Laurinda Alves
Rádio Observador

Hostel português há 9 anos no top 5 mundial

A dona do hostel número um de Portugal e terceiro do mundo fala de como chegou ao "pódio" - mesmo sem perceber "nada disto" - e lembra as viagens em que dormiu ao relento e deu colo a chimpazés.
Voluntariado

"Temos medos ofensivos" para um sem-abrigo /premium

599
Abandonaram outros projetos, apaixonaram-se e ajudaram perto de 30 mil sem-abrigo na Índia. Tomás e Catarina contam a Laurinda Alves como a perspectiva muda junto de quem dorme "de cabeça no passeio".
Futebol

"O futebol é uma ótima metáfora da vida" /premium

245
Francisco Guimarães, 22 anos, é treinador de futebol desde os 15, o mais jovem comentador da "Sport TV" e embaixador para a Integridade no Desporto. Será o novo Mourinho? Entrevista a Laurinda Alves.
Rádio Observador

Joana Carneiro nos "Imperdíveis" deste domingo

241
A maestrina Joana Carneiro conversa com Laurinda Alves sobre o poder unificador da música e o "milagre" dos quatro filhos que teve depois dos 40. Para ouvir este domingo às 11h, na Rádio Observador.
Rádio Observador

Miguel Guilherme entrevistado por Laurinda Alves

O ator Miguel Guilherme é o entrevistado desta semana de "Imperdíveis", de Laurinda Alves, na Rádio Observador. Para ouvir este domingo às 11h.
Rádio

Imperdíveis. Laurinda Alves recebe Salvador Sobral

549
Laurinda Alves traz à rádio conversas intimistas com entrevistados inspiradores. Salvador Sobral é o primeiro convidado de "Imperdíveis". Para ouvir este domingo às 11h na Rádio Observador.
Anatomia do Sucesso

Única Medalha de Ouro da restauração biológica

3886
5 amigos que apostam numa dieta saudável e funcional, com alimentos biológicos, acabam de criar um restaurante e já ganharam a 1ª e única medalha de ouro da alimentação bio. Tudo começou numa roulote.
Anatomia do Sucesso

Universitários vivem há um ano no bairro 6 de Maio

2364
Tomás Cortes e Francisco Botelho, universitários voluntários de Schoenstatt, movimento que criou o projecto "Maria Ajuda 6 de Maio", estão a morar no bairro há um ano. Apostam numa presença contínua.
Anatomia do Sucesso

30 anos de Rock In Rio com mega festival em 2016

130
Roberta Medina segue os passos de Roberto seu pai nos caminhos que sonhou para o Rock In Rio. 30 anos depois fala de momentos fáceis e difíceis, de ganhos e prejuízos. De recomeçar sempre com alegria!
Anatomia do Sucesso

Escalar o Kilimanjaro, fotografar acima das nuvens

627
O fotógrafo aventureiro Manuel Correia publicou o livro Kilimanjaro And Porters. Depois de Distant Song no horizonte líquido da China e antes de exposições em NY e S.Paulo, escalou o Kilimanjaro.
Anatomia do Sucesso

Surf: Nic Von Rupp o nosso vice campeão do mundo!

186
Nic Von Rupp vice campeão do mundo de surf 2015, é um dos melhores tube-riders e big wave riders da actualidade. Acaba de estrear Four Cliffs, o último episódio da sua série documental My Road Series.
Anatomia do Sucesso

Os Transformers são uma escola de Super Poderes!

567
João Brites co-fundador dos Transformers, criou a escola de Super Poderes que revela talentos e os multiplica em escolas, prisões, hospitais, empresas e comunidades. Dá ferramentas e diz como se faz.
Anatomia do Sucesso

Tal como na F1 os empreendedores têm que ir à boxe

399
Ricardo Zozimo Prof. na Univ de Lancaster fez tese de doutoramento sobre práticas de observação e aprendizagem dos empreendedores. Ensina shadowing, faz correr em contra-corrente e manda ir às boxes.
Anatomia do Sucesso

Um Emmy e 2 nomeações para Oscar com documentários

Pedro Kos, editor e realizador de documentários em LA várias vezes premiado por Wasteland/Lixo Extraordinário e The Square também editou The Island President (SOS sobre as Maldivas) e The Crash Reel.
Anatomia do Sucesso

Voar e falar em público grandes medos que se curam

367
Cristina Albuquerque, Psicóloga Clínica especializada no tratamento da fobia de voo, também acompanha e cura outros pânicos como falar em público ou as claustrofobias, entre muitos medos modernos.
Anatomia do Sucesso

A comida das bactérias cheira a batatas fritas!

Joana Moscoso, cientista na área da Microbiologia, co-criou a Native Scientist para ensinar Ciência de forma divertida aos filhos de emigrantes e proporcionar-lhes experiências únicas, em português.
Anatomia do Sucesso

PHC uma empresa portuguesa que nunca teve prejuízo

1402
Ricardo Parreira fundou uma empresa aos 20 anos com dois colegas da universidade. Passados 26 anos, a PHC é uma das maiores empresas de software de gestão e factura quase 10 milhões. Começou com 500€.
Anatomia do Sucesso

Fado no mundo: de Lx a NY, Londres, Brasil e Macau

875
Manuel Marçal explica o Fado a turistas de todo o mundo, mas aposta em estrear em Londres um grande musical. 'Once in Fado' está previsto para Abril mas já tem pedidos para ir ao Brasil, EUA e Macau.
Conversas

"Preciso de sentir com tudo"

Foi com sala cheia no CCB que Laurinda Alves apresentou a sexta edição das "Conversas" do Observador. Falou-se sobre "Os Sentidos", mas foi o sexto sentido o mais falado: afinal, o que é a intuição?
Conversas

Conversas - Os Sentidos

310
Vídeo: Conversa Espace Observador, sobre "Os Sentidos". Com Camilo Rebelo, Diana Prata, Joana Carneiro, David Santos, Nuno Tovar de Lemos e Sandra Tavares da Silva. Moderação de Laurinda Alves.
Anatomia do Sucesso

Como transformar mil euros em mais de dez milhões

2303
Miguel Pina Martins criou a Science4you há 8 anos com um grupo de 8 pessoas. Os seus brinquedos científicos ligam avós, pais, filhos e profs. Este ano já ganharam 8 prémios nacionais e internacionais.
Conversas

Cinco (ou mais) sentidos para debater o mundo

Ver. Provar. Cheirar. Ouvir. Tocar. Estes são os cinco sentidos associados ao homem, mas serão os únicos? O despertar dos sentidos vai passar pelo Centro Cultural de Belém (CCB).
Conversas

Conversas Observador: Os Sentidos

190
O nosso corpo é um laboratório de sentidos. Será esse o tema da próxima "Conversa" do Observador, a decorrer no CCB no próximo dia 19 de novembro e com moderação de Laurinda Alves.
Anatomia do Sucesso

De que é feito o sucesso individual, de cada um?

457
Tiago Amorim, Filósofo e Professor brasileiro internacionalmente reconhecido pelos seus Cursos da Vida Humana e pela sua pedagogia em matérias de orientação profissional e vocações, aponta caminhos.
Conversas

"Os Sentidos": conheça aqui os seis oradores

As "Conversas" do Observador regressam ao CCB no próximo dia 19 de novembro. Falaremos sobre "Os Sentidos", numa conversa moderada por Laurinda Alves.
Anatomia do Sucesso

Na escola Act trabalham o novo guião de Nuno Markl

411
Patrícia Vasconcelos, co-fundadora da Act - Escola de Actores - também é directora de casting de filmes que são grandes sucessos de bilheteira. A Act existe há 15 anos e já formou centenas de actores.
Anatomia do Sucesso

Paez: os segredos de um negócio à escala global

129
Tomas Pando, um dos jovens empresários que criaram a marca Paez esteve em Portugal para falar dos segredos de um negócio que começou por ser um sonho, mas hoje é uma realidade que ultrapassa a ficção.
Anatomia do Sucesso

Academia de Código: eis os programadores do futuro

511
Em 2020 serão precisos mais 4 milhões de programadores em todo o mundo, em todas as áreas de especialidade. A Academia de Código está a formá-los desde cedo. Eis uma Social Impact Bond a funcionar.
Anatomia do Sucesso

Move: voluntariado universitário com impacto top!

661
António Ferrão e Joana Marcelino, ex voluntários Move, dirigem a ONG de voluntariado universitário com grande sucesso por estar 365 dias no terreno a apoiar empreendedores, mas também desempregados.
Anatomia do Sucesso

É possível ensinar o sucesso? Sim, dando coragem!

1012
Filipe Santos, Professor de Empreendedorismo Social no INSEAD, uma das top Business School, tem um conhecimento profundo da realidade social e do mundo das empresas. Identifica e multiplica talentos.
Anatomia do Sucesso

Somos a 4ª geração e queremos continuar por mais 4

847
Salvador de Mello, o gestor que raramente dá entrevistas, fala do génio industrial do bisavó e dos negócios de família que vão dos aviões à Carris, da Banca aos seguros, de várias indústrias à saúde.
Anatomia do Sucesso

As B Corp são empresas lucrativas para a sociedade

236
Miguel Alves Martins, CEO do IES - Instº Empreendedorismo Social, criou várias empresas e ONGs, fez voluntariado internacional, ligou o INSEAD a cursos em Portugal e agora apresenta as novas 'B Corp'.
Anatomia do Sucesso

Mais de 100 músicos já tocaram na Orquestra XXI

701
Dinis Sousa, 26, Maestro, co-criou a Orquestra XXI há 2 anos. Nunca sonhou que passado tão pouco tempo estaria a inaugurar a temporada musical na Gulbenkian e a fazer uma grande digressão pelo país.
Anatomia do Sucesso

Vem aí a Anatomia do Sucesso

1386
É o novo programa de Laurinda Alves para o Observador. Nele vão dar-se a conhecer as causas do sucesso de empreendedores felizes e bem-sucedidos.
Sub30

As raparigas ficam muito vulneráveis sem cabelo

620
Oxana Ianin, 27, fotógrafa russa, vive em Portugal há 10 anos. Fala e escreve correctamente português e contribui para causas nacionais. Acaba de doar 26 cm do seu cabelo para as crianças do IPO.
Sub30

Salvador ficou famoso com a Balada do Desajeitado

Salvador Seixas, músico, 22, canta e toca em grandes palcos. Participou na 1ª edição da Voz de Portugal e chegou às meias finais. Agora canta com os D.A.M.A. e ficou famoso com a Balada do Desajeitado
Sub30

Os Gambozinos são campos de férias inclusivos!

337
Benedita e Tomás falam dos campos de férias dos Gambozinos que juntam miúdos de meios sociais diferentes e sublinham o valor dessas mesmas diferenças. Durante 10 dias apostam na simplicidade e alegria
Sub30

Amigos Improváveis: laços fortes entre gerações

485
Maria Almeida e Brito criou a Associação Amigos Improváveis aos 20 anos. Trata-se de um voluntariado feliz que cria laços fortes entre gerações: jovens visitam pessoas mais velhas que se sentiam sós.
Sub30

Surfterra: os melhores fotógrafos para surfistas.

492
José Maria Leitão de Sousa criou a Surfterra com um irmão, um tio e um amigo. Surfistas e fotógrafos de surf têm agora uma plataforma mundial inovadora onde se podem dar a conhecer e trabalhar juntos.
Sub30

Raize: cidadãos que emprestam dinheiro a empresas

472
Afonso, José Maria e António, 2 Economistas e 1 Eng. Informático criaram a Raize para fazer o match entre cidadãos que emprestam dinheiro a pequenas empresas tornando-as sustentáveis. Crédito directo.
Sub30

Leigos para o Desenvolvimento

609
Os Leigos para o Desenvolvimento estão a precisar de voluntários em África.
Sub30

Erasmus: a 10 mil Kms de casa, sozinho e sem rede.

494
Francisco Andresen Leitão, Gestão, fez Erasmus no Uruguai e terminou o semestre com um 'mochilão'. Todos os estudantes sabem que o Erasmus é uma experiência de vida, de abertura aos outros e ao mundo.
Laurinda Alves

Alunos que inspiram os Professores e evitam o caos

392
Isaura, Rodrigo, Vitor e Renato, alunos do curso de Animador Sociocultural da EPBJC, são os 4 jovens vencedores do Prémio Inspira o Teu Professor, atribuído pela organização Mentes Empreendedoras.
Laurinda Alves

Semear: criamos empregos para pessoas especiais.

Tomás, Catarina e Fernando, ligados ao Programa Semear-Terra de Oportunidades, projecto do BIPP, que forma e emprega jovens adultos desocupados, mas com necessidades especiais. Tudo na área agrícola.
Laurinda Alves

Just a Change: há pessoas a quem chovia na cama!

5151
António Bello, 24, co-fundador do Just a Change Associação sem Fins Lucrativos que reabilita casas de pessoas carenciadas. Reabilitar uma casa cria uma mudança fundamental na vida dos seus habitantes.
Sub30

Adorava trabalhar na NASA esse é o maior sonho!

1258
Maria Borges, 19 anos, estuda Economia e Engenharia Física ao mesmo tempo. Dois cursos exigentes, mas fascinantes e complementares na sua opinião. No Técnico está a fazer um robot e um braço mecânico.
Laurinda Alves

Chupas de cenoura contra a obesidade infantil

154
Pedro, Filipa, Susana, Frederico, Luís e outro Pedro são o grupo de alunos de Gestão que ajuda a Vitamimos instituição que aposta na reeducação alimentar das crianças, a prevenir a obesidade infantil
Laurinda Alves

Beja tem 5 séculos de espólio azulejar único

1032
Joana Caramba, 20 anos, estudante de Gestão natural de Beja, estuda em Lisboa mas mantém uma ligação forte com o Alentejo. Militante cívica, aposta em colocar Beja no mapa do turismo internacional.
Laurinda Alves

Transportes públicos kafkianos para deficientes.

477
Va Nancassa 26 anos Web Designer, mora na Amadora, trabalha em Lisboa. Paraplégico desde os 10 anos por uma queda, veio da Guiné e nunca mais viu a mãe nem o irmão gémeo. Os seus dias são de desafios.
Conversas

Conversas: O Sentido da Felicidade

Laurinda Alves vai moderar uma conversa sobre a felicidade! Dia 11 de maio, às 18h00, no Centro Cultural de Belém em Lisboa. A entrada é livre, limitada aos lugares disponíveis.
Laurinda Alves

Estamos a recrutar voluntários universitários!

774
Manuel Rito, Gestor e voluntário do Move Católica, criou um modelo de microcrédito em S.Tomé. O voluntariado está em Moçambique e Timor, onde a aposta é o desenvolvimento através do empreendedorismo.
Laurinda Alves

Mongol Rally: 15 mil Kms e 20 países em 6 semanas

134
André Correia, 22 anos, em vésperas de partir com estranhos para a Mongólia, no Mongol Rally: 15 mil kms, 20 países, 6 semanas. Uma aventura total em carros velhos e baratos. Apoiam 3 grandes causas.
Conversas

11 de maio, Conversa do Observador: A Felicidade

Laurinda Alves modera a primeira conversa do Observador. O tema é a Felicidade, os convidados serão uma boa surpresa. Mas o mais importante será a sua participação.
Conversas

Vamos discutir a felicidade!

808
A felicidade é o tema: Queremos conversar consigo, dar a conhecer a opinião dos nossos convidados e ouvir o que pensa sobre o tema. Venha conversar connosco dia 11 de maio, às 18 horas, no CCB.
Laurinda Alves

Miguel P. estuda Medicina e Gestão ao mesmo tempo

1269
Miguel Pinheiro, 23 anos estuda Medicina e Gestão ao mesmo tempo com excelentes resultados em ambos os cursos. Diz que tem paixão por Medicina e por Gestão. Considera que a vida tem muitas para abrir.
Sub30

Autora d'A Princesa Azul e a Felicidade Escondida

323
Filipa Saragga, artista plástica, autora de contos que parecem infantis mas são para todas as idades e, em especial, para educadores e psicólogos trabalharem questões ligadas à diferença e inclusão.
Laurinda Alves

Laura Vidal criou a Conexão Lusófona entre jovens

109
Laura Vidal 28 anos, formada em Gestão de Empresas e co-fundadora da Conexão Lusófona, uma rede global de jovens da Lusofonia que tem como objectivo ligar as novas gerações através das artes e música.
Laurinda Alves

Realiza vídeos para novas comunidades de viajantes

216
Guilherme Melo Ribeiro, 23, Mestrado Gestão Empresarial na Univ. Católica, fundou a Flying Man com um primo. Criaram um novo conceito ligado ao turismo: vídeos que acompanham um explorer pelo mundo.
Laurinda Alves

Apesar da minha doença tenho uma vida leve e fácil

4218
António Quadros e Costa 22 anos, sofre de Atrofia Muscular Espinhal Tipo 3, provocada por um gene que não produz a proteína responsável pela sobrevivência dos neurónios motores, mas não desiste nunca!
Laurinda Alves

A 1ª portuguesa admitida na Singularity University

Inês Santos Silva, 25, Gestão, co-fundadora da Startup Pirates foi a primeira portuguesa a ser admitida na Singularity University a extraordinária Universidade da NASA e Google, entre outros partners.
Laurinda Alves

Soraia Tavares nasceu para cantar e representar

411
Soraia Tavares, 20 anos, atriz e cantora, pisou o palco pela primeira vez aos 16 anos e desde então tem feito carreira no teatro e nos musicais. Foi uma das vozes principais de Godspell. Inesquecível.
Laurinda Alves

Fundámos um canal de TV regional de referência

199
Flávio Nunes, 20, estudante de Comunicação Social, candidatou-se à Presidência da Câmara de Tomar em 2013 e ficou a 400 votos de ser vereador. Director da Tomar TV, também é estagiário no Observador.
Laurinda Alves

As pessoas já não se identificam com Top Models

Frederico Canto e Castro, 21 anos e ex aluno de Gestão, fundou a Sonder People, agência de modelos radicalmente diferente porque agencia pessoas normais, sem as medidas certas. O sucesso foi imediato.
Laurinda Alves

O que é a Trissomia 21? É só um cromossoma a mais!

4101
Manuel Gonçalves, 21 anos, cavaleiro, tem Trissomia 21 e vive uma vida normal. Tirou a carta porque gosta de ser independente. Adora os irmãos e tem muitas saudades do Henrique, que morreu há 3 anos.
Laurinda Alves

Prémio de Direito do Desporto do Comité Olímpico

494
Margarida Garcia de Oliveira, Mestranda em Direito Público, ganhou o Prémio do Comité Olímpico. Defende que todos os atletas, e não apenas os jogadores de futebol, possam rescindir os seus contratos.
Laurinda Alves

Lisboa inacessível para cadeiras de rodas e não só

248
A aposta de Filipa Sena Marcos, fundadora do blogue Lisboa (In)Acessível, é revelar e melhorar as acessibilidades de uma cidade ainda tão inacessível para milhares de pessoas com mobilidade reduzida.
Sub30

Surf around Portugal para nacionais e estrangeiros

451
Francisco Garcia e Diogo Baeta são 2 de 4 empreendedores que criaram um conceito inspirador para surfistas profissionais e amadores. Surf around Portugal é uma aposta no surf e no turismo nacional.
Laurinda Alves

Luís ensina pessoas sem-abrigo a usar computadores

212
Luís Cardoso, 20 anos, estudante de Gestão, faz um voluntariado inédito: ensina pessoas sem-abrigo a usar computadores e dá-lhes ferramentas para poderem voltar ao mercado de trabalho.Tudo em Coimbra.
Laurinda Alves

Jogos Olímpicos de 2020 são a minha meta na vela.

434
Santiago Sampaio, 19 anos várias vezes campeão de vela, está a cumprir um calendário de treinos, regatas nacionais e internacionais para se qualificar para os Jogos Olímpicos. A sua meta é 2020.
Laurinda Alves

Mia Rose na véspera da estreia do musical Godspell

179
Mia Rose, cantora, é uma das personagens principais de Godspell, musical escrito por Stephen Schwartz. Estreou na Broadway nos anos 70 e estreia hoje no Tivoli, onde fica em cena de 5 a 15 de Março.
Laurinda Alves

Enfermeiro, 26 anos: a mudança começa por 1 pessoa

232
Tiago Casaleiro, Enfermeiro na Casa de Saúde do Telhal, fala da sua profissão com paixão e diz que no seu dia a dia há muita alegria. O seu sonho é quebrar muros e barreiras nos hospitais.
Laurinda Alves

Aos 16 anos já é fotógrafa e co-autora de um livro

719
Leonor Macedo 16 anos, estudante, é co-autora do livro Cozinhar com o Coração, colecção de receitas para uma alimentação mais saudável. A mãe cozinhou e a Leonor fotografou com uma estética invulgar.
Laurinda Alves

O futuro da Música está no Conservatório Nacional.

332
Pedro Lopes, solista de violino premiado, teve sempre notas máximas. Fundador do Trio do Desassossego, toca com a Orquestra de Câmara Portuguesa e a Orquestra XXI e dá aulas no Conservatório Nacional.
Laurinda Alves

Há luz nos erros: ensinam-nos mais que os sucessos

285
Ana Pestana tem ar de miúda, mas já com carreira na Ciência. Os seus pares confiam nela para as investigações da linha da frente, pois é ela que está a fazer o repositório de casos de cancro no Norte.
Laurinda Alves

Bio marcadores: genes que permitem diagnósticos

552
Ricardo Celestino, mais um jovem investigador na linha da frente da Ciência. Identifica bio marcadores, ou seja os genes que permitem avaliar se um cancro na tiróide vai evoluir e tornar-se agressivo.
Laurinda Alves

Desemprego jovem ou apenas entre projectos?

216
Simone Ribas, 25 anos, Fashion Designer, está entre projectos. Ficar desempregado assusta mas a geração sub 30 sabe que não pode desistir de acreditar em si. Uma atitude proativa faz toda a diferença.
Laurinda Alves

Damos tudo pela Ciência mas temos uma vida incerta

598
Vânia Camilo, Cientista e Bolseira investiga o cancro no estômago. Fala com paixão da ciência e diz que é uma carreira exigente, cheia de incertezas. Há cada vez mais 'brain drain', fuga de cérebros.
Laurinda Alves

Nature Vs Nurture: ganham os genes ou a educação?

Sofia Marques, 25, Geneticista estuda as implicações genéticas em populações isoladas pela língua ou pela religião no distrito de Bragança. Membro do Population Genetics do Ipatimup compara linhagens.
Laurinda Alves

Sou movida pela curiosidade e vontade de ajudar

238
Solange Nilo especializada em Educação Prioritária para crianças com necessidades especiais passou 14 meses na América Latina em projectos e voluntariado. Membro da AIESEC começou estágio na Colômbia.
Laurinda Alves

Os doentes mentais profundos dão-me lições de vida

545
Alexandre Lancastre, 22, Licenciado em Gestão a fazer Mestrado na Católica, fez Erasmus em Roma e pertence à AASUL, onde faz voluntariado em prisões, lares de 3ª idade e no Telhal com doentes mentais.
Laurinda Alves

Cancros que parecem curados mas voltam a aparecer

1296
Rita Nobre, Bioquímica no Ipatimup, ganhou uma bolsa para NY, onde estão os melhores especialistas do mundo na investigação do cancro. Sobrinho Simões, Prémio Pessoa, sublinha as qualidades da Rita.
Observador

Laurinda Alves apresenta o novo programa

526
Laurinda Alves vai lançar um novo programa aqui no Observador. Aqui explica o que é o Sub30.
Laurinda Alves

Noiserv o músico original que inventa instrumentos

136
Noiserv o músico de culto que canta e toca instrumentos divertidos e improváveis, dá 2 concertos neste fim de semana na Marinha Grande. E é com este músico talentoso que termina o ciclo de Retratos.
Médicos

INEM: médicos e equipas salva-vidas

1239
Maria Veiga de Macedo, Médica Cirurgiã, faz há 6 anos assistência nas VMER - Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação. Ou seja, com as equipas INEM salvam vidas ainda antes de chegarem ao hospital.
Laurinda Alves

Toda a gente tem um talento, todos temos um dom.

108
António Pedro Vasconcelos, realizador e autor de livros e ensaios, entre eles O Futuro da Ficção (Fund. FFMS), esgotou salas com o seu filme Os Gatos Não Têm Vertigens.
Inclusão Social

Capacitar jovens deficientes com cursos Agronomia

Joana Santiago, mãe de um filho com deficiência, criou o BIPP - Banco de Informação de Pais para Pais. Como há poucas respostas para jovens a partir dos 18 anos, o BIPP oferece alternativas inclusivas
Crowdfunding

Preencha esta vida:crowdfunding para apoiar jovens

396
Salvador Mendes de Almeida, fundador da Associação Salvador cria e recria modos de ajudar quem mais precisa, sejam crianças ou jovens com deficiência, como o site http://www.preenchaestavida.com/
Laurinda Alves

O Que de Verdade Importa:congressos universitários

402
Patrícia Duarte Silva e Teresa Passos de Almeida, voluntárias da organização dos congressos universitários de Lisboa e Porto, a 3 e 10 de Março, falam do impacto dos oradores que transmitem valores.
Laurinda Alves

Livraria Solidária na Cidadela de Cascais

936
Francisca Prieto, co-fundadora da Livraria Solidária Déjà Lu, com Mª Faria de Carvalho, começou por criar um blogue onde fazia leilões de livros já lidos.Tudo reverte 100% para Ass. Port. Trissomia 21
10 de junho

Estamos a celebrar 8 séculos de Língua Portuguesa

Maria José Maya, fundou a 8 séculos de Língua Portuguesa, associação aberta a iniciativas da sociedade civil para celebrar a língua portuguesa no mundo. Pessoas, escolas e instituições são bem vindas.
Laurinda Alves

Rés-do-chão: reabilitar bairros a partir das lojas

Marta, Margarida, Sara e Mariana, 4 jovens arquitectas criaram o projecto Rés-do-Chão para a reabilitação e revitalização urbana em bairros históricos e abriram o 1º espaço na Rua Poço dos Negros 119.
Educação

Filantropia empresarial em tempos de crise

Nathalie Ballan francesa fundadora da Sair da Casca, empresa de consultoria em matéria de responsabilidade social, fala de sentido de missão, projectos educativos e empresas mais próximas dos cidadãos
Fundação Calouste Gulbenkian

Educar o Mercado para financiar projectos sociais

402
António Miguel coordena o Lab de Investimento Social na Gulbenkian.Promove as social impact bonds, novas formas de financiamento que provam que o retorno financeiro e o impacto social são compatíveis.
Laurinda Alves

Nos bastidores da peça Cyrano de Bergerac

122
José Manuel Castanheira, arquitecto, professor e cenógrafo amplamente premiado, já teve a sua obra exposta no Museu Pompidou. Autor dos cenários de Cyrano aceitou sair da sombra e falar da sua paixão.
Desporto

O treinador de futebol mais novo de Portugal

550
Francisco Guimarães,17 anos, começou a treinar uma equipa de futebol aos 15. Actual Treinador-Adjunto do Estoril-Praia treina jogadores mais velhos mas todos o respeitam e gostam das suas estratégias.
Laurinda Alves

Unidade de Cuidados Intensivos de Felicidade

344
Frederico Fezas Vital, fundador da Terra dos Sonhos, vai lançar agora a UCIF - Unidade de Cuidados Intensivos de Felicidade para crianças e jovens com doença crónica e em risco. Um conceito inovador.
Laurinda Alves

Home Coaching: organizar o espaço e a mente

Mafalda Pedra Soares, Life Coach é cada vez mais procurada pela especialização em Home Coaching. Organiza o espaço de casas e escritórios, tirando o que está a mais. Valoriza o que fica e o que sai.
Laurinda Alves

O meu sonho é ser dos melhores jogadores do mundo

211
Ricardo Melo Gouveia, várias vezes campeão de Golfe e actual Número 1 nacional, atingiu uma maturidade que se nota na atitude, mas também se traduz no percurso para vir a ser um dos melhores do mundo.
Fundação Calouste Gulbenkian

Orquestra XXI: muito mais que um sonho, uma honra!

204
Dinis Sousa, pianista e Maestro, fundador e diretor musical da Orquestra XXI, assume que a sua vida mudou radicalmente a partir do dia em que ganhou o Concurso Faz, Ideias de Origem Portuguesa, da FCG
Laurinda Alves

Original: uma nova agenda para um novo ano

755
Rita Sambado, directora de marketing de uma grande empresa, homeopata com paixão pela alimentação saudável e terapias alternativas, criou uma agenda original que só se encontra online: mydreamsplanner
País

O Angolano que comprou Lisboa por metade do preço

156
Kalaf Epalanga Ângelo, cronista, poeta, músico e contador de histórias, acaba de lançar o seu segundo livro de crónicas. Natural de Benguela, apaixonou-se por Lisboa. Entrevista com o som da cidade.
Laurinda Alves

Zamba del Olvido uma música para começar bem o ano

No dia em que o Salvador Sobral e o Henrique Janeiro vieram à redacção do Observador dar um concerto para celebrar os 100 Retratos cantaram mais esta canção que ficou guardada até agora. Bom Ano Novo!
Laurinda Alves

Um dos maiores perigos modernos é andar na estrada

128
Luís Escudeiro da Associação de Cidadãos Auto-mobilizados dá cursos de sobrevivência rodoviária e condução defensiva, promove a formação online e a certificação de condutores de veículos de emergência
Laurinda Alves

Zero Desperdício: recupera toneladas de refeições

António Costa Pereira, criou o Zero Desperdício para recuperar refeições em excelentes condições que iriam parar ao lixo. Hoje é um Movimento e já tem um Manual de Réplica criado com a Gulbenkian.
Laurinda Alves

Na nossa alma há uma luz que nos liga ao Cosmos

130
Alberto Vaz da Silva, advogado e estudioso de escritas, fala das estrelas, do Cosmos, do mundo mineral, da Missão da Nasa a Marte e da acometagem, mas também da nossa necessidade de silêncio interior.
Laurinda Alves

Rugby: Selecção de 7's a qualificar-se para os JO

219
João Lino e Vasco Fragoso Mendes, jogadores de rugby da Selecção Nacional de 7's, em fase de qualificação para os Jogos Olímpicos no Rio, falam das conquistas, das taças, dos sacrifícios e dos sonhos.
Laurinda Alves

Guardiões da Galáxia: as naves em 3D são do Afonso

Afonso Romano, Animador 3D na lendária Marvel, dá vida a coisas que não existem. Trabalhou em Guardiões da Galáxia, mas também em Exodus e está agora a começar o novo Livro da Selva com a Disney.
Laurinda Alves

100º Retrato, no dia dos 7 meses do Observador.

320
Mini concerto para celebrar o 100º Retrato. Salvador Sobral e Henrique Janeiro vieram cantar e tocar à redacção. Agradecemos a sua generosidade, mas também aos leitores a sua fidelidade aos Retratos.
Laurinda Alves

Trabalhamos mais com aqueles que não podem pagar.

354
Tiago Mota Saraiva, Arquitecto no ateliermob, explica porque é que os 10 arquitectos deste atelier apostam em trabalhar com 99% das pessoas que não têm capacidade para pagar serviços de arquitectura.
Universidades

Critérios para entrar nas melhores universidades

301
Mariana de Castro, Investigadora, especialista em Pessoa e Professora em Oxford, também faz admissões nesta Universidade e enuncia algumas características dos alunos que os professores mais valorizam.
Livros

Pusemos o Rodrigo Leão à pendura num elétrico

Rita S.Tavares, jornalista e autora de Show Me Lisbon, com fotos de João Pina, fala do livro, do guia e da cidade de Joana Vasconcelos, Vhils, Rodrigo Leão, Carminho e José Avillez, entre outros.
Laurinda Alves

‪Mini kitesurf odyssey‬: mais uma proeza olímpica!

Francisco Lufinha, campeão e recordista de kitesurf, fez a travessia das Ilhas Selvagens para o Funchal. 300kms a subir ondas com ventos contrários. Há vento nesta entrevista, mas é o som da sua vida.
Laurinda Alves

O segredo dos universitários que procuram de Deus

2046
Nuno Tovar de Lemos, padre jesuíta, engenheiro e director do centro universitário Cupav, diz que os universitários andam à procura do que nem as aulas, nem os namoros, nem as saídas à noite lhes dão.
Laurinda Alves

Há grande altruísmo em doar o corpo para a ciência

Diogo Pais, médico anatomista, professor e músico, neto do Maestro Pedro de Freitas Branco e filho de João Pais, ex-director do São Carlos, combina a morte, a vida e a música com muita naturalidade.
Laurinda Alves

Nervos nos bastidores do Shark Tank, na Nova SBE

389
Eduardo Luizi e Joana Geraldes Barba, finalistas de Economia na Nova SBE, acompanharam os candidatos ao programa Shark Tank e embora não possam revelar nada de nada, falam dos nervos da pré-seleção.
Laurinda Alves

Quem quer adoptar um troço de um rio ou ribeiro?

Pedro Teiga, Doutorado em Engenharia do Ambiente e mentor do Projecto Rios-ASPEA (Ass. Port. Educação Ambiental) desafia cidadãos, comunidades, escolas e centros de 3ª idade a adoptar troços de rios.
Livros

A Filosofia é uma forma de paixão e amor pela vida

984
António de Castro Caeiro Professor de Filosofia traduziu obras de Aristóteles e Píndaro. Autor de "São Paulo, Apocalipse e Conversão" diz: a Filosofia permite identificar problemas para os superarmos.
Laurinda Alves

Revelar a Humanidade sem o politicamente correcto

Sandra Carvalho, fundadora do Projecto Memória trouxe a exposição a Portugal. Vale a pena ir ao Museu da Electricidade ver e ouvir falar do amor e da vida sem lugares comuns. Amar e viver não é fácil.
Laurinda Alves

Atelier Design:a avó veio trabalhar e o avô também

134
Susana António, Designer apaixonada por seniores, criou um projecto para pessoas com mais de 60 anos. Com a Associação Fermenta, promovem lavores e artes manuais que depois expõem em lojas e museus.
Laurinda Alves

Alexandre, 19 anos Bi-Campeão do Mundo de Robótica

586
Alexandre Carvalho, aluno de Economia na Nova SBE pertence ao Clube de Robótica do A. de Escolas São Gonçalo, foi campeão do Mundo em Singapura e Brasil e gostava de vir a ganhar o Nobel de Matemática
Laurinda Alves

Soft skills para criar impacto nos universitários

170
Pedro Castro Estudante de Gestão e responsável pela AIESEC na Nova SBE multiplica talentos dos universitários. Há 55 anos que esta a organização internacional desenvolve o potencial das novas gerações
Inclusão Social

A EPIS foi a melhor coisa que me aconteceu na vida

Randley Fortes e Ivna Rijo acabam de ganhar uma Bolsa de Mérito mas antes estavam sinalizados como alunos em risco de insucesso e abandono escolar. Graças à EPIS deram uma grande volta às suas vidas .
Inclusão Social

A melhor App do mundo premiada pelas Nações Unidas

2639
Miguel Neiva, Designer e único Fellow Ashoka português, criou o código de identificação de cores ColorADD para 350 milhões de daltónicos. Ganhou dezenas de prémios e trabalha com cegos e autistas.
Empreendedorismo

Cheguei a ser escorraçada de explorações agrícolas

Isabel Soares, Engenheira do Ambiente, criou a Fruta Feia para evitar o desperdício alimentar por questões estéticas. Um ano depois já salvou 60 toneladas de frutas e legumes de irem parar ao lixo.
Educação

A Matemática é elegante mas pode tornar-se odiável

100
Isabel Pestana e Carlos Santos, Matemáticos e professores inovadores com muito bons resultados no colégio S.Tomás reconhecem que a Matemática é um 'Papão' universal, mas pode e deve ser bem ensinada.
Laurinda Alves

Sonho ir aos Jogos Olímpicos e trabalho para isso

290
Mário Prieto, 24 anos, cavaleiro, 5 Taças de Portugal, está em 12º lugar no ranking nacional, entre mais de mil cavaleiros. Dá aulas no Jockey de Lisboa e vive diariamente a sua paixão pelos cavalos.
Alimentação

Ciência: o estudo das moscas da fruta não é humor

151
Carlos Ribeiro neurocientista luso-suíço da F. Champalimaud estuda as moscas da fruta e as suas decisões de nutrição. RAP fala destes estudos com humor mas há grandes Bolsas de Estudo para este tema.
Educação

Academia online para surdos: uma nova wikipedia

340
Teresa Salema, Directora de Sustentabilidade e Desenvolvimento da Fundação PT conta como nasceu a Academia de Língua Gestual Portuguesa online que permite que todos aprendam: surdos, famílias e profs.
Lisboa

7 em cada 20 jovens como eu estão desempregados

438
Diogo Silva, 22 anos, Licenciado em Economia, Empreendedor Social, Global Changemaker desde 2012, trabalha com jovens desempregados no GEPPE Coworking, do projecto de governação integrada O Nosso Km2
Livros

Os Três Porquinhos agora são arquitetos célebres

975
Isabel Almeida e Brito, directora do Colégio S.Tomás, e José Guimarães arquitecto e ilustrador, recuperaram este conto tradicional para o valorizar como marca humana e da arquitectura portuguesa.
Laurinda Alves

Quero contribuir para um mundo melhor e mais verde

402
Ana Rita Ramos, Jornalista e Empreendedora Social criou vários projectos ligados à sustentabilidade e ecologia. Fundou o Verde Movimento, plataforma de partilha de boas práticas sociais e ambientais.
Laurinda Alves

Design inclusivo do Porto ao Japão: peças únicas.

364
Lígia Lopes, Designer e fundadora da Associação Design Includes You, aposta na multidisciplinaridade e na criatividade. Transpôs desenhos de crianças autistas para rendas de bilros que levou ao Japão.
Laurinda Alves

Evitamos cirurgias e Raios-X através da engenharia

260
Franco Simini, Engenheiro Uruguaio ligado à Biomedicina, veio ao Porto ajudar médicos a resolver problemas clínicos através da engenharia. Juntos, inventam novas formas de intervenção menos erosivas.
Voluntariado

Eu não fazia mal a ninguém mas será que fazia bem?

1347
Teresa Olazabal é uma referência no apoio aos sem-abrigo, no voluntariado aos doentes mentais e com doenças terminais. Dedica o seu tempo aos outros. Mudou de vida depois de uma operação muito grave.
Laurinda Alves

Somos uma referência de vinhos a nível mundial

601
Bento Amaral, Engenheiro especialista em vinhos, é um dos altos responsáveis do IVDP, Instituto que atribui o selo de qualidade aos melhores vinhos que estão nos mercados nacionais e internacionais.
Surf

Surf em ondas gigantes Estou sempre a gerir o medo

292
João Braga de Macedo, Economista e filho de um ex-Ministro da Economia, é surfista de ondas gigantes e já foi o 4º melhor do mundo nesta categoria. Tem medos mas acima de tudo tem paixão pelo surf.
Laurinda Alves

8 vezes Campeão Nacional de Golf desde os 9 anos

371
João Magalhães, 18 anos, 8 vezes campeão nacional, tem ambições internacionais.Treina muito e faz sacrifícios porque tem uma verdadeira paixão pelo Golf. Sabe que o sucesso também se faz de fracassos.
Medicina

Quantas drogas precisamos para anestesiar doentes?

Joaquim Gabriel Engenheiro e Cientista na FEUP premiado internacionalmente pelas suas patentes fala da importância de associar a Engenharia à Medicina para melhorar a saúde dos pacientes. Mostra como.
Greve

Se nada melhorar eu faço greve de fome até morrer!

949
Eduardo Jorge, tetraplégico, luta por uma vida independente e por apoios do Estado que permitam aos deficientes não serem institucionalizados compulsivamente. Quer ser activo sem se sentir humilhado.
Porto

Ovo de Tróia: um Museu para uma única escultura

Camilo Rebelo, arquitecto, criou o Ovo de Tróia, um museu para uma escultura de Rui Chafes. O desafio de o construir debaixo de terra, nos Alpes Suíços, fez com que agora exista mais um museu raro.
Laurinda Alves

GRACE: nas grandes crises há grandes oportunidades

139
Conceição Zagalo, presidente da AG do GRACE, Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial, fala do encontro de vontades de quem quer ajudar e quem precisa de ajuda, numa lógica 'todos por todos!'
Sono

É possível ler o temperamento de um bebé?

878
Ana Teresa Brito, Professora Doutorada em Estudos da Criança, Administradora da Fundação Brazelton/Gomes-Pedro, para as Ciências do Bebé e da Família, fala da personalidade nos primeiros dias de vida.
Arquitetura

Prémio de Arquitectura: prédios para a 3ª idade

300
António Carvalho, Arquitecto, Prémio André Jordan 2014 pela tese de Doutoramento sobre Habitação para Idosos, aposta em adaptar edifícios, criar zonas comuns e até criar no topo pistas de caminhada.
Livros

Nunca pensei concorrer ao Prémio LeYa nem ganhá-lo

861
Afonso Reis Cabral, 24 anos, foi o grande vencedor do Prémio LeYa com a obra O Meu Irmão. Afonso concorreu a uma prova cega com mais 360 autores, com uma história sofrida que dói, mas também é dura.
Livros

Com os grandes cépticos tenho aprendido a fé!

1243
Tolentino Mendonça, padre, poeta, ensaísta, especialista em estudos bíblicos, tradutor e conselheiro no Vaticano, lançou uma nova Teologia dos Sentidos. A gramática espiritual e sensorial do corpo.
Voluntariado

Banco do Bebé: apoio gratuito a mães e bebés

677
Marina Arnoso fundou o Banco do Bebé e Clara Cotrim é uma das Coordenadoras. Ambas trabalham diariamente com dezenas de vountários que apoiam bebés, mães e famílias em hospitais, mas também em casa.
Oceanos

Há mais fanáticos do fundo do mar que de futebol!

132
Patrícia Filipe, Directora de Educação e Comunicação do Oceanário de Lisboa, diz que cerca de 10% da população mundial visita aquários públicos todos os anos. Há motivação para conhecer e aprender.
Jornalismo

IM Magazine: jornalismo de soluções que inspiram

Ana Teresa Silva, fundadora e directora da IM Magazine, explica o conceito de uma revista criada para divulgar boas notícias e boas práticas. Fala do jornalismo de soluções e do foco construtivo.
Marketing

Bolsas de trabalho: acredito no poder do contágio

Hélio Soares, director de uma agência de Marketing criou uma Bolsa de Estudos Profissional para moçambicanos a quem oferece formação e trabalho nesta área. A aposta é criar esta cultura nas empresas.
Cuidados Paliativos

Cuidados paliativos para cancro, demências e AVC

1617
Isabel G. Neto, Médica, desfaz alguns mitos que persistem relativamente aos Cuidados Paliativos e sublinha que não se destinam apenas a doentes em estado terminal. Dia 11 Outubro é dia Mundial de CP.
Laurinda Alves

Expressões faciais que purificam e desfazem erros 

João Teixeira da Motta é Sintetizador Cultural, profissão nova que envolve artes performativas, música e literatura. Aprendeu Butoh, dança japonesa de avant garde que usa múltiplas expressões faciais
Voluntariado

Futsal feminino: voluntariado e inclusão social

Débora Venâncio, 19 anos, Capitã de uma equipa de Futsal feminino, tem paixão pelo futebol e joga desde os 11 anos. O seu voluntariado é treinar uma equipa mista de jovens com e sem deficiências
Arte

A diferença tem que ser 'mainstream' e sem rótulos

211
Maria Vlachou, Museóloga e fundadora da Acesso Cultura, fala da acessibilidades aos espaços culturais e da Conferência Arquitectura: Abrir ou Fechar Portas? já no dia 13, no Museu do Banco de Portugal
Laurinda Alves

Se pudesse falar com os meus pais dizia: amo-vos!

309
João Semedo Tavares, conhecido por Johnson, nasceu muito pobre, foi miúdo de rua, sofreu e fez sofrer, roubou, usou drogas e esteve preso 10 anos, mas agora salva jovens da criminalidade e da cadeia.
Voluntariado

Dou o meu cabelo às crianças com cancro do IPO

554
Bernardo Beja, 20 anos, estudante, finalista de Gestão na Nova SBE, deixa crescer o cabelo para o poder rapar e doar às crianças do IPO que ficam carecas por causa dos tratamentos de quimioterapia.
Museus

História de 10 quadros em fuga, no Museu do Chiado

207
Inês Fialho Brandão, Museóloga, deu agora uma conferência em Cambridge sobre o mercado da arte no Estado Novo e vai fazer uma palestra a 16 de Outubro no Museu do Chiado sobre 10 quadros em fuga.
Livros

Todas flores do concelho de Cascais vêm da Cercica

556
Rosa Lucas Neto, directora da Cerci de Cascais há 38 anos, mostra alguns dos projectos mais inclusivos da Cercica: jardinagem, agricultura social, livros que podem ser lidos por pais e filhos cegos..
Laurinda Alves

São os 'meus' Maias, não são os do Eça de Queiroz

225
João Botelho, realizador, acaba de estrear "Os Maias" e tem tido salas esgotadas. Não queria um filme de época e como não tinha grande orçamento, fez a opção arriscada de mostrar os décors. Resultou.
Teatro

Viagem a um lugar onde nunca poderemos voltar

371
O Teatro O Bando celebra 40 anos de existência com 40 personagens e 40 escritores de língua portuguesa na bagagem. Tudo a envolver o público numa viagem clandestina com uma refeição para 200 pessoas.
Desemprego

Uma nova atitude nas novas gerações de emigrantes 

215
Ana Rita Baião, técnica de Radiologia, emigrou para Angola depois de alguns anos de instabilidade profissional. Não foi uma decisão fácil, mas aproveita para viver a experiência com sentido de missão.
A página está a demorar muito tempo.