Logo Observador
Fotogaleria

Grécia. Artista muda a paisagem das notas do euro

464

Faltava realidade, diz Stefanos. "O desmoronamento da economia grega fez eclodir a violência e a decadência social." As notas de 5, 10, 20, 50, 100, 200 e 500 ganharam outro peso.

Morte, pânico, desespero, risco e medo. Todos estes sentimentos e imagens foram representados por um artista grego… em notas de euro. É a sua visão da crise grega, que nestes dias vive um impasse com o novo governo a batalhar por outras condições de financiamento junto das instituições europeias. O nome dele é Stefanos.

“Observando as paisagens das notas de euro nota-se a ausência de realidade”, acusa o autor, em declarações ao Design Boom. “O desmoronamento da economia grega fez eclodir a violência e a decadência social — por isso decidi fundir estas duas coisas.” O grego explicou ainda que quis usar um documento europeu, que circulasse de país em país, incluindo a Grécia. “Este meio permite-me ‘bombardear’ propriedade pública a partir do conforto de minha casa.”

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Crónica

As qualidades das qualidades

Miguel Tamen

Uma acção generosa a que se chega depois de uma análise ponderada tem qualquer coisa de deliberado que a faz parecer-se com a avareza; e pensar em ter coragem é uma variedade de cobardia.