Mais um título para Portugal e outra vez conquistado dentro de quatro linhas. A Universidade do Minho, representante de Portugal, sagrou-se campeã europeia de futebol universitário na tarde de terça-feira em Zagreb, na Croácia, avança o blogue desportivo Box-to-Box. A equipa masculina minhota venceu por duas bolas contra uma frente à equipa representativa da Alemanha (composta por estudantes da Universidade de Bochum), trazendo a medalha de ouro pela primeira vez para o país.
A competição aconteceu no âmbito dos “European University Games” (em tradução literal, Jogos Universitários Europeus). Os jogos foram organizados pela cidade de Rijeka e de Zagreb, ambas na Croácia.
E foi por lá que conquistámos outras cinco medalhas: a Universidade de Coimbra é campeã de ténis feminino; Ana Madureira (da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro) é prata na categoria de karaté kumite – 50kg feminino; a Universidade Nova é vice-campeã de rugby de sete masculino; a Universidade do Porto levou a medalha de bronze em rugby de sete feminino; e a Universidade do Minho ficou em 3º lugar na competição de andebol masculino.
Portugal está em peso nos Jogos Universitários Europeus: há 14 instituições de ensino superior em competição, 19 clubes no total, 58 equipas e 20 modalidades. O país levou para a Croácia 320 atletas, 99 oficiais, sete árbitros e 18 voluntários. Somos uma das três maiores delegações participantes no evento.