Olá

859kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Volodymyr Zelensky

Guerra na Ucrânia

Donbass. Moscovo aperta ofensiva mas Kiev resiste

Em 30 meses de guerra, a Rússia ocupou 80% do Donbass e aproxima-se agora de Pokrovsk, porta de entrada para o resto do país. Kiev desmente alguns relatos de avanços russos e tenta responder em Kursk.
Guerra na Ucrânia

Ataques à Rússia. EUA recusam pedido de Zelensky

Zelensky quer armas de longo alcance para atacar a Rússia: "Queremos que os soldados russos pensem se querem paz ou Putin". Mas EUA rejeitam e dizem que não será panaceia para resolver guerra.
Guerra na Ucrânia

Zelensky pede autorização a Macron para atacar

"Contamos com a unidade dos aliados nesta questão", referiu Zelensy ao pedir autorização a Macron para atacar aeródromos russos. Necessidades ucranianas em matéria de defesa também foram abordadas.
Guerra na Ucrânia

Fim de restrições depende de 4 países

O fim de restrições de armas de longo alcance depende de EUA, Reino Unido, Alemanha e França, afirmou o Presidente ucraniano Volodymyr Zelensky: "Depende deles, não do resto de outros países amigos"
Gabinete de Guerra

Saída de Kuleba revela autoritarismo de Zelensky?

José Filipe Pinto garante que Zelensky tem demitido muitos ministros pelo medo de perder o protagonismo no Governo. Para lá do desconforto, a demissão de Kuleba diminui a lista de servos de Zelensky?
Noticiário

8h. Ucrânia. Dmytro Kuleba apresenta demissão

O pedido de demissão surge numa altura em que Volodymyr Zelensky está a mudar mais de metade do Governo ucraniano. Ainda neste jornal, os novos detalhes sobre o assalto à Secretaria-Geral do MAI.
Guerra na Ucrânia

Zelensky remodela mais de metade do governo

Mais de metade do executivo ucraniano está de saída. Por agora, as pastas que sofrerão mudanças são as Indústrias Estratégicas, a Justiça, o Ambiente e a Integração Europeia.
Guerra na Ucrânia

Zelensky anuncia 49 mortos e 219 feridos em ataque

Mísseis balísticos atingiram Poltava quase imediatamente após o disparo dos alarmes de ataque aéreos, provocando pelo menos 49 mortos. População não teve tempo de se abrigar.
Guerra na Ucrânia

Incursão a Kursk. Militares ucranianos às escuras 

Militares ucranianos na cidade fronteiriça de Sumy dizem não ter sido avisados do ataque que iam realizar. Dentro de Kursk, evitam espalhar "terror" a que foram sujeitos pelas forças russas.
Noticiário

15h. Naufrágio no Canal da Mancha faz 12 mortos

Esta manhã um barco que transportava pelo menos 70 migrantes naufragou no estreito de Dover no norte da França. Ainda, Zelensky promete vingar o ataque russo que matou 41 pessoas.
Gabinete de Guerra

"Zelensky tem melhores condições para negociar"

Bruno Cardoso Reis explica que o conflito na Ucrânia "está num impasse, mas não está parado". Sobre o Médio Oriente, o historiador fala do problema israelita em "libertar reféns militarmente".
Gabinete de Guerra

"É preciso dar as armas certas para a Ucrânia"

Ana Miguel dos Santos afirma que Zelensky insiste nos apelo por armas. A especialista em assuntos militares garante que "oferecer carros sem dar as chaves" pode ter um efeito perverso.
Fact Check

Zelensky encontrado em espaço LGBTQIA+?

O Presidente da Ucrânia surge em várias imagens partilhadas nas redes sociais num local onde, alegadamente, teria sido encontrado inconsciente. Mas esteve sequer desaparecido?
O Domínio da Guerra

Kursk é um problema para Putin (e ele sabe disso)

Para o Major-General Arnaut Moreira, Putin tem recebido muitas críticas por causa da não ação em Kursk. Garante que os ataques russos em grande escala têm surgido em resposta a essas críticas. 
Gabinete de Guerra

“Kursk ainda pode ser um problema para a Ucrânia”

Vítor Gabriel Oliveira garante que os avanços da Ucrânia em território russo podem prejudicar a defesa interna. O secretário geral da SEDES Europa explica que Putin quer explorar essa fragilidade.
Guerra na Ucrânia

Medo dos aliados é desafio para Kiev, acusa Kuleba

O Conselho NATO-Ucrânia esteve reunido e Kiev renovou os pedidos por armas de longo alcance, deixando críticas à "normalização do terror" e ao medo de uma escalada por parte de países parceiros.
Guerra na Ucrânia

Paz: Moscovo critica Kiev por causa dos EUA

Zelensky anunciou que em setembro apresentará um plano de paz ao Presidente dos EUA para colocar um fim à invasão russa, incluindo a incorporação da Ucrânia na arquitetura da segurança global.
Gabinete de Guerra

"Rússia não vai ceder, nem mostrar-se afetada"

Daniela Nunes afirma que a incursão em Kursk muda a narrativa mais fatalista sobre as capacidades da Ucrânia. A especialista em RI diz que a libertação de um refém trouxe oxigénio a Netanyahu.
Noticiário

15h. Israel resgata mais um refém da Faixa de Gaza

Porta-voz do exército israelita não partilha pormenores do resgate para não comprometer ações futuras. Ainda este jornal, Zelensky quer apresentar a Biden um plano para terminar a guerra em setembro.
Noticiário

12h. Kiev escolhe alvos de longo alcance na Rússia

Ucrânia está a trabalhar numa resposta ao ataque de larga escala. Lista vai ser apresentada em Washington. Nogueira Leite insiste que OE deve ser aprovado e crítica políticas de Montenegro.
Noticiário

4h. Zelensky pede mais armamento aos aliados

Apelo surge na sequência do ataque em larga escala desta segunda-feira. A Rússia lançou mais de 230 misseis e drones contra 15 regiões ucranianas. Pelo menos sete pessoas morreram e 47 ficaram feridas
Guerra na Ucrânia

Kiev pressiona aliados para armas de longo alcance

Sete pessoas morreram, num ataque com 236 mísseis e drones russos, um dos maiores desde o início da guerra. Zelensky pressionou os aliados a "tomar decisões sobre as armas de longo alcance".
Guerra na Ucrânia

Rússia lança mais de 100 mísseis contra a Ucrânia

De acordo com Volodymyr Zelensky, a Rússia lançou um ataque, de mais de uma centena de mísseis e drones Shahed, de origem iraniana. "Foi um dos maiores ataques, um ataque combinado".
Noticiário

19h Madeira. Incêndio dominado mas focos continuam

A Proteção Civil da Madeira deixa o aviso de que pequenos reacendimentos podem continuar, mas que está sob controlo. Não há habitações em risco. Ainda neste jornal, no Brasil há 30 cidades em alerta.
Noticiário

12h. SNS. 7 urgências encerradas hoje

A informação está disponível no Portal do SNS. Ainda neste jornal, no dia em que se celebra o dia da Independência da Ucrânia, Volodymyr Zelensky avisa que a guerra está de volta à Rússia.
Gabinete de Guerra

"Zelensky focado em fazer a Rússia a negociar"

Vítor Gabriel Oliveira, secretário-geral da SEDES Europa, considera que o presidente ucraniano está focado em levar Putin para a mesa das negociações para um acordo de paz. Ainda as bandeiras do Hamas
Guerra na Ucrânia

Zelensky muda foco militar de Kursk para Kharkiv

Zelensky classificou o seu dia como "longo e produtivo", com vários encontros com parceiros internacionais. Pela primeira vez em vários dias não mencionou Kursk e Donetsk, para destacar Kharkiv.
Noticiário

00h. Ataque na Alemanha faz pelo menos três mortos

Pelo menos três pessoas morreram e várias ficaram feridas num ataque num festival na Alemanha. Foi na cidade de Solingen, no oeste do país. Testemunhas dizem que se tratou de um ataque com uma faca.
Noticiário

3h. Ucrânia. Zelensky fala em ofensiva "justa"

O líder ucraniano diz que para afastar o exército inimigo é necessário criar o máximo de problemas ao Governo de Putin e em solo russo. Ainda, Braga mais perto da fase de grupos da Liga Europa.
Noticiário

23h. Convenção Democrata, 13 detidos em protestos

13 pessoas foram detidas durante os protestos junto à Convenção Democrata que está a decorrer em Chicago. Segundo a polícia da cidade, as detenções decorreram ontem no arranque do encontro.
Noticiário

22h. Ucrânia, investida na Rússia a correr bem

Zelensky diz que objetivos da invasão na Rússia estão a ser cumpridos. Líder ucraniano admite que situação no leste do país é dificil, mas garante que tropas estão a fazer tudo para destruir inimigo.
Noticiário

21h. Questões de género sem consenso dentro do PSD

Deputado do PSD, Bruno Vitorino, diz-se perplexo com ministra da Juventude. Margarida Lopes concorda com linguagem neutra usada pela DGS na campanha que utilizava a expressão "pessoas que menstruam".
Gabinete de Guerra

"Acabaram as linhas vermelhas para Putin"

João Vieira Borges acredita que a Rússia perdeu credibilidade nas ameaças ao Ocidente: "A invasão a Kursk fragilizou Putin". Mas deixa um alerta. A Ucrânia está a ficar frágil na região do Donetsk.
Noticiário

2h. Ucrânia. Zelensky reclama controlo em Kursk

O líder ucraniano volta a pedir aos aliados que permitam que a Ucrânia ataque a Rússia com armas de longo alcance. Ainda neste jornal, dominado incêndio em Torres Novas.
Guerra na Ucrânia

Kiev diz controlar 92 localidades em Kursk

O Presidente falou aos embaixadores ucranianos deixando-lhes cinco pedidos que resumiu num único: "A vossa tarefa principal é promover a coragem. Espero que continuem a convencer os nossos parceiros".
Guerra na Ucrânia

Alerta na segurança da central de Zaporíjia

A Agência Internacional de Energia Atómica alertou para a deterioração da segurança na central nuclear de Zaporíjia após uma explosão com um drone no sábado, perto do complexo.
Gabinete de Guerra

Ucrânia ocupa Sudzha: "Ponto de viragem histórico"

Zelensky anuncia que exército tomou a cidade na região de Kurk, na Rússia. Para o historiador Bruno Cardoso Reis, é um revés sem precedentes que pode devolver poder à Ucrânia na mesa de negociações.
A História do Dia

O espião escolhido por Putin para recuperar Kursk

Alexander Bortnikov é o líder do FSB, o herdeiro do KGB. É um leal parceiro do presidente russso e foi chamado para travar a ofensiva ucraniana. José Carlos Duarte, jornalista, é o nosso convidado.
Noticiário

1h. EUA sobre Kurks. "Não estivemos envolvidos"

Estados Unidos dizem que não foram informados antecipadamente da operação das forças ucranianas na região fronteiriça russa. É o que diz a porta-voz da Casa Branca, Karine Jean Pierre.
Guerra na Ucrânia

O "triângulo branco" substitui o "Z" de Putin

Apareceu pela primeira vez em junho, mas passou despercebido. Agora, numa vitória sem precedentes da Ucrânia em território russo, o "triângulo branco" diz ao mundo que Kiev também conquista.
Noticiário

6h. Zelensky justifica ofensiva em Kursk

Presidente ucraniano defende a operação como uma ação de defesa em que o objetivo é restaurar a paz que Moscovo destruiu e diz que as tropas já controlam mil quilómetros quadrados de Kurks.
Guerra na Ucrânia

Zelensky: guerra será o fim do domínio de Putin

Putin afirmou que Kiev estava a caminhar para o extermínio dos ucranianos. Zelensky respondeu que a Ucrânia está a lutar para pôr fim à guerra que Moscovo começou e restaurar a paz que esta destruiu.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Desde 0,18€/dia
Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Desde 0,18€/dia
Em tempos de incerteza e mudanças rápidas, é essencial estar bem informado. Não deixe que as notícias passem ao seu lado – assine agora e tenha acesso ilimitado às histórias que moldam o nosso País.
Ver ofertas