A falta de pedreiros no Reino Unido fez com que muitas empresas britânicas recusassem contratos de construção, por isso, elas começaram a vir a Portugal contratar especialistas nesta área, e pagam mais de 1200 euros por semana. O setor da construção vai crescer no próximo ano no Reino Unido e as empresas esperam recrutar mais 11% de pessoal, procurando por isso profissionais fora do Reino Unido.

Um relatório da Manpower, citado pelo jornal The Guardian, revela que as empresas de construção do Reino Unido, confrontadas com a falta de pessoal especializado, especialmente no que diz respeito a pedreiros, têm vindo recrutar a Portugal, pagando até 1000 libras por semana – ou seja, mais de 1200 euros. Normalmente estes trabalhadores recebem cerca de 500 libras por semana – cerca de 630 euros -, mas a falta de trabalho especializado nesta área fez com que o dinheiro pago a um pedreiro duplicasse em 2014.

O relatório revela mesmo que uma em cada três empresas e construção tem recusado novas empreitadas devido à falta de trabalhadores. A tendência de recrutamento no setor da construção vai continuar a subir, já que segundo outro relatório da Manpower – empresa especializada em recrutamento e tendências de mercado de trabalho – o mercado de trabalho na construção vão voltar aos níveis de 2007, com um aumento de 9% nas contratações antecipando assim um crescimento da atividades destas empresas no Reino Unido.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR