250kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Comércio Online

Economia em dia com a CATÓLICA-LISBON

Amazon One - pagamentos com a palma da mão

104
Depois de ter disrompido o comércio de livros e basicamente de tudo o que possa ser comercializado online, a Amazon entra agora nos pagamentos nas lojas físicas através da utilização da palma da mão.
Burla

PGR alerta para burlas com criptomoedas

O gabinete de cibercrime tem recebido denúncias de burlas relacionadas com plataformas online de suposta negociação no mercado de criptomoedas e no mercado cambial.
Comércio Online

Marca digital vs. negócio no digital: 5 erros

216
Um site é apenas a ponta do iceberg. Por trás da loja online existe uma série de componentes que influenciam e garantem a satisfação do cliente.
Comércio Online

China multa Alibaba em 2,3 mil milhões

As autoridades chinesas multaram o gigante de comércio online Alibaba em 18,2 mil milhões de yuan (2,33 mil milhões de euros) por abuso de posição dominante, noticiou a imprensa estatal na China.
Economia

Cartões de crédito: a chave do comércio online?

123
Os cartões de crédito estão desde sempre envolvidos numa série de mitos. Há quem diga que são essenciais, outros, que são perigosos. Conheça a verdade sobre eles e porque são cada vez mais essenciais.
China

H&M deixa de aparecer em plataformas chinesas

360
Várias plataformas de comércio na China deixaram de mostrar a loja digital da marca de vestuário H&M, meses depois de a empresa ter anunciado a suspensão da utilização do algodão de Xinjiang.
Moda

Minty Lab, um novo empurrão para a moda /premium

A empresa criada por João Figueiredo e Ana Cravo adiantou-se à pandemia, mas foi no último ano que assistiu ao crescimento dos resultados de marcas portuguesas online. Esta é a história da Minty Lab.
Comércio Online

Comércio digital subiu para 18% durante a pandemia

Desde o início da pandemia, o comércio digital aumentou o seu peso em Portugal de 10% para 18%. Destacam-se ainda o aumento dos pagamentos sem contacto e o crescimento do comércio de proximidade.
IVA

Comércio eletrónico com modelo de declaração d'IVA

O novo mecanismo pretende simplificar a cobrança do imposto na importação de bens e "deve ser pago até ao dia 15 do mês seguinte àquele em que tenha sido cobrado ao destinatário dos bens".
Portuguese Women in Tech

Experimentar, validar, aprender

139
Ao longo dos anos, vi alguns negócios e carreiras falharem por medo de experimentar, de errar, de pedir feedback.
Economia em dia com a CATÓLICA-LISBON

À descoberta de mares digitais agora navegados

136
Precisamos de propostas que permitam custos de aquisição de clientes mais otimizados, que permitam alcançar um número maior de consumidores, pensando localmente e agindo globalmente.
Auto

Quer vender o seu carro? Faça-o aqui

112
Lançado a 2 de março de 2020, o dia em que foi conhecido o primeiro caso de Covid-19 em Portugal, o stand digital Pisca Pisca já ajudou mais de um milhão de utilizadores na pesquisa do carro ideal.
Comércio Online

Feira do queijo de Seia online acaba a 13 de abril

104
A feira do queijo de Seia, que este ano decorre 'online' por causa da pandemia, foi prolongada até ao dia 13 de abril, devido "ao elevado sucesso de vendas".
Redes Sociais

TikTok quer lançar serviço de e-commerce nos EUA

A rede social quer disponibilizar um serviço de comércio online, no qual os seus utilizadores mais populares vão poder compartilhar links para produtos e ganhar uma comissão sobre as vendas.
Comércio Online

Novo supermercado online faturou 1,2 milhões

200
O supermercado online criado em 2020 em Ovar e entretanto transferido para Santa Maria da Feira, distrito de Aveiro, faturou mais de 1,2 milhões de euros devido a um comparador de preços atualizado.
Comércio Online

Portugueses menos preocupados com comércio online

Comparando com a média europeia, os portugueses preocupam-se menos com o comércio e banca online. No então, a situação inverte-se quando se trata da preocupação com o uso indevido de dados pessoais.
Portuguese Women in Tech

O Natal digital de 2020

Se, por um lado, paira a incerteza sobre um Natal em família ou mais virtual, não há dúvida de que o crescimento do consumo online dos portugueses será, não só substancial, como irá perdurar no tempo.
Comércio Online

UE. Países vão trocar dados sobre receitas online

Autoridades tributárias da União Europeia vão, a partir de 2023, trocar informações sobre rendimentos obtidos em vendas nas plataformas 'online', para combater a evasão e a fraude fiscal na internet.
Apps

BUK: a nova plataforma de marcações de serviços

Chama-se BUK, é portuguesa e funciona como uma agenda online, onde o cliente pode fazer marcações em salões de beleza, farmácias, veterinários, personal trainers ou spa’s de forma simples e gratuita.
União Europeia

Europa quer sanções para combater fraude

O comissário europeu da Justiça considerou que não é suficiente existirem compromissos voluntários das plataformas pedindo sanções se uma plataforma não lutar contra a fraude.
Coronavírus

Covid-19. Vendas de GoodAfter crescem 250%

As vendas da GoodAfter, o primeiro supermercado online português de produtos próximos ou fora da data preferencial de consumo, cresceram 250% na Península Ibérica desde o início da pandemia.
Comércio Online

Compras online demoram em média 3,5 dias a chegar

As empresas demoram em média 3,5 dias a entregar aos clientes produtos comprados online e cobram 4,2 euros por cada pedido de entrega, revela um estudo da consultora Deloitte.
Tecnologia

Compras online: garantir a segurança no pagamento

147
Com o aumento do número de consumidores a usarem o mundo digital para fazerem as suas compras, optar por plataformas de pagamentos seguras ganha agora particular relevância.
Coronavírus

Luso-americanos vendem produtos portugueses

174
Após o cancelamento dos espetáculos, o trio de comediantes luso-americanos "The Portuguese Kids" apostaram na venda "online" de produtos portugueses nos EUA. Vendas aumentaram 300%.
Resposta Pronta

"Entrega de refeições foi o que cresceu mais"

Plataforma Fixando conclui que em confinamento serviços de casa e refeições foram dos que mais cresceram. Diretora de desenvolvimento de negócio diz que compras online se manterão no pós-pandemia. 
Coronavírus

Queixas sobre vendas online sobem 250%

A Deco recebeu 3.500 reclamações relativas a compras online entre janeiro e maio. As mais frequentes estão relacionadas com dificuldades na contratação, entrega dos bens e segurança no pagamento.
Explicador

Que remédios para uma economia doente?

Governo e partidos discutem formas de salvar o país de uma profunda crise motivada pela pandemia. O editor de Economia do Observador explica-nos os possíveis caminhos. E no final, um exercício sonoro.
Comércio Online

Direção do Consumidor manda retirar trajes online

Os dois trajes de fantasia para crianças, de ninja e de leopardo, vendidos "online" nas plataformas Amazon e JOOM, foram restirados dos "sites" devido a riscos de estrangulamento e engasgamento.
Comércio

Um novo retalho

Em inúmeras localidades temos um comércio de rua muito estabelecido, forte e culturalmente enraizado. Quero acreditar que as restrições e os medos que no imediato possam surgir serão temporários.
KIA

Vender com a porta fechada? A Kia vai mais longe

O estado de emergência imposto pelo coronavírus obrigou os fabricantes de automóveis a fechar portas - de fábricas e stands. Mais do que uma alternativa, comprar o carro no sofá pode ser bom negócio.
Comércio Online

O "Evaristo" que quer ajudar o pequeno comércio  

1079
Uma empresa de tecnologia de Vila Nova de Gaia criou uma montra digital que pretende ligar clientes a pequenos negócios de todo o tipo, tudo sem custos, só com boa vontade.
Comércio Online

Saiba que direitos tem, em onze perguntas

Com o surto de Covid 19, muitos consumidores têm optado pelas compras online. Os números disparam. Eis alguns cuidados a ter e algumas regras que é importante conhecer.
Coronavírus

Valor médio das compras "online" sobe 6%

O montante médio das compras no comércio online passou de 37,5 para 39,7 euros por compra, um aumento de 6% durante a semana passada. Já o valor médio das compras em loja subiu 12%.
Coronavírus

Está mais tempo online? Faço-o em cibersegurança

103
Atenção ao que partilha. Seja em teletrabalho ou a fazer compras, há cuidados a ter para que a vida online seja feita em segurança. Deixamos os conselhos da PJ e do Centro Nacional de Cibersegurança.
Comércio Online

Empresas querem centro de controlo do e-commerce

A proposta surge após um estudo da Deloitte sobre as compras online em Portugal. Concluiu-se que o nosso país é dos que praticam menos comércio eletrónico (ou 'e-commerce')
Comércio Online

Portugueses têm receio de fazer compras na "net"

De acordo com este estudo, Portugal é o país da União Europeia com mais receio de fazer compras "online". O uso fraudulento dos dados do cartão de crédito é uma das principais preocupações.
Comércio Online

Prenda recebida, prenda vendida... online

909
Ainda o dia do Natal não acabou e já há centenas de milhares de prendas recebidas à venda na internet. Este número tem vindo a subir todos os anos.
Moda

Prémios da moda britânicos: Farfetch nomeada

O empresário fundador da plataforma online de moda de luxo global Farfetch está nomeado pela terceira vez para os prémios de moda britânicos, na categoria de "Business Leader".
CTT

CTT aposta forte no comércio eletrónico

Em entrevista à Lusa, João Bento, presidente executivo dos CTT, confessa que iniciativas como Dott são um exemplo da forte aposta da empresa no setor do comércio eletrónico.
Moda

Maudde. Ponha aqui a sua Chanel

Maudde é a nova plataforma portuguesa de compra e venda de artigos de luxo. Entre malas Chanel, sapatos Prada e vestidos Valentino, estão Ana e Marta, duas irmãs que só querem ver a moda circular.
Comércio Online

Queixas sobre compras online crescem 70%

133
Envio dos produtos errados e problemas nas trocas ou devoluções representam maioria das reclamações. Lojas e cadeias não se responsabilizam por eventuais problemas. Já houve 903 queixas este ano.
Farfetch

Farfetch faz parceria com a Harrods

933
A Harrods, uma das lojas de retalho de luxo mais conhecidas do mundo, vai ter em 2020 uma plataforma global de comércio eletrónico desenvolvida pela Farfetch, pioneira no comércio online de moda.
Comércio Online

E-Commerce Connect volta para a segunda edição

O plano inicial passava por uma única edição, mas este ano o E-Commerce Connect está de volta. O evento que junta várias lojas e soluções tecnológicas realiza-se esta quarta e quinta-feira.
Empresas

Bezos vai divorciar-se. Qual o impacto na Amazon?

Jeff Bezos, o homem mais rico do mundo e fundador da Amazon, vai divorciar-se da mulher, que foi "fundamental" para criar a empresa. Não há "impacto material", diz analista, mas há dúvidas.
Comércio Online

Rim à venda no OLX durante cinco dias

148
O caso deu-se por falha no sistema, que manteve o anúncio online durante cinco dias. A OLX garante que a monitorização no site é permanente e está em constante aperfeiçoamento, mas desta vez falhou.
Redes Sociais

Instagram prepara aplicação para fazer compras

O Instagram estará a planear o lançamento de uma nova aplicação que vai permitir aos utilizadores comprarem os produtos em que estão interessados diretamente através da rede social.
Comércio Online

Queixas com compras online sobem 23% em três meses

Segundo a Plataforma de Resolução de Litígios em Linha, Portugal foi o 10.º país europeu que recebeu mais queixas dos consumidores online. Já as queixas dos portugueses aumentaram 23,6%.
Comércio Online

Compras online. Quase 1.500 queixas em Portugal 

Em dois anos foram recebidas mais de 68 mil queixas, das quais 2.389 foram apresentadas por consumidores em Portugal (3,5%) e 1.416 contra comerciantes em Portugal (2,07%).
Compras

Comprar os looks dos famosos? Na Asos já pode

O gigante britânico das compras online fez um upgrade na ferramenta de pesquisa. Agora, já pode carregar uma fotografia, que a Asos mostra-lhe as peças mais parecidas que tem no armário. Fomos testar.
Startups

Harvey Nichols, mais um que se junta à Farfetch

A loja britânica especializada em retalho de luxo vai começar a vender produtos pela Farfetch. É o primeiro armazém de comércio a juntar-se à startup de origem portuguesa e liderada por José Neves.
Séries

Disney entra na China através da Alibaba

O gigante do comércio eletrónico Alibaba chegou a acordo com a Disney para transmitir na China filmes e séries de desenhos animados através da plataforma de vídeo digital Youku, semelhante ao youtube.
NOVA SBE: Management Hot Topics

Amazon perde para a Alibaba no retalho alimentar

177
Na comparação de inverno, e apesar de serem apenas 13 lojas, o modelo Hema parece ser mais inspirador para o que será o futuro da Whole Foods do que o é a Amazon Go ou a não convicente Whole Foods 365
Comércio Online

Fim das barreiras no comércio eletrónico aprovado

O Parlamento Europeu aprovou o fim das barreiras injustificadas no comércio online. 63% dos sites examinados pela Comissão Europeia praticavam um bloqueio geográfico.
Comércio Online

Anything, anytime, anywhere

125
Os consumidores já referem os motores de pesquisa (36%) e as redes sociais (34%) como fontes para obtenção de ideias e conselhos sobre presentes de Natal, uma frequência comparável à televisão (36%)
Comércio Online

UE aposta em pagamentos eletrónicos mais seguros

A Comissão Europeia adotou novas normas com vista a tornar mais seguros os pagamentos eletrónicos efetuados nas lojas e na Internet, reduzindo os riscos de fraude.
Economia

Compras online e no estrangeiro mais seguras

Adora fazer compras online ou quando vai viajar, mas tem receio de ser vítima de fraude? Saiba como ficar mais protegido com um serviço inovador que chegou ao mercado português.
Comércio Online

Trabalhadores da Amazon em greve na Black Friday

Em Itália e Alemanha, os trabalhadores da gigante de retalho online convocaram greve, pela primeira vez, na famosa sexta-feira de descontos.
Comércio Online

Compras online representam 8,6% do total português

As compras 'online' em Portugal representam 8,6% do total de compras, com destaque para os setores da moda, tecnologia e beleza, segundo um estudo da DBDgroup.
Empresas

Toys 'R' Us abre falência nos EUA e no Canadá

654
A loja de brinquedos Toys 'R' Us abriu um processo de falência nos Estados Unidos e no Canadá. A empresa tem sofrido os efeitos negativos do 'boom' das compras online.
Consumo

Portugueses são os que mais compram no estrangeiro

A PayPal estima que as compras pela Internet representem três mil milhões de euros em 2018, um crescimento superior a 28% face a 2016. Sete em cada dez internautas nacionais faz compras eletrónicas.
Compras

Chegaram as compras online entregues numa hora!

304
Fazer compras de supermercado online e recebê-las em casa no prazo máximo de uma hora (sim, uma hora) já é possível. O mérito é do El Corte Inglés, que criou o serviço de entregas rápidas Click&Now.
Citigroup

As 10 inovações que (já) estão a mudar o mundo

1086
Na saúde, na eletrónica, no comércio e na energia, o mundo está a mudar diante dos nossos olhos. O banco de investimento Citi ajuda-nos a espreitar o que aí vem.
Comércio Online

Novo escritório da Farfetch cria 50 empregos

4093
"Enquanto houver recursos, vamos manter a equipa de tecnologia em Portugal", diz ao Observador Luís Teixeira, diretor-geral da Farfetch, empresa de e-commerce especializada em lojas de roupa de luxo.
Comércio Online

Comprar online com uma selfie em vez de password

A Mastercard anunciou que vai permitir que a verificação dos pagamentos online seja realizada através de impressões digitais ou 'selfies', em vez das tradicionais palavras-passe.
Internet

"Quem se atrasa no online, estará sempre atrasado"

644
No dia em que a Centromarca e o Centro de Estudos Aplicados da Universidade Católica discutem o "e-commerce", Pedro Pimentel explica ao Observador porque é urgente que as marcas apostem neste meio.
Comércio Online

Maior evento de compras online do mundo é na China

Numa altura em que o crescimento da economia chinesa está a abrandar, os retalhistas e o governo tentam puxar pelo consumo através de eventos como o Dia dos Solteiros, uma invenção de muito sucesso.
Comércio Online

Marcas "fundamentais para dar credibilidade"

Associação europeia de marcas quer ajudar os consumidores a confiar nos mercados digitais e acelerar o objetivo da Comissão Europeia: que o PIB cresça 4% com o Mercado Digital Único.
Comércio Online

500 mil portugueses compram online com PayPal

Miguel Fernandes, responsável pelo PayPal no país, revelou que 70% das grandes marcas nacionais utilizam este sistema de pagamento. Há meio milhão de consumidores com contas ativas em Portugal.
Consumo

Só 8% dos portugueses compra online

Estudo da Kantar estima que o comércio online de bens de consumo rápido atinja os 39 mil milhões de euros em 2016.
A página está a demorar muito tempo.