A obsessão desta geração com as aparências no Instagram tem sido alvo de sátira recorrente nos últimos tempos. Do hipsterismo exagerado da Socality Barbie — de que o Observador falou aqui — aos post-its descritivos da SatireGram, passando pela forma como a comediante australiana Celeste Barber replica as fotografias públicas de celebridades, há inúmeras contas que se entretêm a caricaturar o comportamento padrão de boa parte dos utilizadores da dita rede social.

Uma fotógrafa tailandesa que dá pelo nome de Chompoo Barítono optou por outra abordagem com o mesmo fim: mostrar que aquilo que aparece nas fotografias nem sempre corresponde ao cenário completo do que é fotografado. Fá-lo de forma bem-humorada numa série a que chamou “I’m slowlife”.

nisaamild

Como se vê, o crop (corte) pode ser uma ferramenta ainda mais essencial do que se pensa. Veja mais exemplos na fotogaleria, em cima. (© Chompoo Baritone / Facebook)

Chompoo cria imagens modelo segundo as normas de glamour vigentes no Instagram e depois exibe o que ficou de fora do corte da fotografia. O resultado tem graça, especialmente para quem está habituado a ver dezenas de fotografias semelhantes diariamente.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Apesar da aparente novidade, a tailandesa não foi a primeira pessoa a refletir neste sentido. De forma mais séria, a fotógrafa e blogger Andrea Hanki decidiu começar a usar a hashtag #zoomoutmovement depois de publicar as duas fotografias que se seguem, em dezembro do ano passado.

https://instagram.com/p/wrseY6Tedz/?taken-by=andreahanki

https://instagram.com/p/wr1jXPzebA/?taken-by=andreahanki