Black Friday? Esqueça. O maior evento de compras online do mundo acontece na China, precisamente neste dia, 11 de novembro, cortesia da plataforma virtual Alibaba. Nas primeiras 12 horas do Dia dos Solteiros, como o gigante das vendas apelidou a jornada, o volume de negócios foi de nove mil milhões de dólares, qualquer coisa como 8,4 mil milhões de euros — o valor total das vendas em todo o evento no ano passado.

O Dia dos Solteiros é uma invenção da Alibaba, geralmente comparada à plataforma Amazon, a única com a qual se assemelha em dimensão. Desde 2009, a empresa tem-se empenhado por transformar o 11 de novembro de cada ano num dia de compras, numa espécie de resposta ao Black Friday americano, o dia a seguir ao feriado de Ação de Graças que leva milhares de pessoas às lojas (tanto físicas como virtuais). Apesar de lançado pela Alibaba, a invenção foi seguida por outras empresas de vendas online e todos os anos se têm batido os recordes nas transações.
“O mundo inteiro vai testemunhar o poder do consumo chinês”, disse o líder da Alibaba, Daniel Zhang, ainda antes do Dia dos Solteiros arrancar. A realidade viria a dar-lhe razão: logo após a meia-noite, em apenas oito minutos, as vendas chegaram aos mil milhões de dólares. O mercado online chinês, com 668 milhões de utilizadores, é o maior do mundo, o que origina feroz competição entre as diferentes empresas e até leva os responsáveis políticos a apoiar iniciativas como esta.

A economia chinesa está em desaceleramento (entre outros fatores, a inflação está a diminuir) e o governo de Pequim quer evoluir para um modelo económico com um maior peso do consumo. No Dia do Solteiro deste ano, só na Alibaba estavam à venda produtos de 30 mil marcas de 25 países diferentes. Para a realização do evento foram mobilizados cerca de 1,7 milhões de estafetas, 400 mil veículos de entregas e 200 aviões. 

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