Max Verstappen venceu este domingo o Grande Prémio de Espanha. Aos 18 anos, o holandês é o campeão mais novo de sempre numa corrida da Fórmula 1. O acidente, logo à primeira volta do circuito da Catalunha, entre Lewis Hamilton e Nico Rosberg, deixou o caminho aberto para a jovem aposta da Red Bull. Em segundo e terceiro ficaram Kimi Raikkonen e Sebastian Vettel, ambos da equipa da Ferrari.

Sinto-me incrível, não posso acreditar! Foi uma corrida genial. Tenho de agradecer à equipa por me ter dado um carro tão bom. Nunca pensei que a minha primeira corrida fosse assim. Também quero agradecer ao meu pai a oportunidade de estar aqui. Obrigado”, disse o vencedor, ao La Vanguardia.

A corrida, que terminou esta tarde em Montmeló, Barcelona, ficou marcada pelo acidente dos dois corredores da Mercedes. Conforme relata o The Guardian no seu liveblog, Hamilton arrancou em primeiro, mas Rosberg ultrapassou-o na primeira curva. De seguida, Hamilton viu uma oportunidade de recuperar a posição e tentou ultrapassar novamente Rosberg, por dentro. Mas foi encostado à relva: o campeão mundial começou a rodopiar, acabando por arrastar também o carro de Rosberg, ficando os dois fora da corrida.

Com os pilotos da Mercedes fora de jogo, a disputa da vitória fez-se entre a Ferrari e a Red Bull, que tinha acabado de apostar no jovem Max Verstappen, indo buscá-lo à Toro Rosso. Daniel Ricciardo foi um forte candidato à vitória durante grande parte da corrida, mas terminou fora do pódio.

A próxima etapa da Fórmula 1 será no circuito do Mónaco, entre 26 e 29 de maio. Para já, a equipa da Mercedes continua à frente na classificação, com 157 pontos. Em segundo lugar está a Ferrari, com 109 pontos e a Red Bull Racing está em terceiro, com 94 pontos.

No ranking de pilotos, Nico Rosberg está em primeiro, com 100 pontos, Rikkonen em segundo (61 pontos) e Hamilton em terceiro (57 pontos). Max Verstappen aparece em sexto lugar do ranking, com 38 pontos acumulados.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR