Um cabo submarino que ligue a cidade espanhola de Bilbau ao estado norte-americano de Virgínia. Segundo a BBC, é este o projeto que a Microsoft e o Facebook estão a desenvolver em conjunto, com o objetivo de poderem transferir informação entre os data centers das duas companhias (centros de dados, em português).

O cabo permitirá comunicar a uma velocidade de 160 terabits por segundo, tornando-se na ligação mais rápida entre a Europa e os Estados Unidos da América. O projeto chama-se MAREA e estará sob a alçada da operadora espanhola Telefónica, que poderá vender alguma dessa capacidade a outros clientes. Este cabo terá 6.600 quilómetros de comprimento, começará a ser construído já em agosto deste ano e deverá estar terminado em outubro de 2017.

A comunicação intercontinental através de cabos subaquáticos não é, de todo, uma ideia nova. Existem centenas de cabos deste género que possibilitam as comunicações nos dias de hoje — entre elas, as comunicações feitas através da internet (veja aqui um mapa detalhado dessas ligações). No entanto, segundo explica a BBC, as empresas de tecnologia costumam pagar às empresas de telecomunicação para usarem algumas dessas ligações — o que pode ser mais lento e até dispendioso. Assim, com este projeto, a Microsoft e o Facebook esperam reduzir custos e obter velocidades superiores.

Alegadamente, a Microsoft já estará também a testar a possibilidade de criar data centers debaixo de água. Em teoria, esses centros não terão as mesmas necessidades de refrigeração que têm, atualmente, os data centers à superfície e essa poderá ser outra forma de reduzir custos. Ainda de acordo com a cadeia de televisão britânica, também a Google já construiu um cabo deste tipo, que atravessa o oceano Pacífico. O projeto decorreu em 2014, em parceria com outras cinco operadoras de telecomunicações.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR