da 'escola' da Manzana Postobon, que desde 2006 formou vários talentos e foi uma das responsáveis pelo despontar do ciclismo colombiano — disse que Bernal "é um orgulho".
Volta a Portugal

Caldeira mantém liderança na Volta a Portugal

Samuel Caldeira atrasou-se porque caiu, mas o incidente ocorreu dentro dos três quilómetros finais, pelo que manteve a liderança. Appollonio venceu, cortando a meta em 4:47.08 horas.
Volta a Portugal

Volta a Portugal. Arranca a 81.ª edição em Viseu

A 81.ª edição da Volta a Portugal em bicicleta arranca com um prólogo em Viseu, com seis quilómetros de distância a definirem as primeiras diferenças entre um pelotão de 19 equipas e 132 ciclistas.
Rádio Observador

"A bicicleta no Natal de 1962 foi a melhor prenda" /premium

Na véspera do arranque da Volta, Marco Chagas, português com mais triunfos na prova, passou pela Rádio Observador e recordou o início da carreira, um presente de Natal e a mítica Senhora da Graça.
Volta a Portugal

Ciclismo. Alarcón lesionado abre lote de favoritos

Lesão do bicampeão Raúl Alarcón abre lote de favoritos à 81.ª Volta a Portugal. W52-FC Porto continua a ser provável vencedora. Dezanove equipas vão percorrer mais de 1500 quilómetros.
Volta a Portugal

Volta a Portugal. Alarcón fora devido a lesão

Espanhol falha a 81.ª edição da prova devido a uma queda que causou fraturas na clavícula e em duas costelas e uma fissura numa tíbia. A Volta a Portugal já desejou as melhoras ao ciclista.
Serra da Estrela

Volta a Portugal. Alerta para lixo na Estrela 

A associação diz que o lixo tem de ser recolhido imediatamente após a passagem da caravana. Guardiões lembram que os resíduos podem dispersar-se e contaminar água e solo, bem como a paisagem.
Volta a Portugal

Porto. Volta a Portugal termina nos Aliados

173
A última etapa da prova liga Porto e Vila Nova de Gaia e pretende homenagear o rio Douro. A 81.ª edição da prova tem já certas as passagens pela Serra da Estrela e a Senhora da Graça.
Ciclismo

Morreu Alves Barbosa, três vezes vencedor da Volta

144
Ciclista venceu as edições de 1951, 1956 e 1958 da Volta a Portugal e terminou no 10.º lugar a Volta a França de 1956. Depois de terminar a carreira, treinou novos ciclistas no Benfica.
Volta a Portugal

Bastidores. Os bravos do pelotão (e os outros) /premium

715
Andou nos carros e ia caindo de mota. Ajudou a dar águas e fez de co-piloto. Ficou íntimo de todos, desde Joaquim Gomes a Alarcón. Rui Miguel Tovar fez tudo nesta Volta a Portugal (menos pedalar).
Volta a Portugal

O campeão que celebra com o V que não é de vitória

623
Raúl Alarcón confirmou no contrarrelógio de Fafe a segunda vitória na Volta a Portugal. Na festa, a Máquina da W52 FC Porto que lavou carros antes de chegar ao topo não esqueceu os mais próximos.
Volta a Portugal

Contrarrelógio de consagração para Alarcón

O espanhol Raúl Alarcón (W52-FC Porto) deverá ser hoje coroado como vencedor da Volta a Portugal em bicicleta, após o contrarrelógio de 17,3 quilómetros da 10.ª e última etapa, em Fafe.
Volta a Portugal

Em dia de casamentos, Alarcón preparou a boda

142
Sporting Tavira bem tentou desgastar e atacar para lançar Joni Brandão, mas a W52 FC Porto defendeu-se bem antes de mais um poderoso ataque de Raúl Alarcón, que garantiu o triunfo na Senhora da Graça.
Volta a Portugal

Volta a Portugal. De Mateos vence em Braga

Terceiro classificado da geral, De Mateos somou a segunda vitória nesta edição da prova, depois de cumprir os 147,6 quilómetros da etapa mais curta, iniciada em Barcelos, em 3:40.44 horas.
Volta a Portugal

Enrique Murias vence sétima etapa da Volta

O também espanhol Raúl Alarcón conservou a liderança, ao terminar em terceiro lugar, logo atrás do português Daniel Mestre (Efapel), chegando ambos com o mesmo tempo do vencedor (3:45.02 horas).
Volta a Portugal

Domingos Gonçalves vence etapa da Volta a Portugal

O campeão nacional destacou-se do grupo dos favoritos após a subida a Torneiros, situada a menos de 20 quilómetros da meta, para terminar a etapa em 4:09.10 horas.
Volta a Portugal

Volta a Portugal: Pelotão segue para Boticas

A Volta a Portugal regressa hoje à estrada, após o dia de descanso, com a realização da sexta etapa, entre Sernancelhe e Boticas (165,4 quilómetros), com o espanhol Raúl Alarcón na liderança.
Volta a Portugal

Volta a Portugal. Stacchiotti bisa em etapas

O ciclista italiano que tinha vencido a primeira etapa, em Albufeira, concluiu os 191,7 quilómetros da tirada em 05:01.45 horas, batendo na chegada o espanhol Enrique Sanz e o português João Matias
Volta a Portugal

Alarcón ganha na Serra e reforça liderança

Joni Brandão ainda arriscou a fuga nos últimos quilómetros da subida na Covilhã mas Raúl Alarcón, sozinho, anulou a diferença, atacou e ganhou de novo a etapa, reforçando a camisola amarela na Volta.
Volta a Portugal

Volta. Alarcón defende título em etapa sem Torre

O ciclista espanhol Raúl Alarcón (W52-FC Porto) defende este domingo a liderança da Volta a Portugal em bicicleta, numa quarta etapa com chegada às Penhas da Saúde, mas sem passagem pela Torre.
Incêndios

Fogos. PR elogia "força" das populações afetadas

Presidente da República voltou a elogiar, em Oliveira do Hospital, a força e a determinação das populações afetadas pelos incêndios de outubro do ano passado. no início de um novo ciclo de vida.
Volta a Portugal

Alarcón vence etapa e é o novo camisola amarela

O espanhol da W52-FC Porto, vencedor da Volta 2017, superou a concorrência de Vicente de Mateos (Aviludo-Louletano) e Jóni Brandão (Sporting-Tavira) no percurso entre a Sertã e Oliveira do Hospital.
Volta a Portugal

Calor. Volta a Portugal não passa pela Torre

A organização da Volta à Portugal decidiu reduzir o "índice de dificuldade" da etapa rainha deste domingo. A clássica subida à Torre já não vai acontecer, devido ao "cansaço provocado pelo calor".
Volta a Portugal

Etapa da Volta a Portugal "devia ter sido anulada"

310
O espanhol Gustavo Veloso considerou esta sexta-feira que a segunda etapa da Volta a Portugal em bicicleta devia ter sido anulada, devido ao intenso calor que se fez sentir.
Volta a Portugal

Como é que os ciclistas aguentam tanto calor?

Vá a pé ou de bicicleta, as temperaturas não facilitam, nem que vá pela sombra. A hidratação é o mais importante, mas o que acontece se o corpo não conseguir aguentar o calor?
Volta a Portugal

Vicente de Mateus vence etapa da Volta a Portugal

O espanhol Vicente de Mateus venceu esta sexta-feira ao 'sprint' a segunda etapa da Volta a Portugal em bicicleta, disputada entre Beja e Portalegre.
Volta a Portugal

Joaquim Silva desiste da Volta a Portugal

O ciclista Joaquim Silva desistiu da prova quando estavam decorridos cerca de 125 quilómetros dos 198,1 que ligam Alcácer do Sal a Albufeira.
Volta a Portugal

A derrota da Caja Rural apesar de manter a amarela

Riccardo Stacchiotti venceu ao sprint a primeira etapa da Volta entre Alcácer do Sal e Albufeira (191,8km). Rafael Reis segurou a amarela no dia em que a Caja Rural perdeu o número 1, Joaquim Silva.
Volta a Portugal

Como combater o calor na Volta a Portugal

A hidratação é a principal arma dos ciclistas contra o calor que se deverá sentir nos próximos dias na Volta a Portugal, mas as altas temperaturas não preocupam a organização da prova.
Volta a Portugal

Volta a Portugal. Rafael Reis defende amarela

O português Rafael Reis (Caja Rural) defende a liderança da Volta a Portugal em bicicleta, na primeira etapa, que liga Alcácer do Sal a Albufeira, num total de 191,8 quilómetros.
Volta a Portugal

Rafael Reis é o primeiro camisola amarela da Volta

Português da Caja Rural foi o mais rápido no contrarrelógio e percorreu os 1.800 metros do percurso em 2:18.96, à frente de César Martingil, com 2:20.52, e Louis Bendixen, com 2:21.24.
Volta a Portugal

80.ª edição da Volta arranca esta quarta-feira

Um curto prólogo, de 1,8 quilómetros, em Setúbal abre esta quarta-feira a 80.ª edição da Volta a Portugal em bicicleta. O espanhol Raúl Alarcón, vencedor em 2017, a ser o último a ir para a estrada.
Volta a Portugal

W52-FC Porto é a favorita na Volta a Portugal

A W52-FC Porto, vencedora das últimas cinco edições, parte mais uma vez como grande favorita à conquista da Volta a Portugal, enquanto o Sporting-Tavira surge, novamente, como grande rival.
Volta a Portugal

Marcelo vai acompanhar 3.ª etapa da Volta

557
A 80.ª edição da Volta a Portugal em bicicleta vai passar por alguns concelhos afetados pelos incêndios em 2017 na terceira etapa, num percurso entre Sertã e Oliveira do Hospital.
Volta a Portugal

Volta a Portugal de 2018 vai começar em Setúbal

A cidade de Setúbal vai receber o prólogo da Volta a Portugal em bicicleta, a 1 de agosto, anunciou esta terça-feira a organização da prova, que vai terminar em Fafe, no dia 12.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)