Quando se deita num descampado e põe os olhos num céu com nuvens é natural que encontre elefantes e bebés nos seus formatos. Encontrar formas pouco previsíveis no meio das nuvens é divertido, mas comum e portanto raramente impressionante. Já esta imagem foge a todas as regras: em vez de uma nuvem como protagonista tem uma árvore. E o ilustrador foi mais longe e desenhou rostos entre os galhos. Mas há um problema: quantos rostos consegue encontrar?

2232-jbklr8

Embora não se saiba ao certo a origem desta imagem, o Independent escreve que os internautas têm escrito que a ilusão de um ótica pertence a um artista de 1880 que trabalhava para a Harper’s Illustrated. E supostamente mostra líderes de vários países cujos rostos estão desenhados por entre os ramos da árvore: o objetivo era adivinhar que países estariam retratados.

Outros creem que a imagem se refere à Índia porque conseguem identificar Gandhi num dos rostos.

Outros – os que não acreditam que a imagem nos tenha chegado do século XIX – conseguem ver Mikhael Gorbachev e Margaret Thatcher na ilusão. Isto tudo porque, explicam os psicólogos ao El País, o cérebro humano tem tendência para identificar rostos com celeridade em qualquer contexto.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A quantidade de rostos é que está a atrapalhar os utilizadores das redes sociais. É que uns conseguem identificar dez no máximo…

10 rostos

… outros conseguem encontrar doze, como explica a imagem abaixo. Qual é o seu caso?