Desde domingo último, dia 1 de maio, os turistas estão proibidos de arrendar apartamentos através do Airbnb em Berlim. Esta foi a solução que as autoridades alemãs encontraram para tentar manter as rendas o mais baixo possível numa cidade onde o número de propriedades disponíveis a longo prazo diminuiu significativamente depois do sucesso de plataformas semelhantes, escreve o jornal britânico The Independent.

A nova lei batizada de Zweckentfremdungsverbot foi aprovada em 2014, mas previa um período de transição de 24 meses, o qual terminou no passado dia 30 de abril. A partir de agora é, então, ilegal arrendar apartamentos por um período de curta duração sem a devida permissão.

Desrespeitar a nova lei pode implicar multas até 100.000 mil euros, que recaem exclusivamente sobre os senhorios. Os turistas poderão apenas arrendar quartos através da internet, ao invés de apartamentos (ou casas) por inteiro.

Andreas Geise, à frente da pasta de desenvolvimento urbano de Berlim, disse ao The Local que a lei era “um instrumento necessário contra a falta de casas em Berlim” e que estava “absolutamente determinado a devolver os apartamentos desviados às pessoas de Berlim e aos recém-chegados”.

Como resultado, a taxa de apartamentos disponíveis do Airbnb diminuiu 40% num mês: de acordo com o CityLab, o site em questão registava cerca de 11.000 apartamentos em fevereiro de 2016, um número que só em março desceu para os 6.700.

Neste artigo é possível ver a progressão do Airbnb na cidade alemã.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR