Steven Woolfe, eurodeputado e uma das principais figuras do UKIP, foi levado para o hospital esta quinta-feira depois de ter discutido com um colega. Durante uma reunião com eurodeputados do partido no edifício do Parlamento Europeu, em Estrasburgo, terá levado um murro. Mais tarde, quando se dirigia para uma votação, terá desmaiado e, segundo a SkyNews, esteve em risco de vida. Mas o próprio emitiu, entretanto, um comunicado em que diz que se sente melhor.

O TAC mostrou que não existe derrame cerebral. Neste momento, sinto-me melhor, mais feliz e a sorrir como sempre” (comunicado de Steven Woolfe, citado pelo The Guardian)

O jornal The Sun avança que o agressor é outro deputado, chamado Mike Hookem.

HEYWOOD, ENGLAND - MARCH 23: UKIP MEP Mike Hookem during a visit to Concept Metal Products & Co Ltd on March 23, 2015, Heywood in Manchester, England. (Photo by Dave Thompson/Getty Images)

Segundo o The Sun, quem deu um soco a Steven Woolfe foi Mike Hookem. (Foto: Dave Thompson/Getty Images)

Asa Bennett, editor no The Telegraph, conta no Twitter que Woolfe terá tirado o casaco e desafiado o colega a ir “lá para fora”. Na sequência da discussão, o eurodeputado terá sido atirado contra uma janela.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A ITV divulgou, através do Twitter, uma fotografia do momento em que Steven Woolfe, que é candidato à liderança do partido, perde os sentidos e cai prostrado no chão.

A SkyNews diz que a situação é muito grave e que Woolfe se terá queixado, antes de desmaiar, de estar a perder a sensibilidade em um dos lados do corpo.

Um porta-voz do partido UKIP, Gawain Towler, confirmou à imprensa que “Steven Woolfe foi levado para o hospital depois de se ter sentido mal, subitamente, no Parlamento Europeu esta manhã, em Estrasburgo. Foi levado para o hospital e está a ser submetido a exames médicos”.

Steven Woolfe faz hoje 49 anos.

Causa da agressão é desconhecida

Sabe-se pouco sobre as causas do desentendimento, mas o The Guardian escreve que Steven Woolfe equacionou abandonar o partido e passar para o Partido Conservador. O partido UKIP, que teve um papel importante na campanha pela saída da UE, tem vivido dias tumultuosos, com a líder nomeada (após a saída de Nigel Farage), Diane James, ter abandonado o cargo apenas 18 dias depois de o assumir.

Woolfe tentou candidatar-se à liderança do partido após a demissão de Nigel Farage e era o favorito. Contudo, foi excluído após entregar os formulários da candidatura 17 minutos atrasado. Ficou, então, aberto o caminho para Diane James.

Steven Woolfe tinha vindo a mostrar algum apreço pelo início de governação de Theresa May, em parte pelo seu empenho em prosseguir com a saída do Reino Unido da União Europeia. As primeiras medidas e declarações de Theresa May levaram Woolfe, nas palavras do próprio, a “questionar até que ponto o nosso lugar [o dele e de “outros colegas” do UKIP] não será dentro do novo partido Conservador, liderado por Theresa May”.

Um jornalista da BBC relata que o UKIP espera que a polícia não seja envolvida no episódio da agressão.

Nigel Farage vai abrir inquérito para investigar incidente, mas não revela quem foi o agressor

Nigel Farage, líder provisório do partido britânico, declarou, esta quinta-feira, que o partido vai abrir um inquérito para investigar o episódio de agressão. “Nós, como partido, levamos este incidente a sério. Nunca tivemos nada desta natureza antes. Faremos um inquérito e decidir o que fazer”, explicou na saída do hospital Hautepierre, onde se encontra Steven Woolfe.

Tem sido uma semana extraordinária. Como alguém que abandonou a liderança [do partido] e agora se encontra de volta no meio de tudo isto, não é exatamente onde queria estar e não é onde o UKIP deveria estar”, afirmou.

Farage disse que Woolfe caiu “com muita força” e perdeu a consciência. No entanto, após uma série de exames, não foi encontrado nenhum sangramento ou coágulo no cérebro e o eurodeputado vai permanecer em observação até esta sexta-feira.

O líder provisório do partido recusou-se a dizer quem atacou Woolfe e disse que não vai se envolver num “jogo de acusações”. “São dois homens adultos que se envolveram num desentendimento. Não é um comportamento muito conveniente mas não vou me envolver-se no jogo de acusações ou dar nomes ou dizer quem fez o quê”, assegurou.