Joana Cunha conquistou a medalha de prata na categoria de -57 kg do taekwondo das Universíadas, no segundo pódio português em Gwangju, Coreia do Sul.
Depois do bronze da ginasta Filipa Martins na trave, Joana Cunha apenas foi afastada do ouro pela sul-coreana Sohee Kim, campeã do Mundo em 2013.
A atleta portuguesa começou por vencer a sérvia Aleksandra Radmilovic por 3-1, impondo-se seguidamente por 3-0 à australiana Louise Frayne.
O terceiro combate foi mais exigente frente à húngara Edina Kotsis da Hungria (n.º 20 do ‘ranking’ olímpico, bronze mundial 2015 e bronze Mundial Universitário 2014), a quem bateu por 6-2.
Mais equilibrado o êxito nas meias-finais, por 3-2, frente à sueca Nikita Glasnovic, a quinta do ‘ranking’ olímpico, bronze Jogos Europeus 2015 de Baku e igual metal nos Europeus de 2014.
Na final, Joana Cunha foi batida por 6-0 frente à nona atleta da hierarquia olímpica e que foi campeã do Mundo em 2013, um ano apos ter sido bronze no Mundial universitário.
A aluna do Instituto Politécnico do Porto e atleta do Clube Lobos Negros alcançou assim um feito inédito na história da modalidade em Portugal, ao conquistar a primeira medalha do taekwondo em Universíadas.
Nuno Costa (-68 kg) venceu o filipino Juan Paolo Cipriano por gap pontual 13-1, mas depois foi afastado pelo russo Minin Viacheslav, n.º 48 olímpico e campeão europeu júnior em 2013.