O projeto 8-Bit Cinema recria os grandes êxitos de Hollywood à imagem dos jogos de Arcade dos anos 80. Com bandas sonoras que lembram os jogos a duas dimensões do século passado, os vídeos de um a três minutos deixam saudades dos gráficos “hiper-pixelizados” das antigas aventuras do Super Mário.

A equipa CineFix é responsável pela criação dos vídeos e admite que a coleção “8-Bit Cinema” é uma homenagem à terceira geração dos vídeojogos que começou em 1983 com o lançamento japonês das consolas da Nintendo e da Sega. Apesar da evolução da tecnologia, o sucesso do canal do Youtube mostra que imagens muito “pixelizadas” ainda podem ser divertidas. Os artistas já foram mencionados pela TIME, Entertainment Weekly e Wired.

titanic

Consegue reconhecer o filme?’ O momento após Jack salvar Rose em Titanic é recriado em píxeis. (Youtube: CineFix)

Os artistas tentam agradar a todos os gostos. Existe Pulp Fiction e Kill Bill para os fãs de Tarantino, e Homem de Ferro para os loucos da Marvel. Também existem clássicos como o Laranja Mecânica, ou “blockbusters modernos” como Titanic, Matrix e Frozen.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Já foram feitos mais de 50 vídeos, usando apenas o software Adobe Photoshop e After FX. A palavra “pixel” vem de “picture element” [elemento de fotografia], que é a unidade mais básica de cor que se pode programar numa imagem digital.

O Observador escolheu alguns clássicos que os “magos dos píxeis” recriaram:

Matrix:

Titanic:

Jurassic Park – O original de 1993:

A Laranja Mecânica: