Um jihadista britânico que assina com o nome Abu Sa’eed Al-Britani publicou uma lista com dez vagas de empregos para aqueles que se identificam com os ideais do Estado Islâmico, mas que não querem lutar na frente de batalha. Apesar de considerar que a ausência de combate é “um sinal de fraqueza”, o jihadista revelou que há vagas para funções como a de assessores de imprensa, personal trainer ou bombistas.

O media center do Estado Islâmico é uma das prioridades do grupo, e para que consigam atrair mais apoiantes do grupo precisam de assessores de imprensa, disse Abu Sa’eed Al-Britani. Segundo o jihadista, o Ocidente está a ser responsável por uma propaganda negativa contra o Estado Islâmico, conta o The Independent. Médicos, cozinheiros e mecânicos são outras das funções que o grupo quer recrutar.

Contudo, são os bombistas que ocupam aquela que Al-Britani descreve como “uma função linda”. “Os irmãos no departamento que desenvolve as bombas são o coração e o esqueleto de todas as operações… Imagine a recompensa que é preparar um carro cheio de explosivos para que outro irmão as detone nas linhas do inimigo – é a mesma recompensa que teria o irmão que carrega no botão e manda 50 infiéis para o inferno”, escreveu.

E até agentes de autoridade são precisos. Na lista que Al-Britani divulgou, há vagas para policias islâmico que patrulhem as ruas, verifiquem se as mulheres estão vestidas corretamente e se as lojas fecham no horário devido. Também há vagas para assistentes administrativos dos tribunais, guardas prisionais e professores.

Acredita-se que Al-Britani tenha pouco mais de 20 anos e se chame Omar Hussain, um antigo agente de segurança que voou para a Síria em janeiro de 2014 e que começou por receber formação junto de um grupo afiliado da Al-Qaeda, para depois de juntar ao Estado Islâmico.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR