O jornal Diário de Notícias dá conta esta segunda-feira dos atrasos de pagamento de subsídios de parentalidade. Segundo casais contactados pelo mesmo jornal, há casos e que se espera dois e três meses ou mesmo documentos extraviados na Segurança Social. Um desses casais teve o seu filho no início de agosto e o pai ainda nada recebeu do subsídio de parentalidade. Ao DN o gestor de 33 anos conta que apenas ele trabalha, pelo que se não tivesse “uma almofada financeira para suportar o desajuste entre não receber o ordenado e receber a licença” ele e a família estariam em dificuldades.

No entanto casos como o deste casal que consegue suportar a diferença de um ordenado/subsídio em falta é considerado raro, afirma ao jornal Ana Cid Gonçalves, secretária-geral da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas ao DN. Segundo a mesma,”são residuais as famílias que conseguem enfrentar estes atrasos sem dificuldades. Para a maioria é um transtorno grande, numa altura em que surge um acréscimo de despesas. Não devia existir qualquer atraso”.

O Diário de Notícias contactou a Segurança Social que afirmou que onde se evidencia maior atraso é nos subsídios parentais alargados, ou seja, de três meses. Os mesmos afirmam que apesar das demoras, vão continuar trabalhar para conseguir combater os atrasos evidentes nos pagamentos das prestações.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR