Logo Observador
Arquitetura

Fotogaleria: As casas nas árvores em pleno centro de Turim

332

Em Turim, 150 árvores de folha caduca seguram um complexo de apartamentos, criando um microclima único em Itália.

Em Itália, há um complexo de apartamentos que se ergue entre árvores exuberantes e vigas de aço, construindo uma casa da árvore colossal. Luciano Pia foi o arquiteto que projetou o “25 Verde”, com os olhos postos na integração ambiental. As fotografias da obra foram publicadas na Bored Panda.

A casa apresenta formas orgânicas e assimétricas que permitem às plantas que elas cresçam em redor do prédio sem qualquer prejuízo. E também existem vantagens para os residentes: as 150 árvores oferecem sombras refrescantes para o verão. No inverno, as folhas caem e deixam que os raios de sol cheguem até aos apartamentos. Além disso, as árvores conseguem processar 200 mil litros de dióxido de carbono por hora.

As casas nas árvores ajudam a cidade de Turim a manter o ar mais limpo e isola o complexo de apartamentos da poluição sonora e olfativa, criando um microclima mais saudável. A construção está na Via Chabrera 25 e foi terminada em 2012.

Para conhecer melhor o trabalho do arquiteto Luciano Pia, consulte o seu site.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Educação

O Filipa e a escola pública

Maria José Melo

Portugal só será realmente um país civilizado quando existir consciência cívica por parte de todos os cidadãos. Foi esta visão que adquiri no Liceu D. Filipa de Lencastre e me acompanhou toda a vida.