Dias 7, 8 e 9 de julho realiza-se a 10ª edição do NOS Alive, no Passeio Marítimo de Algés. Já se conhecem os nomes grandes do cartaz deste ano, mas na conferência de imprensa realizada na tarde desta quarta-feira, no Palácio Anjos em Algés, foi apresentada mais uma novidade.

No dia 8, o palco NOS Clubbing (o palco “do meio”) terá a curadoria de DJ Kamala, que vai dedicar o alinhamento exclusivamente ao hip hop feito em Portugal. No leque dos convidados estão NBC, Sir Scratch, Bob Da Rage Sense, MGDRV, HMB, Da Chick, Sam The Kid e o próprio DJ Kamala. O hip hop e o rap são géneros musicais que atraem cada vez mais espetadores e a produção nacional é cada vez mais diversificada, uma conjugação que justifica a reserva de um palco por um dia inteiro.

Na conferência de imprensa esteve presente o responsável da Everything Is New, Álvaro Covões, o presidente da Câmara de Oeiras, Paulo Vistas, e Rita Torres Baptista, diretora de Marca e Comunicação da NOS, o patrocinador principal.

Álvaro Covões começou por fazer um balanço histórico das nove edições, sublinhou os números e ações que fizeram do Alive uma referência na Europa. Em nove edições, já passaram pelo festival 747 atuações, que foram vistas por 1 milhão 760 mil espectadores. Só no ano passado, passaram pelo Passeio Marítimo de Algés 15 mil estrangeiros e destes, 64% vieram pela primeira vez a Portugal e 67% ficaram mais de cinco dias, um balanço difícil de traduzir com rigor em euros mas que deixa uma ideia da importância do festival no impacto turístico, na Grande Lisboa e no país.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Paulo Vistas, ligado ao Alive desde a primeira edição, sublinhou a relevância estratégica desta parceria para o concelho de Oeiras. O impacto económico é importante, mas também o modo como a organização e autarquia se têm articulado para garantir o acesso, o conforto e a segurança dos festivaleiros, um desafio logístico constante.

Já a diretora de Marca e Comunicação da NOS, Rita Torres Baptista, reafirmou a importância da música no posicionamento da marca da operadora. Não é só porque os festivais são um grande palco onde se concentram milhares de pessoas por dia, é sobretudo a relação emocional que se cria entre a música e a marca, um mecanismo poderoso aproveitado e afinado com inteligência ao longo dos últimos 8 anos (primeiro sob o signo Optimus, agora NOS).

Antes de ser NOS, o Alive foi Optimus e Oeiras. As parcerias vão manter-se e é com vista para a foz do rio Tejo que o maior festival português celebra o 10º aniversário, dias 7, 8 e 9 de julho de 2016. Entre os artistas confirmados estão os Radiohead, Tame Impala, Grimes, Arcade Fire, Robert Plant, Foals, M83, Hot Chip e Ratatat. Os bilhetes estão à venda nos locais habituais, o passe para os três dias custa 119€ e o bilhete diário 56€.