Hillary Clinton ganhou as primárias norte-americanas, deixando Bernie Sanders para trás. Mas, a julgar pelos emails divulgados no dia 22 de julho pelo site Wikileaks, terá tido mais apoio do que o das pessoas que frequentavam os comícios em que participava. O Comité Nacional Democrático (CND) não terá sido imparcial e parece ter favorecido Clinton durante as primárias, noticiou a Bloomberg. O resultado é que Debbie Wasserman Schultz, presidente do Comité Nacional Democrático, se vai demitir no final da semana, depois da Convenção Democrata.

Debbie Wasserman Schultz, presidente do Comité Nacional Democrático, esteve debaixo de fogo durante todo o processo das primárias, mas a pressão para que se afaste do cargo aumentou depois de conhecido o conteúdo de quase 20 mil emails que revelam manobras de bastidores no interior da estrutura dos democratas para prejudicar a campanha de Bernie Sanders, noticiou a CNN. Entre outras iniciativas, o comité tentou descredibilizar Sanders questionando a sua orientação religiosa para o fazer perder votos nos estados mais a sul. Outro conjunto de emails mostra como a presidente do comité conseguiu alterar uma notícia no Real Clear Politics de forma a desfavorecer Sanders, referiu a Fox News.

Bernie Sanders, numa reação aos emails divulgados pelo Wikileaks, considerava que Debbie Wasserman Schultz se devia demitir. “Disse-vos há muito tempo que o CND não estava a conduzir uma operação justa, que estavam a apoiar a secretária de Estado Clinton”, disse Sanders ao ABC, citado pela Bloomberg. “O que eu sugeri há seis meses ser verdade mostrou-se, de facto, verdade. Não estou chocado. Mas estou desapontado.” Estava previsto que, depois do sucedido, a presidente do comité não discursasse na Convenção Democrática que começa nesta segunda-feira. Mas Debbie Wasserman Schultz anunciou que vai fazer os discursos de abertura e encerramento e que se demite depois disso, noticiou The Wall Street Journal.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Tenho orgulho de ter sido a primeira mulher nomeada para ser presidente do Comité Nacional Democrático”, disse Wasserman Schultz, em comunicado, citada pelo The Guardian. “Não podia estar mais satisfeita por os Democratas nomearem, pela primeira vez, uma mulher para candidata a Presidente, Hillary Clinton, uma amiga em quem sempre acreditei e que sei que dará uma grande Presidente.”

Donna Brazile, vice-presidente do Comité Nacional Democrático, disse que já tinha pedido desculpa à comissão de campanha do Sanders. A vice-presidente prometeu que o assunto será resolvido e que caso mais emails venham a público é possível que mais pessoas sejam afastadas, referiu a Bloomberg.

Ainda assim, Bernie Sanders mantém o apoio a Hillary Clinton enquanto opositora de Donald Trump. “Para mim, o mais importante agora é derrotar o pior candidato que vi em toda a minha vida, Donald Trump”, disse Sanders. “A maior parte dos meus apoiantes compreende que Trump tem de ser derrotado.”

O responsável pela campanha de Hillary Clinton, Robby Mook, tentou justificar-se à CNN dizendo que foram hackers russos que acederam aos servidores do CND com o objetivo de ajudar Donald Trump.

Atualizado às 22h00 com a decisão de Debbie Wasserman Schultz se demitir do cargo.