Durante o mês de janeiro, António Costa e os seus ministros vão colocar na página do Governo as composições dos seus gabinetes e os salários dos funcionários nomeados por si. Esta iniciativa segue o modelo já adotado por Passos Coelho de tornar mais acessíveis os nomes e os salários de quem é escolhido para integrar os gabinetes dos ministérios.

Dos motoristas aos assessores especializados, o Governo de António Costa vai agregar toda a informação – nomes completos e salários – das pessoas nomeadas para os gabinetes ministeriais e vai começar a publicá-la durante o mês de janeiro, confirmou fonte oficial do Governo ao Observador. A transparência nas nomeações ministeriais é uma herança de Passos Coelho, que agregou toda a informação no site do Governo por ministério.

Em abril de 2011, antes das eleições, Passos Coelho prometeu mais transparência no Governo e nas suas nomeações. “Porque todas estas coisas virão no Diário da Republica mas esse não é o jornal que os portugueses mais consultam, nós assumimos o compromisso de publicarmos, todos os meses, com toda a transparência, na Internet, todas as nomeações que forem feitas, explicando quem é aquela gente, de onde vêm, que habilitações têm, o que vão fazer e o que vão ganhar. Transparência”, afirmou então o antigo primeiro-ministro.

O Governo de António Costa ainda está a fechar todas a nomeações para os vários gabinetes. Este processo decorre ao mesmo tempo que o Governo tenta fechar o Orçamento do Estado e ter uma versão pronta em janeiro para entregar em Bruxelas. Todas as nomeações para o Governo são publicadas em Diário da República, mas é necessário pesquisar para conseguir encontrar quem foi nomeado para onde, já que estas nomeações não acontecem todas ao mesmo tempo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR