Há cerca de 500 mil pessoas, empresas e instituições com dinheiro para receber de cauções cobradas até o ano de 1999. O que acontece é que muito provavelmente não o sabem. Aqui deixamos a lista para verificar se é um dos contemplados.

Mas vamos por partes. Até 1999, quem efetuasse um contrato de luz, gás ou água, tinha de pagar uma caução, caso algum pagamento ficasse em falta. Nesse mesmo ano, essa lei foi anulada e foi ordenado que as cauções pagas pelos clientes fossem devidamente devolvidas. Acontece que só as pessoas que pagaram por débito bancário é que receberam de imediato o dinheiro. Em todos os outros casos, os clientes tinham de ir à empresa em questão pedir a devolução.

A verdade é que muitos milhares de clientes não ligaram a estas informações, daí o acumular dos 19 milhões de euros prontos a serem levantados. Há casos em que alguns clientes têm milhares de euros a receber, apesar de a maioria ter a haver apenas pequenas quantias.

Para consultar se é um destes clientes, verifique nas listas abaixo:

GALP Gás

EDP Continente

Eletricidade dos Açores

Eletricidade da Madeira

Caso verifique que têm dinheiro a receber, deve solicitar ao prestador do serviço em questão a emissão de uma declaração que comprove o direito à restituição da respetiva caução. De seguida, devem enviar um pedido de reembolso, acompanhado da tal declaração, à Direção-Geral do Consumido. Para informação mais detalhada, verifique no Portal do Consumidor, no lado esquerdo da homepage onde está “Informação sobre a devolução das cauções”.

Os clientes têm até 30 de junho deste ano para pedirem essa declaração e têm até 31 de julho para entregar na Direção-Geral do Consumidor a declaração comprovativa do direito à caução. Depois, é uma questão de esperar pois são poucas as pessoas a tratar dos pedidos de reembolso.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR